terça-feira, 26 de abril de 2022

"BBB 22" chega ao fim como uma das piores temporadas da história do reality

 A vigésima segunda temporada do reality de maior repercussão do país chegou ao fim nesta terça-feira, dia 26. A estreia foi em 17 de janeiro e marcou a chegada de Tadeu Schmidt na apresentação, após cinco anos com Tiago Leifert no comando. O novo apresentador foi um dos poucos êxitos da edição. Porque o conjunto sai do ar com uma sensação inevitável de frustração e decepção. 


É importante ressaltar que a temporada passou longe do fracasso. Enquanto "Um Lugar ao Sol", novela de Lícia Manzo, estava no ar, o programa sempre conseguia a maior audiência do dia. E foi assim até a estreia de "Pantanal", que passou a ocupar o posto de maior média diária. Também deu o retorno financeiro que a Globo queria, vide as várias cotas de patrocínio exibidas ao longo dos meses. 

Porém, no quesito entretenimento, o "BBB 22" foi um completo equívoco. Entrou para a lista das piores temporadas. Tanto que em nível de repercussão, a edição ficou muito aquém das duas temporadas anteriores de imenso sucesso. Aliás, houve um incontestável crescimento de interesse pelo reality depois que Boninho resolveu criar o time "camarote" no "BBB 20", composto por pessoas conhecidas em nichos ou até na televisão.

Os famosos selecionados no "BBB 21" foram ainda mais marcantes. Mas em 2022 tudo deu errado, até a escolha dos conhecidos de parte do público. Foi um dos piores elencos já escalados em anos. 

O time 'Pipoca' teve erros e acertos, como toda edição. Mas algumas figuras se destacaram como Rodrigo, Bárbara, Laís, Natália, Jessi e Lucas. Independente de gostos pessoais. Rodrigo logo partiu para o jogo e mexeu com os ânimos da casa, mas foi eliminado por sua língua. Várias declarações problemáticas foram proferidas pelo participante que acabou não resistindo ao seu primeiro paredão na segunda semana de programa. Bárbara e Laís faziam boas articulações e até formaram um grande grupo. O quarto "Lollipop" virou uma força na casa, a chamada rede de proteção. Conseguiam mandar pro paredão qualquer um. Mas deram um tiro no pé quando miraram apenas nos mesmos alvos: Nat, Jessi e DG. 

Enquanto os integrantes do "Lollipop" afundavam, Lucas tentava boas estratégias com Natalia, Jessi e Lina, mas nunca conseguia ser ouvido. Acabou se unindo a Arthur Aguiar para sobreviver no jogo. A aliança não durou muito porque o Barão da Piscadinha cogitou votar em Tiago Abravanel e Arthur considerou seu ato uma traição por sempre ter tido o neto de Silvio Santos como aliado. No final das contas, Lucas teve apenas Eslovênia, com quem firmou um relacionamento, como aliada. Mas nem todas as movimentações mencionadas deixavam o programa convidativo. Aliás, jogadas de verdade eram raras. Quase todos se comportavam como 'anjinhos que estavam ali apenas para espalhar amor'. Como esquecer a vergonha alheia das primeiras eliminações sendo embaladas pela música "Deixa Tudo como Está", cantada por Thiaguinho? 

Tiago Abravanel foi o primeiro que tentou implantar o "BBB do amor". Isso porque ano passado vários famosos foram 'cancelados' com rejeições históricas por conta da conduta no jogo. O neto de Silvio Santos não queria se comprometer com nada, se negava a falar de jogo e até sugeriu boicotar o 'jogo da discórdia'. O pior de tudo é que quando viu que seria votado pela casa por pelo menos oito pessoas simplesmente fez suas malas e apertou o botão da desistência, uma das novidades da temporada, mas que só ficava disponível para utilização quando a produção queria. 


Além de Tiago, Douglas Silva e Pedro Scooby eram outros que se recusaram a jogar por muito tempo. Dava agonia assistir. A impressão é que queriam férias remuneradas. Brunna Gonçalves, esposa de Ludmilla, mal apareceu. Linn da Quebrada também não aceitava falar sobre combinação de votos e evitava qualquer tipo de jogada que exigisse o mínimo de estratégia. Naiara Azevedo até tentou fazer o grupo das comadres uma força. Mas acabou eliminada cedo demais. Ao menos deixou uma chuva de hilários memes. Já Maria, Jade Picon, Arthur Aguiar e PA não se incomodavam em falar de jogo. Tanto que os quatro acabaram se destacando mais. Ainda assim, tiveram desempenhos abaixo da média. Maria se entregava nas festas e protagonizou ótimos momentos. Mergulhou no programa sem ligar para sua imagem. Beijou, transou, brigou, viveu. Foi uma delícia acompanhá-la. No entanto, acabou expulsa quando bateu com um balde na cabeça de Natália durante o 'jogo da discórdia'. Sua maior inimiga foi ela mesma.

Jade era esperta, mas se deixou levar pela burrice ao fixar Arthur como único alvo. Que erro amador ter indicado o rival três vezes para o paredão, sendo que na terceira ela estava na berlinda pelo Big Fone. O transformou em coitadinho, tudo o que ele tanto queria. O ator, por sinal, esbanjou inteligência. Tinha ótimas análises sobre a disputa, incluindo uma boa percepção do que o telespectador queria. Foi corajoso ao querer jogar de forma clara, sem meias palavras. Mas se acomodou na interpretação da vítima. Como viu que estava funcionando, seguiu com sua cartilha do sofrido até o final. A narrativa da traição era a maior arma do jogador. Tanto que repetia várias vezes 'as facadas nas costas que levou': Lucas o traiu, PA o traiu, DG o traiu, Scooby o traiu, Jade o traiu. Sempre era o isolado, o traído, o triste. Mas muitas vezes ele mesmo afastava os demais com sua personalidade nada fácil. Mimado e ranzinza, Arthur nunca aceitava ser contrariado e logo ficava com a cara emburrada. Tinha uma personalidade bem parecida com a do irritante Fiuk, integrante do "BBB 21". Sua sorte foi ter sido adotado e defendido cegamente por uma torcida fiel e engajada que mandou em todos os paredões da edição. 


A questão da torcida é outro fator que merece menção. A temporada foi péssima e uma grande parte do elenco tem sua parcela de culpa. Mas o público também tem. Eliminar em sequência todas as pessoas que se opuseram a Arthur terminou de afundar uma edição que já estava no fundo do poço. A saída do grupo "Lollipop" era algo até compreensível porque todos combinavam votos e fingiam não combinar. E as estratégias eram péssimas. Como já mencionado, terem sempre os mesmos alvos foi uma estupidez. Mas não teve lógica a permanência de Eliezer até a última semana de programa. O último lollipop era o mais desinteressante. Sempre se colocou na sombra de alguém para seguir na disputa. Primeiro era com Vinícius, depois formando casal com Natália e por fim bajulando Arthur. Laís não merecia ir longe, mas ser eliminada em um paredão contra Eli foi um equívoco. Os embates entre a médica e Arthur ao menos rendiam alguma coisa. Mas o pior foi Eliezer permanecendo em paredões contra Lina, Natália, Jessi, Gustavo e Scooby só porque virou amiguinho do favorito. Vale até um adendo: na reta final, o surfista deixou as férias de lado e realmente passou a jogar. 


Já a entrada de Gustavo fez bem ao jogo. Ninguém pode negar que ele movimentou o programa. Colocou o alvo nas costas de quem estava escondido na casa, como Brunna, Viny e Eslo. Já sua parceira, Larissa, criou mentiras que poderiam até ter rendido alguma briga, mas nada aconteceu. Se enfiou no quarto Lollipop para se camuflar. Não adiantou. Durou pouco. No entanto, Gustavo, por ironia do destino, também se acomodou na reta final e resolveu chutar cachorro morto. Preferiu votar em Natália e Jessi e se fixar do grupo dos meninos, que sempre foi o mais forte. Até deixou de lado a rivalidade que tinha com Arthur por comodismo. Aliás, a entrada da dupla foi a prova das inúmeras tentativas da produção para mexer na cansativa edição de 2022. Pela primeira vez na história do "BBB" todos os recursos foram utilizados pela direção: Casa de Vidro, Paredão Falso, paredão quádruplo, enfim. Não faltou tentativa. Mas todas fracassaram. A falsa eliminação de Arthur acabou antecipando o desfecho de algo que já estava evidente há semanas. Se estava claro o favoritismo, ficou explícito. E o ator nada fez de interessante em seu retorno. Foi a pior volta de todos os paredões falsos já exibidos. Ninguém falou mal de Arthur na casa enquanto o 'eliminado' estava fora. E todos se conformaram com a situação assim que retornou. Sobrou para o vencedor choramingar porque Scooby e DG não ficaram tristes o suficiente com sua saída. 

Apesar das muitas tentativas de movimentar o jogo, mais uma vez a produção pecou na utilização do Big Fone, que só tocou duas vezes em quase quatro meses. A primeira foi com Brunna atendendo e a segunda com Jade, o que rendeu um dos poucos momentos relevantes da temporada. Deveriam ter colocado para tocar muito mais vezes, nem que fosse para uma pegadinha. O elemento instaura uma tensão na casa que só faz bem para a disputa. Outro equívoco grave da temporada foi a elaboração das provas. Quase todas apresentavam a mesma dinâmica e duravam tempo demais. Tudo bem que os patrocinadores exigem tempo de tela, mas que fizessem isso de uma forma sadia para o público. Dá para contar nos dedos de uma mão quais foram realmente emocionantes ou divertidas. A maioria durou uma eternidade e era entediante. A repetição era tanta que Jade ganhou a liderança duas vezes com duas provas praticamente iguais que exigiam boa memória. Parecia replay. As provas do Anjo e os Bate e Volta não ficaram atrás na mesmice. Até os castigos do Monstro foram bobos na maioria das vezes.


A final teve seis intervalos comerciais, o que comprovou o êxito de lucro da edição. Ainda teve 751 milhões de votos, a maior votação da história das finais do reality. No entanto, fez jus ao que foi a temporada: monótona, interminável e desinteressante. Foram poucos os bons momentos do último dia. Nem teve muito o que mostrar e por isso focaram tanto em esquetes protagonizadas por Paulo Vieira e Dani Calabresa, algumas inspiradas e outras cansativas. Já o discurso de Tadeu mais uma vez fez diferença e mostrou a razão do apresentador ter funcionado tão bem no formato. Se emocionou genuinamente e foi bonito ouví-lo. Fez questão de elogiar os finalistas com palavras sinceras. Ao mesmo tempo, deixou claro que o campeão protagonizou a disputa e isso gerou idolatria e muito hate também. Ainda destacou que o ator 'ensaiou muito bem para o espetáculo', o que é verdade. Para uns é um elogio, para outros uma crítica. Arthur Aguiar, como já era óbvio desde a terceira semana de programa, ganhou com 68,96% dos votos e Paulo André ficou com 29,91%, enquanto DG amargou apenas 1,13%. Já a audiência foi bem menor que os sucessos "BBB 20" (34,2)e "BBB 21" (34,1). O último dia rendeu 25,6 pontos, ironicamente quase empatada com a pior edição já realizada, o "BBB 19" (25,1).

O "BBB 22" sai de cena com um saldo negativo. O já elogiado Tadeu Schmidt é um dos poucos que pode se orgulhar da temporada do reality porque sua apresentação foi brilhante e seus discursos irretocáveis. Sabia cobrar e ser carinhoso na medida certa. Outros pontos positivos foram Dani Calabresa substituindo Rafael Portugal e o Big Terapia, novo quadro de Paulo Vieira, que divertiu do início ao fim. Já o restante fica difícil defender. O clima do encerramento da edição é de 'já foi tarde'. Após duas temporadas primorosas em sequência, a vigésima segunda edição fez lembrar os traumáticos "BBB 17 e 19", que até hoje lideram a lista de catastróficas temporadas. Não deixará saudade. 

28 comentários:

Anônimo disse...

Vou usar esse espaço para fazer um desabafo. Acompanho o Arthur desde Rebelde. Amei vê-lo como Diego, depois como Duca e por fim como Osório. Também gostei quando ele fez o Virgílio em "Em família" e vi algumas cenas de Dona Xepa, em que ele interpretava o Edison (acho que era esse o nome). Não assisti a "O outro lado do paraíso" e por isso não tenho o que falar. Também sei que ele fez uma participação em "segunda chamada", mas não cheguei a ver... Tudo isso para dizer que quando o escândalo envolvendo as traições veio a tona, eu fiquei muito, muito triste. Senti uma decepção tão grande que vivia falando disso com minha psicóloga (kkkkkkkkkkkkkk). São em momentos como esse que a gente percebe que os nossos ídolos são seres humanos falhos como qualquer um de nós. Eu me perguntava "como eu pude me enganar tanto?". E foi por isso que decidi acompanhar o BBB22 para tirar minhas próprias conclusões. A parte de mim que "viveu" momentos incríveis ao lado dos personagens que ele interpretava queria poder dizer "tá vendo, ele é legal, só cometeu um erro". No início do programa gostei do que vi, mas a partir de certo momento, comecei achar a energia dele muito pesada. Ele nunca aproveitou os momentos que teve em mãos para escrever lembranças felizes. Saiu vitorioso, mas o que mais ele ganhou com toda essa exposição? Sinceramente, como alguém que torceu muito pela carreira dele, me preocupa bastante o pós que ele terá. Acho que ele precisará de muita ajuda emocional para enfrentar o que a vida tem a oferecer de agora em diante... Espero estar errada. Espero que, na verdade, tudo seja maravilhoso. Eu quero de verdade que ele aprenda com os erros e se torne uma pessoa melhor. Minha psicóloga me disse que, na visão dela, ele tem um vazio gigante a ser preenchido. Vazio esse que ele tentou diminuir cometendo muitos erros... Fim do desabafo. Desculpa o textão.

Chaconerrilla disse...

Zamenzito, eu não sou muito de acompanhar BBB22, mas dessa vez, dei uma chance. Confesso que amei o trio Disney e a amizade dos três patetas foi a melhor coisa desse BBB (hahahaha). DG, PA e Scooby são muito carismáticos e trouxeram uma leveza pro BBB que me deixou feliz. Sempre que aparecia um vtzinho deles, minha eu bobona amava. Além dos três, eu amei o Barão. Ele é claramente uma pessoa boa que tem um carinho por todo mundo ali. Não merecia sair da casa antes de muitos ali. Espero que o pós dos quatro seja maravilhoso! Que cada encontre mais e mais oportunidades em suas respectivas áreas de atuação. Sobre ship, eu amei Eslu e Jadré. Também gostei muito da Jade e do Gustavo. Sabe o que mais gosto na Jade? A lealdade! O barco estava afundando pro Lolipop, mas ela não tomou a decisão mais fácil que era simplesmente se juntar aos meninos. Achei muito bonito e corajosa da parte dela. Com relação ao Gustavo, acho o jeito ácido dele muito engraçado. Ele nos proporcionou ótimos momentos. Por fim, tem o Arthur. Fui muito fã dele na época de rebelde, malhação e eta mundo bom. Gostava tanto que até comprei o CD dele para apoiá-lo. Torço para que ele reveja algumas atitudes que tomou ao longo do programa e que aprenda com os erros. Acho que aqui fora, ele recebrá muito hate, o que, sinceramente, me preocupada. Eu estava assistindo à rede BBB e vi nele uma pessoa emocionalmente exausta e triste. Enfim... que o caminho de todos seja iluminado e que a participação no programa traga bons frutos para todos eles.

Anônimo disse...

SÓ NÃO FOI PIOR DO QUE A RACISTA GANHOU, MAS QUASE EMPATOU.

Anônimo disse...

Ótimo texto! Perfeita definição desse bbb.

Pedrita disse...

eu adorava as comadres, assim q todas saíram abandonei. beijos, pedrita

Anônimo disse...

BBB10>>>>>> bbb21>>>>abismo>>>>>>bbb20

Tess disse...

Falar disso várias vezes na terapia? Meu pai amado...

Anônimo disse...

Para que não sabe este sinal significa( > maior).Podem discordar de mim mas é minha opinião

Anônimo disse...

Imagina pagar terapia pra falar dos problemas dos famosos. Meu Deus!

Anônimo disse...

Sendo sincera, eu tava gostando do arthur no começo e da vibe dele. Depois passei a me cansar, muito vitimismo e drama. Mas ele teve razão, as pessoas se fechavam pra ele, e o trio Laís, barbara e jade inventavam coisas distorcidas sobre ele e repassavam pra casa, ficar se explicando uma hora cansa. Um momento que mostra isso é Bárbara e Laís indo falar pra Jade que ele não assistiu o presente do anjo de PA e Scooby, Jade tratou logo de contar, eles ficaram chateados, mas PA chegou e perguntou pro Arthur pra acabar logo com a fofoquinha. Ou então quando Eliezer espalhou pro Lollipop que Arthur “ameaçou” a Jessi. Não concordei com muitas atitudes do Arthur, mas eu também entendo a energia dele ter baixado, e sou contra o hate coletivo principalmente vindo de verificados. Eu também não torcia pra ele, mas acho que não dava pra ele perder pro PA que mal apareceu no jogo. No final, a culpa foi toda do Boninho

bruno reis disse...

Ela tá pagando, fala do que quiser, não é não? Oxe

Anônimo disse...

Finalmente acabou e vou parar de ler sua hipocrisia no twitter. Ano passado idolatrou uma pessoa que chamavam ela de vitimista e esse ano esculachou, incitou ódio, influenciou o cancelamento de uma pessoa que tbm julgavam de vitimista pelas atitudes. Parei de te seguir e o pior que eu gostava dos seus comentários babando ovo da Globo.

Anônimo disse...

Pra mim a pior temporada foi a do BBB 19 e a mais tóxica foi o BBB 17. Essa foi bem mais ou menos e o que ajudou foi a péssima escalação do elenco. O Tiago e o Pedro não eram nem pra ter entrado no programa, pois eles eram anti jogo demais (gosto deles somente como pessoas, péssimos jogadores). Gostei da amizade do trio Disney, mas o Pedro atrapalhou muito o DG e PA, pois foi o que mais se negou a combinar votos. DG e PA depois queriam combinar votos, mas o Pedro sempre dava pra trás.
Já o Eli estragou o top 5, pois sua conduta no programa foi deplorável, pensei até que ele fosse pra final. A Jessi (gostava dela apesar de tudo) ou o Lucas mereciam mais estar no top 5.
Já o Lucas foi corajoso em não ficar escondido no lolipop, pois ele poderia muito bem ter se acomodado lá já que era namorado da Eslo. Mas o jogo triplo e rasteiro dele me incomodou muito ao longo do tempo. Já o Arthur não conseguiu segurar a onda e ficou visivelmente desgastado emocionalmente por conta dos inúmeros conflitos relacionados a ele e com isso acabou ficando uma pessoa amargurada e chata, que dormia a maior parte do tempo. Ele mesmo admitiu essa mudança de comportamento no Mais você. Mas foi um bom jogador no meio desse elenco fraco.

Anônimo disse...

num é? rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Aliás, eu nunca entendi essas pessoas que torceram pra juliette ano passado, esse ano querendo julgar o Arthur ou então falar que ninguém podia falar um A dele que era eliminado, sendo q ano passado foi a mesmíssima coisa e tinha alguém ai que amava rsrsrsrsrs

João Mario disse...

"Mas algumas figuras se destacaram como JESSI"

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Só no fantástico mundo de zamenza mesmo né

Anônimo disse...

Achei seu comentário muito fofo, na verdade. Mostra que tem um coração bom e preocupado com a felicidade do próximo. Que você receba em dobro todo o bem que deseja!!!

Francisco othon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco othon disse...

#BBB já acabou há tempo e está cancelada lugar a hora volta Serie Brasileiras ..

Sérgio Santos disse...

Não se desculpe, anonimo, eu achei seu desabafo muito corajoso e adorei ler. Eu endosso cada palavra escrita por voce.

Sérgio Santos disse...

Adorei seu comentário, chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Quase, anonimo...

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb adorava, Pedrita. Elas e o Barão.

Sérgio Santos disse...

Eu amei os 3, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Nao vejo problema, Tess.

Sérgio Santos disse...

A culpa foi de todo mundo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

A 17 e a 19 sempre serão as piores, anonimo, insuperáveis.