terça-feira, 3 de abril de 2018

A valorização dos atores veteranos e o lindo casamento de Josafá e Mercedes em "O Outro Lado do Paraíso"

Não é todo autor que dá o devido valor aos atores que fazem parte da teledramaturgia e da história da televisão brasileira. Muitos acabam ganhando coadjuvantes sem muita função e raramente têm um bom destaque. "Deus Salve o Rei", atual trama das sete da Globo, por exemplo, reflete essa desvalorização. São poucos intérpretes mais experientes e os poucos que tinham morreram ou sumiram da história, como Rainha Crisélia (Rosamaria Murtinho) e Rei Augusto (Marco Nanini). Já o "O Outro Lado do Paraíso" expõe justamente o contrário: a experiência é constantemente valorizada.


Walcyr Carrasco é um escritor que sempre procurou dar destaque aos veteranos em seus folhetins e o atual é mais um exemplo. É até impressionante a quantidade de medalhões da teledramaturgia escalados para essa produção e com perfis de importância. Nesta segunda-feira (02/04), por sinal, foi ao ar o casamento de Mercedes e Josafá. O casal de 'velhinhos turrões' sempre foi um dos pontos altos da trama, destacando o brilhantismo de Fernanda Montenegro e Lima Duarte, figuras tão raras em novelas.

E o casório não tinha como não emocionar o público. Após muitas brigas (resultando em cenas divertidas), os dois finalmente resolveram fazer uma cerimônia, partindo da vidente o pedido de casamento, logo depois que a mesma descobriu pela filha, Diva (Bel Kutner), que estava viúva há um bom tempo.
A cena, dirigida com competência por Mauro Mendonça Filho e equipe, valorizou a linda sintonia dos atores e a facilidade que ambos têm em transmitir emoções através dos olhares. Foi um momento delicado e até raro na ficção, pois quase nunca há destaque em pares de idosos, ainda mais resultando em matrimônio.


Só mesmo em novelas do autor há esse tipo de valorização, vide o bonito casamento de Bernarda (Nathalia Timberg) e Lutero (Ary Fontoura) em "Amor à Vida" (2013) ou a relação sensível entre Juju (Nicette Bruno) e Romeu (Ary Fontoura) em "Sete Pecados" (2007), citando ainda Osvaldo (Fúlvio Stefanini) e Divina (Neusa Maria Faro) em "Alma Gêmea" (2005), Pancrácio (Marco Nanini) e Anastácia (Eliane Giardini) em "Êta Mundo Bom!" (2016), e Dona Mimosa (Suely Franco) e Calixto (Pedro Paulo Rangel) em "O Cravo e a Rosa" (2000). Entre tantos outros em suas obras. E o caso de "O Outro Lado do Paraíso" ainda conta com um 'terceiro elemento' muito luxuoso: Laura Cardoso, que vive a cafetina Caetana. A responsável pelo bordel era apaixonada por Josafá no passado e armou para separá-lo de Mercedes. Ela só se entendeu com a rival séculos depois, resultando em uma cena magnífica das veteranas.


Laura, inclusive, só participaria da primeira fase e em poucos capítulos. Mas a atriz amou tanto a personagem que pediu ao autor para não matá-la e ele, claro, aceitou. Caetana, então, virou um dos principais destaques do núcleo do bordel e ainda criou uma forte amizade com Mercedes, sempre procurando alertá-la das encrencas da neta, Cleo (Giovanna Cordeiro). O laço ficou tão forte que a 'prostituta aposentada' foi até no casamento da ex-rival com o seu ex-grande amor. E emocionou, assim como seus queridos colegas. O momento em que Mercedes ofereceu o primeiro pedaço de bolo para a amiga foi um primor. Os olhares disseram tudo. Aliás, ver esse trio junto em um folhetim é um privilégio raro. Eles até brincam em entrevistas a respeito da idade, dizendo que os três somam uns 500 anos de tevê.


Além deles, no entanto, é preciso citar outros veteranos com espaço no atual fenômeno das nove. Ana Lúcia Torre tem dado um show como a preconceituosa e divertida Adnéia, virando o destaque do núcleo de Samuel (Eriberto Leão). As situações são repetitivas e cansativas, tendo como único objetivo inserir comicidade no roteiro e preencher o tempo dos capítulos, mas ainda assim a atriz tem o espaço que merece. O mesmo vale para Eliane Giardini, que tem uma grande importância na pele da racista Nádia, formando uma boa dupla com o também experiente Luis Melo, intérprete do juiz Gustavo. E o que dizer da maravilhosa Marieta Severo vivendo a asquerosa Sophia, grande vilã da história? Ótima e sempre com muitas cenas.


Vale citar outro grande nome: Glória Pires, protagonizando uma verdadeira avalanche de catástrofes com sua sofrida Elizabeth, que vem enfrentando um drama atrás do outro desde que a novela estreou. A cena em que a personagem descobriu o estado crítico do seu fígado em virtude do alcoolismo, exibida também nesta segunda, por exemplo, destacou a entrega da atriz, que transmitiu todo o desespero de Beth em não poder salvar Adriana (Julia Dalavia). Ela ainda deu um show quando a mãe de Clara entrou em crise de abstinência, surtando por um gole de bebida. Mais uma intérprete recebendo o devido valor na trama. Até mesmo a breve participação da grandiosa Nathalia Timberg valorizou o talento da atriz, comovendo quem assistia com a inteligente Beatriz, paciente do hospício em que Clara (Bianca Bin) ficou internada. O autor só falhou mesmo com Juca de Oliveira, que poderia ter aparecido muito mais através das maldades de Natanael, e Zezé Motta, que apareceu bastante no começo, mas acabou perdendo espaço com a Mãe do Quilombo.


O casamento de Josafá e Mercedes em "O Outro Lado do Paraíso" proporcionou cenas belíssimas protagonizadas pelos sempre irretocáveis Lima Duarte e Fernanda Montenegro, deixando ainda mais claro o quanto Walcyr Carrasco faz questão de dar destaque aos atores mais experientes em seus folhetins. Tomara que vários outros escritores sigam esse exemplo, pois intérpretes que fizeram história na teledramaturgia não podem ser esquecidos nunca.

33 comentários:

Nina disse...

Que show desses atores e como eu chorei!!!!! E a abordagem do alcoolismo da Beth está ótima.Ridículo aquele senhor do Uol sempre arrumar um jeito de criticar tudo.Parece pessoal e é.

Anônimo disse...

A novela tem os defeitos dela mas tem inúmeras virtudes como essa. O Flávio Ricco disse isso hoje e concordo.

Anônimo disse...

As cenas do casamento foram tão lindas e sensíveis, só atores grandiosos como esses poderiam transmitir tanta emoção e delicadeza. Lima Duarte e Laura Cardoso mereciam tanto esses papéis numa novela com audiência, além do talento que não dá pra ser definido em palavras, eles têm uma paixão tão visível por atuar. Você viu a notícia que a Laura renovou por 4 anos com a Globo e se colocou à disposição da emissora? É tão lindo de se ver, atores consagrados dessa idade que não precisam mais de dinheiro nem nada e só continuam atuando por amor a profissão, isso falta a muitos atores jovens. E o que falar de Fernanda Montenegro? Uma das poucas atrizes na história que conseguiu ser indicada ao Oscar por um filme que não é em inglês, a melhor atriz brasileira de todos os tempos e uma das melhores do mundo, uma atriz realmente completa, que consegue ser boa em todas as linguagens, seja de televisão, de cinema ou de teatro, premiadíssima por seus trabalhos nos três, vê-la em cena já é um presente.

Contudo, eu tenho que admitir que não consigo assistir capítulos como o de hoje e não ficar um pouco mal. É triste pensar que esses atores logo vão nos deixar, não só pela falta que eles irão fazer na TV, mas também porque eu não vejo ninguém dessas novas gerações que possa algum dia ser o que eles são/foram. Mesmo os atores que eu gosto (como Isabelle Drummond, Alice Wegmann ou Chay Suede), são muito bons, mas não chegam nem aos pés de uma Laura Cardoso ou de um Lima Duarte. Fernandona então é incomparável, ninguém nem da geração dos 70, 60, 50, 40, 30 e muito menos dos 20 pode se tornar o que essa mulher representa pras artes cênicas brasileiras.

Ponto para o Walcyr por dar espaço para atores tão maravilhosos! Eu também espero que mais autores sigam o exemplo dele, pois atores desse nível merecem ser sempre aproveitados. O Silvio de Abreu era um ótimo autor pra se valorizar veteranos, uma pena que agora ele esteja se dedicando a encurtar ótimas temporadas de Malhação.

Paula

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Adorei a sensibilidade do casamento deles, muito apropriado...

Muito bom post!



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

chica disse...

Como já disse aqui, não assisto a novela. mas vi essa cena na chamada...Lindo esse casal. Perfeitos! abração, chica

Caio disse...

Por cenas como essa que constatamos como as criticas de parte da imprensa são exageradas e há sim uma perseguição ao Walcyr.

Lulu on the sky disse...

Sem dúvida são grandes atores, mas não acompanho mais essa novela.
big beijos

Adriana Helena disse...

Amigo Sérgio, você arrasou na escrita e no tema desta semana!

Sim, foi o casamento mais lindo dos últimos tempos e eu chorei do começo ao fim amigo...rsrs
O que dizer de atores veteranos, incríveis e espetaculares que conseguem passar toda a carga dramática da cena apenas pelo olhar? Ahhh, deu vontade de carregar os três para casa no momento de cortar o bolo...Linda demais a Caetana... ohhhhh Seus olhos marejados e os lábios tremendo.... Impossível não se debulhar em lágrimas!!!
Amigo, como chorei, de emoção ao ver tamanha obra de arte se desenhando aí na nossa frente...
Siimmm é uma novela e fantástica por sina, l por valorizar atores deste gabarito, desta participação luxuosa que há muito não se via, aliás, um elenco de peso assim creio que nunca teve né amigo?
Só sei que foi grandioso, o capítulo inteiro por sinal!!!!

Obrigada por esse primor amigo, nunca vou esquecer o seu texto e a sua lembrança!! PARABÉNS!!!!
Um grande beijo e um lindo ingresso em Abril!!! :)))))

Felisberto T. Nagata disse...

sim,Sérgio, quase nunca há destaque em pares de idosos e poucas vezes , os atores/atrizes que fizeram/fazem história na teledramaturgia, tais como Lima Duarte e Fernanda Montenegro recebem o espaço que merecem, ao menos com Walcyr há esse tipo de valorização; obrigado, bela semana,abraços!

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,vou te falar uma coisa.você pode me zoar a vontade.a Vitória Strada e a Bella Piero,para namorar,fazem muito bem o meu tipo.eu queria namorar com uma das duas.

Anônimo disse...

É impressionante como esses atores veteranos conseguem transmitir tanta emoção apenas com o olhar ou com suas falas. Eles não precisam dessas interpretações desmoderadas ou caras e bocas que fazem sucesso hoje em dia. A partir dos anos 2000, percebo que o estilo de atuação nas novelas mudou muito, acho isso uma pena e acho que é um dos motivos pelos quais nenhum outro ator brasileiro nunca vai chegar aonde Fernanda Montenegro chegou. Os americanos têm um termo que é "overacting", é uma das piores críticas que eles podem fazer a um ator, usam quando julgam que a atuação está exagerada, por exemplo, muita gente ficou surpresa que a Adriana Esteves não foi nem indicada ao Emmy Internacional pela Carminha, mas eu tinha certeza que ela não seria, americanos odeiam aquele tipo de atuação e são essas atuações que repercutem hoje e que todos atores e atrizes brasileiros querem seguir, por isso acho que o que aconteceu em 1999 infelizmente nunca mais vai se repetir.

Elisabete disse...

Grandes atores!
Um abraço.

Bell disse...

Oi

Não estou acompanhando mas acho eles talentosos e fofos.

bjokas =)

Dean Winchester disse...

Concordo com o texto.Walcyr valoriza bem os veteranos.Mas no geral acho essa novela bem ruim, uma das mais fracas do Walcyr Carrasco e tenho acompanhado bem pouco.Mas é inegável o sucesso da novela, é apenas meu gosto pessoal.

Lucas disse...

Caraca moe, você precisa rever seu conceito de "valorização", ver Fernanda Montenegro em cenas constrangedoras de rezas e falando com "eles", foi no mínimo constrangedor, inclusive uma crítica de TV do próprio Grupo Globo afirmou que ela, Laura Cardoso e Lima Duarte estavam sendo subvalorizados e fazendo figuração de luxo na novela. Doideira isso, você sempre dá um jeito de endeusar o WC... o salvador das telenovelas... autor por excelência... HEHEHE...

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Fico impressionada com a delicadeza, suavidade, arte, pertinência e nem é preciso falar do talento e qualidade de interpretação dos atores da velha guarda!
Maravilhosas Fernanda Montenegro e Laura Cardoso< sensacional Lima Duarte, Glória Pires, Marieta Severo, Ana Lucia Torre, Eliane Giardini dando um show de interpretação.
A cena do casamento de Mercedes e Josafá foi emocionante e adorável <3
Acho muito importante essa valorização dos atores com mais idade e penso que Walcyr Carrasco é além de generoso um autor com olhar versátil e instigante, que escolhe personagens que não conseguiríamos mais imaginar sendo interpretados por outros atores.
Mais um texto seu perfeito!
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Sérgio Santos disse...

Show mesmo, Nina!

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Paula!!!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Debora.

Sérgio Santos disse...

Perfeitos, Chica.

Sérgio Santos disse...

Ha sim, Caio. Evidente.

Sérgio Santos disse...

Ok, Lulu.

Sérgio Santos disse...

Entendo sua emoção, Adriana!!!

Sérgio Santos disse...

Exato, Felis!

Sérgio Santos disse...

Vc não é besta, Matheus.

Sérgio Santos disse...

Que ótimo comentário, anonimo!!!!

Sérgio Santos disse...

Grandes, Elisabete.

Sérgio Santos disse...

São sim, Bell.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Dean.

Sérgio Santos disse...

Vc precisa rever o conceito de valorização, Lucas. Pq ter atores como esses em papeís de DESTAQUE como esses é raro. Não é endeusamento, é um fato. O time veterano dessa novela é valorizado como jhá tempos nao se via. Qual o ultimo papel relevante de Lima e Fernanda eem novelas??? DUVIDO tu citar algo recente.

Sérgio Santos disse...

Tb acho mt importante, Luli. Bjão!!!!

Anônimo disse...

uai,Sérgio.como assim eu não sou um besta?me explique

Matheus Nogueira disse...

uai,Sérgio.como assim eu não sou um besta?me explique