quinta-feira, 23 de agosto de 2018

SBT aposta no público adolescente com "Z4", mas não abandona o infantil

O SBT se firmou na produção de novelas infantis e o imenso sucesso de "As Aventuras de Poliana", em segundo lugar isolado desde a estreia, é a prova disso. Mas o canal de Silvio Santos resolveu apostar no público adolescente com "Z4", nova série que estreou no dia 25 de julho, ocupando a faixa que antecede o "Programa do Ratinho". E ficou evidente a preocupação em não afastar as crianças deste novo projeto, procurando apenas agregar uma outra faixa etária.


Produzida em parceria com a Disney Channel, a produtora Formata e a Sony Music, a trama conta a história de um grupo de jovens que sonha com o estrelato. O produtor musical Zé Toledo (Werner Schunemann) há anos não emplaca uma banda de sucesso  e, a cada dia que passa, é mais ignorado na indústria fonográfica. Disposto a provar que ainda consegue emplacar um novo fenômeno, Zé decide montar uma boyband.

Para atingir seu objetivo, convoca Luca (Pedro Rezende), youtuber popular com milhões de seguidores; Enzo (Apollo Costa), jovem de família rica criado para apreciar música clássica; Paulo (Gabriel Santana), um dançarino que enfrenta dificuldades na vida; e Rafael (Matheus Lustosa), garoto tímido que compõe canções de amor. Para executar sua missão, o  produtor conta com a ajuda da filha Pâmela (Manu Gavassi), que trabalha como professora de dança.
Ela é a mais responsável da turma e até mais madura que o pai. Porém, quem não gosta disso é o DJ Felipe Vasques (Diego Montez), ex-namorado de Pâmela que culpa a banda pelo fim de seu namoro, e Giovana (Marina Brandão), inimiga invejosa da filha de Zé. Os dois agem como vilões do enredo.

Todos acabam indo morar na casa de Zé e ele costuma mais atrapalhar do que ajudar em virtude de sua teimosia. No entanto, o ambiente vira uma espécie de 'república' e todos se tornam amigos. O enredo é escrito por Newton Cannito e com supervisão de Leonor Corrêa, tendo direção de Márcio Trigo. Embora o contexto seja de um seriado adolescente, há muitas situações infantilizadas com o intuito de manter o público da re-reprise de "Chiquititas", que a antecede, e por sua vez entra no ar após "As Aventuras de Poliana". Um bom exemplo é a personagem Judith Valadares (Angela Dip), perfil caricato que busca um amor virtual. Até mesmo nos vilões há um tom acima nas interpretações, algo que costuma ser comum nos folhetins infantis da emissora. A atuação mais naturalista é a de Manu Gavassi, cujo papel é justamente o mais atrativo.

A série foi idealizada há 3 anos e já está toda gravada. A audiência tem correspondido e a vice-liderança se mantém com certa folga, lembrando os bons tempos de outro seriado bem-sucedido da emissora: "A Garota da Moto", cuja segunda temporada segue em produção. Patrícia de Sabrit, Negra Li, Bárbara Bruno e Paulo Dalagnoli são alguns outros nomes do elenco, cujo maior chamariz do grande público é, sem dúvida, a presença de Werner Schunemann, recém-saído da Globo, após ter feito parte da novela "Tempo de Amar".

"Z4" é uma válida aposta do SBT. Apesar da certa irregularidade da história e do excesso de infantilização em uma produção teoricamente adolescente, o conjunto vem conquistando o telespectador da emissora, já acostumado com as novelas para crianças. Agora, pelo menos, há uma tentativa de conquistar os jovens na faixa dos 16 anos.

20 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, é comum existir interpretações exageradas nas produções do canal. Eu achei que em "Cúmplices de um Resgate" a Giovanna Chaves esteve bem acima do tom na interpretação da invejosa Priscila. No geral, eu achei ela bem. No entanto, over. E você, concorda comigo? O que achou dela?

Anônimo disse...

Irônico! O SBT reaproveitou alguns atores mirins da casa em "Poliana". Entretanto, eu sinto falta de alguém. A Júlia Gomes, a vilã Marian de "Chiquititas". Ela fez um baita trabalho e sumiu. Nunca mais fez trabalhos de atriz. Inclusive, eu fico meio sem entender a repercussão baixa nessa personagem. Eu falo isso, pelo simples fato da Maria Joaquina, da Larissa Manoela ter estourado. E em comparação com a vilazinha de chiquititas, a personagem da Larissa fica atrás. Larissa ganhou total destaque no SBT e a Júlia Gomes que aparentava ser tão talentosa o quanto (ou até mais) foi dispensada. Vai entender!

Heitor disse...

Nem sabia dessa série...

Nati disse...

Oi, Sérgio. Vc poderia fazer um especial relembrando Malhaçao 2008? Esse ano ela completou 10 anos e foi uma temporada tão gostosa (e a maior do seriado). Gostaria de saber mais da sua opinião sobre - já li algumas coisas suas sobre ela e sei que gostou da mesma :)

Anônimo disse...

Estou perplexo com o desempenho da Manu Gavassi nessa série, pois não dava nada pela coitada. Ela me surpreendeu positivamente! Também gostei da criação do Werner pro Zé, que está desempenhando muito bem esse papel de ex-magnata da música.

Anônimo disse...

Já eu não me surpreeendo com o desempenho da Manu Gavassi. É que ela já havia se saído bem na temporada "Sonhos" de Malhação.

Anônimo disse...

Não assisto a série. Só vejo Poliana. Por incrível que pareça, tô curtindo a atuação do João Guilherme como Luca. Não gostei dele em Cúmplices, mas agora tô achando ele bem.

Marcio Silva disse...

Malhação 2008, completou 10 anos em outubro de 2017,afinal ela começou em outubro de 2007, e terminou em janeiro de 2009 !!!!!!

Anônimo disse...

Manu Gavassi leva jeito como atriz. Antes duvidava, mas agora tô gostando.

Anônimo disse...

Foi muito bem rever Patrícia De Sabrit depois da inesquecível Pérola. Pena que tenha sido com tão pouco destaque. Inclusive, você assistiu Pérola Negra? Se assistiu, gostou? Adorei o texto. Abraço.

Sérgio Santos disse...

Tb achei over, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pertinente seu comentário, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ok, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Gostei sim, Nati. Obrigado pela sugestão. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Ela esteve ótima em Malhação Sonhos, anonimo, portanto não me surpreendi com seu bom desempenho.

Sérgio Santos disse...

Exato, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Td bem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Marcio.

Sérgio Santos disse...

Ela é ótima, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo. Vi apenas alguns trechos e nao curti não...