terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Após edição problemática do ano passado, "Big Brother Brasil 18" terá que reconquistar o público

A décima sétima edição do "Big Brother Brasil" foi traumática. A primeira temporada sem Pedro Bial no comando foi catastrófica. O favorecimento descarado do casal Emilly e Marcos ficou visível e as suspeitas em torno da credibilidade do programa aumentaram, principalmente quando houve a polêmica da agressão que resultou na expulsão de Marcos. Após vários protestos do público, até a polícia foi na casa e só aí ele foi retirado da competição. E a declaração de Emilly no confessionário nunca foi divulgada. Para culminar, a audiência deixou muito a desejar e a ausência de Maurício Ricardo fazendo divertidas charges também foi sentida. Enfim, um ano para ser enterrado.


Agora, na temporada de 2018 a missão do reality mais longevo do Brasil é reconquistar os fãs do formato, naturalmente desanimados em virtude de tudo o que aconteceu em 2017, incluindo o poder que os 'fandons' passaram a ter (ainda mais), não refletindo a vontade da maioria. E a tentativa de trazer de volta os telespectadores já se mostra visível no "Pay Per View", por exemplo. Pela primeira vez os assinantes poderão ouvir as broncas que a produção dará nos participantes. Isso nunca aconteceu antes e o áudio era sempre cortado na hora. Outra novidade é a câmera exclusiva no confessionário. O público também não conseguia acessar essa parte da casa e se conseguisse não haveria a tal polêmica sobre a declaração de Emilly ano passado.

Mais uma diferença da atual edição é o esquema de votação. Cada votante precisa se cadastrar no site para votar, porém, conseguirá votar várias vezes como sempre. Resta saber como essa alteração reduzirá o impacto de quem aluga "Lan House" ou "Call Center"  em votações. Porém, não deixa de ser ao menos uma tentativa da produção.
E o desempenho de Tiago Leifert ainda é uma incógnita. Na temporada passada, começou bem e se perdeu interferindo demais no jogo dos participantes e deixando suas preferências explícitas, além de ter perdido o respeito dos jogadores, que raramente prestavam atenção no que ele falava.

A seleção dos novos integrantes da casa aparentemente é promissora. Ana Paula (23 anos e estudante de jornalismo) tem uma voz irritante e deve ser foco de conflito; Breno (23 anos e arquiteto) é o 'padrãozinho' das edições (deve fazer casal e sucesso com as meninas); Caruso (34 anos e publicitário) teve identificado posts homofóbicos no Facebook e deve ter sido selecionado para arrumar confusão; Diego (34 anos e escritor) é o típico nerd; Gleici (22 anos e estudante de psicologia) é petista, feminista e odeia a Globo (?), podendo rivalizar com Caruso; Jaqueline (23 anos e biomédica) e Jéssica (23 anos e personal) são outros padrões do BBB (as típicas louras atraentes); assim como Lucas (27 anos e empresário); Paula (29 anos e empresária); Viegas (33 anos e música); Wagner (35 anos e artista visual) e Kaysar (28 anos e garçom).

Já Mahmoud (27  anos e sexólogo), Mara (53 anos e cientista política), Nayara (33 anos e jornalista) e Patrícia (32 anos e funcionária pública) prometem ''causar'' pelas personalidades aparentemente mais fortes. Mas, é sempre um enigma a escolha dos novos jogadores. Muitas vezes times promissores se mostraram verdadeiros equívocos. A estreia se mostrou bem tímida (menos de meia hora) e apresentando uma 'surpresa': uma família confinada, deixando o público escolher dois para permanecerem no jogo. Pai (Ayrton), mãe (Eva), filha (Ana Clara) e sobrinho (Jorge). Porém, os dois vencedores representarão um só. Ou seja, só um disputa a prova do líder, o voto da dupla vale por um, enfim... O primeiro dia foi apenas para apresentar esse quarteto e abrir votação. Os demais chegam terça. Resta aguardar.

O "BBB 18" ficará no ar até final de abril e até lá muitos acontecimentos ainda irão movimentar o jogo. Espera-se que ao menos os vários erros da temporada de 2017 sejam corrigidos e que toda essa iniciativa de apresentar novidades resulte em um bom reality.

11 comentários:

Anônimo disse...

Depois da vergonha daquela pirralha nojenta ter ganhado eu não verei essa edição meesmooooooo!

Yasmin disse...

Achei a tal família um porre...Tomara que o resto dos participantes seja melhor.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Esse será um BBB que só terei acesso pela internet, mas vamos ver se será melhor do que o do ano passado...


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Adriana Helena disse...

Sérgio, boa tarde!!
Realmente não tem como eu acompanhar o BBB, pois creio ser algo que já se esgotou há muito tempo...
Mas seu texto está muito hábil e abordou os novos participantes de maneira bastante completa! Parabéns!!

Um beijo e desejos de uma semana fantástica!!

Anônimo disse...

Olá Sergio! Com todo respeito aos fãs do programa, mas eu realmente não consigo entender qual a graça de ver um monte de gente presa numa mansão. E entendo menos ainda quem paga pra ver. Eu já assisti BBB (há milhões de anos atrás) e por isso posso afirmar que pra mim não funciona. Eu não sou alheia ao programa porque sempre tem alguma postagem numa rede social e tenho amigos que curtem e às vezes comentam alguma coisa, porem eu sentar na frente da TV pra ver não rola ainda mais quando eu tenho tantas leituras pra fazer, aliás li há pouco tempo o livro que serviu de inspiração para o BBB: 1984 (#Fica a dica)
Ouvi dizer que tem uma família nessa edição e tô vendo comentários de que o pai está assediando a filha. É isso mesmo? Francamente eu não sei nem o que comentar de um negócio desse não sou nenhuma puritana (longe disso) mas ao contrario de uns e outros não consigo achar isso normal e se isso faz de mim uma pessoa careta então eu sou isso mesmo.

Leitora disse...

Ps: O comentário acima que saiu como anônimo é meu.

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Tomara, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Acho que será, Debora. bjsss

Sérgio Santos disse...

Entendo vc perfeitamente, Adriana. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Ele nao assediou não, Leitora. Foi exagero mesmo e eu te entendo pq esse programa é assim mesmo: ame ou odeie. Não tem meio termo.