sexta-feira, 24 de agosto de 2018

"Orgulho e Paixão" trata homossexualidade de forma delicada e bem construída

Não é fácil abordar relações homossexuais em novelas, mesmo em pleno 2018. O beijo de Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), no sucesso "Amor à Vida", em 2013, entrou para a história da teledramaturgia e serviu como incentivo para maiores ousadias em futuras novelas. Walcyr soube criar um casal que caiu no gosto popular, despertando uma imensa torcida. Infelizmente, errou feio com Samuel (Eriberto Leão) e Cido (Rafael Zulu) em "O Outro Lado do Paraíso". Mas esse passo do autor virou um marco. Tanto que o casal "Feliko" pode ter influenciado indiretamente o delicado relacionamento visto em "Orgulho e Paixão".


Além das inúmeras qualidades já listadas da atual trama das seis, Marcos Berstein conseguiu construir uma linda relação que cativou o telespectador aos poucos. Luccino (Juliano Laham) era um perfil de pouca importância no enredo e o Capitão Otávio (Pedro Henrique Muller) mal tinha falas, era apenas a dupla de Randolfo (Miguel Rômulo). Porém, o autor soube aproveitar o contexto envolvendo Mariana (Chandelly Braz) para destacar o italianinho. Isso porque o rapaz se viu confuso quando se interessou pela melhor amiga vestida de "Mário".

O tempo serviu para mostrar ao público a angústia de um homem de 1910 ao se constatar homossexual. Retraído e tímido, Luccino tentou negar a si mesmo sua condição, mas não conseguiu seguir com o autoengano assim que se aproximou do capitão. Otávio, por sinal, ia se casar com Lídia (Bruna Griphao) e ficou aliviado quando a filha de Ofélia (Vera Holtz) fugiu da igreja atrás de Uirapuru (Bruno Gissoni), o pai de seu filho.
Após esse quase casamento, o soldado de Brandão (Malvino Salvador) acabou firmando um bonito vínculo com Luccino. Os dois passaram a conversar bastante, viram afinidades e um ensinava para o outro o que sabia de melhor: dirigir e lutar.

A sensibilidade das cenas ficou a cada capítulo mais evidente, assim como a aproximação cada vez maior de ambos. Juliano Laham e Pedro Henrique Muller cresceram na novela. O primeiro, após um início apático, mostrou competência em vários momentos, sendo necessário citar a hora em que Luccino revelou ao irmão Ernesto (Rodrigo Simas) que "não era como os outros". Cena muito bonita. Já Pedro divertia em seus instantes cômicos com Miguel Rômulo e ganhou contornos dramáticos quando o papel cresceu. Uma grata revelação da trama.

A sequência exibida nesta sexta-feira (24/08) foi a melhor dos atores e resultou em uma esperada catarse. Nicoleta (Rosane Gofman) havia convidado o capitão para jantar em sua casa, durante o casamento de Ema (Agatha Moreira) e Ernesto (Rodrigo Simas), e Otávio, após relutar, acabou indo. Gaetano (Jairo Mattos) não escondeu o desconforto com aquela situação, até porque Ema e Ernesto também estavam presentes. O clima pesou e houve a primeira rusga entre o patriarca e o soldado de Brandão, que defendeu o cunhado dos ataques do sogro. Finalizado o momento nada agradável, cada um foi para sua casa. Otávio, então, pulou a janela e entrou no quarto de Luccino, Lá, os dois trocaram bonitas declarações 'subliminares' e quase se beijaram. Os atores emocionaram.

Mas Gaetano flagrou o quase beijo e surtou, como era de se esperar. Xingou o filho e humilhou a esposa, que também entrou em choque com a situação. Otávio tentou defender Luccino, mas o italiano pediu que ele fosse embora, o magoando. Pedro Henrique Muller passou a dor do personagem com o olhar e Jairo Mattos protagonizou sua melhor cena na trama. Juliano Laham e Rosane Gofman também brilharam. O autor elaborou da melhor forma possível esse conflito e agora e impossível não torcer por um beijo do par, pelo menos no final da novela. Serve até de lição para a abordagem equivocada e repetitiva de "Segundo Sol", que se perdeu com o triângulo criado por João Emanuel Carneiro, protagonizado por Maura (Nanda Costa), Ionan (Armando Babaioff) e Selma (Carol Fazu).

"Orgulho e Paixão" segue irretocável e Marcos Berstein conseguiu criar uma sucessão de pares apaixonantes, incluindo a tocante relação de Luccino e Otávio, que já entrou para a lista das melhores do folhetim das 18h. Haja casal bom!

44 comentários:

Clara disse...

Perfeito texto e como bem está escrito deveria ensinar a Segundo Sol como fazer porque virou uma palhaçada esse futuro romance da Maura com Ionan em mais uma cura gay dese autor.

Yasmin disse...

Sabemos quando uma novela é ótima quando vc faz vários textos dela. É um termômetro infalível.

Malu disse...

Que novela! Lutavio realmente ja é um dos melhores casais, e fico feliz com o destaque deles. Laham esta bem mesmo, paguei a língua, mas para mim a revelação é Pedro Henrique Müller. Quando foi noticiado a aproximação dos dois eles nem sequer eram do mesmo núcleo, eu achei que fosse ficar forçado mas ficou super natural. Lindo casal!

Anônimo disse...

Quando nós achamos que a novela já tinha ótimos casais o suficiente, somos surpreendidos com mais um. Lutávio é um par lindo e até mesmo inesperado (Pelo menos por mim rs). Mais um ponto para Marcos Bernstein pela sensível abordagem da homosssexualidade. Diferente de certa @ que mais uma vez recorre a "cura" gay. Aprende JEC!!!

Anônimo disse...

Sérgio confesso que nunca imaginei que a trama teria um casal gay, mas anei num nível que meu Deus!!! Hahaha O autor counstruiu maravilhosamente bem o casal, destacando bastante os dois atores e a abordagem é muito melhor que a do JEC em Segundo Sol, que vai acabar destruindo o casal Maura e Selma a toa. Sei que é coisa só da minha cabeça, mas eu shippo muito as avulsas lá, a mulher do Jorge e a outra que eu esqueci o nome haha. Se o autor juntasse as duas e levasse as duas pro Vale do Café e fizesse a história delas se misturar de forma natural com as outras, poderia ser outro trunfo, mas isso é só coisa da minha cabeça mesmo haha
Abraços

Anônimo disse...

APRENDE, JOÃO EMANUEL CARNEIRO!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Prefiro casais HETEROS. DARCI E ELIZABETA.MUITO MAIS MUITO MAIS BONITO DE SE VER.

Anônimo disse...

Ainda bem que o MP reclassificou esta novela para maiores de 12anos.Graças a Deus.

Anônimo disse...

Nos pais temis que ficar de olho nas programaçõebda Globosta.Nem a novela das seis escapa.

Anônimo disse...

Infelizmente, ainda existem telespectadores que criticam essa trama. Algumas pessoas são preconceituosas e tem a coragem de falar horrores sobre uma trama tão delicada, e sensível. Quando julgarão as pessoas pelo que elas são e não pela condição sexual que elas têm? Quando entenderão que duas pessoas do mesmo sexo são capazes de vivenciar AMOR e não Indecência.

Anônimo disse...

Eu sei que é praticamente impossível, mas a melhor alternativa é desprezar esses tipinhos de pessoas (Afinal, ibope é justamente o que eles querem) e deixá-los afogar na própria ignorância.

Anônimo disse...

Respondendo o comentário anterior...

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Orgulho e Paixão, para mim, é uma novela tãããão blasé... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Lembro que em outro comentário eu citei o quanto eu estava gostando desse plot do Luccino e da relação dele com o Otávio e esses últimos dias só fizeram aumentar ainda mais o meu amor por esse par tão lindo! O modo como a história deles foi construída, aos pouquinhos, cada dia com um olhar diferente, um meio sorriso, uma declaração velada, me conquistou de modo que é impossível não torcer por eles. O que foi aquela cena de ontem com o Luccino chorando do lado de dentro da oficina e o Otávio do lado de fora, com apenas uma parede separando eles? Linda demais, todos os envolvidos tão de parabéns. Já ansiosa pelos próximos passos desse romance.
No mais, é isso. Abraços!!

P.S. 1: Dá vontade, né, Segundo Sol? rs

P.S. 2: Saudades eternas de Félix e Niko!!!!!

Anônimo disse...

Ainda bem que essa novela foi reclassificada para 12 anos,nós pais temos que ficar muito atentos a programação da Globo Lixo.Nem a novela das 6 escapa.S

Anônimo disse...

Prefiro mil vezes ver cenas de casais HETEROS acho lindo o beijo,o carinho,o romance,o sexo,coisa linda e abençoada de se ver.Só vejo as cenas de casais heteros quando começa de outros eu mudo o canal até acabar a cena,depois retorno para novela só para continuar vendo o que eu GOSTO de ver. E assim eu sigo a novela tranquilamente só vendo as cenas que eu gosto.

Anônimo disse...

Alias creio que 90% dos noveleiros ou melhor da população brasileira também prefere os casais heteros.Coisa linda de se ver.

Anônimo disse...

Meu casal preferido sem sombras de duvida ELZABETA E DARCY.MAravilindossssss.

Anônimo disse...

Chocado com o tanto de comentário preconceituoso

Anônimo disse...

Infelizmente, não me choco. Acredito que a maioria das pessoas sejam assim.

Anônimo disse...

Não ví nada de preconceituoso em nenhum comentário apenas algumas pessoas manifestaram a suas preferências POR CASAIS HÉTEROS, nada de mais, assim como vocês acharam lindo o casal gay, questão de gosto e preferência, cada um TEM O SEU.Vocês É que são muito cheio de mimimi. Até onde eu sei a maioria dos brasileiros são HETEROSSEXUAIS, nada mais natural que a maioria goste de VER HETEROSSEXUAIS NA TV.Vocês é que são chatos e mimimzentos. Eu por exemplo gosto só de romançe hétero, por isso não vejo nada da GLOBO, justamente por que ela coloca essa temática em TODOS OS PROGRAMAS.Por isso Eu assino NET e escolho a dedo os filmes e séries que eu vejo, só com romance HÉTERO.Porque eu tenho o DIREITO DE ASSISTIR O QUE EU BEM ENTENDER assim como todo o BRASILEIRO qeu ainda tem esse direito ,não vivemos em nenhuma ditadura.


Anônimo disse...

Outra coisa as pessoas hoje não estão se calando para ninguém não, se não gostam eles falam mesmo, acho que vocês já deveriam estar acostumados com isso

Anônimo disse...

Pelo que li, não foi apenas preferência por casais heterossexuais. Tem gente que se recusa a ver as cenas do casal gay e muda de canal. Só depois volta a assistir à novela. Isso é Preconceito, sim.

Anônimo disse...

Até onde eu sei somos livres para assistirmos o que quisermos,não somos obrigados a ver nada que não seja o que queremos e o que gostamos,não existe nenhuma lei nos obrigando a nada. Enquanto ainda não existir nada que me obrigue a ver o que não quero ou gosto,farei sim o uso do controle remoto se aparecer alguma sena que eu não gosto eu mudarei sim de canal,quantas vezes eu quiser

Anônimo disse...

Ah se tem pessoas "que se recusam" a ver a cenas do casa gay,com certeza é porque ela não quer ou não gosta de ver tal cena,ela está no seu pleno direito de escolha,ninguém é obrigado a nada.Só essa que faltava querer obrigar as pessoas a ver o que não querem.hahaha faz me rir.Vão brigar com 90% da população,o que garante os sucesso dessas novelas são justamente o romance heter

Anônimo disse...

Completando acima o que garante mesmo o sucessos dessas novelas são os romances heteros, não adianta dizerem o contrário Nem querer obrigar ninguém a ver nada.

Anônimo disse...

Todos tem o direito de gostar e não gostar do que quiser. Só não vejo coerência em comentar um texto sobre um romance gay, afirmando não gostar e preferir casal hetero. Qual a necessidade? Nenhuma.

Anônimo disse...

Só uma necessidade no caso dele(s), usar essa "preferência" como pretexto para vomitarem seus peeconceitos.

Anônimo disse...

Isso se chama liberdade de expressão,um direito garantido a todos pela nossa constituição e que dá a todos o direito de comentar o que quiser. onde quiser acerca do que quiser.Estamos numa democracia.Eu não vi preconceito nenhum,a pessoa(s)que comentou falou de forma espontânea e do que ela gosta de ver.Você ficou mordido porque não era o que você queria ouvir neste caso ler.

Anônimo disse...

Vou te dizer mais uma coisa pode ter plena certeza que 85% da população pensa exatamente assim como eles.

Anônimo disse...

Não é questão de ficar mordido por não ter ouvido o que gostaria. É que esse texto é especificamente, sobre um casal gay. Apenas não vejo necessidade de revelar que não gosta e prefere casais heterossexuais, exatamente aqui. Pode ter a opinião que preferir, mas esse texto não é o lugar apropriado para fazer essas revelações. Não foi apenas um comentário, foram vários. Sobre a resposta ao outro comentário, eu não duvido mesmo que existam pessoas que queiram de fato, vomitar os preconceitos. E sobre a maior parte das pessoas pensarem assim, é fato. Todos sabem disso. Mas isso é um TRISTE fato. Porque isso esclarece que a maioria das pessoas vivem no passado. E quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade.

Anônimo disse...

Felizmente essa novela tratou do tema com sabedoria. Diferente do Walcyr Carrasco, que naquela novela O Outro Lado do Paraíso fez apresentar o Cido sendo o estereótipo da Bicha Preta que é submissa à longa data e ao serviço do patrão Samuel e sua mãezinha.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Clara.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Yasmin!

Sérgio Santos disse...

Concordo, Malu!

Sérgio Santos disse...

Perfeito, anonimo.

Sérgio Santos disse...

A Amélia e a Mariko, anonimo??? kkk Podia ser..E eu tb jamais imaginei que teria um casal gay na trama.

Sérgio Santos disse...

Que aprenda msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo, o preconceito segue. E se isso influenciasse alguém não existiria gay, né, já que as novelas sempre só mostraram casais héteros por anos.

Sérgio Santos disse...

Ok, Fabio. Discordo.

Sérgio Santos disse...

Eu lembro desse seu comentário, Germana!!!

Sérgio Santos disse...

Pois é, anonimo, e tome preconceito...Mas as novelas tão avançando bem. Ótimo.

Guiana13 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.