quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Ernani Moraes é um dos grandes destaques de "Amor sem Igual"

 "Amor sem Igual" é a primeira novela que voltou ao ar, após a interrupção das gravações por conta da pandemia do novo coronavírus. A Record já gravou todos os capítulos restantes e a autora Cristianne Fridman precisou alterar o roteiro, cortando abraços, beijos e cenas com proximidade. Após a reprise do compacto da primeira parte da trama, a segunda parte inédita estreou no dia 28 de outubro, quarta-feira. E é inegável que um dos destaques do folhetim é Ernani Moraes. 


É claro que Day Mesquita segue ótima como Poderosa e honra o protagonismo da garota de programa do enredo, assim como Rafael Sardão brilha na pele do mocinho Miguel. Mas o personagem de Ernani, no início da trama, parecia um mero coadjuvante sem grande importância. Ao longo dos meses, todavia, essa impressão foi se dissipando à medida que seu núcleo ganhava cada vez mais cenas dramáticas e relevância na história. 

Oxente, apelido de Antônio Barros, é um nordestino que esbanja integridade e patriarca de uma família numerosa: tem esposa e quatro filhos ----- Zenaide (Andrea Avancini), Pedro Antônio (Guilherme Dellorto), José Antônio (César Cardadeiro) Antônio Júnior (Miguel Coelho) e Maria Antônia (Giselle Batista) ----, além de Miguel, considerado um outro filho. O sotaque característico que o ator aderiu deixou o perfil ainda mais cativante e há um quê de inocência que conquista o telespectador. Há uma boa mescla de humor com momentos sérios e o intérprete convence em todas as boas cenas escritas pela autora. 

Ernani faz uma boa dobradinha com Andrea Avancini e já protagonizou várias sequências tensas com Michelle Batista, quando Maria Antônia contou ao pai sobre o estupro sofrido na festa de Fernanda (Bárbara França). Aliás, foi seu maior destaque no enredo. Impossível não ter sentido a dor daquele pai diante da impotência com o sofrimento da filha. Também convence nos instantes que Oxente vira um conselheiro de Miguel ou quando se desespera com os problemas dos filhos homens, principalmente o ambicioso Antônio Júnior. 

O ator já fez inúmeros trabalhos na Globo e quase sempre na pele de vilões ou delegados. Pode ser visto, inclusive, como o delegado Terêncio na reprise da deliciosa "Chocolate com Pimenta", no Canal Viva. Foi um de seus melhores momentos na carreira. Uma pena que grande parte dos perfis eram apenas coadjuvantes sem muita relevância ou então breves participações. Mas outros bons papéis que merecem menção são o Boneca, em "Torre de Babel" (1999); e o Quebra-Queixo, em "Como Uma Onda" (2005). Agora, Oxente entra na lista de grandes personagens do talentoso Ernani Moraes. É um dos grandes destaques de "Amor sem Igual". 

7 comentários:

Anônimo disse...

Ele é um bom ator e nem sabia que estava na Record...Por isso falam morreu ou foi pra Record?

Anônimo disse...

É o meu personagem favorito na novela.

Unknown disse...

Até parece que esse retorno da novela foi gravada no antigo normal.

MARILENE disse...

Sérgio, ele é um brilhante ator. Desconhecia seu trabalho na Record. Quase não tenho visto TV, mas gostei muito de ler sua avaliação. Abraço.

Anônimo disse...

Pra mim "Amor sem Igual" tá no top five das novelas da Record, que pena que pelos comentarios aqui o povo usa uma venda nos olhos e só enxerga o que se passa na telinha do plim-plim. Talvez por isso sejam tão alienados.

Anônimo disse...

Não estou conseguindo assistir à novela, mas fico feliz que vá tão bem. A última vez que o vi foi no "o outro lado do paraíso" como advogado de um pedófilo tão fora do comum que se tornou realidade em um vídeo no início de novembro onde se falava de estupro culposo.

Anônimo disse...

Walcyr vidente kkkk, agora falando serio o estupro culposo foi uma invenção da prensa. Uma licença poética que na realidade é inadmissível.