segunda-feira, 30 de março de 2020

"Salve-se Quem Puder" apresenta ótimo gancho para a segunda parte da trama

A pandemia do corona vírus provocou um caos mundial. A melhor recomendação a ser seguida por toda a população é ficar em casa para evitar a multiplicação do vírus. A Globo, maior emissora do país e segunda do mundo, foi a primeira a tomar uma atitude drástica: interromper as gravações de todas as suas novelas visando a segurança de seus funcionários. Como consequência, dois folhetins foram afetados: "Salve-se Quem Puder" e "Amor de Mãe". "Malhação" teve seu final antecipado e "Éramos Seis" foi finalizada lindamente, sem maiores problemas. E a produção das 19h apresentou um gancho de tirar o fôlego.


Daniel Ortiz foi pego de surpresa com o encerramento brusco de sua história, assim como o próprio público, e precisou pensar em um final de capítulo impactante para prender o telespectador até o retorno da normalidade ---- que ninguém sabe ainda quando será. E conseguiu ousar com um desdobramento digno de final de temporada de ótimas séries internacionais. O autor deixou o besteirol, que norteia o enredo, um pouco de lado e destacou mais todo o contexto envolvendo a até então grande vilã Dominique (Guilhermina Guinle). Para isso, desvendou um dos maiores mistérios do roteiro e ainda proporcionou uma boa virada.

A bandida que assassinou um juiz que investigava corruptos na primeira semana de novela não teve um grande destaque até o momento. Houve uma preocupação em desenvolver mais o lado leve de "Salve-se Quem Puder".
Mas sempre ficou claro que o conflito que envolve Dominique e o sobrinho Renzo (Rafael Cardos) ---- um rapaz que tentou ser vilão e não conseguiu ---- é um dos pontos positivos da novela, assim como a misteriosa relação que a vilã tem com a governanta Lúcia (Cristina Pereira). E a dúvida a respeito da identidade do poderoso homem que ordenava os crimes também engrandecia o núcleo. Afinal, a ricaça é apenas uma subordinada.

O autor guardaria essa informação por mais tempo, mas se viu obrigado a antecipar por conta da interrupção da trama. E deu certo. Hugo (Leopoldo Pacheco) é o mandante e o grande malvado da história. O momento da revelação ainda se deu logo depois de outro enigma desvendado: o abandono de Luna (Juliana Paiva). Helena (Flávia Alessandra) frequenta algum lugar escondida do marido (outra charada do núcleo) e acabou flagrada quando chegou em casa mais marte. Em uma briga mais forte, a até então fria mulher desabou e lembrou do trauma de seu passado. Ao contrário dos indícios, a personagem não abandou a filha. Ela acha que Luna e Mário (Murilo Rosa), seu então marido, foram assassinados. E Hugo está claramente envolvido no plano de deixá-la culpada. Esse fato, no entanto, segue bem guardado. Vale elogiar Flávia Alessandra e Leopoldo Pacheco em todas as cenas citadas.

Já o grande gancho ficou nas mãos de Dominique e Luna. Logo após a conversa com Hugo, a vilã quase atropelou a mocinha e as duas se reconheceram. A tensão pairou no ar e gerou uma catarse inesperada. A mexicana tentou fugir, mas acabou encurralada e ameaçada com uma arma pela assassina. A "primeira parte" foi interrompida justo no momento de maior adrenalina desde a estreia. Juliana Paiva e Guilhermina Guinle merecem elogios, assim como a direção de Fred Mayrink. Era difícil imaginar que a protagonista mais sensata seria a primeira flagrada pela inimiga. Ponto para o autor que driblou bem a obviedade. Era mais fácil Alexia (Deborah Secco) e Kyra (Vitória Strada) serem pegas pela burrice de ambas. Mas a situação apenas comprovou que o enredo de Luna é o melhor estruturado do folhetim, como já analisado neste blog.

"Salve-se Quem Puder" teve um encerramento de ótimo impacto e que promete render vários desdobramentos atrativos no retorno da novela. Uma jogada de mestre de Daniel Ortiz. Pena que é impossível saber quando as gravações serão retomadas por conta da pandemia. Que seja em breve e com corona vírus eliminado.

14 comentários:

Unknown disse...

Flávia Alessandra, Leopoldo Pacheco, Guilhermina Guinle e Juliana Paiva ótimos

Anônimo disse...

Ja tava cansado da novela e me animei com o gancho.

Chaconerrilla disse...

Ameiiii!

Heitor disse...

Concordo e foi um gancho muito melhor que o de Amor de MAE.

Andie disse...

Eu fiquei sem fôlego com essa cena da Dominique e Luna.

Anônimo disse...

PENA QUE ACABOU NA MELHOR PARTE!!!

Unknown disse...

Tô com medo de ser só uma alucinação da Luna, igual aconteceu com a Alexia

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que bom, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Tb achei, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Foi mt boa, Andie.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Aí será ridiculo, anonimo.