quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Núcleo do salão de "O Outro Lado do Paraíso" não tem função e nem graça

A trama de Walcyr Carrasco vem fazendo um imenso sucesso no horário nobre, alegrando a Globo. Os índices estão altíssimos e a saga da vingança da Clara (Bianca Bin) está empolgando o público. Toda vez que a mocinha dá o troco em algum inimigo a audiência explode ainda mais, chegando até a picos de 45 pontos. Porém, há um núcleo na história que destoa desse convidativo enredo criado pelo autor: o do salão de beleza.


Inicialmente, o local era administrado por Nicácio (Fábio Lago) e tinha apenas dois personagens: ele e a manicure Ivanilda (Telma Souza). O salão servia para a integração de vários perfis, incluindo os centrais, como Clara e até Sophia (Marieta Severo). Com a mudança de fase, chegou Odair (Felipe Titto), um assistente que provoca 'suspiros' em todos, e o estabelecimento acabou tendo Nádia (Eliane Giardini) como sócia. O autor ainda inseriu um perfil que nem estava na sinopse: o afetado Marcel (Andy Gerker), contratado pela esposa de Gustavo (Luis Melo) para rivalizar com Nick.

Ou seja, o núcleo acabou perdendo o objetivo inicial, virando um parte cômica totalmente dispensável. Sempre houve comicidade durante as conversas no salão, afinal, é um lugar onde fofocas sempre acontecem. Mas, depois das reclamações do famigerado 'grupo de discussão' a respeito da falta de 'leveza' da trama, o autor exagerou na dose.
A presença constante de Nádia ali, por exemplo, não tem necessidade alguma, principalmente porque o enredo dela é ótimo e um dos êxitos do folhetim, vide a rivalidade com Raquel (Érika Januza) --- tendo o racismo como foco --- e as fantasias divertidas com o marido; além, claro, das falcatruas envolvendo corrupção.

A entrada de Marcel foi outro erro grave. O perfil é uma caricatura sem a menor graça e o seu bordão "Marcel, que caiu do céu" irrita cada vez que é proferido. Sua rivalidade com Nick também não desperta o menor interesse, assim como as suas investidas em Odair. Fica evidente que o cabeleireiro só foi inserido no núcleo por causa das reclamações sobre a falta de humor. Para culminar, a manicure é outra que cansa com sua expressão "Pronto, falei". Ela ao menos forma uma boa dupla com Nicácio, mas acaba protagonizando momentos que pouco acrescentam. O próprio Odair é outro personagem que em nada agrega ao roteiro, a não ser virar alvo das piadinhas dos demais colegas por não ser gay.

A única exceção é Nick. Fábio Lago está perfeito na pele do debochado e íntegro cabeleireiro, defendendo o perfil com competência e de forma delicada, sem cair na caricatura ou no exagero. Suas cenas com Bianca Bin são sempre ótimas e ele deveria sair daquele salão e ir morar com a mocinha. O personagem com certeza cresceria e valeria muito a pena vê-lo distante daqueles tipos cansativos. Aliás, o talento do ator pôde ser observado ainda mais no período de exibição da microssérie "Entre Irmãs", onde viveu um temido cangaceiro que nada lembrava o simpático Nicácio. É uma pena que esteja no pior núcleo do folhetim das nove.

"O Outro Lado do Paraíso" já conquistou a audiência e faz um merecido sucesso, mas o salão de beleza se mostra um equívoco de Walcyr Carrasco. A ausência de situações convidativas é evidente e esse núcleo não faria a menor falta na história se não existisse. Não tem função e nem graça.

28 comentários:

Bethania disse...

Concordo. Tirando o Nick, só tem personagem insuportável. E adorei o texto. Essa vai pro invejosos que dizem que vc é parcial. SAMBA MESMO, SÉRGIO!

Décio Lucas Pereira Rodrigues disse...

Concordo plenamente. Também acho o núcleo da anã chato com aqueles dois caras indo visitar ela toda vez. Assisto mais a novela por conta do núcleo central.

Gustavo Nogueira disse...


[Concordo totalmente, tbm acho cansativo o núcleo da Estela(que virou uma mala vitimista), o do bordel e do Samuel.O enredo central é o que empolga mesmo, as únicas tramas paralelas que eu gosto é do casal Bruquel a do mistério da Laura com em relação ao padrasto e o casal que ela forma com o médico.

Só uma observação Sérgio: tô achando a Grazi Massafera mt apagada na novela, aparece bem pouco e quando aparece é só para falar que o filho da Clara é filho dela, que criou e ZzzzzzzzZZZZzzzzzzzz e esse romance dela com Mariano pouco acrescenta , cadê a vilã prometida?Vilã mesmo é a Sophia.Espero que isso mude, Grazi Massafera é mt talentosa.

Lisandra disse...

Parabéns por ensinar a determinados críticos que se julgam cults a serem imparciais, sem demonstrarem o ódio que sempre sentiram do Walcyr e atirando pedras como se tudo na trama fosse um lixo. Você adora a novela mas enxerga os defeitos. E eu concordo acho esse salão horrivel e não faria falta se sumisse.

Anônimo disse...

Ótima observação Sergio. Porém, confesso que ultimamente não tenho mais acompanhado a trama como vinha fazendo após a ótima passagem de tempo. Fora o núcleo do salão de beleza, os rumos de algumas histórias não me empolgaram mais como há algumas semanas atrás. Clara, por exemplo, deveria ousar mais em suas vinganças, e ela nunca age sem antes consultar Renato e Patrick, acho-a muito dependente em suas ações. Outro ponto é que regeneração de Gael deveria vir de forma natural sem o envolvimento de espíritos, achei surreal a justificativa de que as agressões partiram do ´´outro Gael´´ e não propriamente dele. Nádia é uma ótima personagem, mas ela tem provocado mais graça do que ódio, muitos gostam dela e esquecem de que é uma racista. Estela, que é formada no exterior, deveria mostrar todas as qualidades que aprendem durante o tempo em que viveu fora do país, a trama dela poderia ser muito mais que isso. Já o núcleo do médico gay nem preciso mencionar.
Enfim, espero que não fique bravo comigo, independente de qualquer discordância, adoro acompanhar os textos desse blog, quando o tempo me permite né, até porque nem tenho tido tempo de acompanhar o twitter, então prefiro acompanhar por aqui mesmo. Até mais.

Anônimo disse...

Te admiro tanto.Não por acaso te considero o melhor crítico.Eu adoro a novela e o fenômeno é justíssimo para o HORROR DOS HATERS E CRÍTICOS METIDOS A INTELECTUAIS.Mas claro que a novela tem erros como todas tem.Esse núcleo do salão é um.Não vejo graça e nem objetivo nele a não ser ter a parte engraçada que virou obrigação em novelas.Prefiro muito mais o núcleo do Samuel que agora está mais engraçado com o destaque de Ana Lucia Torre.E adoro todos os núcleos paralelos porque todos estão ligados a Clara e podendo ser destruídos por ela.No mais, análise perfeita!Parabéns!

Anônimo disse...

Não vejo a Hora de Sophia matar logo o Amaro pq o núcleo de Estela já encheu o saco tmbm, o que prometia render ótimos embates sobre o nanismo virou um núcleo sem função alguma.

Adoro o Walcyr mas ele vacila demais em muitas situações, a vinganca contra Samuel não colou, ele lançou livro com o dinheiro pago a ele p dar o laudo e sequer perdeu a licença ou foi desmoralizado pra todos sobre o q fez ( em muito pq ele é o gay principal da história e tem q ter finalzinho feliz com o cido), Gael e Lívia perderam a função completamente, Renato de vilão é tão mas tão previsível que vai ser a maior idiotice fazer isso, aquele molenga do Bruno que não se desprende dessa mãe racista por nada, aliás uma personagem q deveria ser odiada virou alívio cônico com cenas de corrupção e racismo, uma pena, mas a vingança de Clara não tá rolando, e a quantidade de personagens sem função e péssimos atores jogados na história só por "amizade" ( haja teste de sofá hein #prontoFalei) não fariam falta nenhuma na trama, pena q a maioria dos personagens não terão seus devidos castigos provando q nem tudo q vc faz volta e se volta não é na mesma medida.

Débora disse...

E AGORA CADÊ AQUELES COMENTÁRIOS DIZENDO QUE VOCÊ É PUXA SACO DO WALCYR?
HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Concordo com toda a sua crítica. O único que se salva no núcleo do salão é o Nick (ótimo Fábio Lago.) Posso falar outra coisinha também? Tenho o maior respeito e admiração pelo Walcyr , amo a novela e acho a trama da Elizabeth incrível. Só que assim... o Henrique sendo um diplomata não seria ideal que o Natanael quisesse pro filho uma mulher exatamente como a Duda? ( educada, fina, centrada...) eu sei que ela foi prostituta no passado mas não tem sentido o Natanael permitir que o Henrique troque a Duda por uma periguete (igual a personagem da Barbara Paz.) Acho que tinha que ser ao contrário... Mas apesar desses errinhos O Outro Lado do Paraiso é um novelão da porra sim, resta aceitar <3

Kimmy disse...

Sendo este o meu primeiro comentário de 2018 quero desejar a vc um bom ano para vc que seja cheio de coisas boas!
Concordo com vc em tudo o que disse!
Não é preciso gostar de tudo em uma novela para achar que a novela é boa e continuo gostando de O outro lado do paraíso. Como vc já deve ter percebido não entro em guerras de autores/atores e respetivos fandoms.
Não suporto os chamados "reclamões" vivem reclamando de tudo chega a ser exagero e quem não consegue ser imparcial nem devia tentar ser "comentador" de novela, mas isso é só minha opinião.
Confesso que me irrita demais esse núcleo apesar de achar o Nick do Fábio Lago genial.
E outro núcleo que acho que Walcyr se perdeu foi o da Estela, era uma das personagens que tanto teria para contar e ficou resumida a dividia entre dois homens. Tanto mas tanto podia ser explorado e com consciência da dificuldade que os anões vivem dia a dia, discriminação em local de trabalho dificuldades que enfrentam... Fico de coração apertado vendo as cenas da Estela, que brilhantemente estudou e se formou e vive enfornada em casa lendo sem mais função na história. Ainda espero ser surpreendida, porque tudo pode acontecer e espero que Walcyr não desista de melhorar essa história.
Aproveito para agradecer o seu trabalho na restrospetiva de 2017 eu amei ler, um trabalho com cuidado e muito minucioso, por isso parabéns.

Eduardo disse...

Muito interessante o seu texto. E os comentários também estão muito bons, o autor da novela poderia dar uma passada aqui ;). Tenho acompanhado a novela e gostado muito. Mas sem dúvida tem problemas como qualquer novela. Esse núcleo nem é o que me irrita já que a função é a fofoca e encontro de personagens, além de fazer da Nádia alguém que trabalha, trazendo um perfil diferente da Lorena que só vive para o marido e a filha. Gosto de ver um implicando com o outro no salão. Só retiraria o chato do Marcel e aquele bordão. Prefiro mil vezes que tivesse uns dramas pessoais do Nick e que ele desabafasse com a Edinalva. Nem ligo do Odair não ter função já que toda história tem isso. Isso me lembra do núcleo do salão de Avenida Brasil que tinha personagens assim, a diferença é que lá era apenas o trabalho da Monalisa enquanto o atual serve como personagem da vingança. É pelo salão e outros núcleos que a moral dos personagens vai caindo diante da sociedade de Palmas. Essa novela está cheia dessas ligações de núcleos.

Núcleo que tenho pavor é o da Estela. Desde o meio de dezembro que nada acontece ali. Ela vive comendo com a empregada, aí chega o Amaro e do nada entra o Juvenal. No dia seguinte é o contrário. A garota estudou fora e até agora não mostrou a que veio. Toda cheia de complexos querendo uma aprovação da mãe que ela sabe que não virá. Espero que o Walcyr esteja preparando mais pra ela e que mostre os desafios dos anões e ela passando a enfrentar a sociedade, deixando de ser menina e virando mulher. Entendo ela se sentir inferior, mas ouvir até o fim da novela "só porque sou anã?" ninguém merece.

De resto, acho a novela ótima. Só os haters de Walcyr que querem arrumar problema. Reclamam do Cido falando "bicha" mas amavam os textos de TLDC quando dona Deise era chamada de "sapatão", reclamam dos circos que o autor faz, mas os circos de A Força do Querer (núcleo niterói, núcleo cosplay) e de Avenida Brasil (núcleo Cadinho, núcleo Divino) estava bom. Aliás, ignoram que alguns temas também não foram tão bem abordados nessas novelas que citei, mas só Walcyr que não aborda bem. Tem gente pegando no pé até na vingança porque está "demorando", sendo que nem chegamos no capítulo 100 e ela já se vingou de 2 personagens (Gael e Samuel, Sophia acredito que será a última e aquela prisão foi só uma amostra). Mas queria que após as humilhações, Clara conseguisse de alguma forma arrumar provas e prender todo mundo. É difícil, mas não impossível. O próprio Samuel confessou na casa dela. Bem que a Clara poderia estar gravando tudo e isso ser a cartada final. Fica a dica, Walcyr!

Anônimo disse...

O outro lado do Paraíso é muito boa, mas os núcleos paralelos são bem descartáveis e fracos.

O do Salão até me faz rir, mas é o mais inútil de todos.

O que acha da atuação de Ellen Roche, Érika Januza e Bella Piero????

Eu acredito que Ellen possa protagonizar algo na globo, pena só lhe darem os mesmos papéis. Pra mim está ótimo na novela.
Erika Januza melhorou bastante, mas no geral acho bem mediana.
Bella é mais nova e a acho correta, talvez o texto não a ajude muito.

Leitora disse...

Olá! Eu confesso que até consigo dar umas risadas com esse núcleo. (Mas me fazer rir não é difícil) Porém é um núcleo que se aparece no capítulo ou não eu realmente não sinto diferença pois se o salão pegasse fogo eu salvaria só o Nick. Agora que desserviço é esse do Gael possuído por um espírito maligno? Sério mesmo Walcyr? Sérgio mulher (não todas, mas muitas) sabe que o cara não presta, mas ela acredita que com ela será diferente, que ela pode mudar o cara. Que ela é a escolhida, especial e blá blá... Ela acredita que as atrocidades que o infeliz faz não é culpa dele, mas sim da sua vida difícil, infância sofrida e tal e agora prevejo um monte de mulher acreditando que o merda agressor que gasta todo o dinheiro da comida em cachaça e espanca ela tá é na verdade possuído pelo capiroto do Exorcista.

Unknown disse...

Gostei da sua observação com respeito a esse núcleo. Eu gosto muito da novela, mas reconheço também que está longe de ser uma grande obra, ou de qualidade imensurável, ou inesquecível. A quantidade de críticas negativas é bem grande, e não julgo, afinal, aqui em casa ninguém gosta também (eu sou a exceção, claro), mas ainda assim a novela entretém, pelo menos para mim. Podem me julgar, mas senti um aprecio também por Pega Pega (que terminou recentemente), mesmo não sendo uma grande obra. A audiência dela e de O Outro Lado do Paraíso mostram que, de uma certa forma, as duas oferecem ao público algo que eles gostam de ver, mesmo não sendo algo coerente ou inovador. E claro, não nego que vejo mais a novela por causa da vingança da Clara, e como mencionaram aí encima, há núcleos paralelos bem desnecessários e chatos - vide salão de beleza, Marcel caiu do céu, anã indecisa, Gael possuído, mãe de bicha etc -, mas não será por isso que deixarei de acompanhar a novela. No final das contas, acho que O Outro Lado e Pega Pega (que já terminou) cumprem muito bem a função de entreter o público, independente da trama ter ou não qualidades, assim que vai de cada pessoa gostar ou não. E eu gosto, fazer o quê.

Pedro Bertoldi disse...

Sérgio, eu acho a trama central da novela e algumas tramas paralelas boas, mas de resto tenho achado tudo bem chato. Escrever novela não é simples: é preciso recontar uma mesma história fazendo parecer que ela é original, mas creio que aqui Walcyr peca na estrutura dos capítulos: parecem ser sempre os mesmos com algumas poucas alterações. Por exemplo: Estela aparece sempre fazendo algum bolo com a empregada e falando dos dois admiradores e reclamando por ser anã. Depois disso vemos alguém fofocando no salão. E aí vamos para o dr. Samuel e pra fechar o capítulo um gancho envolvendo Clara ou Sophia. E também acho um retrocesso a maneira como a homossexualidade vem sendo abordada, levando em consideração os avanços de AFDQ e até Amor à Vida, do próprio autor. Se você prestar atenção todos os gays da novela são retratados como se fossem caçadores de homens (os do salão) ou querem se vestir de mulher (Samuel e as langeries). Não que esses tipos não existam, mas são um esteriótipo clássico que reforça uma série de preconceitos. Outra coisa que acho meio absurdo é creditar os abusos de Gael a um encosto ou algo do tipo, como se isso justificasse a violência que ele comete.
Enfim, são coisas que tem me incomodado na novela.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Bethania!

Sérgio Santos disse...

Entendo, Décio.

Sérgio Santos disse...

Gustavo, desde o início ficou claro que a Livia seria dúbia. Mas realmente ela perdeu um pouco o destaque. Mas a disputa com a Clara e o embate com a Sophia por causa do romance devem mudar isso. Vale lembrar que a novela tá num esquema de rodízios que acho válido e várias têm. Eu gosto de todos os paralelos, até do Samuel, por causa da Ana Lucia Torre com a Ellen Rocche. O do bordel acho bom também. Só o da Estela que cansou mesmo. E esse do salão é uma idiotice.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Lisandra. A critica sempre menosprezou todas as novelas do Walcyr e alguns "críticos" nem fazem questão de esconder o ódio que sentem do autor. Eu sou fã dele, mas não sou cego. Sei enxergar os defeitos, como esse núcleo, por exemplo. Mas a novela está ótima e o sucesso é merecido. Duvido qque se fosse outro autor teria tanta pedra por parte da crítica de da panelinha de haters previsivel...

Sérgio Santos disse...

Claro qque não ficarei bravo com vc, Alinne. Discordar faz parte e continue vindo sempre aqui. Bjão!!!!

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, anonimo??? E obrigado pelo carinho. Aliás, uma das provas sobre um hater é dizer que o sucesso de Verdades Secretas foi por causa de uma colaboradora que nunca escreveu uma novela sozinha e não pelo Walcyr...Enfim, esse tipo de gente acaba se entregando.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, não vejo problema algum naa Nádia ter momentos cômicos. Nazaré não era assassina e tinha? V´´arias vilãs crueis têm comicidade e pq a Nádia poderia? Eliane está sendo valorizada como merece e isso é incontestável. Mas concordo que a parte da Estela está chatíssima.

Sérgio Santos disse...

Tb acho um novelão, Débora. E essa gente vira e mexe aparece, mas são os haters de sempre... É o tipo de argumento limitado deles, o único.

Sérgio Santos disse...

Kimmy, eu senti sua falta. Feliz 2018 pra vc também e é sempre um prazer te ver aqui. Nossa, eu assino embaixo de todo o seu comentário, incluindo a trama da Estela. E faz muito bem não entrar nessa guerrinha pq é insuportável. E muito obrigado pelo retorno das retrospectivas. Deram um trabalhão, mas valeu a pena. Beijão!!!!

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Eduardo. Fico feliz demais. E que comentário irretocável o seu, incluindo as ótimas comparações que expõem os dois pesos e as duas medidas dessa gente hipócrita. Onde eu assino??? Muito bom mesmo! E tb tenho adorado a novela, mas é claro que ela tem problemas, como quase todas as outras, incluindo A Força do Querer, vide o nucleo da Silvana, a tramas insuportável do Fiuk, enfim... Abraços!

Sérgio Santos disse...

Anonimo, eu estou achando as três ótimas na novela.

Sérgio Santos disse...

Leitora, eu ainda espero que essa parte do espírito não seja verdade. Pq até agora não teve regeneração. Ele só altera bons momentos com o filho e aquela escrotidão rotineira dele...

Sérgio Santos disse...

M t obrigado, Reinaldo. Abração!

Sérgio Santos disse...

Entendo, Pedro. Mas acho que mtas dessas críticas são perseguição ao autor msm pq veja Brasil a Bordo que irá estrear e observa os gays na série. Duvido que alguém vá criticar pq é o Falabella escrevendo... Acho que colocar gays assim não é desserviço pq isso leva àquele papo bobo de "beijo gay influenciar os outros". Claro que não influencia, assim como esse tipo de abordagem mais debochada também não. E o Nick teria uma trama interessante do namorado espancando ele, mas certeza que aboliram por causa do mimimi de "falta humor na trama". E compreendo esse seu questionamento. abçssss