sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Trama de Luna é a melhor estruturada de "Salve-se Quem Puder"

A nova novela das sete da Globo está há pouco mais de um mês no ar e já ficou claro que se trata de um besteirol. É uma história bobinha, onde o humor farsesco se faz presente em vários momentos. O objetivo é conquistar o público infantil e há uma parcela da audiência que não tem paciência para esse tipo de linguagem. No entanto, "Salve-se Quem Puder", até o momento, vem se mostrando agradável e despretensiosa. É gostoso assistir. E a trama melhor estruturada é a de Luna (Juliana Paiva), uma das três protagonistas.


A menina é fisioterapeuta recém-formada. Mexicana, é filha de brasileiros e voltou ao Brasil após ter testemunhado um assassinato com outras duas mulheres até então desconhecidas. Luna, Alexia (Deborah Secco) e Kyra (Vitória Strada) viram um juiz ser morto no México e o trio entrou para o serviço de proteção à testemunha. Enquanto o enredo das outras duas ainda caminha com algumas deficiências, o da personagem vivida por Juliana Paiva já desperta atenção, tanto pelo mistério envolvendo seu passado quanto pelo futuro possível romance que viverá.

O enigma envolvendo o abandono da mãe de Luna é bem interessante e desperta teorias. Helena (Flávia Alessandra) nunca superou o trauma da "perda da filha" e não esconde o pavor que sente quando escuta qualquer assunto referente ao México.
Atualmente é casada com o poderoso Hugo (Leopoldo Pacheco) e tem imenso carinho pelos enteados Teo (Felipe Simas) e Micaela (Sabrina Petraglia). No passado, tinha um relacionamento feliz com Mário (Murilo Rosa), com quem teve Luna. Mas sumiu sem dar explicações e até hoje o agora ex-marido não a perdoa. Por isso a menina cresceu sabendo do abandono.

Agora, em virtude do (literal) furacão que passou pela sua vida, Luna ganhou a identidade falsa de Fiona e aproveitou essa oportunidade para procurar a mãe e descobrir tudo o que de fato aconteceu. Achou o endereço do "Empório Delícia", estabelecimento gastronômico de sucesso de Helena, e acabou conseguindo um emprego, após uma confusão ocasionada por ela mesma ---- desmaiou assim que viu a mãe diante de todos em um evento da loja. Não demorou para rever Teo, que a salvou do furacão e ela nunca esqueceu. Chamado por Luna de "anjo salvador", o reencontro marcou uma inversão de posições. Agora foi a mocinha que o salvou quando viu o rapaz caindo da escada. Um clichê irresistível. A química entre Juliana Paiva e Felipe Simas já é perceptível. E o fato do "filho" preferido de Helena ter sofrido uma fratura na coluna, após o gesto heroico durante o furacão, não é por acaso. Claro que Fiona já está ajudando na recuperação.

A personagem ainda tem outros possíveis conflitos bem atraentes. Em virtude do serviço secreto de proteção, Luna precisou largar o namorado (Juan - José Condessa) e o pai no México. Ela e as amigas foram dadas como mortas, mas Juan sabe da mentira e ainda conversa com a amada pela internet. Teo tem uma namorada com sérios problemas de ansiedade e bastante ciumenta ---- Úrsula, vivida por Aline Dias ---- que já odeia a rival. E a dúvida a respeito do caráter de Helena gera interesse. Afinal, ela abandonou mesmo a filha? Foi vítima de uma armação do marido? O que aconteceu de fato? E a parceria entre Juliana Paiva e Flávia Alessandra, já vista na injustiçada "Além do Horizonte" (2013/2014), promete. Vale destacar também o fato de Luna ser a única responsável e madura do trio central. Embora seja a mais nova, é praticamente a "mãe" de Kyra e Alexia.

"Salve-se Quem Puder" ainda está no começo. Há muito enredo pela frente. Mas, ao menos durante esse início, a estruturação de todo o drama de Luna se mostra bem mais trabalhada por Daniel Ortiz. A personagem interpretada com talento por Juliana Paiva tem tudo para protagonizar ótimas cenas ao longo dos meses. Resta aguardar.

18 comentários:

Anônimo disse...

É a mais legal mesmo porque a das outras duas eu acho uma bobajada só.

Anônimo disse...

E ainda tem uma parceria gostosa com Grace Gianoukas. As duas fazem boas cenas juntas. Mas no geral, é uma novela bobinha mesmo, mas é gostosinha de assistir. Até que tô gostando.

(Matheus).

Unknown disse...

A história dela é bem interessante, mas prefiro ela com juan..

Anônimo disse...

Também acho esse núcleo o melhor escrito porque os outros parecem feitos só pra pastelão mesmo.

Anônimo disse...

Juliana está ótima e graças a você Sérgio agora consigo observar melhor o comportamentos desses críticos pedantes que acham que tudo o que é bom é só o que eles gostam. Essa novela tá longe de ser o desastre que eles pintam assim como Amor de Mae tá longe de ser a maravilha que eles garantem.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu gosto de assistir salve-se Quem Puder. É o momento de relaxar em frente a TV. Gosto da Luna, Alexia e principalmente da Kyra. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

L disse...

A Ju Paiva está arrasando como Luna. Amo suas cenas com a Grace e a forma como transmite emoção.

danilo andrade disse...

das três protagonistas, a juliana tá bem melhor e até mais jovem e tão madura (assisti uns vídeos de além do horizonte no globoplay e noto como ela evoluiu), a ju paiva merece uma novela das 9 como protagonista (até porque a simone de a força do querer foi uma figurante).

Anônimo disse...

Alguns ditos críticos deveriam aprender com voce.

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Boa lembrança, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Sim, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Tb acho, L.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Danilo.

Sérgio Santos disse...

Que honra, anonimo.