quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

"Tá no Ar: a TV na TV" continua inteligente, afiado e atual

O "Tá no Ar: a TV na TV" foi uma grata surpresa de 2014, revolucionando o humor nacional, sem exagero. Não demorou para se firmar como o melhor humorístico do país. Porém, o medo do desgaste era uma constante. Será que o programa resistiria a mais temporadas? Mas resistiu. E com louvor. Tanto que a quinta estreou nesta terça (23/01), logo após a décima oitava edição do "Big Brother Brasil", expondo tudo o que o formato tem de melhor.


A atração idealizada por Marcelo Adnet, Marcius Melhem e Maurício Farias segue recheado de tiradas geniais, mesclando humor e crítica na medida certa. Quadros vitoriosos como o "Jardim Urgente", "Militante revoltado" e a "Balada Vip" continuam como peças fundamentais do humorístico, mas as esquetes rápidas, muitas vezes durando menos de um minuto, se mantêm como o grande diferencial do formato, que exige atenção do telespectador para não perder nenhuma piada.

O esquema de 'zapear canais' continua divertindo e agora adaptaram para o serviço de 'streaming', colocando telas parecidas com Globo Play ou Netflix na hora de selecionar determinado programa. Mas o deboche em torno da programação de todas as emissoras segue firme e forte, proporcionando momento hilários.
Vide Silvio Santos cantando "K.O.", de Pabllo Vittar, logo na estreia, no já clássico ''Silvio Greatest Songs''. Ou então a novela "Paixão Sem Marcas", criticando o excesso de merchandising na teledramaturgia.

A participação de Mateus Solano foi outro atrativo desse início, protagonizando a série "Família Solano", parodiando a conhecida "The Sopranos". O índio gay Ubirajara Dominique criticando todos os quadros do "Encontro com Fátima Bernardes" também resultou em situações engraçadas, assim como a constante revolta do militante esquerdista contra a Globo e sua 'manipulação das massas', reproduzindo frases ditas amplamente por militantes do PT, PSOL e companhia.

Vale destacar uma das melhores esquetes dessa estreia: o "Walking Back ---- Ressuscitando ideias que estavam enterradas", parodiando a série "The Walking Dead", expondo vários zumbis reacionários e intolerantes levantando cartazes em prol da criminalização do aborto, da censura às artes e do armamento da população, por exemplo. No final, os protagonistas da série dizem: "Não chegue perto, o discurso deles é contagioso. Se eles avançarem, todos nós teremos que andar para trás". Uma crítica contundente à onda conservadora que vem se espalhando. Também merece menção um triste clipe de um músico cantando em meio a crianças, enquanto um tiroteio acontece ---- claramente inspirado no caso real de um professor que tocava violão para distrair os pequenos durante a guerra entre traficantes e policiais no Rio de Janeiro.

O elenco ---- composto pelos talentosos Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Verônica Debom, Welder Rodrigues, Márcio Vito, Danton Mello, Georgiana Góes, Maurício Rizzo, Renata Gaspar, Luana Martau e Carol Portes ---- segue ótimo e agora conta com mais dois nomes: Eduardo Sterblitch e Luisa Arraes. Além, claro, de várias luxuosas participações especiais, como a de Mateus Solano na estreia.

O "Tá no Ar: a TV na TV" dificilmente terá o posto de melhor humorístico da atualidade retirado tão cedo. Em pleno fôlego na quinta temporada, o programa segue divertindo, criticando e debochando de tudo e todos de forma irretocável, deixando sempre aquele gostinho de quero mais quando acaba. São 25 minutos que passam voando.

13 comentários:

Clara disse...

COMO EU RIO COM O PROGRAMA!!! É BOM DEMAIS!!!!!!

Bruna disse...

O programa é tudo isso mesmo. Inteligente, afiado e atual. Perfeita crítica.

Anônimo disse...

Sérgio, no meu último comentário no post da Débora Bloch, você pediu para eu colocar meu nome, não consegui, então escreverei sempre no final. Concordo com tudo que você disse. Tá no Ar é um programa que consegue divertir sem perder o humor afiado e, em nenhum momento, caindo em clichês. Ainda tem fôlego pra várias temporadas. Eu só não entendo, porque a Globo não coloca o programa no sábado. O Zorra, apesar de ter melhorado, não é tão engraçado. E eu sempre vi o Tá no Ar como se fosse o nosso Saturday Night Live. Eles até tem convidados toda semana. Acho que o programa aos sábados, além de ter uma duração maior, ia se tornar algo "típico" sabe, como o SNL é nos Estados Unidos.
Paula

Felisberto T. Nagata disse...

sim, incrível mesmo, pensei que voltaria desgastado,mas continua atual e afiado; um dos poucos programas que assisto na TV aberta e que realmente merece todos os elogios; sim, adorei o 'Walking Back' sem contar que o elenco é muito talentoso,mesmo!Sérgio, obrigado, belos dias, abraços!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Ainda assistirei. Eu acompanhei o BBB18 no Multishow.. Rs.....É um dos melhores programas da TV brasileira. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Débora disse...

O Danton tem sido muito mais valorizado no ótimo Tá No Ar do que nas últimas novelas que fez. O que não deixa de ser uma pena.O programa é maravilhoso. Ali sim eu reconheço o Marcelo Adnet. Irônico e genial.

Sérgio Santos disse...

Muito bom, Claraa!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Bruna!

Sérgio Santos disse...

Oi Paula! Bom te ver aqui novamente. Olha, eu prefiro assim, em temporadas. Porque aí não desgasta. E como tem só 25 minutos não daria pra ficar no lugar do Zorra que tem quase 40. Mas entendo que o horário é bem tarde mesmo...Bjão!!!

Sérgio Santos disse...

Tb adorei, Felis. abçs

Sérgio Santos disse...

Concordo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Débora?

Smareis disse...

Boa noite Sérgio!
Um excelente programa, gosto muito de assisti. Me diverte bastante.
Boa semana!
um beijo!