terça-feira, 21 de agosto de 2018

Em constante mudança, "Vídeo Show" perde o rumo

O "Vídeo Show" já sofreu tantas modificações que já ficou até difícil enumerá-las. Afinal, está há 35 anos no ar. E nos últimos anos houve até uma certa estabilidade na atração. Após vários tropeços, o formato tinha se encontrado com a dupla Mônica Iozzi e Otaviano Costa em 2015. Porém, o período turbulento voltou com a saída dela (a atitude mais equivocada da apresentadora, vale ressaltar). Ao menos, a produção conseguiu um equilíbrio com o tempo fixando Otaviano ao lado de Joaquim Lopes e depois Sophia Abrahão. Parecia tudo certo. Todavia, um novo maremoto surgiu: Otaviano deixou a apresentação.


Foram cinco anos no comando do programa vespertino da Globo. O apresentador mostrou um projeto para a emissora e o mesmo acabou aprovado, ou seja, ele ganhou uma atração para chamar de sua com previsão de estreia para janeiro de 2019. Nada impediria, portanto, sua permanência ao menos até dezembro. Mas ele deixou a apresentação assim que o "Vídeo Show" voltou do período de recesso da Copa do Mundo, em julho. E a mudança foi drástica.

Saiu Otaviano e três ex-BBBs foram escolhidas para a composição do time. Sophia ganhou a companhia de Vivian Amorim, Fernanda Keulla e Ana Clara. Já a repórter Marcela Valente (a mais antiga na função) agora passou a dividir as reportagens com o ator Felipe Tito, além de Vivian e Fernanda que também fazem algumas matérias.
O resultado não foi bom. Ficou gente demais para espaço de menos. E inexperiência demais para uma estreia conjunta, sem qualquer preparação anterior.

Quando Sophia estreou na atração, a segurança de Otaviano a ajudou muito. Tanto que aos poucos os dois foram se entrosando e o mesmo ocorreu com ela e Joaquim Lopes. Sophia foi se soltando mais e entrando nas brincadeiras, deixando de ser apenas uma leitora de "TP" (Teleprompter --- equipamento acoplado às câmeras que exibe o texto para o apresentador). Agora, no entanto, ela virou a 'referência' para as novatas. E, obviamente, ainda não há bagagem para tal. Então, a insegurança geral acaba virando uma constante. O ideal seria a Vivian Amorim escolhida como apresentadora fixa ao lado de Sophia. Ela se saiu muito bem no comando da "Rede BBB" no início do ano e suas reportagens eram ótimas. Fernanda também faz boas matérias, mas não deveria estrear junto no comando da atração. Resolveram mexer demais.

A produção ainda inseriu Ana Clara no estúdio, isolada no canto com um laptop na frente. Sua função é ler os comentários no Twitter de uns internautas e algumas notícias publicadas no GShow, por exemplo. A questão é que isso tudo já era feito por Sophia e o próprio Otaviano. Não precisava de uma outra pessoa. Fica evidente que o intuito de colocá-la ali é aproveitar o elevado número de seguidores que a ex-BBB da décima oitava edição tem no Instagram. Porém, números na internet nem sempre refletem em audiência. E não há espaço para três apresentadoras em uma atração com pouco mais de uma hora de duração e composto por muitas matérias gravadas. Ou seja, a menina fica nitidamente avulsa.

O fato que escancarou isso foi a participação de Cauã Reymond no quadro "Meu Vídeo é um Show". Brincalhão e debochado, o ator se divertiu com a natural insegurança de Sophia e Vivian e não se aguentou vendo Ana Clara deslocada. "Ela não fala, não?", perguntou ironicamente após uma breve conversa sobre um vídeo exibido sobre sua carreira. Os sorrisos amarelos foram inevitáveis. Portanto, fica evidente que uma alteração mais ''sutil" seria bem mais receptível. A escolha apenas de uma substituta para Otaviano era o suficiente e não provocaria tanto estranhamento. Agora, inclusive, a produção tem tentado chamar algum ator ou atriz para ser apresentador "por um dia". Bruno Cabrerizo e Caio Paduan foram os primeiros escolhidos como parceiros de Sophia. Essa situação expõe o clima de bagunça do atual período do programa, infelizmente. Não sabem ainda o que fazer.

E as mudanças não pararam. Márvio Lúcio, o eterno Carioca do extinto "Pânico na Band", foi contratado para a atração, assim como Maurício Meirelles, ex-CQC, também da Band, que esteve recentemente no Sportv durante a Copa do Mundo. A ideia é inserir mais humor através da experiência da dupla. E Matheus Mazzafera, que faz sucesso com suas entrevistas com celebridades no You Tube, é outro novo contratado. O estranho é que Matheus faz algo bem parecido com o que Mônica Salgado promove na "Selfie da Verdade", quadro já existente no programa vespertino de perguntas e respostas rápidas. Resta saber como esse excesso de gente vai se acomodar em um formato que tem apenas uma hora e quinze de duração.

O "Vídeo Show" é uma das produções mais antigas da Globo e, apesar dos últimos tropeços, não merece acabar. Ver os bastidores da televisão, os erros de gravações e as homenagens aos atores da emissora sempre vale a pena. Não por acaso é uma atração tão querida por público e artistas. Porém, é necessária uma maior cautela nessa avalanche de modificações desenfreadas com o objetivo de aumentar a audiência. O sucesso do quadro "A Hora da Venenosa", da Record, não pode ser motivo para a descaracterização de um formato tão longevo. Essa última mudança se mostrou bastante atrapalhada e tomara que aos poucos tudo se acerte. Porque até agora parece mais um ensaio com o programa no ar.

33 comentários:

Anônimo disse...

Pq a Globo quer enfiar essa Ana Clara a qualquer custo?

Heitor disse...

Falou bem era só botar a Vivian com a Sophia, não essa manada toda...

chica disse...

Faz tempo que perdeu a graça!! Nunca mais olhei. abraços, linda semana! chica

Elaine Maura disse...

Acho que Sofia daria conta sozinha 😉

Anônimo disse...

A Mônica Iozzi tomou uma decisão equivocada, mesmo. Largou toda a fama de apresentadora para ser atriz. No entanto, até agora não emplacou nenhum grande trabalho como atriz. Difícil entender. Vive recusando papéis e dessa forma, nem apresenta e nem atua. Faz anos que ela saiu do programa e até agora...

Anônimo disse...

O principal erro foi colocar a ruiva sebosa junto com as meninas pra apresentar. A Sophia e a Vivian dariam conta. E a Fernanda keulla é fraca, pois no meu "vídeo é um show", ela levou um cortes do Tiago Fragoso pq não sabe manter os modos, acha que tem intimidades com os atores.

Anônimo disse...

Ana Clara leva jeito como atriz. Teve um canal de esquetes no YouTube chamado "Quem Nunca". E ela se saiu muito bem na comédia. Ela tem veia cômica e também pode tentar o drama. Seria mais interessante investir nela como atriz. Ela parece levar jeito.

Anônimo disse...

Não acho que sair do Vídeo show tenha sido a decisão mais equivocada da Mônica Iozzi. Nos últimos anos ela tem feito cinema. Pra artistas de verdade estar fora da TV não é o fim do mundo.

Adriana Helena disse...

Oi Sérgio, querido amigo!!
Nossa, fiquei surpresa com tantos apresentadores que o vídeo show possui atualmente!
Eu assistia na época em que era o Miguel Falabella e agora parece que mudou bastante não é?
Que pena, pois é um programa bem antigo da televisão! Tomara que não se desgaste ou acabe.
Um grande beijo amigo!!
Maravilhosa semana!

John disse...

Ainda gosto de assistir o Vídeo Show, mas em muitos momentos me vejo obrigado a mudar para o Chaves, pois além de matérias insossas esse excesso de gente causa uma poluição visual terrível, fica parecendo que todos querem espaço ao mesmo tempo, é uma bagunça, como você disse. Ana Clara realmente tem potencial, mas o que ela faz é entediante, e acho que poderia ter um revezamento com as quatro apresentadoras mas sem todas elas ao mesmo tempo na tela. Mas a sintonia que a Monica tinha com o Otaviano, dificilmente conseguirão repetir.

Lulu on the sky disse...

O maior erro foi colocar ex-bbbs. Não suporto essa Ana Clara.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Nossa não tinha ideia de como mudou!
Gostei muito da dupla Mônica e Otaviano assim como Otaviano e Joaquim / Joaquim e Sophia, com a entrada das ex-bbbs ainda não vi, mas acho que a Sophia e Vivian ficaria bom.
Assim fica parecendo teste tentaviva erro hihihi
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Curt Lennix disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Malu disse...

É importante ressaltar também o caso da Alinne Prado, que foi demitida porque precisavam de alguém mais "neutra". Justificativa pífia, pegou mal. O Vídeo Show não é um programa qualquer, é preciso um conhecimento prévio da dramaturgia da casa, é preciso de fato assistir à globo pra poder fazer as entrevistas ao vivo renderem mais, e soltar comentários mais naturais, sem ficar presa ao teleprompter - crítica frequente à Sophia, por exemplo. Sem contar a Keulla, que não se controla, e muitas vezes chega a ser inconveniente. Acho que ela e a Vivian mandaram bem na RedeBBB porque assistiam de fato o reality, e por isso sabiam o que falar, o que perguntar aos convidados, e se saíram muito em. Seriam melhor aproveitadas talvez como repórteres do Mais Você ou Encontro, programas com pautas variadas, de comportamento, que não exigem conhecimento prévio. Porque, carismáticas elas são. Já Ana Clara, também é boa, mas realmente fica muito avulsa, aquele "giro" dela é constrangedor. Ninguém quer ver posts de instagram que já vimos no celular. Aquele quadro é uma tentativa de imitar o Fofocalizando e a Hora da Venenosa, mas que na prática não funciona porque esses programas lidam com fofoca mesmo, baixarias, coisa que a Globo não vai fazer. Outro erro: lançamentos de clipes no programa, entrevistas com funkeiros e sertanejos, isso não tem nada a ver com o programa! Acho que o programa devia parar de tentar atirar pra todos os lados, e se voltar à dramaturgia da casa, reforçando e melhorando os quadros de maior sucesso, como Meu Vídeo é um Show e Memória Nacional, voltar com o Falha Nossa e Novelão da Semana, e testar a Marcela Monteiro na bancada com a Sophia, eliminando as ex-bbbs e aproveitando-as em outros lugares.

Anônimo disse...

Olha, eu acho que os artistas, principalmente, atores e atrizes, devem se aborrecer com a equipe do Vídeo Show, interrompendo as gravações das novelas para conversar a respeito dos bastidores. Isso pode fazer com que eles se desconcentrem, ou, pelo ao menos, se estressem por dentro. Claro que eles não vão mostrar nada disso. Eles podem apenas fingir que estão de boa.

Rafael disse...

Acho a Sophia e Vivian ótimas, mas a Ana Clara e a Fernanfa ficam muito avulsas e como você mesmo disse, é pouquissimo tempo pra aproveitar as 4. Deveriam tirar as duas últimas mesmo.

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Concordo inteiramente com o texto. O Vídeo Show é um programa que tem como objetivo mostrar bastidores e curiosidades e acerta quando foca nisso (veja os exemplos dos melhores quadros do programa, como o Memória Nacional, o Falha Nossa e o Meu Vídeo é Um Show). Mas esse monte de gente no estúdio é mesmo desnecessário, duas pessoas já tava de bom tamanho, fora essas tentativas de inserir humor, que dificilmente dão certo.
Sei que é difícil concorrer com a internet e os programas de fofoca, mas não acho que a solução seja descaracterizar o programa para inserir pautas forçadas de posts de famosos ou mesmo colocar gente sem experiência só porque tem muitos seguidores na internet.
No mais, é isso. Abraços!!

Sérgio Santos disse...

Sabe-se Deus, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Pois é, Heitor...

Sérgio Santos disse...

Entendo, Rejane.

Sérgio Santos disse...

Acho que nao Elaine. O bom é a interação.

Sérgio Santos disse...

ISSO, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nao acho nao, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Eu acho que foi sim, anonimo. Nao pela tv, mas pelo sucesso que fazia.

Sérgio Santos disse...

Tomara, Adriana.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, John!

Sérgio Santos disse...

Entendo, Lulu.

Sérgio Santos disse...

É tipo isso mesmo, Luli...kkk

Sérgio Santos disse...

Ótimo comentário, Malu!

Sérgio Santos disse...

Alguns podem, anonimo, mas a maioria nao.

Sérgio Santos disse...

Isso, Rafael.

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Germana!