terça-feira, 29 de outubro de 2019

Agatha Moreira vive seu momento de maior repercussão e brilha como Josiane em "A Dona do Pedaço"

A responsabilidade de viver uma vilã no horário nobre da Globo é grande, ao mesmo tempo o sonho de qualquer atriz. Muitas profissionais com anos de carreira ainda não conseguiram tal honraria. Mas Agatha Moreira já ganhou essa oportunidade, mesmo com apenas sete anos na profissão (foi revelada em "Malhação - Intensa", exibida em 2012). E a jovem talentosa vem provando que Walcyr Carrasco acertou em cheio quando a escalou para viver a patricinha e assassina Josiane em "A Dona do Pedaço".


A filha de Maria da Paz (Juliana Paes) é uma menina extremamente mimada pela mãe e sempre teve tudo o que quis. Arrogante, preconceituosa e grosseira, a personagem só se interessa por ela mesma e não demorou para estabelecer como meta de vida ser uma Digital Influencer. Objetivo bem condizente com o atual momento da febre das redes sociais, como Instagram, Twitter, Facebook e afins. A razão, obviamente, é apenas fortalecer seu ego com muitos seguidores bajuladores e pouco trabalho. Além de competir com outras jovens ''influenciadoras".

O desprezo por sua mãe é outra característica da personagem. Josiane, que também odeia o próprio nome ("Me chama de Jô" é quase um bordão), nunca encarou com bons olhos a profissão de Maria da Paz, mesmo aproveitando bem a grana que o ofício da boleira gera.
A cafonice da protagonista é mais um ponto que faz a patricinha ter ojeriza. Mas alguns questionam a fragilidade da construção do perfil e a razão para roubar uma fortuna que seria dela. O fato é que quase todos os filhos que são extremamente mimados pelos pais se transformam em pessoas de caráter bem questionável e que não sabem ouvir um 'não'. Ou apenas nascem assim, independente da criação. Impossível não lembrar de Suzana Von Richtofen, que matou os pais mesmo sendo milionária. Por que cometeria um crime tão bárbaro se herdaria tudo no futuro?

O perfil ainda apresenta claros traços de psicopatia, assim como a famosa criminosa citada. Traços que foram reforçados após a surra que Jô levou da mãe. A violenta briga --- que implicou no primeiro recorde de audiência da novela (41 pontos) --- promoveu uma virada da vilã. A filha de Maria virou uma assassina no dia seguinte, após ter sido chantageada pelo mordomo com as fotos de seu caso com Régis (Reynaldo Gianecchini). Josiane nem chegou a planejar o crime, mas empurrou o rapaz para ser atropelado assim que escutou que continuaria sendo chantageada até o fim da vida. E foi embora sem qualquer remorso. A expressão de frieza de Agatha impressionou. Aliás, vale ressaltar o olhar maquiavélico da personagem minutos depois dos tapas que levou da mãe. Uma nova face da vilã floresceu ali.

E a intérprete vem brilhando ao longo dos capítulos. A cena exibida nesta segunda-feira (29/10), por exemplo, já entrou para a lista das melhores de "A Dona do Pedaço". Após ser confrontada por Téo (Rainer Cadete), a vilã conseguiu enganá-lo novamente e os dois foram para um motel. Josiane, então, usou o picador de gelo como instrumento para várias estocadas no então namorado, que se desesperou de dor e choque. A sequência foi muito bem dirigida por Amora Mautner, claramente inspirada nos clássicos "Psicose" (1961) e "Instinto Selvagem" (1992). A cena ---- que teve 45 pontos de pico ---- foi de imenso impacto, principalmente quando a vilã caminhou atrás do rapaz e continuou com os golpes brutais atrás do boxe do banheiro. Agatha fez um show.

A interpretação da atriz merece todos os elogios e faltava um tipo assim para comprovar de vez o seu talento. Não é fácil viver uma vilã com tanta importância em pleno horário nobre, ainda mais uma intérprete jovem --- 27 anos. Mas Walcyr confiou a ela o papel, após o grande desempenho de Agatha em "Verdades Secretas", de sua autoria, na pele da esnobe Giovana. Foi um de seus melhores momentos na televisão e as cenas tinham um forte apelo dramático e sensual. A atual vilã também veio em ótimo momento, pois a intérprete se destacou recentemente em "Orgulho e Paixão" (2018) com a doce e romântica Ema. Um perfil totalmente oposto. E nada melhor para uma profissional do que viver dois tipos tão distintos em um curto espaço de tempo. Conseguiu diferenciá-las com total habilidade.

Agatha Moreira é um dos ótimos nomes de "A Dona do Pedaço" e o destaque cada vez maior de Josiane é muito merecido. É seu papel de maior repercussão e sua felicidade com o trabalho é evidente. A víbora será sempre lembrada pelo público. Não é por acaso que a atriz costuma ser bem disputada entre os autores. Já se firmou na carreira.

31 comentários:

LUIZ CLAUDIO disse...

Novelinha horrível, como alguem aguenta ver isso? Essas novelas da Globo nessa decada são terríveis, conseguiu estragar até Éramos Seis com essa versão sem sal. E o flop que esta sendo Avenida Brasil na reprise, kkk, quem quer ver aquela besteirada de novo? Novela boa era nos anos 80, se voce não fosse tão nutela assistiria Selva de Pedra que esta passando no Viva e fazendo sucesso.

Anônimo disse...

Até que enfim, Serginho!!! Pensei que vc nao ia exaltar a Agatha dessa vez. kkkk Ela tá divinaaaaaa!! Essa cena do picador já entrou pra história!!!!

Anônimo disse...

Agatha Moreira, mesmo com menos de uma década de carreira, faz com que seu currículo seja grandioso devido às interpretações magistrais comprovadas nas obras da Rede Globo de que participou, e ainda contracenou com a igualmente talentosa Isabella Santoni no filme "Missão Cupido"... Enfim, Agatha é uma das tantas atrizes competentes que se destacam por serem as melhores de suas respectivas gerações.

Guilherme

Victor disse...

E aqueles insuportáveis da UOL dizem que a vilã é fraca. IMAGINE SE FOSSE FORTE. KKKKKKK

Anônimo disse...

Não está satisfeito? Te dou uma dica simples: Controle remoto, inclusive, recomendo que vc utilize.

Sol disse...

Agatha VIVE UMA GRANDE VILÃ PRO DESESPERO DOS HATERS. SEU TEXTO É MERECIDO!

chica disse...

Bah...aquelas cenas de ontem!!! Trabalhou muito bem mesmo!!! Perfeita !!!abração,chica

Anonimo disse...

Caraca esse teo é um otario mesmo ainda falam da maria da paz mas o teo supera ela na burrice, o cara merece se ferrar mesmo.

Anônimo disse...

Achei incrível ela e a Dill saírem de papéis suaves para carregados, mantendo a parceria. Mereciam muito essas vilãs.

Duas curiosidades, Sérgio. Para você, qual é o melhor momento de Juliana Paes? Essa novela ou A Força do Querer?

E Bom Sucesso é o de quem mais, fora Armando Babaioff?

Anônimo disse...

Ah, e esqueci: meu mais sincero MUITO OBRIGADO pelas indicações. Não via novelas desde 2018, só voltei com Orgulho e Paixão por sua causa, e agora Bom Sucesso. E não me perdoo por ter perdido Espelho da Vida...

Você acerta em tudo. Qual trama vai funcionar, qual shipp vai ser end game, qual ator vai se destacar... Acho que tem um zíper nas costas, que abre e sai a Mãe Dinah. Hehe!

Anônimo disse...

Téo conseguiu ser mais trouxa que a Maria da Paz em A Dona do Pedaço (2019) e que Carolina em Verdades Secretas (2015).

Anônimo disse...

Nossa, Instinto Selvagem na tv, gostei do filme. A Agatha Moreira não chega aos pés da Sharon Stone.
Essa história de picador de gelo é bem velha, que falta de criatividade!!!!

Como dizia o apresentador chacrinha: na tv nada se tudo se copia.

izabel disse...

Quem é o personagem mais venenoso que a atriz Agatha Moreira fez: Giovanna em Verdades Secretas ou Josiane em A Dona do Pedaço? Por quê?

Anônimo disse...

Fala sobre Amor de mãe, que parece que não será uma novela farofa

Anonimo disse...

O teo é um personagem tao ridiculo que ate o actor que o interpreta zoa com ele .

Adriana Helena disse...

Sérgio, que texto incrível sobre a atuação da Agatha Moreira!!
Ela merece os créditos, está fantástica só pela cara de psicopata!! rsrs
A cena do ataque da Jô com o picador de geo ficou à altura de Instinto Selvagem e deve ter sido inspirada naquele filme não é? Muito bom mesmo!!
Tenha um excelente restante de semana amigo querido!
Beijos!! :))))

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Jamais, anonimo. kkk

Sérgio Santos disse...

Fato, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Pois é, Victor. kkkk

Sérgio Santos disse...

Valeu, Sol.

Sérgio Santos disse...

Muito boa, né, Chica.

Sérgio Santos disse...

Ele é mt burro, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, acho que agora o papel tem bem mais aclamação pelo povo. Ela mesma reconheceu isso numa entrevista. Ja em Bom Sucesso acho que é o melhor momento da Fabiula tb.

Sérgio Santos disse...

Anonimo, fico honrado lendo isso. Da proxima vez diga seu nome. Abração!!!!

Sérgio Santos disse...

Maria deixou de ser trouxa bem antes da metade da novela, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ok, anoni mo.

Sérgio Santos disse...

Josiane muito pior, Izabel. Giovana era ambiciosa e de caráter questionável, mas nao era um assassina.

Sérgio Santos disse...

Falarei, anonimo.

Sérgio Santos disse...

O Rainer tá mt feliz com o papel, anonimo e entra na brincadeira do Twitter, o que faz muito bem.

Sérgio Santos disse...

Mt bom, Adriana.