terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Não se preocupe, você não é ignorante por não gostar de "Amor de Mãe"

A crítica especializada colocou "Amor de Mãe" em um pedestal. É uma obra prima da teledramaturgia, uma novela revolucionária e sem qualquer defeito. Não há problemas no desenvolvimento, clichês inexistem, todos os personagens são ótimos, o elenco inteiro é valorizado, enfim. Também ficou comum a narrativa para justificar a audiência aquém do esperado: o grande público não sabe apreciar uma novela que faz pensar e foge dos enredos escapistas. Ou seja, em outras palavras, classifica o telespectador como burro. Mas não se preocupe, caro leitor, não é bem assim que a 'banda toca'.


A história de Manuela Dias, que estreia como novelista em pleno horário nobre da Globo, tem qualidades? Com toda certeza. O folhetim teve um início maravilhoso e mereceu a avalanche de elogios. A trama de Lurdes (Regina Casé em estado de graça) é a melhor com larga vantagem e move o roteiro. A complexidade de Vitória (Taís Araújo) também atrai, assim como a redenção de Sandro (Humberto Carrão) e a trajetória linda de Camila (Jéssica Ellen) ---- incluindo seu romance com Danilo (Chay Suede). É um folhetim bem produzido e com boas atuações. Todavia, o conjunto está longe de ser excelente e há muitos problemas visíveis.

José Luiz Villamarim é um dos melhores diretores da Globo, mas trata "Amor de Mãe" como uma série das 23h e não uma novela. É preciso inovar e sair do mais do mesmo? Sem dúvida. Todavia, o filtro escuro e amarelado promove um certo desgaste em quem está assistindo. Há uma sensação de poluição visual. E sua ousadia de exibir vários atores que fazem pequenas participações de costas ou mostrando raramente o rosto incomodou.
Além de ser algo frustrante para os intérpretes. É importante ver a expressão do ator. Isso também ocorre em algumas sequências até com os atores fixos. Com o intuito de promover uma impressão de 'realidade nua e crua', muitas vezes o telespectador vê apenas a expressão de um ator diante de algum embate ou situação de emoção. Outro erro é a ausência de 'pausas' na hora dos ganchos ou intervalos. Parece que a cena é cortada do nada. Ao menos a questão dos atores de costas foi corrigida por intervenções da Globo.

Várias tramas não empolgam e há muitos personagens sem carisma que não despertam qualquer interesse. O núcleo focado no meio ambiente, por exemplo, é um dos casos mais explícitos. Todos os ativistas são mostrados como egoístas e mimados, reforçando a narrativa de empresários que não se preocupam com o planeta. Amanda (ótima Camila Márdila) tem como mote a vingança contra o malvado Álvaro (Irandhir Santos) porque seu pai acabou infectado pela substância que a empresa do vilão produz, fruto da época em que trabalhava na PWA. Porém, a menina é insuportável, radical e não se importa com mais ninguém. Vinicius (Antônio Benício) demorou a entrar no enredo e quando chegou já se voltou contra o pai, Raul (Murilo Benício), e estabeleceu um caso com a colega ativista. Mimado, o garoto achou um absurdo o pai compactuar com Álvaro, mas sempre aproveitou muito bem as regalias que teve. Para culminar, acabou assassinado poucas semanas depois. Nem função teve. E Amanda também morreu nesta segunda-feira (17/02), sem ter realizado vingança alguma. Já Davi (Vladimir Brichta subaproveitado) era para ser um ativista mais centrado e responsável, mas abandonou a filha recém-nascida para se intoxicar em uma área poluída pela PWA com o intuito de "denunciar" a fábrica. Ainda se envolveu com Betina (Isis Valverde) em um romance aleatório e que nada alterou o roteiro.

Aliás, a trama da enfermeira era uma das mais promissoras e virou a mais decepcionante. A questão da violência doméstica promovia grandes cenas para Isis brilhar e a personagem era uma das mais dramáticas do enredo. Um sopro na carreira da atriz, tão estigmatizada por perfis mais sensuais ou debochados. Mas a autora assassinou Vicente (Rodrigo Garcia) logo no início e a personagem perdeu a importância. Começou a protagonizar cenas repetitivas de sexo com Magno (Juliano Cazarré) e o casal nunca teve química. Entrou em cena, então, Leila (Arieta Correa), ex do filho mais velho de Lurdes que estava em coma e era cuidada pela enfermeira. A vilã se mudou para casa do pai de sua filha e fez da vida do casal um inferno até conseguir separá-los através de uma denúncia anônima ---- a personagem descobriu que Magno tinha matado acidentalmente o irmão de Betina. Novamente o perfil de Isis acabou deslocado até se envolver com Davi. Agora, em uma nova tentativa de virada, Manuela expôs que Betina é irmã de Álvaro porque sua mãe era babá do empresário. Ele tentou matá-la para não dividir os bens e a irmã vai se vingar. Essa questão abre o debate para outra controvérsia do roteiro: a ligação entre todos os personagens.

Todo folhetim abusa das coincidências que resultam em clichês. Inevitável e comum. A autora soube fazer isso com brilhantismo na série "Justiça", de 2015. Mas ligar uns 15 personagens em uma série de 20 capítulos é uma coisa, ligar mais de 40 perfis em uma novela é outra. No início as ligações empolgavam e provocavam várias teorias em quem assistia. Mas agora virou uma bobagem. Todo mundo tem alguma ligação afetiva ou sanguínea e todos vivem próximos. Se ao menos essa preocupação da escritora servisse para valorizar todo o elenco ainda valia uma ressalva, mas nem é o caso. São vários profissionais que mal aparecem ou têm seus conflitos esquecidos. Érika Januza ganhou um papel ingrato, após seu ótimo desempenho como a juíza Raquel em "O Outro Lado do Paraíso" (2017). Marina é uma tenista que teve um sério problema no joelho, abandonou a carreira para ficar com o amor de sua vida e acabou traída assim que Ryan (Thiago Martins) conquistou a fama. A mulher se resume em dar ataques histéricos de ciúmes. Por falar em histeria, Letícia Lima vem protagonizando as mesmas cenas desde novembro: Estela é uma neurótica que se apossa de todo homem com quem se envolve e transforma a vida da pessoa em um inferno. Fez com Raul e depois com Álvaro. Sua função é essa.

E o que dizer de Clara Galinari, uma das gratas revelações de "Espelho da Vida" (2019)? Brenda mal abre a boca ou aparece. A menina foi apresentada inicialmente com uma saúde frágil, mas ao longo dos meses nada mais foi falado e a criança praticamente desapareceu. O núcleo protagonizado por Milhem Cortaz e Débora Lamm é outro desperdício. O casal perfeito que entra em crise e se separa nunca rendeu cenas atrativas e quando o tema "vale-night" entrou em discussão tudo naufragou de vez. Malu Galli é uma atriz extraordinária e deu show no início da novela e nas cenas da morte do filho Vinícius, porém, Lídia perdeu a relevância quando começou um caso com Tales (Alejandro Claveaux). Ainda sobre o desperdício de atores, vários acabam descartados, vide Wesley (Dan Ferreira). O único policial honesto da novela estava crescendo com a investigação sobre o verdadeiro assassino do irmão de Betina, mas acabou morto por Belizário (Tuca Andrada). E nem tinha descoberto nada. Sua morte também não provocou virada alguma no roteiro. Até Nanda Costa, muito bem na pele de Érica, perdeu o destaque. A filha mais marrenta de Lurdes era um dos pontos altos da novela, mas seu relacionamento com Raul estagnou e não havia mais conflito. Nem mesmo quando terminaram houve uma nova guinada na vida da cabeleireira.

A impressão é que a novela vem contando várias histórias que perdem o fôlego no meio do caminho ---- alguém ainda se comove ou interessa pelo aneurisma mortal de Thelma (Adriana Esteves)? ---- e tem como único trunfo a trajetória de Lurdes. Porque a mais carismática e querida personagem da trama é a única que tem uma saga sendo exposta. Não é por acaso que até agora nada foi contado sobre o paradeiro de Domênico, seu filho desaparecido ---- ignorando a obviedade de ser Danilo, claro. Tanto que Ravel Andrade entrou recentemente para viver um novo "falso filho" para enganar Lurdes. Até mesmo a trajetória de Sandro, outro ótimo perfil da trama, teve sua importância reduzida. O rapaz tinha excelentes cenas quando estava no núcleo da personagem de Regina Casé, todavia, acabou apagado quando entrou no núcleo de Vitória. Suas cenas iniciais com Taís Araújo foram maravilhosas, mas ficou nisso.

A derrocada da poderosa advogada foi outro ponto de difícil aceitação. A controvérsia envolvendo a caminhada de Vitória sempre atraiu. Afinal, era uma mulher íntegra que ganhava a vida defendendo um criminoso. O seu rompimento com Álvaro foi um esperado momento, mas não fez sentido ficar pobre por conta da milionária multa contratual. O único bem que a mulher adquiriu em toda a carreira foi um apartamento de luxo na zona sul do Rio de Janeiro? E precisou se mudar para São Cristóvão e andar de ônibus? Parece que vida simples e humildade são requisitos vitais para ser íntegro na história, pois Raul tem seus momentos nada louváveis ----- vide a demissão da empregada para acabar com a amizade de sua então namorada. Se é rico, já não presta muito.

Mais um ponto que merece citação é a propaganda enganosa. Autora e diretor deram várias entrevistas antes da estreia garantindo que a novela não teria vilões. A vida seria a vilã, o que acontece claramente na atual "Éramos Seis", exibida às 18h. Porém, isso nunca existiu. Álvaro sempre se mostrou um tipo maniqueísta e nada sutil: empresário corrupto, polui o meio ambiente, tem amantes, é aliado de um miliciano e mata inimigos. Ainda usa um estiloso cachimbo. Só falta um corvo no ombro. Nada contra maniqueísmo, sempre bom lembrar. Mas há vilão, sim. E Irandhir Santos está impecável no papel. Que ator extraordinário. Além do poderoso dono da PWA, há o sanguinário Belizário e a mau-caráter Leila. Vale até mencionar os que foram mortos logo no começo, como o irmão chantagista de Thelma, vivido por Júlio Andrade, e o já mencionado Vicente. O que não falta é malvado.

"Amor de Mãe" não é uma novela ruim, ainda mais sendo a primeira novela da Manuela Dias. É um produto honesto. Entretanto, fica visível a intenção de apresentar um mais do mesmo com um verniz para parecer algo 'cult'. O festival de elogios da crítica não é por acaso. Tudo que é apresentando com uma espécie de disfarce mais refinado ganha um olhar benevolente de parte dos jornalistas ou especialistas. E você, caro leitor, não precisa ter vergonha de admitir que acha a trama cansativa, chata ou desinteressante. Isso não transforma ninguém em intelectualmente inferior. A história, como ficou bem detalhada neste texto, realmente tem problemas evidentes e nada tem a ver com ausência de núcleo cômico. Você não é ignorante por não gostar.

61 comentários:

Anônimo disse...

SÉRGIO DO CÉU!!!!! TO CHOCADA!!!! QUE TEXTO!!!!!!!!!!!!!!!!!! O AFRONTE!!!!!!!!! KKKKKKK

Eric disse...

Nossa, eu tenho que confessar que normalmente eu não concordo com as suas críticas, mas dessa vez você foi perfeito e conseguiu enumerar cada um dos problemas de Amor de Mãe. É incrível como a maioria dos críticos fecha os olhos pra todas essas situações, só pela novela ter uma embalagem "cult".

Bruno disse...

eu entendo que tu possa não gostar Amor muito dede Mãe, porém é evidente sua mãe vontade com a novela desde ANTES dela estrear.. a novela ainda tava em andamento e tu dizia que não tava empolgado (sendo que agora tu tá todo ansioso e pomposo com a novela da Lícia Manzo que AINDA VAI estrear).. é notório demais que tu baba ovo dos seus autores favoritos mesmo antes de estrear, e que tu tem sim um ranço da atual novela das nove.. não faz sentido tu criticar tanto essa novela sendo que tu ficou 7 meses só elogiando novelas como A Dona do Pedaço e O Outro Lado do Paraíso, que tinham problemas muito mais visíveis.. e não, eu não sou um "Manueler super fã", eu acho sim a imagem de Amor de Mãe escura demais e amarelada, também não gosto do núcleo da Miranda.. eu só acho que é um pouco contraditório e até hipócrita tu criticar TODO santo capítulo as coisas que te incomodam e quase nunca ter criticado tramas muito mais problemáticas.. E mais um ponto.. esses dias tu chamou a novela de Flop de Mãe, só por conta da audiência (que está estabilizada nós 30 pontos, que é a meta), porém tu nunca achou Espelho da Vida (ótima novela) de Espelho do Flop, sendo que a novela tem a 3ª pior audiência da história do horário.. é coisas assim que deixa sua crítica um pouco recheada de na vontade, entende?? eu não tenho nada contra você, te acompanho faz muito tempo.. gosto muito de algumas opiniões suas, só que dessa vez tu mostrou pra valer que quando a novela é de um autor querido seu tu passa pano e crítica só algumas vezes pra dizer que criticou, e quando não é tu mete o cassete o tempo todo ..

Gustavo disse...

Concordo, em partes, com muitas dos defeitos elencados. Outros já considero má vontade mesmo, Sérgio. Como espectador, não acho que as tramas vão se esvaziando. Manuela claramente escreve a sua trama, portanto os seus núcleos, usando do expediente do rodízio, onde as tramas se iniciam e se encerram rápida ou abruptamente para que novas tramas nasçam. E assim repetidamente, haja visto que os fios condutores da trama, que são assumidamente clichês (a busca de Lurdes pelo filho, o aneurisma de Telma, etc.) cansariam rapidamente. Sobre a trama de Betina e Magno viverem 'na cama', dispensa até comentários, afinal, havia um casal 'aclamado' com as mesmíssimas cenas na novela anterior, que, pelo visto, não lhe cansava, né. Amor de Mãe tem seus defeitos, como você destaca no texto, mas é, efetivamente, a melhor novela das 21h desde A Força do Querer. E falo em relação à história mesmo, ao texto, aos atores muito bem escalados, às atuações vibrantes, ao texto, à fotografia, à trilha sonora e à direção. Enfim, a obra, pelo conjunto, é empolgante, e possui mais qualidades que defeitos. Negar isso é uma desonestidade intelectual que eu jamais me prestaria a compartilhar.

Anônimo disse...

A melhor crítica que eu já li sobre essa novela. Os jornalistas que se acham muito superiores intelectualmente deveriam ler porque é um soco na cara bem dado.

Yasmin disse...

Bruno, seu argumento cai porque o Sérgio é só elogios para Eramos Seis e quem escreve não é favorita dele e tem elogiado Salve-se Quem Puder e ele odiou Haja Coração do mesmo autor. E agora? E Sérgio, parabéns pela crítica PERFEITA!

Anônimo disse...

Eu tentei assistir essa novela várias vezes, mas depois do primeiro mês, eu fui largando de mão, seu texto explica muito bem o problem da novela, eu nunca me apeguei a novela, as tramas nunca me despertaram algo (tirando lurdes e sandro), sempre tive a sensação de que a novela era incompleta, sabe? Que estava faltando algo, falta alma na novela, falta aquela coisa do folhetim onde vc se apega aos personagens, as tramas, eu li uma critica do Nilson Xavier e a achei tão equivocada, uma novela arrastada, cheia dos cliches (e nem sempre bem feitos), histórias que perdem a força ao longo da novela, a maioria dos personagens são um pé no saco, sem carisma algum (a patotinha do twitter pode defender o tanto que for mas a Betina é um dos piores papéis da Isis, coitada não merecia isso, a trama da violência domestica poderia e deveria ter rendido mais)...

Eu não sei se a Manuela prometeu algo com essa novela, ou se era só expectativa por causa de Justiça, mas fica claro que essa trama atual dela é super fraca pro horário, talvez funcionaria melhor com menos núcleos e menos caps, no horário das 11... fico feliz de ver que não sou o único que acha amor de mãe um saco, novela fraca que endeusam tanto só por suceder o walcyr, e essa é a verdade, queria ver se amor de mãe tivesse vindo depois de uma novela feito 'A força do querer' se teria tantos elogios... quer tirar a prova do quanto amor de mãe é uma novela fraca? Assim que acabar em Maio, vai se passar algumas semanas e ngm sentirá falta, falará sobre, amor de mãe jamais entrará pro hall de novelas iconicas da Globo, duvido ser reprisada no 'vale a pena ver de novo' em alguns anos...

Nich

Anônimo disse...

Não sei se você teve essa impressão, muitos relatam que o complot de amor de mãe deve tudo ao Maneco. mas acho que é a referência errada: a novela é um aguinaldo puro, com o cinema nacional dividido entre a Senhora do destino e Duas Caras. o bebê vendido (DC), a mãe nordestina que o procura e com um tapa de filhos (SD), o caráter de tais araujo mais do que a Helena que deveria ter sido sem ter sido (vivir a vida)é o de yara personagem da helena ranaldi em SD com a inseminação e até o plot da falência, ela até teve um caso com ryan o plínio de amor de mae, o triângulo de Lurdes lembra dirceu e giovanni de SD, que o plot de tomada da escola era de DC https://m.youtube.com/watch?v=jZG1VJA4Xrk, a mudança climática era bastante Tieta, Até Adriana Edteves parece ter a chance de jogar pela segunda vez depois da Avenida uma Nazare. Eu acho que os "críticos", porque há muitos no campo, na minha opinião, buscam exaltar Manuela com a nossa maior referência (Maneco), a par de Gilberto. E quando Licia chegar, será a mesma coisa, embora eu veja a semelhança mais justa no caso da Licia.

Gabriel Alemão disse...

Na minha visão, novelas servem exclusivamente para distrair nós, povo brasileiro, das dificuldades do dia-a-dia e das caoticidades do atual cenário político do país. Por isso nunca me importei de fato se a novela tem qualidade/aclamação crítica ou não, ligo a TV para ver alguma coisa que me PRENDA e me provoque alguma coisa senão indiferença.
Mesmo com seus erros evidentes e os massacres chatos dos críticos, eu AMAVA A Dona do Pedaço justamente por isso. Eu particularmente jogava o nome da novela no google quase todos os dias rezando pra Kogut ter vazado algum spoiler dos próximos capítulos, sentimento esse que eu ainda não tive com Amor de Mãe.
Concordo com todos os seus pontos Sérgio, o filtro escuro é desagradável, ganchos sem pausa não me descem e as várias coincidências não trama são questionáveis.
O plot do vale-night foi o PIOR DOS TEMPOS, ridícula, vergonhosa, uma forçação sem senso nenhum.
Muitas noites não liguei a TV por acreditar que não perderia nada. Essa última semana recém a trama conseguiu me despertar alguma curiosidade.
Em suma, espero e acredito piamente que a novela vai melhorar. Mas como você mesmo citou no começo, a trama TEM SIM seus destaques. E apesar dos pesares, acredito que você não precisa só descer a lenha no Twitter todo santo dia. Enfim, o perfil é seu, eu sei. Mas a novela também não é essa aberração que você faz parecer em alguns tweets. Não leve a mal, it's just opinion.
Abraços, Gabriel

Anônimo disse...

Sergio força de um anônimo, eu respeito e apoio você, você não pode vender sua opinião crítica. Nem todo mundo acredita que a Avenida Brasil é ótima e seus motivos terão pra isso. Em uma democracia, é necessário entender que as críticas das críticas van alem de meros haters e fãs, o problema de muitos que lêem você e ex-seguidores é que eles não entendem que a opinião é subjetiva e são levados à mesa de discussão para testar a probabilidade ou qualidade implausível de um produto. Dentro do plano de valores, como me deixa com raiva quando pensam que compraram Walcyr, não suportam nada além do que pensam. Por amor (para minha restrição), tornou-se ao longo do tempo o novo Roque Santeiro e Vale Tudo continue o mesmo, porque foi revisitado de diferentes olhos e gerações. Adoro sua análise, porque você expressa sua própria opinião a respeito, sem se importar. Claro que nem sempre eu concordo, mas há subjetividade.

danilo andrade disse...

sérgio, parecia que tava falando comigo, eu larguei amor de mãe por tudo isso, existem novelas e existem séries, mas é preciso diferenciar as coisas: novela é novela e série é série e novela com cara de série não dá, deu certo com avenida brasil porque prendia a atenção, já essa novela não dá, me incomoda a câmera parada, falta de closes e outros truques de câmera que funcionam em uma minissérie, nunca em uma novela, também tem a falta de congelamentos que também funcionam em uma série, mas não em uma novela (tem vezes que o capítulo termina do nada), fora o fato de ser uma típica novela "cabeça'' (ou cult como preferir), pode ser até elogiada pela crítica, mas a bem da verdade é que o público (em especial o povão) não comprou esse universo cinematográfico da manuela dias, a dona do pedaço era uma porcaria e mesmo assim era mais assistível, já essa não, outro problema da novela é que falta emoção nas cenas, a morte do vinícius antes mesmo de largar a novela foi bonita, mas é raridade, e emoção éramos seis e até salve-se quem puder (a trama da luna) tem de sobra, a amor de mãe poderia ser mais interessante caso a trama fosse mais centrada na lurdes em busca do filho desaparecido (razão essa porque senhora do destino fez sucesso), até porquê a thelma e a vitória não me prenderam, são muito chatas, adriana esteves e taís araújo são ótimas atrizes, mas suas personagens não tem o mesmo peso de protagonismo da regina casé que tá bem melhor, enfim, é tudo que penso sobre amor de mãe, que venha um lugar ao sol e espero uma novela com cara e alma de novela, por enquanto me emociono com éramos seis e me divirto com salve-se quem puder, abraços.

Anônimo disse...

Sérgio, só de ler o título deste texto recém-escrito por você já senti uma vontade de elogiá-lo antes de ler cada parágrafo. "Amor De Mãe" de fato não é uma novela ruim, mas não merece todo o prestígio que vem recebendo por parte de alguns críticos, tratando-a como se fosse uma reinvenção da roda na história da teledramaturgia, pois realmente o folhetim não oferece nada de inédito em seu conteúdo. É repleto de clichês (ainda que haja quem o considere "conceitual") e atores e atrizes subaproveitados pela construção débil por parte da autora de perfis nada carismáticos. O crítico Nilson Xavier diz que ""Amor De Mãe" é a novela com cara de cinema que o público ainda não sabe que quer". Sinceramente, eu trocaria o "que" antecessor do verbo "querer" na frase por "se", pois não considero benéfico fazer um híbrido de formatos dramatúrgicos e a intenção do(a) autor(a) com sua obra pode se perder se adotar tal recurso. Até os poucos números musicais que conferiam um tom por vezes teatral para "Orgulho E Paixão" (2018) eram válidos, pois o produto em sua essência remetia a contos de fadas e a maioria do que era inserido nele enriquecia o conjunto geral. "Amor De Mãe" demorou para ser confirmada na fila de novelas das 21h15min a serem exibidas, e havia até a possibilidade de ser transformada em uma supersérie das 23h, mas como a faixa foi novamente excluída da grade de programação da Rede Globo (embora a maioria das produções dessa faixa horária não me despertasse interesse, ela não precisava desse tipo de tratamento), a tarefa tornou-se mais difícil para a autora Manuela Dias, o diretor José Luiz Villamarim e o restante da equipe, pela inexperiência em produzir obras na faixa mais nobre da emissora. Acho que o único atrativo de "Amor De Mãe", além da excelente trilha sonora, é descobrir os nomes das 155 mães que terão aparecido nos créditos finais de cada capítulo até 22 de maio próximo (entre eles o de Mariana Lima, que, se bem me lembro, está confirmada no elenco de "Um Lugar Ao Sol", a novela de Lícia Manzo que substituirá a "Amor De Mãe" na faixa das 21h15min a qual desejo acompanhar na íntegra). De resto, nada me prende a "Amor De Mãe".

Guilherme

Anônimo disse...

QUEM NÃO LACRA,NÃO LUCRA.

Anonimo disse...

Eu sempre tive a impressao que voce nao andava empolgado com amor de mae, visto que ate agora poucos textos sobre essa novela voce tem escrito. E vendo seu texto Isso se confirma.e quanto as cenas de pegacao de betina e magno, na novela anterior a vivi e o chiclete tambem so viviam disso.

Anônimo disse...

Vivi e Chilete tinham química e a torcida do povão. Esses dois são ÁGUA DE CHUCHU E NINGUÉM LIGA!!!!!!!

Anônimo disse...

Faltava alguém com coragem pra dizer verdades sobre essa novela. Obrigado por isso.

Anônimo disse...

Espero que tenham gostado e servido o meu post de recomendação do site Brasilescopio.

Anônimo disse...

Para ser sincero, não posso negar um ressentimento ao comparar o que você diz sobre a ADM com o anterior. Eu realmente acreditava que muitos de seus tweets não apenas contra o amor eram ressentimentos, pois agora olhando eu vejo tudo isso é sobre o excesso de críticas a ADDP e a falta de críticas a Amor..., antes de sua estréia, o próprio Mauricio Stycer disse que a chamadas de A Dona o fazem ficar com a saudade do o sétimo floop, sem contar como uma acusação de plágio a OOLDP em seu post antes da estréia, esquecendo que Vale Tudo é Mildred Pierce ou Celebridades é All about Eve, e Nilson Xavier até que usou o termo walcyr para se referir negativamente à coisa forçada que viu que sandro era filho vendido de raul e vitória. Isso demonstra uma falta de profissionalismo que deixa um pasma. Walcyr se tornou o que parece ser ressentimento pessoal em sinônimo de horror, o que me horroriza pessoalmente. Vi uma entrevista na roda em que aguinaldo disse que os autores têm medo de fazer novelas e começaram a fazer antinovelas, os críticos não parecem ser diferentes, mas lidar com o gênero que devem criticar começou a irritar tudo o que o gênero lhes oferece. Saudade de críticos como artur da tavola que pelo menos fez critica com mais classe a o gênero.

PD: Não quero dizer que Walcyr não mereça muitas de suas críticas por seu texto esquisito, mas torná-lo a entidade maligna ao tomar como exemplo outra novela que não é sua é demais.

Vinicius disse...

O problema de Amor de Mãe está no que os críticos acham dela. Gente, é só uma novela! Embaladinha com fotografia de série, mas é uma novela. Todos os clichês possíveis de serem usados em uma novela estão lá (a mãe sofredora, vilões, romances e troca de casais, dúvidas sobre maternidades e paternidades, vinganças etc). A audiência está num crescendo, o público está embarcando. Acho que a trama tem todas as qualidades de uma boa novela das 9.

Anônimo disse...

Sérgio, aquele seguidor que morre de inveja de voce é bloqueado e começa com T sentiu o soco do seu texto e tá até agora dando piti. Bem que vc disse que os chiliques viriam. HAHHAHAHAHHAHA

Anônimo disse...

Um texto excelente e preciso. Você foi certeiro e até me surpreendi com a quantidade de gente te apoiando. O texto pareceu libertador mesmo. E concordo com o comentarista que falou da falta de imparcialidade de nomes que se acham relevantes como Mauricio Stycer e Nilson Xavier que menosprezam o Walcyr de forma baixa e classificam tudo de ruim como se fosse sinônimo do nome do autor. Por isso entendo quando o Sérgio fala que todo crítico tem suas preferências. A diferença é que você não finge, Sergio.

Anônimo disse...

Poxa, Sérgio, aonde estava esse espírito crítico enquanto a péssima A Dona do Pedaço era exibida?

Anônimo disse...

Essa novela nunca me enganou. Desde que saiu a sinopse notei de cara que não tinha trama alguma. Lurdes procura o filho desaparecido (Alguma semelhança com Senhora Do Destino? Claro que não, uma novela original dessas), tá, isso rende uma novela, embora viva no plot cíclico de toda semana ela encontrar um Domênico falso. Thelma teria um aneurisma, e…? E nada, é só isso mesmo. Fico chocado como alguém tem a cara de pau de escalar a Adriana Esteves pra não fazer nada a novela inteira. Nem passar mal por causa da doença ela passa, e a trama dela com o filho e a nora absolutamente ninguém se importa. Vitória era a que mais tinha profundidade e particularmente é a que mais gosto, embora ela não tenha fio condutor algum. Largou Álvaro, ficou pobre, se envolveu com Raul… Parece que ela vai vivendo o que a autora pensa na hora e pronto. O grande sonho dela de ser mãe se perdeu pq do nada ela ganhou TRÊS filhos. Os filhos da Lurdes dispensam comentários, um pior que o outro. Todos chatos e sem carisma. Érica nem trama tem, é uma avulsa no enredo. Ryan é insuportável e coitada da Januza nessa trama. Camila é um perfil surreal, parece que foi criada pros adolescentes do Twitter. Magno é o único com trama, e uma trama horrorosa. Aquela vilã tem o carisma de um chuchu azedo. E Betina é o pior papel da carreira da Isis. Essa reviravolta dela ser irmã do Álvaro é uma das coisas mais estapafúrdias que já vi. Mas tem gente que jura que essa conexão é genial ou que a autora tinha isso em mente desde a sinopse. Os núcleos paralelos são ainda piores. Ninguém tem um pingo de carisma, um grande enredo ou humor. Ou são figurantes ou tão atrás de vingança. Já percebeu a quantidade de vingativos nessa bomba? A autora gastou três meses na vingança da Amanda pra personagem morrer sem se vingar. Isso chega a ser um desrespeito com o telespectador. Pior é que o elenco é ótimo, muita gente foi enganada achando que pegaria o papel da sua vida por estar numa novela cult com filtro de série mas a verdade é que meio mundo figura ali e exceto a Regina Casé, essa novela não vai acrescentar nada no currículo de ninguém. E sim, eu achava A Dona do Pedaço um lixo, mas ela me fazia rir às vezes pelos absurdos (que não eram poucos). Essa nem pra isso serve. Não diverte pelos motivos errados, nem emociona pelos motivos certos, pq o pseudodrama dela que os críticos juram que é algo de outro mundo é a coisa mais rasteira do mundo, dramalhão mexicano dos tempos de Janete Clair.

Gus

Anônimo disse...

Para ser honesto, estou bastante empolgado com o enredo, mas percebo que muito do que a novela está alcançando nos últimos dois meses foi quebrando sua proposta inicial de não ter um vilão, Alvaro parece Lex Luther com tudo e careca. Fazendo planos diabólicos que extraíram o livreto para um melodrama e sofreram princípios e cheios de barra pesada. Álvaro salvou o enredo na minha opinião e se opõe a um conflito de quadrinha muito interessante. Hoje, por exemplo, descobriu-se o corpo do irmão de Betinha. Lendo um tweet de Mauricio Stycer da UOL que diz "Álvaro chorou ao ver Verena cantando no bar. Ou" vilão "tem coração # AmorDeMãe" 02/02/2020 soou como que era uma novidade em telematurgia, no sangue bom o caráter de Sophia Charlotte era muito mais complexo. Por outro lado, a coisa mais importante no seu título é atacar os críticos que acreditam que o público é um burro e não sabe o que ele quer ver, e são os inquisidores ou os rabinos que precisam me dizer o que devo fazer. Nossa, como se o público não voltasse a perceber as inconsistências dos produtos usando o bordão "é uma novela", eles são os tolos que acreditam que acreditamos em todo, se às vezes nem acreditamos ne no Jornal Nacional. A crítica não sabe como dói que nossos gostos sejam tratados como trouxas, em suas algas concebem quem não gosta do produto não tem o reino dos céus e viu críticos lançando frases incríveis para seu público. É uma pena que eles se tornem alfabetizados com sua altivez. É necessário baixá-los do pedestal onde foram carregados POXA.

Anônimo disse...

Lendo o comentário anterior, acho que a vilania de Álvaro merece seu próprio postagem, para depois. Quem sabe se lendo sua postagem o autor não resolve fazer uma redenção no personagem. E tudo foi temporário. Manuela fará Álvaro descobrir quem é o filho da Lurdes e ajudá-la. Tudo é possível. Caso contrário, faça sua postagem.
título recomendável: O "Vilão" de
Amor de Mãe é a "Vida" pseudônimo Álvaro: vilão maniqueo.

Anônimo disse...

Acho a novela boa, mas nada mais do que isso

Anônimo disse...

Regina Casé novamente interpretando pela 100000000x a nordestina sofrida. afff

Leitora disse...

Caraca! Li esse texto ontem e tô surpresa com esse monte de comentários em tão pouco tempo.
Já aviso que a exemplo de muitos meu texto tbm será grande.
1: Eu não assisto Amor de Mãe. A estética me incomoda. Segundo eu acho o horário ótimo pra fazer uma leitura ou simplesmente outra atividade. Mas eu não moro sozinha, então aqui em casa tem quem veja, porém não acompanham. Assistem hj e depois só daqui três dias e segue o baile. Já aconteceu deu passar em frente a TV na hora e ver uma ou outra cena. Enfins como eu digo "por tabela" mas não sigo. Então fica até difícil dizer qualquer coisa sem ter um embasamento profundo, mas vamos tentar.
***
Em minha humilde opinião arte é uma coisa subjetiva. Não vejo as pessoas que não apreciam ADM como burras ou ignorantes. Muito da nossa relação com a arte seja ela qual for está intrinsecamente ligada as nossas experiências de vida. E cada um possuí aí uma interpretação sobre o que lhe agrada e o que não lhe agrada.
A arte ela é uma fonte de entretenimento sim, mas ela tbm serve como fonte de reflexão, questionamento, protesto. (Embora eu ache alguns protestos sem sentido e deploráveis. Mas eu não vou entrar nesse mérito pq não é o foco) a grande maioria do público busca o que qnd vai assistir uma novela? Entretenimento. Diversão. Lazer. Se no meio disso tudo houver uma reflexão, um questionamento e etc. Ótimo. Desde que não seja algo tendencioso. O que eu particularmente acho meio difícil.
Enfins acho que esse ponto ficou claro. Qnd pensamos em uma história vou usar esse termo pra me referir a uma obra que tenha texto, personagens, enredo, desenvolvimento. Claro que a novela é diferente da série que é diferente do filme, mas todos possuem esses detalhes em comum. Texto, enredo, personagens, desenvolvimento. E o que eu noto na grande maioria das pessoas que acompanham uma novela, por exemplo, o texto pra elas tem um peso menor. Vou dar um exemplo aqui que muitos estão falando. Walcyr Carrasco. Eu já falei antes em outra ocasião o texto do Walcyr é cru. Rasgado. Não é um texto esteticamente bonito. Mas muitas pessoas ainda que notem todo esse detalhe não se incomodam com ele. Pelo simplesmente fato de que o WC consegue prender a atenção. Primeiro suas histórias não costumam ser monótonas vira e mexe alguma coisa acontece, ou seja, desperta a atenção. Logo desperta o sinal de alerta que é algo comum no ser humano por uma questão de sobrevivência. Segundo as novelas dele trazem a comédia pastelão. Lembra da questão do entretenimento? Os personagens dele são cativantes. São personagens com quem o público de algum modo se identifica, torce ou sente raiva. Eles despertam emoção e somos feitos de emoções.
Entretanto sim as obras de Carrasco possuem furos. Muitos furos. Não são perfeitas podem ser sucesso de audiência, mas estão longe de serem espetaculares. Então porque as pessoas apreciam tanto? Justamente pelas razões que citei acima. Eu avalio as histórias que acompanho tanto com a razão quanto com a emoção. A maioria das pessoas avaliam com a emoção. Só com a emoção. O sentimento provocado ali no momento.
***
Vou continuar comentando no próximo comentário pq ainda temos muito pra falar.

Anônimo disse...

Meu raking atual
O Clone
Cabocla
Bom Sucesso
Éramos Seis
Amor de Mãe
Avenida Brasil
Selva de Pedra

Leitora disse...

PS: Eu realmente estou frustrada pq fiz um textão sim. Mas um textão até que bom. Porém não foi aceito pq ultrapassou certos limites. Eu editei. Corrigi. Cortei. Escrever é cortar e não adiantou. Talvez depois com calme eu retorne pra falar tudo de novo. Raiva me define.

Marcos Vinícius disse...

Sérgio obrigado por dizer que não preciso ter vergonha de admitir que acho a trama cansativa, chata ou desinteressante, pq é exatamente isso que eu acho hahahaha. Na minha opinião a trama é chata, não consigo achar nada interessante nela, nenhuma trama nem nada. Mas o ruim de dizer isso é que, como vc mesmo apontou, logo dizem que você é ignorante ou que prefere uma trama mais mastigada ou qualquer outra coisa do tipo. As pessoas desqualificam outros profissionais (como por exemplo Walcyr) para exaltar outros, sendo que cada um tem o seu próprio estilo narrativo, o que sinceramente é muito ruim.
Eu por exemplo não gostei das duas últimas novelas do Walcyr, mas não o considero um autor ruim pq como vc já apontou diversar vezes, ele dá oq o público quer, e ok sabe. Agora se vc fala q n gosta de amor de mãe logo vem gente falando q vc prefere o Walcyr ou qualquer outro autor q faça uma trama " q n precise pensar " oq é um pensamento ridículo desses fãs da manuela.
Bom, mas é isso, adorei sua crítica ^^

Anônimo disse...

Sérgio, MUITO OBRIGADO POR ESSE TEXTO. De verdade, nunca entendi essa bajulação toda da crítica pela novela. ADM é boa, mas tem seus furos como toda novela e particularmente não acho essa oitava maravilha do mundo como pintam. No máximo a trama da Lurdes me chama atenção e só.
Outro ponto é justamente o "atestado de ignorância" que dão à aqueles que não gostam da novela. E mais ridículo ainda é o desmerecimento ao Walcyr como argumento para criticar quer não gosta.
Não apenas dos Manuelers quanto da própria crítica, que utiliza o nome dele como adjetivo para coisa ruim, isso chega a ser doentio.
Enfim, ignorante e elitista é quem não aceita opiniões diferentes a sua e ainda fazem achincalhe disso (Aquele Bosth*l@ys por exemplo). No mais, aguardo ansiosamente pela estreia de Lícia Manzo no horário nobre em maio.

Unknown disse...

Irandhir Santos é um ator exepcional e Tuca Andrada também está ótimo como Belisario, acho que é o melhor papel dele desde que voltou para globo

Lois Racca disse...

O melhor texto que li sobre a novela. Parabéns, Sérgio!

Anônimo disse...

Muito bom vc ter escrito esse texto, Zamenza! O pau no cu do Nilson Xavier vive endeusando essa merda de novela. Inclusive, ele fica mandando umas indiretas pro autor de a dona do pedaço, como se o próprio se importasse com as bobagens que o teledramaturgia escreve. A propósito, vc viu que amor à vida está cotada para substituir avenida Brasil no vale a pena ver de novo? Aproveitando que estou aqui no seu blog, o que tu acha do Armando Babaioff? Cara, não consigo me desligar totalmente dele. Acho esse ator um cristalzinho da Globo! O único que eu gosto de graça!

Anônimo disse...

Thallysbalm? Esse é um canalha de marca maior. Um vagabundo que só sabe falar do Zamenza. Invejoso, mal amado, recalcado.

Anônimo disse...

Éramos seis é lenta. Save se quem puder é caricata. Amor de mãe não agrada a maioria. Ou seja, nenhuma novela inédita presta. Avenida Brasil, reprise, é a única que acompanho! Quando bom sucesso estava no ar, eu assistia até Malhação pra não perder essa novela maravilhosa. Saudades do Armando Babaioff de vilão carona e sedutor. Muitas saudades. Eu todo dia estou lá no insta da Rosane e do Paulo infernizando os dois pra repetirem a parceria com o Babaioff. Pra mim, só existe um ator na Globo: Armando Babaioff! Estou encantada com a beleza e talento desse homem!

Anônimo disse...

Vc, como fã número um do Walcyr, tem o dever de marcar ele nas postagens do teledramaturgia, vulgo Nilson Xavier! Essa praga só fala mal do autor, até mesmo quando o próprio não está no ar. Ele não só elogia e se delicia com amor de mãe, como tbm usa ela para alfinetar o texto do Carrasco. A próxima cutucada do Nilson pro Walcyr, vc marca ele pro autor vê e fazer barraco! Nossa, mas eu ia amar uma treta dos dois.

Anônimo disse...

Rapazzz, tu não é a praga do Thallysbalm disfarçado de Bruno? Ao meu ver, o Zamenza está certíssimo! Se o desgraçado do Nilson passa pano pra essa novela insossa, o Sergio está no direito de defender as maluquices do Walcyr. Manuela Dias tem muito o que aprender, autora de quinta. Acho que ela deu a xereca pro Silvio de Abreu, só assim pra ele aprovar uma novela fraca dessas!

Anônimo disse...

A dona do pedaço tinha MUITOS problemas, concordo. Mas amor de mãe não fica atrás. A novela é elogiada pelo Nilson. Kkk pelo Nilson? E tbm é elogiada pela patota do twitter que vai na onda desse idiota! Mano, vai se foder, porra! Posso não gostar muito do Carrasco, mas esse Nilson é um idiota!

Anônimo disse...

Discordo, mas respeito, ate porque acho a Érika Januza ruim em a novela que fez com anterioridade e essa de ai agora. A juiz Raquel, promessa que foi perdida, aquele rame-rame de casal com o delegado, e a invenção de Walcyr Carrasco de um novo sistema judicial foi a última gota, para ser sincero. Telma tem agora a trama da gravides do filio e Betina surpreende com o fato de seu envolvimento com o Álvaro, acho que Isis ganhara maior espaço. A autora inclusive parece ouvir as criticas e desfazer o que não ta legal e ela o troca o extermina. Eu acho legal que escute ao povo, e ele quem asiste novela o ao menos ao pequeno grupo de fãns que tem, o IBOPE paga os comercias nê, não a critica especializada. Também estou achando que muito de teus comentários inicias cambiaram ao passo da trama.
Outra cosa ta chata algum dos comentários ao Nilson Xavier na seção de comentários (não você Sérgio), ele não e santo de meu altar e merece muito dos planeamentos chã feitos, mais outros saô baixos demais.

Anônimo disse...

desculpe, eu quis dizer o filho de thelma. revisor de texto.��

Roseli disse...

Sérgio, perfeito o seu texto! É exatamente o que você disse: os críticos especializados colocaram essa novela no pedestal e agora se recusam a admitir que ela tem problemas. E tem muitos, como você bem explicou.
Para mim, incomodou muito o visual e a estética da novela, essa coisa de querer parecer série americana. Ficou um resultado muito ruim. E os personagens não tem carisma, não despertam interesse. É muito cansativo acompanhar essa novela, ela é arrastada. Agora é torcer para que acabe logo e que a próxima seja mais interessante.

Kátia disse...

Finalmente alguém falou a verdade! O rei está nu, rsrsrs.
Todos os críticos fingindo que a novela é maravilhosa, porque ninguém quer ser chamado de burro... Mas você teve a coragem de falar, Sérgio. Concordo contigo, ADM é como qualquer outra novela, tem qualidades e defeitos. E tem vilão, sim... O Álvaro é o típico vilão.
Agora, isso da Amanda querer vingança e depois morrer sem fazer vingança nenhuma, é demais, né? Se fosse o Walcyr Carrasco que tivesse escrito essa personagem, os críticos cairiam matando. Mas como é a Manuela Dias, ninguém fala nada...
Parabéns pelo ótimo texto. Você foi corajoso em fazer essa crítica, que era necessária. Chega de endeusar essa novela.

Anônimo disse...

Onde está aquele coral que cantava as incoerências de A Dona do Pedaço, O que aconteceu com Victória, sua falência é brincadeira, não. Agora vai a ser costureira. KKKKK. Vocês e amado porque você destapa falsidade, e não passa pano. A autora fez um tweet em defensa das críticas da Kogut pelo visto imagina quem a defende, os nenês que não assistiram, dizem, um capítulo da novela anterior.

Anônimo disse...

https://m.youtube.com/watch?v=2Vq_y73eelg

Leitora disse...

Lá atrás eu tinha feito um comentário com o codinome: Leitora. Porém ao continuar o mesmo eu tive alguns problemas e não pude posta-lo.
Como disse antes uma história seja por qual meio for é composta de Texto, Plot, Personagens e etc... Desses o que vejo é que o texto é o que menos pesa para o público digamos comum. Sim ADM tem um bom texto, mas e os personagens? Sim claro que temos personagens que chamam a atenção. Todavia quantos personagens são de fato cativantes? Viúva Porcina, Sr Malta, Carminha, Nazaré, Jamanta, Petruchio... O que todos eles tem em comum? São personagens marcantes. Personagens que cativaram o público. Lurdes é uma ótima personagem, mas será que é cativante? Será que daqui alguns anos será lembrada tal qual os citados acima?
Falando nisso o Plot da mulher que tem seu filho vendido e decide ir a sua procura me lembra muito o Plot da mulher que teve sua filha sequestrada.A questão que fica é: Porque uma fez um grande sucesso e a outra não o faz? Creio não ter uma resposta concreta pra isso. Mas veja bem ainda falando de personagens que cativam eu poderia citar no núcleo principal desse Plot além da já mencionada Nazaré o bicheiro Giovani Improta. Pode parecer pouco o que estou dizendo, mas quando um personagem nos cativa ao ponto de nos importamos com ele como se fosse alguém da nossa vida nos prendemos a trama, especificamente se nos identificamos com ele. É claro que muitas mães e mulheres (separo as categorias porque todas somos mulheres, mas nem todas somos mães) se identificam com Lurdes e Do Carmo. Acompanhamos seus dramas e nos vemos em suas peles. Então de novo qual é o problema? A trama de Lurdes é a principal e a mais interessante, todavia uma trama depende de subtramas. Creio ser aí que AMD peca. As Subtramas não me parecem envolventes, os personagens ali inseridos não nos são atraentes. Pelo pouco que vi muitos personagens ali são chatos. Sim chatos. Outro ponto que muito atrai o público são os casais e AMD pelo que vejo possuí apenas um casal interessante os demais me parecem sem química. As construções me parecem inexistentes.
Vou prosseguir mais abaixo.

Anônimo disse...

daqui a pouco como andam às coisas saberemos quem é o dono do dinheiro que lurdes e thelma encontraram.

TV maníaca disse...

Pra começar, você já começa o seu texto cheio de ódio. Demostrando o quanto você é hater da novela, demonstrando o quanto é igual ao todos que ama tanto criticar. Não vejo a crítico nenhum endeusando a novela. Acompanho a maioria deles,e criticam sim a novela,quando ela merece ser críticada.

Audiência não é sinônimo de qualidade,nunca foi. O povo gosta é de farofa.

Concordo com você, com o bom início da novela, realmente foi ótimo. Lurdes é a mais carismática e cativantes das protagonistas. A complexidade da Vitória é sim muito interessante também.a redenção do Sandro foi um ponto alto também,e muito bonita. A trama da Camila também. É sim uma novela bem produzida e com boas atuações.
Longe de ser excelente é mais uma das muitas implicâncias suas com a novela. E sim,tem problemas visíveis como toda a produção tem.

A direção do Villamarim também me incomoda muito. As coisas filmadas de muito longe,demore com algo na frente como se fosse coisa Amadora é muito horrível. De longe arrisco a dizer deu pior trabalho como diretor. Isso dos atores, não notei,mas claramente desnecessário. As pausas realmente fazem falta.

A novela tem muito personagem realmente. E muitos desnecessários.

Manuela não soube trabalhar bem as bandeiras que quis levantar nessa novela,tanto a do meio ambiente como a da Camila,ficaram militâncias chatas e incoerentes. Professora nenhuma vai pense em erguer uma faixa no meio de um tiroteio,isso não existe.

A função do Vinícius era justamente a morte pro Raul se voltar contra o Álvaro ? Vc vê mesmo a novela ? As vezes não parece.

Também achei não condizente com o Davi a atitude na aldeia. Soou hipócrita no que ele tanto criticava a Amanda e o Vinícius

Engraçado você criticar Magno e Betina quando amava Vivi e chiclete. Então um é maravilhoso porque tem química,o outro ruim porque não tem ? Ou um é bom porque eu do Walcyr (eu não sou hater de Walcyr,amo ele) e o outro horrível porque não é.

O que te incomoda já acho que é das melhores coisas da novela. É um diferencial tudo ser ligado. Colocando a possibilidade de todo mundo se encontrar. Você odeia ( aliás,tudo na novela né ?) Mas pra mim é uma coisa excelente,um diferencial.

As ligações continuam muito interessantes.

Infelizmente o elenco não consegue se destacar mesmo.

Estela realmente é insuportável,e Marina desperdiçada sim.

A doença da Brenda é uma trama mal feita realmente.

E o núcleo Miranda e Mathais um porre

Malu Galli e maravilhosa e merecia a chance como Lídia. Mas perdeu a função realmente.

Também achei o corte de elenco,cortaram os errados,tinha gente muito melhor,ou pior pra cortar.

Érica desperdiçada realmente e o romance com Raul estagnou realmente.

A trama da vitória,me desculpa mas é o que mais tem em novela. Toda personagem poderosa fica pobre do nada como se nunca tivessem tido dinheiro.

Nunca vi essas entrevistas de que ela disse que não teria vilão. Iradhir sempre se rotulou como o vilão da novela. Desde a primeira entrevista, algo não bate ai.

Percebo o que você tenta fazer e quer um conselho. Para. Se você acha que hateando uma novela ( só vejo você comentar pra falar mal) vai conseguir fazer as pessoas verem com que outras novelas além da do Walcyr tem defeitos e fazer o Walcyr parar de ter hater. Você tá muito enganado. Isso só faz as pessoas pegarem mais raiva, não só de você,como do Walcyr. pois vêem que pro Walcyr você passa pano,e pra outros você crítica sem dó nem piedade. Você não vai fazer ninguém enxergar o Walcyr com outros olhos, enquanto rechaça outro autor. É muito melhor o efeito contrário você elogiar com afinco outros trabalhos, mostrando que não é como falam que você puxa o saco dos seus favoritos,e rechaça outros. Agora, você elogiar seus favoritos e rechaçar outros pra fazer verem que não é só o Walcyr. Faz as pessoas terem a certeza que sim. Que você é um puxa saco.

Anônimo disse...

Aqui a entrevista em que Manuela fala do vilão como a vida e cita esporadicamente Cersei como um exemplo de vilão.
https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/mauricio-stycer/2019/11/25/amor-de-mae-autora-e-diretor-dizem-o-que-esperar-de-uma-novela-sem-viloes.htm

Anônimo disse...

Sergio Você tem tantos comentários que acho que terá que colocar as respostas no final de cada comentário e não abaixo, há muita desordem, com tantas mensagens anônimas.

Anônimo disse...

Novamente hoje, teledramaturgia / NX usava o termo walcyr carrasco de forma depreciativa. Nilson não sabe que a única coisa que separa Manuela e Walcyr é a sutileza de seus diálogos, porque o autor é forte e se esforça para continuar com a rima novelada, e não entende que a WC conhece o linguagem da novela e seus clichês e truques melhor do que ninguém atualmente. E com todos os erros do rei favorito globo, resta o resto para sentar e aprender. Apenas um Jose Luis Villamarin (com estética de filme) para distanciar esta novela da anterior.
"essa fórmula do mocinho avisar para o vilão que ele vai ser pego pela polícia é bem Walcyr Carrasco né! #AmorDeMãe
Nem a turma do Scooby-Doo fazia isso!
7:31 p. m. · 3 mar. 2020"
Esse recurso está no universo das novelas antes de Carrasco o descobrisse, si ele não sabe sendo o historiador que resta a gente.

Anônimo disse...

TV Maniaca, Você vê o Sérgio elogiando Éramos Seis QUE NAO É DO WALCYR??? Elogiando Salvese quem Puder QUE NAO É DO WALCYR? O seu argumento é o mesmo dos haters do Walcyr e nao ser se voce percebeu mas vc concordou com quase todo o texto dele e veio falar de crítica cheia de ódio? Então você também está com raiva. kkkkk

Anônimo disse...

Aquele que eu chamo de T fez uma publicação recente, esclarecendo que a ADM é a trama mais vibrante desde a Vale Tudo e cito as duas primeiras tramas de JEC no horário nobre como intermédias de igual exemplo, ele esqueceu por completo que apesar dos defeitos o outro lado do paraíso e a dona de Pedaço eram também vibrante ate ele mesmo falo isso como virtude de O Outro Lado Do Paraíso. https://tvefamosos.uol.com.br/blog/nilsonxavier/2018/04/22/haja-folego-maior-qualidade-de-o-outro-lado-e-a-trama-agil-e-dinamica/
https://m.huffpostbrasil.com/entry/amor-de-mae-novela-acima-da-media_br_5e6153a3c5b601904ea74812?ncid=other_homepage_tiwdkz83gze&utm_campaign=mw_entry_recirc

Sérgio Santos disse...

Gente, obrigado pelos comentários. Dessa vez nao terei como responder um a um pq ficarei até 2021... kkkk

Anônimo disse...

tá bom meu filho, fique com Deus e que ele te abençoe.

Ricardo Orion disse...

Essa novela da sono é um porre! Não deu certo vamos admitir.

Anônimo disse...

a novela é um cu e a Globo não acaba com ela logo por dó da Manuela.

Anônimo disse...

Parabéns Zamenza. Vc é o único que tem coragem de ir contra o manada e falar verdades. Já tinha feito isso em relação a O Outro Lado do Paraiso e agora com Amor de Mãe

Guidaunhas disse...

O que eu não gosto desta novela é o cenário,muito escuro, não tem uma cena em local claro tudo a meia luz fica cansativo este visual.

Guidaunhas disse...

Novela amarela.