sexta-feira, 27 de abril de 2018

Ótimo como vilão, Ricardo Pereira convence na pele de Virgílio em "Deus Salve o Rei"

É sempre bom tirar um ator da sua zona de conforto. Após muitos anos vivendo vários personagens íntegros e justos, Ricardo Pereira ganhou a oportunidade de interpretar um ótimo vilão em "Deus Salve o Rei", atual novela das sete da Globo. E o ator vem defendendo bem um tipo com boas doses de maldade, que se revelou assim que foi traído por Amália (Marina Ruy Bardosa) na trama de Daniel Adjafre, dirigida por Fabrício Mamberti.


Virgílio era noivo da mocinha da história e parecia ser um sujeito honesto. Porém, a chegada de Afonso (Rômulo Estrela) mexeu com Amália e desde então o personagem se transformou em uma pessoa amarga e odiosa. Essa mudança foi bastante crível e até justificada, pois a mulher que ele amava o trocou por outro, que simplesmente "arruinou" todos os seus planos de uma família feliz com a plebeia. Um clichê que deixou o perfil mais denso.

O comerciante, então, assumiu o posto de vilão da novela, usando até os poderes de uma bruxa (Brice - Bia Arantes) para reconquistar a ex e enfrentando Afonso. Ricardo Pereira vem se destacando, transmitindo todo o ressentimento do personagem (impulsionado pelo ódio) sempre que surge em cena.
Vale elogiar ainda a caracterização, que é uma das maiores qualidades desse folhetim, principalmente agora que o ex de Amália virou um nobre, após ter traído o grupo liderado por Afonso para derrubar Rodolfo (Johnny Massaro).

O ator também merece um justo reconhecimento pelo cuidado em expor o lado humano de Virgílio, sem parecer algo forçado ou incompreensível. Afinal, o personagem ainda demonstra amar a ex e começou a protegê-la desde que soube a verdadeira intenção de Catarina (Bruna Marquezine) ----- a rainha quer matar a mocinha para Afonso ficar com ela e assumir o trono no lugar de Rodolfo. Essa "fraqueza" do canalha enriquece o perfil e proporciona boas camadas para a composição do intérprete, que vem fazendo bonito. Vale até lembrar quando ele salvou a vida da mãe de Amália, enfrentando revoltosos que destruíram a feira de Artena e tentaram se vingar da mocinha.

Ricardo Pereira estreou no Brasil na fraca "Como Uma Onda", novela das seis de Walther Negrão, onde interpretou o mocinho Daniel Cascaes e fez par com Alinne Moraes, em 2004. Nascido em Lisboa, Portugal, o ator já havia participado de várias produções portuguesas antes de surgir no Brasil. E seu primeiro trabalho por aqui foi bastante elogiado, não demorando a virar um "queridinho" dos brasileiros. Em 2005, migrou para a Record, integrando o elenco de "Prova de Amor", sucesso de Tiago Santiago. Voltou a Portugal em 2006, onde participou de uma novela e apresentou um programa. No mesmo ano, foi escalado para "Pé na Jaca", de Carlos Lombardi, marcando seu retorno aos folhetins nacionais.

"Floribella" (2007) --- na Band ---, "Negócio da China" (2008), "Insensato Coração" (2011), "Aquele Beijo" (2011), "Joia Rara" (2013), "A Regra do Jogo" (2015), "Liberdade, Liberdade" (2016) ---- onde viveu o Capitão Tolentino, um intolerante que se descobria homossexual ----, "Filhos da Pátria" (2017) e "Novo Mundo" (2017) foram outras produções do Brasil que puderam contar com seu talento. É até justo constatar que o ator está vivendo um de seus melhores momentos na televisão na trama das sete. O papel não é muito grande, todavia, proporciona ótimas cenas e apresenta uma faceta pouco explorada do intérprete.

"Deus Salve o Rei" tem seus problemas, mas Daniel Adjafre e Fabrício Mamberti acertaram na escolha de Ricardo Pereira para viver um vilão. Virgílio consegue ser odiável, ambicioso e humano ao mesmo tempo, valorizando a competência do ator.

23 comentários:

Sandro disse...

Que legal esse texto.O Ricardo merecia e também acho ele ótimo como vilão. A novela tem seus problemas mas tem acertos que merecem ser citados.

Anônimo disse...

Ele é um ator que considero mediano mas me surpreendeu nessa novela.

Zyon disse...

Só achei péssima essa trama dele sequestrar Amália. Outro clichê...

Unknown disse...

thanks for sharing dear i like it,best wishes for you..

https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

Anônimo disse...

Bom dia Sérgio, adorei o Ricardo como vilão, ficou maravilha, e a Mariana tão doce como é, não gostei da traição!

Bom findi!

Bjs!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Comunico que o UOL resolveu desativar o sistema do Uol Blogs e, com isso, tive que entrar no Blogspot. Segue o novo endereço do meu blog. Conto com sua visita. www.blogfabiotv.blogspot.com.br Abs, Fabio

Anônimo disse...

essa novelinha foi inspirada em Que Rei Sou Eu né? Só que enquanto a clássica trama de 1989 entrou pra historia essa dai ninguem liga, uma bosta. Aliás descartável como quase todas de hoje em dia, só fanático mesmo como esse blog pra ter paciencia de assistir tanta baboseira.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Sempre me surpreendo com seus textos magníficos e fico felizzzzzzz em ver esse post sobre o Ricardo Pereira.
Lembro dele desde Negócio da China e acho que é um ator que tem melhorado bastante a cada novo trabalho, tem se dedicado bastante à arte de interpretar e os resultados tem sido muito bons.
Liberdade, Liberdade veio como uma mudança de perfil que agora está sem sombra de dúvidas vivendo um excelente momento.
Esse não é um vilão simples, pelo contrário, através do clichê (não tenho nada contra clichês, muito contrário, desde que bem trabalhados) ele surpreende não só por ter se mostrado um homem incapaz de seguir em frente (amor próprio ferido), como pela maneira como ele conduz oa vingança (é nítido que mais do que amor próprio ele realmente ama a Amália, do jeito torto dele) o que confere camadas interpretativas à narrativa.
A gente (quase) chega a torcer um tantinho pra ele hihihi
Ótimo fds e feriado pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede


Teresa Isabel Silva disse...

Confesso que ainda não vi a novela, mas vou querer ver o papel que ele está a fazer!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

cantinhovirtualdarita disse...

Olá td bem Serginho querido, passando para
fazer uma visita ler o que vc escreve de bom
e dizer que adoro essa novela...esse ator faz
um belo papel de vilão.....e o rei é um barato de tonto
kkkkk deixo meu carinho
Bjuss de bom domingo
Rita

Lulu on the sky disse...

Ele merece o destaque. Amei também quando fez o vilão em Liberdade, Liberdade. Faz tão bem que a gente passa a odiar o personagem.
Big Beijos
www.luluonthesky.com

Chaconerrilla disse...

O pouco que vejo, acho o Ricardo muito maravilhoso! MErece muitas oportunidades

Sérgio Santos disse...

É isso, Sandro.

Sérgio Santos disse...

Tb acho, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso é, Zyon, mas já virou regra nas tramas...

Sérgio Santos disse...

Tb adorei, Diná!

Sérgio Santos disse...

Ok, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que comentário excelente, Luli. Concordo com tudo. E obrigado pelo carinho. bjsss

Sérgio Santos disse...

Veja sim!!!

Sérgio Santos disse...

Bom te ver de volta, Rita. bjsss

Sérgio Santos disse...

Verdade, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Merece sim, Chaconerrilla!