quinta-feira, 5 de março de 2020

"Brega & Chique" era uma das reprises mais aguardadas do Viva

Exibida entre 20 de abril e 6 de novembro de 1987, "Brega & Chique" completou 30 anos em 2017. Uma data perfeita para uma reprise de comemoração. Mas o Viva decidiu esperar três anos para reexibi-la e a produção sempre foi muito pedida pelo público do canal a cabo. Era uma das mais aguardadas. Ao menos a colocou no ar, mesmo com um certo atraso --- a reprise estreou no dia 19 de fevereiro. A novela do saudoso Cassiano Gabus Mendes foi um dos maiores fenômenos do horário das sete da Globo, entrando para a história da teledramaturgia e chegando a marcar mais audiência que a trama de horário nobre da época ---- "O Outro", de Aguinaldo Silva. A produção teve como grandes destaques Marília Pêra, Glória Menezes e Marco Nanini, entre tantos outros grandes nomes, como excepcional Raul Cortez.


Dirigido por Jorge Fernando, o folhetim caiu nas graças do público com um enredo popular,  cuja inverossimilhança não prejudicou em nada o êxito da obra. Ambientada em São Paulo, a novela tinha duas mulheres de universos opostos como protagonistas: a perua Rafaela Alvaray (Marília) e a humilde Rosemere da Silva (Glória), que tiveram suas vidas cruzadas por causa do empresário Herbert Alvaray (Jorge Dória), casado com ambas. Sua família 'oficial' morava em uma mansão de bairro nobre e era a formada por Rafaela e seus filhos Ana Cláudia (Patrícia Pillar), Teddy (Tarcísio Filho) e Tamyris (Cristina Mullins), além da sogra Francine (Célia Biar) e do genro Maurício (Tatu Gabus Mendes).

Ou seja, para Rosemere, o empresário se chamava Mário Francis e os dois tinham apenas uma filha: Márcia (Fabiane Mendonça). Mas a amante de Herbert tinha outros dois filhos: Amaury (Cacá Barrete) e Vânia (Paula Lavigne), além de um pai que ajudava a sustentar (Lourival - Fabio Sabag). Ao contrário da chique Rafaela, a humilde mulher era brega e morava em um bairro de periferia, lutando com dificuldades para manter a casa.
As duas representavam o título da novela e não poderiam ter escolhido intérpretes melhores. Marília Pêra e Glória Menezes honraram o protagonismo, embora Marília tenha se sobressaído mais em virtude do lado cômico de sua personagem, protagonizando cenas hilárias ao lado do secretário e fiel escudeiro do marido, o atrapalhado Montenegro (Marco Nanini).


A novela engrena de fato quando Herbert simula a própria morte e foge do país para escapar da falência. Isso porque o empresário coloca sua família 'oficial' na miséria, pois deixa as dívidas da empresa ---- mas faz questão de não desamparar sua amante, deixando uma ótima quantia em dólares para se sustentar. As situações das protagonistas se invertem e esse ato do calhorda acaba unindo as duas, uma vez que Rafaela se vê obrigada a se mudar para o bairro de Rosemere, iniciando, assim, uma até então improvável proximidade, que resulta em uma forte amizade. A cena em que a mulher humilde ensina a perua (usando um casaco de pele) a fazer compras em uma feira, por exemplo, foi uma das mais marcantes da história, sendo sempre citada ou exibida quando a trama é relembrada.


Aliás, as personagens, embora diferentes em inúmeros aspectos, apresentavam outra semelhança além de terem o mesmo marido: também tinham admiradores. Rafaela era fruto do amor platônico de Montenegro, que sempre soube da armação de Herbert, e Rosemere era o sonho do apaixonado Baltazar (Dennis Carvalho), o xucro marceneiro do bairro. Mas, como já mencionado, a dupla que fez um estrondoso sucesso foi a protagonizada por Marília Pêra e Marco Nanini. Tanto que as cenas deles muitas vezes tinham ótimos improvisos que acabavam indo ao ar. Não por acaso ganharam cada vez mais destaque ao longo da produção e vale lembrar que a trama marcou a volta da grandiosa atriz aos folhetins, após 13 anos ausente (sua última novela inteira havia sido "Supermanoela"em 1974).


A grande virada da história se dá quando Herbert volta ao Brasil após uma cirurgia plástica completa, adotando o nome de Cláudio Serra. E é justamente essa reviravolta que beirou o absurdo, pois saiu de cena Jorge Dória e entrou Raul Cortez. Não há plástica que faça tamanho milagre. Entretanto, a situação não provocou rejeição e o público comprou a trama, que já fazia um imenso sucesso. O desempenho de Raul foi outro ponto que mereceu elogios e o enredo ganhou um novo fôlego com o empresário descobrindo que as suas mulheres viraram melhores amigas e passaram a detestá-lo. Ele acaba colocando como meta de vida reconquistar suas esposas, rendendo ótimas situações. Por sinal, vale lembrar ainda como Rafaela e Rosemere eram chamadas pelo cara de pau: Alfa I e Alfa II. Ao longo do enredo, inclusive, é descoberto que há ainda uma Alfa III: Zilda (Nivea Maria), a melhor amiga de Rafaela.


Além da maravilhosa história central, é necessário mencionar também o núcleo secundário protagonizado por Bruno (Cássio Gabus Mendes). Sobrinho de Baltazar, o rapaz cometia erros crassos de português e era virgem. Ele vivia levando bronca do tio e tinha aulas de português com a professora Mercedes (Patricya Travassos), que se apaixonou pelo aluno. As cenas eram repletas de humor e Cássio conseguiu destaque na obra do pai por mérito próprio. O elenco era bem enxuto e ainda contava com Cássia Kiss, Ângela Figueiredo, José Augusto Branco, Jayme Periard, Neuza Amaral, entre outros, além de ter marcado a estreia da grande Ana Rosa na Globo em uma pequena participação como Madalena.


A abertura da novela merece uma citação especial, pois foi marcada pela ousadia. Ao som de "Pelado", um dos maiores sucessos do Ultraje a Rigor, o modelo Vinicius Manne aparecia com a bunda de fora e isso chocou alguns telespectadores, que exigiram mudanças. A Globo, então, colocou uma folha em cima do bumbum do rapaz no segundo capítulo, mas a atitude também gerou revolta de outra parcela do público. No final das contas, a retaguarda foi liberada e permaneceu na abertura até o desfecho da trama.


"Brega & Chique" foi uma das novelas mais marcantes da televisão brasileira e um dos grandes êxitos do grande Cassiano Gabus Mendes, que escreveu dois anos depois, em 1989, outro grande sucesso: "Que Rei Sou Eu?". O autor veio a falecer em 1993, deixando um legado para a teledramaturgia, tendo o enredo protagonizado por Rafaela e Rosemere como um dos mais lembrados. Finalmente o Canal Viva resolveu reprisar esse clássico.

22 comentários:

chica disse...

Passando pra deixar um abração e desejar ótimo fds! chica

Anônimo disse...

Amo esses pots surpresas no seu blog!

Andie disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Eu to vendo e me decepcionando. Achando chataaaaa...

Unknown disse...

Que saudade da grande Glória Menezes nas novelas, o que será que s globo pensa em não a escalar para as novelas

Anônimo disse...

Cassiano Gabus Mendes, assim como tantos consagrados autores, deixou várias joias da teledramaturgia para seu público fiel.

Guilherme

Anônimo disse...

Sergio você já viu algum clássico inédito que desapontou você? Quais são suas novelas favoritas?

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Chica.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tudo bem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ela nao tem mais condições de ficar uma novela toda, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Deixou, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Alguns já, anonimo... A propria O Clone que amava e agora vejo que foi arrastada ao extremo...Era outra época. Mas listagem de favoritas é mt complicado pq há várias...

Anônimo disse...

BREGA E CHIQUE é muito viciante, que o Viva mantenha esses novelões da decada de 80 porque só assim pra eu acompanhar novela em dia. Anos luz a frente dessas tranqueiras atuais da Globo.

Sydra Marin disse...

Meu homem me largou uma semana atrás depois que eu o acusei de ver outra pessoa e insultá-lo. Eu quero ele de volta na minha vida, mas ele se recusa a ter qualquer contato comigo. Eu estava tão confusa e não sei o que fazer, então eu busco ajuda na Internet e vi um testemunho de como um lançador de feitiços ajuda as pessoas a recuperar seu homem, então eu entro em contato com o lançador de feitiços e explico meu problema para ele e ele lançou um feitiço para mim e me garantiu 24 horas que meu homem retornaria para mim e para minha maior surpresa no terceiro dia em que meu homem bateu à minha porta e pediu perdão. Estou tão feliz que meu amor está de volta e não apenas isso, estamos prestes a nos casar. Mais uma vez obrigado, doutor Azaka. Você é um grande e talentoso lançador de feitiços. Email: Azakaspelltemple4@gmail.com whatsapp em +1(315)316-1521

Anônimo disse...

Há pouco tempo, meu namorado e eu terminamos, fiquei arrasada, entrei na internet e encontrei alguns depoimentos sobre uma apaixonada Dra. Fayosa que ajudou algumas pessoas a trazerem seus amantes de volta, eu pensei que era uma farsa no começo, mas depois lendo mais sobre isso, decidi experimentar, entrei em contato com o Dr. Fayosa para me ajudar a reunir meu ex-namorado e eu e ele me disse que eu deveria esperar meu namorado voltar para mim em 48 horas após o feitiço , No dia seguinte meu namorado me mandou uma mensagem implorando para aceitá-lo de volta, Agora estamos juntos de novo e somos felizes de novo, Se eu não visse esses testemunhos, eu nunca saberia que algo como isso fosse possível, É por isso que decidi para compartilhar meu depoimento para que outra pessoa que precise dele também possa contatá-lo. Sem medo de, scam ou qualquer coisa, entre em contato pelo e-mail: Fayosasolusionhome@gmail.com ou Whatsapp +2348151918774

Anônimo disse...

É um privilégio compartilhar este testemunho milagroso para o mundo. Sou Beth Walters, da Inglaterra. Meu marido se divorciou de mim há 4 meses e estou cheia de remorso por não saber o que fazer para corrigir os problemas com meu marido. Procurei ajuda na internet sobre como poderia conseguir ajuda no meu casamento e descobri ótimos testificadores sobre o FEITIÇO DO AMOR Wealthy que tem sido progressivo com seus feitiços. Entrei em contato com ele e eis que o Dr.Wealthy me disse que vai preparar um feitiço para mim que trará de volta meu marido. Eu estava cético, mas não tinha outra opção a não ser trabalhar com ele. 2 dias depois, meu marido me ligou dizendo que estava voltando para casa e daquele dia até o momento, estamos vivendo em paz. Ele está de volta agora com muito amor e carinho. hoje fico feliz em avisar a todos que este lançador de feitiços tem o poder de trazer amantes de volta e o mais surpreendente é que nosso amor é muito forte agora, todo dia é felicidade e alegria. e Não há nada como estar com o homem que você ama. Eu recomendo o Dr.Wealthy para qualquer um que precise de ajuda. Se tiver algum problema contacte o Dr.Wealthy, dou-lhe 100% de garantia que ele te ajudará !!.

wealthylovespell@gmail.com

Escreva para ele no Whats-app +2348105150446

Jane wembli disse...

Que feitiço maravilhoso e direto que trouxe de volta alegria e felicidade à minha vida depois que eu vi um post sobre como ele ajudou uma senhora chamada Rebecca, decidi contatá-lo para obter ajuda quando eu disse a isso que Deus enviou o homem DR. WEALTHY sobre como meu amante me deixou por 8 meses sem me ligar ou enviar mensagens de texto, quando eu compartilhei esta minha triste experiência com o DR. WEALTHY ele disse que tudo ficaria bem em 5 dias Eu pensei: tenho certeza que o que esse homem está dizendo é real, então eu decidi tentar, e o que mais me surpreendeu no começo, eu também estava pensando que ele não era real Eu ensinei que ele era como os outros que virão e adicionarão dor à dor das pessoas sem saber que há sentimentos, mas para fazer de você um tolo, mas este grande homem DR. WEALTHY nunca é como se o seu fosse para o bem e faria as pessoas serem felizes com quem amam, Estou tão feliz, Mesmo antes dos 3 dias acabei de receber um telefonema de um homem que me deixou há 8 meses dizendo que sente muito e que ele me quer de volta à sua vida fiquei tão feliz, ele me convidou para um jantar que eu quis dizer ele lá e nós dois conversamos e ele disse que quer provar que nunca me deixaria por qualquer outra senhora que ele me contratou e também me fez ter acesso a toda a sua conta estou muito feliz tudo graças a este grande homem DR. WEALTHY um homem que trouxe de volta alegria a minha vida, Por favor, amigos que precisam de ajuda, eu aconselharia e juro que o Dr. DR. WEALTHY é o homem certo e não aqueles falsos que estão online para ganhar dinheiro e não para ajudar aqui é o DR. E-mail privado de WEALTHY. wealthylovespell@gmail.com número do WhatsApp +2348105150446.

Olivia Bolton disse...

Vale a pena compartilhar este testemunho com o mundo. estou aqui para dizer ao
mundo das boas obras do Dr ibinoba. Meu nome é Olivia Bolton sou
do Reino Unido.. Meu homem me deixou e meus filhos por outra mulher mais velha. Isto
não foi tão fácil pra mim.. amo muito meu marido e não perdi
esperança e continuei orando e Deus finalmente respondeu minhas orações...
procurei on-line por um lançador de feitiços para me ajudar a me unir e meu amante
para sempre e vi tantos testemunhos de como o Dr ibinoba
ajudou tantas pessoas online e eu decidi dar-lhe um teste…
contatou-o e explicou-lhe. Ele me disse para não me preocupar que ele
vai trazer de volta o meu homem dentro de 24 horas. Ele consultou seus poderes e
assegurou-me de não me preocupar. Ele fez seu trabalho e lançou o feitiço e para o meu
maior surpresa, meu marido voltou no mesmo dia implorando e
chorando assim como o Dr ibinoba falou. Ele me implorou por perdão e ele
prometeu nunca me deixar por qualquer motivo. Somos felizes e vivemos
juntos como um. Entre em contato agora com a Dr ibinoba e seja feliz para sempre. não
perca a esperança e boa sorte..
WHATSAPP E LIGUE: +2348085240869
E-MAIL: dromionoba12@gmail.com

Rose Marco disse...

Eu nunca acreditei em feitiços até conhecer o Dr Ibinoba, um
poderoso lançador de feitiços que me ajudou a ser uma pessoa feliz novamente. Meu
nome é Rose Marco e eu resido nos EUA. Após 4 anos de quebrado
casamento, meu marido me deixou com dois filhos. Eu senti como se minha vida fosse
prestes a terminar e eu quase cometi suicídio, eu estava emocionalmente para baixo
por um longo período de tempo. Graças a um grande lançador de feitiços chamado Dr ibinoba
que eu conheci online em um dia fiel quando eu estava navegando pelo
internet, deparei-me com muitos testemunhos sobre este
Grande lançador de feitiços como ele ajudou tantas pessoas. ele tem ajudado
pessoas para trazer de volta seu ex-amante, alguns testemunharam que ele restaura
útero, curar câncer e outras doenças, e assim por diante. também me deparei com um
testemunho, era sobre uma mulher chamada Sandra, ela testemunhou sobre como
seu feitiço a fez ficar grávida depois de tantos anos de nudez e
no final de seu depoimento, ela deixou cair o endereço de e-mail do Dr. ibinoba.
Depois de ler tudo isso, decidi tentar e entrei em contato
ele e explicou meu problema para ele e ele me garantiu que em menos
de 48 horas, meu marido vai me ligar e pedir perdão, mas eu
achou que não iria funcionar. Quando ele terminou de lançar o feitiço, o
no dia seguinte meu marido me ligou e ele estava implorando por perdão apenas
como disse o Dr ibinoba. Isso não é lavagem cerebral e depois que o feitiço
foi escalado, percebi que meu marido me ama como nunca antes e
o lançador de feitiços o abriu para saber o quanto eu o amo e como
muito amor que precisamos compartilhar. Estamos ainda mais felizes agora do que antes. Dr
ibinoba é realmente um homem talentoso e não vou parar de publicá-lo
porque ele é um homem maravilhoso. Se você tem um problema e está
procurando um lançador de feitiços real e genuíno para resolver todos os seus
problemas entre em contato com Dr ibinoba agora no whatsapp: +2348085240869

Anonymous disse...

Meus nomes são Ashley Parker, estou aqui para compartilhar um testemunho sobre como o Dr. ibinoba me ajudou. Depois de um relacionamento de 2 anos com meu namorado, ele mudou de repente e parou de me contatar regularmente, ele inventava desculpas de não me ver o tempo todo. Ele parou de atender minhas ligações e meus sms e parou de me ver regularmente. Comecei então a vê-lo com garotas diferentes várias vezes, mas todas as vezes ele dizia que me amava e que precisava de um tempo para pensar em nosso relacionamento. Eu não conseguia parar de pensar nele, então decidi entrar na internet e vi isso muitas boas conversas sobre este lançador de feitiços chamado Dr Ibinoba e eu entrei em contato com ele e expliquei meus problemas para ele. Ele lançou um feitiço de amor para mim que eu uso e depois de 48 horas, meu namorado voltou para mim e começou a entrar em contato comigo regularmente e fomos morar juntos depois de alguns meses. Ele está mais aberto para mim do que antes e começou a passar mais tempo comigo do que com seus amigos. Nós finalmente nos casamos e agora estamos casados ​​e felizes com um filho. Desde que o Dr. Ibinoba me ajudou, meu parceiro está muito estável, fiel e mais próximo de mim do que antes. Você também pode entrar em contato com este lançador de feitiços e resolver seu relacionamento.. WhatsApp:+2348085240869,E-mail: dromionoba12@gmail.com

Maria Dominguez disse...

Com todo respeito a você e seus feitiços, devo compartilhar este testemunho com todos, meu ex-marido não esteve aqui por um ano, fui a todos os lugares e pedi ajuda a outros feiticeiros, mas não houve resultado até que meu amigo me apresentou para o Dr. Robbinson Depois que um feitiço de reconciliação foi feito em mim e no meu marido, finalmente fui chamado por ele. Suas maravilhas fizeram maravilhas, e meu marido voltou cheio de amor. É um milagre! De repente ele voltou com flores dizendo que eu tinha que perdoá-lo, fiquei muito chocada quando meu marido se ajoelhou para implorar perdão e que eu aceitaria. Estou realmente ficando sem palavras e estou feliz que você é Deus enviado por mim e toda a minha família. E agora sou uma mulher feliz novamente. Muito obrigado DR Robbinsson. Para quem procura um círculo de feitiços real, seu contato é
WhatsApp: + 1 2 2 6 7 7 0 5 7 9 5
E-mail: Drrobbinssonspiritualhome @ gmail c o m