segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Carro de som foi devastador para "A Fazenda 12"

 É verdade que "A Fazenda 12" segue com bons números de audiência e vence a Globo quase diariamente. O sucesso do reality da Record continua incontestável. Porém, a produção cometeu um erro grave quando não evitou a chegada da mensagem do carro de som enviado pelos fãs da Mirella. Esse tipo de interferência externa pode ser fatal para qualquer competição e, ao que tudo indica, aniquilou o andamento do jogo. 

O carro foi enviado no dia 27 de outubro e todos ouviram a mensagem: "Mirella, se afaste de Biel e Juliano. Confie apenas em Stéfani. Estamos com vocês, Sterellas". "Sterellas" é o termo que o fandom que shippa (torce para um romance e por isso a junção dos nomes) Mirella e Stéfani usa. Desde então, a MC simplesmente mudou de personalidade subitamente. A participante arrogante, debochada e provocativa se transformou em uma menininha doce, engraçacinha e inocente. 

Mirella sempre foi amiga de Stéfani no jogo, mas houve um afastamento quando a MC se aliou a Luiza Ambiel, Victoria, Biel e Juliano. Isso porque Stéfani e Luiza tiveram uma briga séria quando Luiza mudou de lado assim que sua então aliada Carol acabou eliminada. Raíssa comprou a briga de Stéfani, enquanto Mirella ficou do lado de Luiza.

O grupo se dividiu. E Luiza, Mirella e Victoria se mostraram baixas quando usaram de todas as formas para tirar Raíssa do sério com o objetivo de expor o desequlíbrio emocional da adversária, que sofre da Síndrome de Borderline. 

A rejeição de Mirella só crescia ao lado de Luiza, Victoria, Biel e Juliano. Por isso alguns fãs da MC se desesperaram e mandaram o carro de som. Mas não adiantou nada no quesito rejeição do público. Apenas expôs o quanto a menina é dissimulada e manipuladora, mudando de personalidade de acordo com o que é conveniente. Afinal, a participante nem tentou disfarçar. Até Biel e Juliano perceberam que a então aliada tinha se afastado e mudado de lado. A eliminação de Victoria foi a confirmação que a cantora queria para obedecer de vez a ordem de seus fãs. E assim foi feito. 

A rejeição do público a Mirella segue a mesma. Só quem comprou essa pose de menina bondosa e pura foi o próprio 'fandom' da Mirella e uma parte dos fãs da Stéfani que shippam o casal inexistente "Sterella". A repulsa de quem assiste não mudou, mas a dinâmica do jogo foi destruída. Ao contrário do que alguns afirmam, o programa não ficou monótono por causa da eliminação de Luiza. É verdade que a participante era uma das que mais 'causavam' no reality, mas o clima de rivalidade, embates e tensão continuou igual, mesmo após a sua saída em uma roça histórica ---- a volta de Mateus Carrierri já é o momento mais arrepiante da edição.  

Mirella, Victoria, Biel e Juliano seguiam arrogantes e enfrentando o grupo até então formado por Jojo, Raíssa, Lidi, Mateus, Lipe, Jake e Mariano. E a rivalidade estava longe de acabar. Mas o carro de som transformou a 'vilã' do jogo em uma falsa mocinha intocável. Juliano chegou a jogar a toalha e nem se importou quando foi para roça. Chegou a comemorar sua eliminação ---- a roça nem teve um grande número de votações. Mirella agora virou a sombra da Stéfani e tem bancado a amigona da Raíssa, com quem protagonizou sérias brigas e em várias delas tentou desestabilizar a rival para ser agredida e assim expulsá-la. Já os adversários, por medo da torcida que mandou o famigerado carro, nem sequer cogitam votar na MC. Até mesmo Lidi Lisboa, que chamou a adversária de vaca durante uma das melhores discussões da temporada, vem demonstrando medo de votar ou até puxar Mirella para uma baia. 

Enquanto isso, os demais jogadores ficam se bajulando durante atividades criadas para desavenças ou até na hora da votação. Raíssa e Jojo são exceções que ainda protagonizam algumas desavenças ou embates, ainda que bem mais raros ---- não entre si, mas com outras pessoas. Jojo e Biel tiveram uma discussão sobre uma fala do cantor que gerou desconforto, quando disse que a participante 'não gostava dele porque era branco'. Mas no geral, o reality está um marasmo e perdeu aquele clima de rivalidade que causava uma grande repercussão. Tanto que, coincidência ou não, o programa não consegue mais vencer com folga a Globo, como ocorria quando estava no auge. Claro que só o fato de ainda ficar na liderança, mesmo por alguns minutos, é um grande feito, mas antes vencia do desgastado "The Voice Brasil" e agora só triunfa quando enfrenta a reprise do "Que História é essa, Porchat?" ou então o "Jornal na Globo". 

O elenco foi bem selecionado, mas a produção cometeu um erro crasso quando permitiu a entrada do carro de som em "A Fazenda 12". Vale destacar que o fandom de Biel tentou mandar outro carro, na semana passada, mas acabou impedido. Só que a Record tomou providências um pouco tarde. O estrago já foi feito. Uma mensagem a mais não faria diferença. Essa mesma interferência ocorreu em outras edições e não houve qualquer punição aos envolvidos. O mesmo aconteceu agora. O máximo foi uma mensagem insossa do apresentador Marcos Mion 'lamentando' o fato. Mas a verdade é que esse tal fato destruiu a dinâmica do reality. Pena. 

11 comentários:

Anônimo disse...

Essa menina desgraçada virou a intocável mesmo.

Anônimo disse...

A audiência pode continuar alta, mas a repercussão acabou.

Anônimo disse...

Nem parece aquela fazenda boa do início.

Anônimo disse...

Sérgio, como sempre, transparente em suas análises. Como já disse, "A Fazenda 12" bebe bastante da fonte do sucesso do "BBB 20" (2020), mas nem sempre com o bom aproveitamento da mais recente temporada do "BBB" que consagrou Thelma de Assis como campeã. Esse carro de som enviado por fãs da MC "18%" Requenguella (meu apelido para a Mirella (gente, ultimamente ando numa de botar apelidos em personagens de novelas e participantes de reality shows, risos)) funcionou como o Daniel Lenhardt e a Ivy Moraes do reality show da Rede Record, mas a presença deles no "BBB 20" não destruiu a dinâmica do reality show da Rede Globo, pelo contrário. Só lamento pelo fato de Marcela McGowan ter destruído a própria trajetória enquanto confinada na casa do "BBB", tendo os dois como aliados no jogo e traindo Thelma, e após eliminado o embuste do Lucas Galina ainda disse que Thelma abandonou Marcela no jogo, quando na verdade Marcela mostrou que Thelma não era prioridade para ela. Mas, enfim, desde que Mirella, Biel, Lucas Selfie, Tays e Mariano não cheguem à final de "A Fazenda 12", para mim está bom, já que a repercussão desta temporada aos poucos se esvai, mesmo eu querendo Jojo, Raíssa e Matheus como finalistas.

Guilherme

Anônimo disse...

A RECORD SÓ PASSA VERGONHA.

Anônimo disse...

segundo as pesquisas e enquetes Biel é o grande favorito a vencer A Fazenda 12, já estou adiantando porque sei que vc odeia ele e se ele vencer mesmo vc vai dizer que a Record manipulou e bçá, blá...

Sérgio Santos disse...

Virou, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nem parece, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Muito bom, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Só, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sim, odeio, anonimo.