quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

O que a televisão reserva para o telespectador em 2022?

 O país enfrenta o avanço da variante ômicron na pandemia do novo coronavírus. O avanço da vacinação tem ajudado muito, pois milhares de infectados têm apenas sintomas leves graças à vacina. Mas o aumento do número de casos, somado ao surto de influenza que também tem contaminado muita gente, tem acendido o sinal de alerta nos bastidores da televisão. As produções realmente poderão voltar ao 'normal' em 2022? Tudo ainda é incerto, mas há várias produções em andamento e outras prontas para a estreia. Vamos a elas: 





"BBB 22": 

A vigésima primeira edição do "Big Brother Brasil" foi um baita sucesso de audiência e repercussão. A expectativa para a nova temporada é elevada. Até porque terá Tadeu Schmidt no comando do reality, após a saída de Tiago Leifert da Globo ano passado. Mas o jornalista deve se sair bem, pois tem experiência no ao vivo em virtude do longo tempo que apresentou o "Fantástico" e há carisma de sobra. Resta saber o elenco escalado por Boninho. As especulações sobre o time camarote já se proliferam nas redes sociais. Arthur Aguiar, Naiara Azevedo, Jonathan  Azevedo, Ellen Roche e o jogador de vôlei Douglas Souza são alguns dos cotados. 

"Pantanal": 

O remake do fenômeno de Benedito Ruy Barbosa, exibido pela extinta TV Manchete em 1990, será adaptado pelo neto do autor: Bruno Luperi. A produção é uma das maiores apostas da Globo, que ignorou a novela da concorrente por muitos anos. Tanto que a emissora mal divulgou "Um Lugar ao Sol" e já anuncia a nova trama com bastante antecedência. A estreia está prevista para dia 14 de março e Alanis Guillen, grata revelação de "Malhação - Toda Forma de Amar", será a nova Juma Marruá. Jesuíta Barbosa, Osmar Prado, Juliana Paes (como a mãe de Juma) e Renato Góes são alguns nomes do elenco, incluindo Marcos Palmeira, que esteve na primeira versão da história.  A novela precisará ter de uma nova abordagem sobre o Pantanal, agora cada vez mais devastado pelas queimadas e vítima da incompetência do governo. 

"Além da Ilusão":

A novela marca a estreia de Alessandra Poggi como autora solo, após um trabalho ao lado de Angela Chaves na fraca "Os Dias Eram Assim" (2017). Rafael Vitti será o mocinho Davi e Larissa Manoela a mocinha Sofia. A trama é ambientada entre 1930 e 1940, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Davi, um talentoso mágico, conhece Elisa (Larissa) em um baile de aniversário e os dois se apaixonam. O pai dela, Matias (Antonio Calloni), não aceita o romance e arma para separar os dois. Em uma trágica reviravolta, Elisa morre em um acidente trágico e Davi acaba preso por um crime que não cometeu. Depois de dez anos de cadeia, Davi vai recorrer aos seus truques de ilusionismo (aprendidos com o avô) para fugir. Seu objetivo é provar sua inocência. Todavia, ele conhece Sofia, que impressiona pela semelhança com a irmã Elisa. E um novo romance nasce. A trama é dirigida por Luiz Henrique Rios. 


"Cara e Coragem": 

Escrita por Cláudia Souto, autora de "Pega Pega", reprisada recentemente, ainda não se sabe muito sobre o enredo. Apenas que terá como tema a rotina dos dublês. A vida dos dublês Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) se liga ao misterioso assassinato da empresária Clarice Gusmão (Taís Araújo). Ítalo (Paulo Lessa) será o segurança particular de Clarice. Taís Araújo também fará a personagem Anita, uma massoterapeuta. Não foi divulgado se será uma irmã gêmea ou simplesmente uma pessoa "parecida". O time protagonista também contará com Lou (Vitória Bohn), uma bailarina de dança aérea que forma par com Rico (André Luiz Frambach), um mauricinho apaixonado por esportes radicais que entra em sociedade com Moa e Ítalo em determinado momento da trama. Substituirá "Quanto Mais Vida, Melhor!" e, segundo divulgado, terá 197 capítulos, acabando apenas em janeiro de 2023. Haja história...


"Tente Outra Vez":

É o título provisório da novela que substituirá "Cara e Coragem" na Globo. A trama marca a estreia de Rosane Svartman como autora solo, após a bem-sucedida parceria com Paulo Halm em "Malhação Sonhos", "Totalmente Demais" e "Bom Sucesso". Pouco se sabe sobre o folhetim, mas algumas informações já foram divulgadas, como a saga da protagonista. Sol (atriz não escolhida) é uma mulher que, com a ajuda da amiga Bruna (atriz não escolhida), vende quentinhas para sustentar a família. Para atrair a clientela, Solange improvisa no funk. O dinheiro ajuda a pagar as contas, mas não é suficiente. Isso porque o marido está desempregado desde a pandemia. Além dele, sua casa tem mais três pessoas: as filhas Duda e Jéssica, além da mãe Regina. Muito cristã e apegada aos ensinamentos de um amigo pastor, a protagonista entra em desespero quando sua luz é cortada. Sol acaba, então, convidada para ser backing vocal e dançarina do cantor de sucesso Lui Lorenzo. O convite vai render uma sucessão de confusões e marca a virada do enredo dirigido por Paulo Silvestrini. Estrearia no segundo semestre, mas agora não se sabe mais devido ao esticamento de "Cara e Coragem".


"Mar do Sertão":

Escrita por Mário Teixeira (que também escreveu "O Tempo Não Para" e "Passaporte Para Liberdade"), a novela substituirá "Além da Ilusão" na faixa das seis na Globo. Ainda sem previsão de estreia, a trama será ambientada em uma cidade fictícia, entre Bahia, Minas Gerais e Goiás. Dirigida por Vinícius Coimbra, a produção será dividida em duas fases com dez anos de diferença. Os mocinhos serão Zé Paulino e Candoca (atores não escalados, mas a aposta é em uma atriz estreante para viver a protagonista), que serão separados com a moça acreditando que o amado morreu. Mais nada foi divulgado sobre a trama. 



"Olho por Olho":

A novela de João Emanuel Carneiro substituirá "Pantanal" na faixa das nove na Globo. Lília Cabral seria a grande vilã e depois Glória Pires tinha ficado com o papel. Agora a personagem, Zoé, está nas mãos de Regina Casé, que será mãe de uma menina cega, Maíra, vivida por Sophie Charlotte, que trocou de papel com Letícia Colin, escalada inicialmente. A garota é constantemente maltratada pela mãe, mas, mesmo com tanto sofrimento, consegue crescer na vida e se torna proprietária de um grande restaurante no Rio de Janeiro. Letícia Colin ficou com o papel de Vanessa, irmã de Maíra, abandonada por Zoé na infância. Vanessa será capaz de seduzir o namorado da irmã, vivido por Caio Castro, para se aproximar dela e da mãe. Para isso, contará com a ajuda de um trambiqueiro interpretado por Humberto Carrão. Eliane Giardini é Judith, uma espécie de líder comunitária que disputou o amor de um homem (que seria vivido por Tony Ramos, mas agora a escalação ficou em dúvida) com Zoé. Outro conflito da novela é o drama de um garçom que foi comprado por Zoé para confessar um crime que ela cometeu. O sujeito mofa na cadeia e jura vingança. Ao que tudo indica, será vivido por Nicolas Prattes. 



"Faustão na Band":

Após uma saída conturbada e nada amigável da Globo, Fausto Silva estreará na Band em um programa diário. Já foi possível ter uma prévia do que virá com a apresentação especial da atração na virada do fim do ano. O apresentador levou todas as suas bailarinas e terá o apoio da jornalista Anne Lottermann, recém-saída do Jornal Nacional", no comando do programa. O filho de Fausto, João Guilherme, também estará no palco com o pai. Ao que tudo indica, será um "Domingão do Faustão" diário. A Band arriscou ao colocá-lo no ar de segunda a sexta. Haja conteúdo para alimentar o formato. Mas os quadros já foram apresentados: "Pizzaria do Faustão" às segundas; "Grana ou Fama" às terças; "Desbravadores do Mundo"; "Danças das Feras" às quartas; "Essa é sua vida" (uma espécie de "Arquivo Confidencial"); "Na Pista do Sucesso"; "Cassetadas do Faustão" e "Churrascão do Faustão" às sextas. É a volta de Fausto à emissora que o lançou, no "Perdidos na Noite", após 34 anos na Globo. 




"Poliana Moça": 

O SBT estava com tudo pronto para a continuação da novela "As Aventuras de Poliana", quando veio a pandemia do novo coronavírus. Ao contrário do que Globo e Record fizeram, a emissora de Silvio Santos não promoveu uma pausa. Todos acabaram dispensados mesmo e o projeto cancelado. O roteiro, no entanto, seguiu em desenvolvimento. Apenas os protagonistas Sophia Valverde (Poliana) e Igor Jansen (João/Bento) tiveram seus contratos mantidos. Mesmo sem um futuro previsto para a trama. Somente em setembro de 2021, as gravações foram retomadas e o elenco escalado novamente. A trama é baseada no livro "Pollyana Moça" (1915), escrito por Eleonor H. Porter e adaptada por Íris Abravanel. Vale lembrar que é a segunda adaptação da trama, pois a Rede Tupi exibiu "Pollyana Moça" em 1959. A data de estreia da produção ainda é incerta.  



"The Masked Singer Brasil": 

Após a bem-sucedida estreia em 2021, o formato adaptado do original sul-coreano "King of Mask Singer" terá sua segunda temporada colocada no ar logo em janeiro, dia 23. O programa mudou de dia e agora ficará nas tardes de domingo. Ivete Sangalo segue na apresentação e o júri formado por Taís Araújo, Edu Sterblitch e Rodrigo Lombardi será mantido. No entanto, Tatá Werneck substituirá a cantora Simone. Uma ótima aquisição para o programa. Já a vencedora da primeira temporada, Priscila Ancântara, será a repórter, entrando no lugar de Camilla de Lucas. Só resta saber se a Globo não desgastará o formato como fez com o "The Voice Brasil". Afinal, a edição passada chegou ao fim em outubro. Não deu tempo do telespectador sentir saudades em um intervalo de 3 meses. 




"Rensga Hits":

A série sobre o universo sertanejo será uma produção exclusiva da Globoplay. Mas irá para a grade da Globo mais cedo ou mais tarde. Protagonizada por Alice Wegmann, que contou ter se inspirado em Marília Mendonça para compor sua personagem, a trama conta a história de Raíssa, uma jovem aspirante a cantora recém-chegada a Goiânia após descobrir no altar que foi traída pelo marido. Produzida pela Glaz Entretenimento, a série ainda conta com Fabiana Karla, Lorena Comparatto, Deborah Secco, Ernani Moraes, Mouhamed Harfouch e Lúcia Veríssimo no elenco. 


"As Aventuras de José e Durval":

A série sobre a vida de Chitãozinho e Xororó será exclusiva da Globoplay, mas nunca se sabe quando a Globo a colocará em sua grade. Não é tão absurdo assim que seja em 2021. A trama ainda está sendo gravada e a dupla sertaneja de sucesso é interpretada por Rodrigo Simas e Felipe Simas, também irmãos na vida real. Andreia Horta viverá a mãe dos personagens, mas o restante do projeto ainda é pouco divulgado. 



"Reis":

A nova novela bíblica da Record. O planejamento era estreá-la logo após "Gênesis", mas não houve tempo para o cronograma das gravações. A emissora acabou reprisando trechos da mesma "Gênesis" com o título de "A Bíblia", o que tem derrubado a audiência conseguida até então pela produção inédita. Ainda pouco foi falado sobre a nova história, mas o formato seguirá com várias fases e uma longa duração ---- o mesmo esquema de "Gênesis". Escrita por Raphaela Castro, com colaboração de Marcos Ferraz, Méuri Luiza e Rodrigo Ribeiro, com direção de Juan Pablo Pires, o folhetim é baseado nos livros bíblicos: "Reis", "Crônicas", "Provérbios", "Cantares de Salomão", "Eclesiastes" e "Salmos". A trama abordará a transição da forma de governo de Israel, antes comandado por juízes e depois pela monarquia. Fernando Pavão, Branca Messina, José Rubens Chachá, Camila Rodrigues, Vanessa Bueno e Duda Nagle são alguns nomes do elenco. 


"Todas as Garotas em mim":

A Record está produzindo uma nova série. A produção tem Mharessa Fernanda como protagonista na pele de Mirella, uma jovem influencer que precisa lidar com os conflitos da vida e percebe como os desafios são semelhantes às personagens femininas da Bíblia. A história é ambientada em dois períodos: contemporâneo e bíblico. Escrita por Stephanie Ribeiro, autora da fase "Jacó" em "Gênesis", e dirigida por Rudi Lagemann, a trama é ambientada em Florianópolis, Santa Catarina. Rafael Sardão, Juan Alba, Ângelo Paes Leme, Rhaissa Batista, Lidi Lisboa, Maria Helena Chira, Malu Falangola e Adriana Garambone são alguns nomes do elenco. 


"Filhas de Eva":

A série estrearia na Globoplay em 2020, mas adiaram sem maiores explicações. Acabou estreando em 2021, mas passou em branco. Não teve repercussão. Agora estreará na grade da Globo em 2022. Escrita por Martha Mendonça, Adriana Falcão, Jô Abdu e Nelito Fernandes, a trama é protagonizada por Giovanna Antonelli, Renata Sorrah e Vanessa Giácomo. O enredo tem como pontapé inicial o divórcio de Stella (Renata), que muda o rumo de sua vida. É justamente na sua festa de 50 anos de casamento que a personagem decide se separar. Antonelli vive a filha da protagonista e Giácomo a moça que foi entregar o bolo da festa. Todas têm suas vidas alteradas. 



"Bom Dia, Verônica":

A segunda temporada do sucesso da Netflix, baseada no romance homônimo de Ilana Casoy e Raphael Montes, estreia em 2022 no streaming e agora a protagonista vivida por Tainá Muller terá a missão de denunciar o esquema de corrupção na polícia e ter sua vida de volta. Resta aguardar a força da continuação sem os grandes nomes da primeira temporada: Eduardo Moscovis e Camila Morgado. 


"Dom":

A segunda temporada da série de sucesso da Amazon Prime Video estreia em 2022. Baseada no livro "Dom", de Tony Belloto, e no livro biográfico "O Beijo da Bruxa", de Victor Lomba, pai de Pedro, a trama foi uma das melhores séries do serviço de streaming e souberam finalizar a primeira temporada de uma forma criativa, possibilitando a segunda caso caísse no gosto popular. A saga de Pedro Dom (Gabriel Leone), bandido conhecido por assaltar residências de luxo no Rio de Janeiro, teve ótimas cenas e vários atores brilharam, como Gabriel, Isabella Santoni e Raquel Villar. Mas houve também uma boa abordagem na vida de Victor (Flávio Tolezani), cujos flashbacks protagonizados por Filipe Bragança se destacaram. Resta ver o que farão com a continuação, já que o desfecho trágico é conhecido por todos. 


"Justiça 2":

Manuela Dias, após a controversa "Amor de Mãe", tem trabalho no roteiro da continuação de sua minissérie de sucesso, exibida em 2016. A trama contava a história de quatro protagonistas presos que tinham sua vidas cruzadas ao longo dos capítulos. A produção foi muito elogiada na época. Ao que tudo indica, a "continuação" será com novos personagens sem qualquer ligação com a primeira parte. Nada se sabe sobre a história, apenas que será ambientada em Goiânia. 


"As Five":

A segunda temporada da série protagonizada por Lica (Manoela Aliperti), Tina (Ana Hikari), Benê (Daphne Bozaski), Ellen (Heslaine Vieira) e Keyla (Gabi Medvedosvki) tem previsão de estreia para 2022 na Globoplay. Na verdade, as gravações da terceira temporada já estão confirmadas e deverão ser realizadas também este ano. Não se sabe nada sobre o enredo, escrito por Cao Hamburger, mas a primeira temporada despertou questionamentos sobre situações que não convenceram o público que acompanhou "Malhação - Viva a Diferença". Resta aguardar para ver se os erros serão corrigidos ou ignorados. 


"Ilha de Ferro":

A primeira temporada da série até então exclusiva da Globoplay foi exibida na íntegra pela Globo ano passado. Agora a segunda temporada já foi anunciada para 2022 na grade da emissora. No entanto, a continuação é uma espécie de cópia da outra trama, envolvendo até um mesmo sequestro. Há uma evidente falta de criatividade no enredo protagonizado por Cauã Reymond, além de uma evidente falha na construção da personagem interpretada por Mariana Ximenes.








Resta aguardar todas as estreias e torcer para a qualidade prevalecer em todas elas. Opção não faltará para o telespectador. E tomara que nenhum projeto precise ser adiado por conta da pandemia. Que tudo melhore ao longo dos meses. 

29 comentários:

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,acho q depois das saídas das Larissa Manoela e da Maísa do SBT,os grandes nomes do elenco infanto-juvenil da emissora passaram a ser a Sophia Valverde e o Igor Jansen.vc tem essa mesma percepção que a minha?abraços,cara

Anônimo disse...

Eu nao to animado com nada...

Andressa Mattos M. disse...

Nao sabia da novela da Rosane Svartman sem o Paulo Halm. Uma surpresa. E pelo perfil a protagonista será uma atriz negra. Gostei.

chica disse...

Vamos acompanhar e esperar tenham boas surpresas pra assistir nesse novo ano! Vejamos... abração,chica

Anônimo disse...

Nova novela do João Emanuel Carneiro espero que seja melhor que segundo sol. Gosto do Nicolas Prates como ator não acho que faz sentido ele no papel do cara preso e que provavelmente vai ser o protagonista da historia.

Anônimo disse...

Vai ser interessante ver uma novela da Rosane Svartman sem o Paulo Halm para ver se ela é isso tudo mesmo. Acho as novelas dela boas e adorava as malhações dela. Intensa e Sonhos não perdiam para nenhuma novela. Só que acho que ela falhou nas retas finais da intensa e sonhos com cenas bobas demais.

Fá menor disse...

Que seja um bom 2022, que nos acrescente sempre algo feliz!

SEM FRONTEIRAS "Fatima" disse...

Espero que esse ano tenha novelas boas na Globo.
Que seja um ano bom para novos trabalhos em todas as profissões.

Sérgio, tenha um bom ano 2022 e bom fim de semana.
Beijos.

Anônimo disse...

Minha aposta é na novela "Tente Outra Vez". Os folhetins da Rosane Svartman sempre possuem premissas promissoras, e será interessante acompanhar o desempenho de uma obra dela sem vinculação ao Paulo Halm. Fora "Tente Outra Vez", "Além Da Ilusão" e "Mar Do Sertão" também têm grandes chances de se destacar neste ano de 2022. Só tenho minhas reservas em relação a "Cara & Coragem" e "Olho Por Olho", haja vista o histórico recente de seus respectivos autores, Claudia Souto e João Emanuel Carneiro. Embora a previsão de 197 capítulos para "Cara & Coragem" seja um exagero, creio que será benéfica para "Tente Outra Vez", pois esta pode sofrer com as festividades de fim de ano e com a Copa do Mundo no Catar, que será transmitida entre 21 de novembro e 18 de dezembro. Os realities também não ficarão atrás em termos de repercussão, e boas opções de séries na televisão e nas plataformas de streaming não faltarão. E mesmo sem fugir do padrão de narrativas bíblicas, a Record TV também pode oferecer produções relevantes para a teledramaturgia. Fausto Silva, com seu programa semanal na Band, também pode emplacar.

Guilherme

Anônimo disse...

E quanto a "Pantanal", que o conjunto a ser apresentado honre a obra exibida em 1990 na Rede Manchete.

Guilherme

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sem dúvida alguma, há uma grande expectativa com o remake de Pantanal. Assisti à reprise exibida no SBT. Comparações serão inevitáveis. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Margarida Pires disse...

Que comece com o Pé direito!
Um abraço, Sérgio!
Gratidão!
Megy Maia 🍃🌻🍃

Lulu on the sky disse...

Já estou na expectativa pelo BBB22, remake de Pantanal e que venham boas produções.

Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

Big Beijos,

Ane disse...

Hum... vamos ver como será este ano,
há muita dúvida realmente, será que voltaremos ao normal?
Não gosto de BBB, mas Pantanal seria legal.

Um abraço!

Jovem Jornalista disse...

A TV brasileira está mais viva que nunca!

Boa semana!



Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Sérgio Santos disse...

Acho sim, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb curti, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Vamos, chica.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu adorei todas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Amem, FA Menor!

Sérgio Santos disse...

Tomara, Fatima.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Gui.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Megy.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Lulu!

Sérgio Santos disse...

Acho dificil, Ane.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Emerson.