domingo, 2 de janeiro de 2022

Quem mereceu e quem não mereceu o troféu no primeiro "Melhores do Ano" comandado por Luciano Huck

 O "Melhores do Ano" foi ao ar neste domingo, dia 2 de janeiro, após um hiato de um ano por conta da pandemia do novo coronavírus. Porém, a volta da premiação das Globo também marca a primeira edição sem a apresentação de Faustão, após 24 edições, que saiu no meio do ano passado de uma forma nada amistosa da emissora. Luciano Huck, que assumiu o "Domingão", ficou com a função que era de Fausto. Novas categorias também foram criadas, mas o conjunto basicamente permaneceu o mesmo. 

Entre as novidades da premiação, está uma homenagem que Huck prestou a três brasileiros que fazem diferença em suas comunidades ajudando os outros através de iniciativas e projetos inclusivos. O momento é chamado de "Inspiração". Os agraciados foram Maria Odila, Dona Cida e Ricardo Ferreira. É aquele DNA de político que Huck insiste em ter, mesmo após a desistência de sua candidatura para a Presidência da República, ao menos até cogitar a hipótese novamente. Ainda assim, foram bonitas homenagens.

Mas voltando ao que realmente interessa, os vencedores das categorias, é preciso elogiar a criação do "Troféu Paulo Gustavo". O nome foi dado na categoria Humor, que já existia, mas agora presta uma justa homenagem a um dos maiores humoristas do país, que faleceu ano passado, vítima da covid-19 e consequentemente do atraso das vacinas.

Os indicados foram Tatá Werneck, Marcelo Adnet e Fábio Porchat. Os três eram muito amigos de Paulo, mas a vitória de Tatá primou pela justiça. A humorista fez mais uma temporada impagável do "Lady Night", no Multishow, e sofreu muito com a partida de seu irmão do coração. Bonito demais vê-la recebendo o troféu e discursando a favor da arte e da cultura. 

Outra categoria nova foi a de "Personalidade Digital". Ary Fontoura, Átila Iamarino e Juliette disputaram. Ary vem produzindo muito conteúdo para a internet e tem surpreendido com vídeos divertidos. O biólogo Átila foi e tem sido de suma importância com seus vídeos e informações sobre a covid-19. Já Juliette virou um fenômeno das redes com mais de 33 milhões de seguidores em seu Instagram. A categoria pareceu até criada para premiá-la. O que de fato aconteceu. A campeã do "BBB 21" estava linda e mereceu o prêmio. 

O troféu de "Melhor Novela" também foi uma novidade da edição. "Amor de Mãe", "Salve-se Quem Puder" e "Nos Tempos do Imperador" disputaram. A novela de Manuela Dias venceu, mas não merecia. Deveria ter perdido, assim como perdeu o Emmy Internacional. A trama teve vários equívocos e se não fosse por Lurdes (Regina Casé) não seria lembrada. A maior merecedora não foi indicada: o primoroso remake de "Éramos Seis", adaptado por Ângela Chaves. Como a premiação foi voltada para algumas produções de 2020, como "Sob Pressão - Plantão Covid", a novela protagonizada por Gloria Pires (Dona Lola) merecia ter entrado na lista, pois foi encerrada em março do mesmo ano. A última trama que conseguiu ser finalizada antes da pandemia se instaurar no país. 

Adriana Esteves, Jéssica Ellen e Regina Casé disputaram na categoria "Melhor Atriz de Novela" e Regina Casé levou a melhor. Apesar do show de Adriana e Jéssica em "Amor de Mãe", o prêmio tinha mesmo que ser de Regina, que transformou Lurdes em algo muito maior que a novela. Só é uma pena que para a Globo só tenha existido "Amor de Mãe" para selecionar atrizes. Novamente, uma pena "Éramos Seis" ter sido deixada de lado. Gloria Pires merecia um dos lugares na disputa. Já na categoria "Melhor Ator de Novela" concorreram Chay Suede, Irandhir Santos e Selton Mello. Chay levou pelo seu grande desempenho em "Amor de Mãe" e foi merecido. Mas, com todo respeito ao Selton, a vaga de "Nos Tempos do Imperador" deveria ter sido preenchida por Alexandre Nero, que vem roubando a cena como o vilão Tonico Rocha. 

"Atriz de Série" foi a categoria mais justa, tanto na escolha das concorrentes, quanto na vencedora. Cássia Kiss, Letícia Colin e Marjorie Estiano disputaram. Cássia esteve muito bem em "Desalma", enquanto Letícia se entregou por completo em "Onde Está Meu Coração". Mereceram a indicação. Já Marjorie tinha mesmo que levar por conta de mais um ano brilhante em "Sob Pressão". A premiação foi relacionada ao especial de dois episódios "Plantão Covid". E a atriz tinha que ganhar somente pela cena emblemática em que Carolina tira a máscara para uma foto de seu crachá, esboça um sorriso sofrido e todas as marcas ficam em seu rosto. Uma profissional que sempre se destaca em cena. 

O grande parceiro de Marjorie foi o vitorioso em "Melhor Ator de Série". Júlio Andrade fez jus ao troféu, pois seu desempenho em "Sob Pressão - Plantão Covid" impressionou. Evandro esteve entre a vida e a morte, logo após ter contraído covid enquanto atendia vários pacientes em um hospital de campanha. O intérprete concorreu com Bruno Mazzeo, pela ótima série "Diário de um Confinado", e Marcello Melo  Jr. por "Arcanjo Renegado". Já na categoria Jornalismo concorreram: Maju Coutinho, Renata Vasconcellos e William Bonner. Renata levou o troféu. Mas com todo respeito ao talento da jornalista, Maju era mais merecedora por tudo o que tem acontecido com ela. Esteve muito bem no "Jornal Hoje" e agora migrou para o "Fantástico" se mantendo segura e desenvolta. 

A categoria "Melhor Série" foi mais uma novidade da atual edição e "Sob Pressão - Plantão Covid" saiu vitoriosa. Não tinha como ser diferente. A série, dirigida por Andrucha Waddington e escrita por Lucas Paraizo, é a melhor já produzia pela Globo e terá a quinta temporada exclusiva para a Globoplay em 2022. A produção concorreu com "Ilha de Ferro" e "Arcanjo Renegado", dois produtos medianos. E como "Música do Ano" levou 'Batom de Cereja', de Israel e Rodolffo, sucesso que estourou com o "BBB 21". 'Recairei', dos Barões da Pisadinha, e 'Baby Me Atende', de Matheus Rezende, foram os concorrentes. E o momento mais emocionante foi a linda e triste homenagem aos artistas que se foram com narração de Fernanda Torres. Houve uma junção das perdas de 2020 e 2021, que foram muitas. 

O "Melhores do Ano" manteve sua essência, mesmo com a mudança do apresentador. Aliás, vale elogiar a presença de Paulo Vieira fazendo breves interações com os convidados. Entre justiças e injustiças, foi um bonito evento. E a Globo acertou ao manter o prêmio. Deveriam também ter mantido o "Troféu Mário Lago", que sempre homenageava os os artistas veteranos. 

40 comentários:

Anônimo disse...

Já começou de forma digna as análises de 2022 com suas considerações a respeito do mais recente "Melhores do Ano", Sérgio. Mesmo com algumas mudanças desde o desligamento de Fausto Silva da TV Globo, ainda assim houve momentos lisonjeadores para todos que disputavam cada categoria da premiação.

Guilherme

Anônimo disse...

Poderia ter incluído o discurso do Chay para o Selton Mello e do Selton Mello elogiando os outros atores.

Anônimo disse...

Odeio o Huck mas achei melhor que com o Faustão porque agora todos puderam falar.

Anônimo disse...

Que bom que pelo menos voce tem lembrado de Eramos Seis.

Unknown disse...

Bom Dia ,eu li um comentário de um anônimo dizendo que odeia o Huck ,cara você é um despeitado ,eu acho ele.fora de série, você é um despeitado Oo ,desculpe.Kaa

Ronise disse...

Amei a reportagem, parabéns!!! O programa ontem também foi show, o Hulk vem se saindo bem e ontem ele foi excelente, deixou os artistas bem livres e a vontade, coisa que o Faustão não fazia. Nota 10!

Salete disse...

Ary Fontoura merecia o premio!!

Unknown disse...

Ary sem Fontoura,

Unknown disse...

Programa fantástico. Muito melhor do que com o Faustão. Muita empatia e emoção. Parabéns Luciano Huck, parabéns Rede Globo.

Maganetto disse...

Só não concordo muito sobre o prêmio jornalismo, que deveria ser desdobrado assim : apresentador de telejornais, melhor reportagem, melhor repórter (esse mais importante porque vai lá faz a matéria, escolhe os entrevistados, passa por perengues, vai em favelas, enfrenta enchentes etc..sem reconhecimento. O mesmo para o bom cinegrafista). Só leva os louros aquele que lê a notícia lá sentadinho sem fazer nada.

Marli disse...

Concordo plenamente

Maria Luisa disse...

"A categoria pareceu até criada para premiá-la."

Mas isso é ÓBVIO! Se não fosse a invenção dessa categoria, como eles iam colocá-la no programa de ontem? Aliás, essa categoria não tem nada a ver. Sinceramente...

Edineusa Sousa disse...

Não gostei da novela AdM ter ganhado....foi a pior da Globo...quem merecia era SqP foi a melhor de todas...injustiça

ZEL disse...

Se é voto popular, achei merecida a vitória de todos os vencedores. Juliette ganhou merecidamente, mulher inteligente que fez um lindo discurso! Ela tem conteúdo!

Junior disse...

Acho que os premios de ator e atriz coadjuvante deveriam ter sido mantidos e ator e atriz revelação também e sqp deveria ter ganho como melhor novela.

Unknown disse...

Queria que Os Barões da Pisadinha ganhasse. A música deles estourou. Fira os outros sucessos

Unknown disse...

É fácil resolver: mude canal.

Unknown disse...

Realmente. Mas Ele sabe que é mt amado.

Unknown disse...

Eu também

Unknown disse...

Amei a apresentação do Luciano. Sou fã dele e acho q sempre serei.

Unknown disse...

Também acho!!

Unknown disse...

Faltou as categorias melhor ator e atriz coadjuvante
Muitos coadjuvantes brilharam ao longo do ano e mereciam estar na premiação

Unknown disse...

Ari merecia ganhar.

Teresa Isabel Silva disse...

Não sabia!
Obrigado pela partilha!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Lulu on the sky disse...

Olá, Sérgio!
Acompanhei toda a premiação e vi alguns prêmios meio óbvios como esse da Juliette. O Selton Mello merecia ter sido indicado por outro trabalho: Sessão de Terapia que foi uma série incrível.
Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.
Big Beijos,
Lulu
www.luluonthesky.com

Unknown disse...

Eu não acho nada pq não ganho prá isso. Tem cada horror ganhando The Voice Brasil , o show dos calouros etc.que pra mim é tudo carta marcada.

SEM FRONTEIRAS "Fatima" disse...



Gostei!
Amei a apresentação de Luciano!
Muito legal mesmo.

Sérgio, tenha um feliz 2022.

Beijos

Unknown disse...

Achei tudo mto válido. Concordo com vc no que se refere a Éramos Seis e a Glória, como tb na falta do Troféu Mário Lago, é mto bom valorizar os mais antigos da profissao. E tb achei injusto não ter deixado os coadjuvantes.

Unknown disse...

Também concordo mas como eles fez o prêmio para dar para a Juliete com certeza o grande Ary Fontoura que está arrebentando no Instagram não ia ganhar mesmo.

Lois Racca disse...

Você sempre pontual e perfeito, Sérgio!

Unknown disse...

N é assim que funciona não. Editor participa do processo todo criação e produção de conteúdo. Rala o dia todo

Maria do Carmo de Lacerda disse...

Eu gostei.

Unknown disse...

Concordo. Ary sempre.

Unknown disse...

E o troféu de melhor cantor e cantora do ano?

Unknown disse...

O prêmio deveria ter sido dado ao Ary Fontoura!

Unknown disse...

Pq não foi citado o troféu Mario Lago?

Unknown disse...

Também achei o programa nota 10! 👏👏

Unknown disse...

Quem é Juliete: Uma paraibana que participou do BBB 21, gritava o dia todo, ganhou por que quem trabalhou aqui fora foram as marqueteiras que a defendia e votaram en grande escala: agora eu pergunto quem é ela que historia fez,há filha de mãe con 6 filhos pobres, teve sorte ganhou ótimo, saiu da miséria, ótimo, agiea fique quietinha e olhe esse ator que fez historia da telenovelas, um ícone com valor imensurável, premiação e reconhecimento se dá agora,que esta cheio de vida e ainda trabalhado. Parabéns Ary Fontoura será sempre maravilhoso com uma história para sempre vivermos, beijos

Jovem Jornalista disse...

Parece que foi uma premiação emocionante! Gostei muito!

Boa semana e Feliz Ano Novo!


Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelos comentários, gente!