sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Canal Viva acerta com a maratona de "Chocolate com Pimenta" e "Mulheres Apaixonadas"

 O Canal Viva começou a exibir maratonas de novelas da faixa das 23h aos domingos já há algum tempo. Todo domingo, os capítulos de segunda a sábado eram exibidos em sequência. Uma novidade. Mas a que mais deu certo foi com "O Clone". Já no início de agosto, o canal também fez o mesmo com "Chocolate com Pimenta". Isso porque a reprise da novela de Walcyr Carrasco é um dos maiores êxitos de audiência. E desde o final de agosto que o folhetim vem fazendo uma dobradinha e tanto com "Mulheres Apaixonadas", um dos melhores trabalhos de Manoel Carlos. 

As duas produções são os maiores sucessos atuais do Viva. E uma já entrega uma elevada audiência para a outra à noite. A junção das duas histórias inesquecíveis de Walcyr e Maneco aos domingos tem sido um presente para o público, com o perdão do clichê. De 14h15 às 19h, o telespectador acompanha a saga de Aninha Francisca (Mariana Ximenes) com poucos intervalos comerciais e das 19h às 23h45 é o momento da reprise sobre os dramas familiares de Helena (Christiane Torloni), Heloísa (Giulia Gam), Raquel (Helena Ranaldi) e companhia marcar presença. 

Quem é fã das duas produções não tem motivo para trocar de canal durante um longo tempo. Ainda mais em um domingo, onde a programação da televisão aberta é tão controversa e a dos canais a cabo pouco atrativa.

E quando um capítulo chega ao fim, o próximo logo entra no ar, sem comercial. A maratona ainda facilita e muito a vida do telespectador que não consegue ver diariamente as reprises nos horários do Viva (13h30/15h ou 23h/ 00h). Afinal, quem trabalha tem dificuldades de assistir produções vespertinas ou quase de madrugada. 

E o canal vem colhendo frutos da boa estratégia. Não deixa de ser uma recompensa do público, que pediu para o Viva colocar "Chocolate com Pimenta" aos domingos em maratona (na época, como já mencionado, "O Clone" era a única com o esquema de reprises em sequência). Os índices cresceram significativamente. E impressiona como a trama de Walcyr Carrasco é atemporal. A novela não tem o famigerado período de enrolação porque há sempre algum núcleo com alguma virada, mesmo quando o conflito envolvendo Ana Francisca precisa de uma pausa. Aliás, o enredo está na fase da ruína da protagonista. Jezebel (Elizabeth Savalla, impecável) consegue roubar toda a herança deixada pelo finado irmão Ludovico (Ary Fontoura) e deixa Aninha na miséria. É a penúltima virada do enredo. A última reviravolta é justamente a criação do chocolate com pimenta que fará Ana enriquecer novamente e falir a concorrência. 

Já "Mulheres Apaixonadas" apresenta situações hoje em dia inadmissíveis, como a professora dar em cima e ter um caso com um aluno ---- Raquel e Fred (Pedro Furtado); a protagonista Helena defender o abafamento de um caso de um professor que abusou de uma aluna porque era "provocado"; entre outras polêmicas. Mas o conjunto da obra segue admirável e foi o último grande folhetim de Maneco. As histórias paralelas são primorosas e todas tiveram um destaque merecido, como a maldade de Dóris (Regiane Alves) com seus avós; o ciúme doentio de Heloísa; o drama de Fernanda (Vanessa Gerbelli) e Salete (Bruna Marquezine); o alcoolismo de Santana (Vera Holtz); a violência doméstica protagonizada por Raquel e Marcos (Dan Stulbach); a homofobia sofrida por Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli), enfim. 

A maratona de duas novelas tão emblemáticas foi um dos maiores acertos do Viva em 2020. Só não foi maior que a escolha da reprise de ambas, claro. "Chocolate com Pimenta" e "Mulheres Apaixonadas" têm feito uma ótima dupla para qualquer bom noveleiro. 

18 comentários:

Anônimo disse...

EU AMO AS DUAS!

Anônimo disse...

Desde que o viva exibia O Cravo e a Rosa existia este negócio de reexibir os capítulos aos domingos OK.
Agora Chocolate com pimenta tem sim um curto período de enrolação só não quem é fã dos textos didáticos e bobinhos dos Carrasco.

Anônimo disse...

SALVOU MEUS DOMINGOS.

Andressa Mattos M. disse...

Eu deixo ligado no canal direto aos domingos. Concordo com tudo o que foi escrito e amo as duas novelas.

Pedrita disse...

eu adoro essas maratonas, demoraram mais pra por chocolate, só colocavam mulheres apaixonadas. sei de muita gente q nem vê faustão e dança dos famosos, mesmo gostando pra ver a maratona de chocolate. beijos, pedrita

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu acho essas novelas "recentes" para o VIVA. Rs... Preferia que o canal resgatasse novelas mais antigas. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Foi uma sacada de mestre porque como voce bem colocou a programação dominical é horrorosa e mal tinha opções. Agora com essa maratona ficou perfeito.

Pedro disse...

Eu também gostei muito essa novidade

Andie disse...

E com A Viagem na maratona, a audiência vai estourar!

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Os meus tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Faço o mesmo, Andressa. Menos hoje que teve eleições. rs

Sérgio Santos disse...

Eu tb adoro, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Discordo, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Exato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Idem, Pedro.

Sérgio Santos disse...

Amo A Viagem, Andie.

Anônimo disse...

Que decadencia desse canal MORTA-VIVA! Sassaricando dá de mil a zero nessas novelas batidas e insossas. Ah, esqueci que o MORTA-VIVA não é mais aquele canal que passava novelas e programas da era de ouro da Globo e passou a ser um canal nutela como o dono desse blog.