quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Sérgio Mamberti e Juca de Oliveira foram os destaques de "Flor do Caribe"

Normalmente é uma estratégia infalível: escalar um bom ator para interpretar um interessante personagem e viver uma boa história é garantia de êxito. Portanto, Walther Negrão mostrou que sabia exatamente o que estava fazendo quando escalou Sérgio Mamberti para dar vida ao Dionísio Albuquerque e Juca de Oliveira para viver o Samuel em "Flor do Caribe", atualmente reprisada pela Globo e em reta final.


Desde o primeiro capítulo, ficou evidente que esses dois grandes atores haviam recebido ótimos papéis. Em uma novela onde o 'mais do mesmo' se fez presente em quase todos os núcleos, foi um grande acerto do autor abordar a questão do nazismo, ainda que tenha precisado usar da licença-poética para justificar a diferença de idade entre os personagens.

Dionísio participou ativamente do nazismo delatando as famílias dos judeus, as enviando diretamente para o campo de concentração. Entre os traídos pelo vilão, estava Samuel, na época uma criança, e seus pais. O pai de Ester (Grazi Massafera) acabou ficando sozinho no mundo, enquanto que o avô de Alberto
(Igor Rickli) ganhou medalhas dos nazistas e uma verdadeira fortuna por causa dos 'serviços' prestados.

Walther Negrão soube se aproveitar de um triste marco na história para criar uma atraente trama. Sérgio Mamberti e Juca de Oliveira são atores que engrandecem qualquer novela e a presença dessa dupla em "Flor do Caribe" é um atrativo e tanto. Infelizmente eles não tiveram muitos embates e quase nunca contracenaram. Porém, juntos ou não, são os responsáveis pelas melhores cenas da novela ---- ao lado, é bom ressaltar, de Laura Cardoso, que apareceu bem menos do que merecia.

A história envolvendo esses dois ricos personagens ainda gerou alguns desdobramentos na última semana, o que resultou na entrada de excelentes atores. O saudoso Jonas Mello causou repulsa ao viver Arruda, o gangster enviado por Dionísio para matar Samuel, enquanto que Elias Gleizer emocionou assim que surgiu em cena ----- Manolo, seu papel, é um cigano que ajuda o judeu a se vingar do vilão. Já Inez Viana entrou para viver Maria Adília, filha de Veridiana, mãe de Candinho (José Loreto), Lino (José Ligabue) e Dadá (Renata Roberta), e grande amor de Dionísio.  Candinho, aliás, é filho da sofrida mulher com o nazista. Inez fez grandes cenas ao lado de Laura Cardoso, Cláudia Netto (Guiomar) e Sérgio Mamberti. As participações de Jonas, Elias e Inez movimentaram o melhor núcleo da trama e foram muito bem vindas.

E em meio a esses desdobramentos, é preciso elogiar Juca de Oliveira pelo profissionalismo na cena em que Samuel é trancado por Arruda em uma cabine que ia enchendo de água a cada minuto. O ator dispensou dublê e fez questão de estar presente do início ao fim. O resultado foi uma excelente sequência que apresentou ótimas atuações e uma impecável direção.

O núcleo do nazismo sempre foi o mais interessante da novela das seis e o desenvolvimento da história apenas comprova isso. Sérgio Mamberti, na época, em 2013, havia feito apenas algumas participações nos anos anteriores (incluindo "O Profeta", "Desejo Proibido" e "O Astro") e fazia falta na televisão, principalmente vivendo um papel de destaque no elenco fixo. Já Juca de Oliveira deu um show vivendo o psicopata Santiago em "Avenida Brasil" e acertou ao emendar na obra de Walther Negrão para interpretar esse carismático judeu.

"Flor do Caribe" é uma novela insossa e sem maiores atrativos. Quase todos os núcleos demoram para evoluir e vários personagens tiveram suas participações cada vez mais diminuídas ---- caso de Natália (Daniela Escobar) e Juliano (Bruno Gissoni), Chico (Cacá Amaral) e Olívia (Bete Mendes), Dom Rafael (Cesar Troncoso) e Cristal (Moro Anghileri), por exemplo. No entanto, a trama do nazismo foi bem desenvolvida e as brilhantes atuações de Sérgio Mamberti e Juca de Oliveira evidenciaram o talento desses grandes atores, que foram os principais destaques da história de Walther Negrão.

8 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim grandes atores desvalorizados numa novela ruim.

Fernanda disse...

Gosto muito deles, mas nao consegui ver essa novela na época e novamente nao tive ânimo pra essa reprise. Chata demais.

Anônimo disse...

Grandes atores, péssima novela.

Unknown disse...

Cadê o Sérgio Mamberti que depois dessa novela nunca mais fez outas fixa, acorda globo

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Chata mesmo, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Boa observação, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb acho, anonimo.