sexta-feira, 30 de abril de 2021

Fenômeno do "BBB 21", Juliette teve uma trajetória digna de mocinha de novela

 O sucesso do "BBB 21", após um início controverso, é merecido. Foi bem atrativo os embates entre 'mocinhos' e 'vilões' no primeiro mês de programa. Quando há esse tipo de divisão folhetinesca na casa é quase impossível não se envolver. Ainda que maniqueísmo em reality inexista. Mas ao longo dos meses essa formação foi se alterando. Teve até gente querida que virou odiada. Uma semana pode mudar tudo em um jogo como esse. Mas tem uma participante que virou favorita na segunda semana e até hoje segue no posto. Coincidentemente, a que mais se parece com uma clássica mocinha de novela: Juliette Freire. 


A trajetória da participante, que é advogada e maquiadora, parece escrita por algum autor de novelas de sucesso. Espontânea e faladeira, Juliette se destacou logo na estreia, quando ganhou a imunidade por meio de votação popular e acabou no segundo andar da casa, junto com mais cinco colegas imunes. Porém, seu jeito causou incômodo em grande parte do público, vide as reclamações sobre suas constantes investidas em Fiuk em tom de piada. Amada à primeira vista (vide a imunidade que recebeu da audiência), Ju estava indo para um caminho de rejeição. 

Mas em menos de três dias tudo mudou. A junção dos grupos resultou em uma ojeriza ao comportamento espalhafatoso de Juliette. Não demorou para virar alvo de deboche de todos os 17 colegas, principalmente quando não estava no mesmo ambiente. Quem começou os ataques foi Karol Conká e com isso angariou vários discípulos que embarcaram na narrativa inventada pela cantora. Até a dita grande amiga Viih Tube resolveu se afastar de Ju para falar mal dela com os demais. Karol chegou a espalhar que a participante era surtada e louca. Ainda foi xenófoba quando disse que era mais educada porque era de Curitiba ---- a 'rival' é da Paraíba. 

Isolada e ridicularizada, Juliette perdeu o rumo e até a capacidade de se expressar. Quando tentava falar com alguém para dizer o que estava sentindo não conseguia formular frases coerentes, o que implicou em um aumento das piadas de seus colegas. Aquela participante espontânea do primeiro dia não existia mais. Porém, como em um ótimo folhetim, Ju iniciou a virada no jogo quando Gil e Sarah começaram a perceber as jogadas de Karol, Lumena e cia. Aos poucos, uma união foi firmada, ainda que de forma velada. 

Karol e Lumena também tropeçaram em seus egos quando protagonizaram desavenças patéticas, vide a forma como ambas, ditas militantes, se comportaram diante de Lucas. Transformaram o ator (que cometeu erros condenáveis) em vítima. Ainda o desestabilizaram a ponto de resultar em uma desistência. A mentira inventada por Karol sobre Carla Diaz ter dado em cima de Arcrebiano, em um surto de ciúmes, também serviu para todas as declarações de Juliette ganharem força. Afinal, sempre tentou alertar os demais sobre a perseguição que sofria, principalmente das duas. Ninguém ligava. 

Juliette foi retomando sua confiança aos poucos e reconquistando todos os seus espaços que Karol tinha roubado. Já mais segura, começou a debater sobre o jogo de forma brilhante. Sua visão a respeito da conduta dos colegas é quase perfeita. A ponto de ter alertado Gil sobre a mudança de comportamento de Lumena e Karol, que antes o tratavam feito lixo e depois o transformaram em melhor amigo. Sua dobradinha com Sarah rendia comentários precisos sobre os rumos do "BBB 21". O trio ganhou o nome de "G3" e virou queridinho do público. 

Porém, a saga de Juliette ainda passaria por mais provações. A participante acabou traída pelos seus dois aliados, que a 'trocaram' por Caio e Rodolffo. Isso porque Juliette se recusou a compactuar com os ataques que a dupla passou a fazer a Carla Diaz. Sarah e Gil encontraram nos "Bastiões" os parceiros perfeitos para comentários depreciativos sobre os rivais. Não demorou para que o quarteto falasse mal de Ju pelas costas. Os então 'amigos' viraram rivais. Mas a advogada nem precisou de um 'quarto secreto' para enxergar as traições. Conseguiu observar muito bem através dos comportamentos. A volta de Carla do paredão falso --- , que a alertou sobre suas companhias (ainda que bastante subliminarmente) ---, apenas comprovou sua 'tese'. 

A aproximação de Juliette com Camilla de Lucas foi outro ponto de virada de seu desempenho no jogo. A amizade virou uma forte aliança e de forma natural. Renegada pelos próprios 'amigos', a jogadora procurou novos aliados. E encontrou sem muito esforço. A dupla formada com a influencer funcionou, assim como as brincadeiras que fazia com o professor João Luiz, melhor amigo de Camilla que também acabou bastante ligado a Ju ao longo do tempo. Vale mencionar até a bonita reconciliação com Gil, poucas semanas depois que Sarah acabou eliminada. Os dois nordestinos sempre tiveram um vínculo visível e se reconectaram com o tempo, deixando as mágoas de lado. Não virou um laço no jogo, mas sim afetivo. 

A favorita, honrando a saga de uma heroína de novela, só não enxergou que sua 'melhor amiga', Vitória, era uma das mais ardilosas da casa. Viih Tube só pensava nela e tentava estar do lado de todos. Fingia amar Juliette, mas apenas a tolerava por conveniência. Ironicamente, um clichê dramatúrgico. Se fosse uma obra de ficção, Ju flagraria alguma falsidade da 'amiga' na última semana de jogo. Não é, mas conseguiu se livrar da falsa amiga graças ao público, que votou massivamente no primeiro paredão que Viih caiu, no último domingo (25/04), o que resultou em uma eliminação com rejeição elevada (mais de 96%). Talvez Ju tenha até percebido a índole da amiga, mas preferiu se omitir e deixar nas mãos do telespectador o julgamento final. Mais uma jogada certeira. Aliás, o carinho dos fãs não se dá apenas por ser uma pessoa carismática e transparente. Impressiona como suas análises sobre os colegas se mostra precisa, mesmo estando lá dentro com eles. Parece que está assistindo de fora. Só não teve sorte nas provas. Perdeu todas. Ou melhor, quase todas. Venceu justamente a última prova do líder, o que resultou em vários vídeos de telespectadores gritando de felicidade ao redor do Brasil. Mais uma situação que a coloca na posição de 'mocinha sofredora' de uma boa novela que ganha seu merecido final feliz.

Juliette Freire virou a franca favorita do "Big Brother Brasil" e tem tudo para levar o prêmio, ainda que a essa altura do campeonato nem tenha tanto valor assim para ela. Afinal, já há uma lista de empresas interessadas na imagem da participante que já conta mais mais de 23 milhões de seguidores no Instagram ----- 403 milhões de curtidas no perfil entre 25 de janeiro e 20 de abril, com uma média de 1,75 milhão de curtidas que cada postagem recebe. A pessoa mais seguida do "BBB 21" e a terceira BBB mais seguida de todas as temporadas, atrás apenas de Sabrina Sato e Grazi Massafera. Até um jogo de aplicativo foi criado para a paraibana, desenvolvido pelo conterrâneo Ittalo Ornilo ---- Ju aparece vestida de policial (como na sua fantasia do Monstro) e precisa driblar os inimigos em forma de banana (Arthur), cobra (Viih) e ET (Karol). A própria Globo planeja um programa para sua futura contratada. A mulher é um fenômeno de popularidade. Um caso raro em reality e que dificilmente se repetirá em anos posteriores. A vida da maquiadora e advogada mais conhecida do país já está feita. Uma jogadora que conseguiu fazer um jogo interno e externo excepcional. A vitória será apenas a consagração de uma trajetória que arrebatou o público e assustou os rivais no jogo. 

48 comentários:

Anônimo disse...

ELA TEM QUE GANHAR!!!!

Lois Racca disse...

Texto brilhante, como sempre!

Patrícia disse...

fiquei emocionada. como é que pode amar tanto uma pessoa assim? sou apaixonada por ela. ela merece tudo que já recebeu sem nem saber e tudo que ainda virá. que Deus sempre a proteja da maldade de gente boa e da bondade da pessoa ruim, agora, aqui fora.

Welton disse...

Sérgio, confesso que no começo julguei a Ju de forma errada, achava exagerada, achava até que estava forçando e fazendo personagem.Mas nada como o tempo e as índoles de outras pessoas para mostrar a verdade e ver que eu julguei a Ju errado no início.A partir do momento em que a casa inteira, liderada pela Karol Conká, começou a perseguir e excluir Juliette minha empatia por ela surgiu e aí vi sim que a Ju não era nada de personagem, era assim mesmo, uma pessoa faladeira, carismática, engraçada e uma grande jogadora, UM PERFIL COMPLETO DE UMA CAMPEÃ!E não me importa se a Ju tem milhões de seguidores e vai ganhar muito aqui fora, ELA TEM QUE GANHAR ESS BBB 21, não apenas pela perseguição que sofreu, mas por ser uma mulher maravilhosa e de um coração enorme!JULIETTE CAMPEÃ!!!

Ana Paula Santos disse...

Excelente texto! Eu já tinha pensado nisso que a trajetória dela parecia de novela kkkkk. E verdade seja dita, ela está sendo muito guerreira nesse jogo, no lugar dela muitos talvez não aguentassem tanta pressão, ou talvez tentariam se encaixar ao que os outros pensavam.

Pedrita disse...

ela foi incrível desde o começo. e como o lucas sofreu perseguição pesada no começo e isolamento. vih foi muito falsa com juliette. ué? desde qd alguém perseguido sistematicamente tem que ter a capacidade de lidar com a questão? ela era a vítima. eram os agressores q tinham q perceber a maldade. a culpa não é da vítima.

Unknown disse...

Ameei!!!!

Unknown disse...

Vc e luiz amei o texto

b. disse...

Perfeito!!!

Janjan disse...

Perfeito!!! Ameiii ❤

Anônimo disse...

Perfil de campeã!!! Vamos votar muuito pra ela ganhar! Única que realmente merece

Anônimo disse...

Perfil de campeã!!! Vamos votar muuito pra ela ganhar! Única que realmente merece

Rafaela Moraes disse...

Ela é a que mais merece esse prêmio,não consigo imaginar outra pessoa ganhando que não seja ela.

Ricardo Moreira disse...

Perfeito!

Unknown disse...

Testo brilhante. Juliette campeã, porém me doi votar fora Gil.

Lene disse...

É a merecedora sem dúvidas. Parabéns pelo belo texto.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Sinceramente, não sou "devoto" de Juliette. Verborrágica demais... Força determinadas situações...Se fosse em outra edição, poderia sair com fama de chata. Eu gosto mais da Camilla, apesar de não ter interferido no jogo em si. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Vinicius disse...

A única mocinha sofrida que eu amo kkk

Ana vieira disse...

Que lindo texto ! Perfeito ju é luz é a protagonista desse BBB que mais ficou conhecido por o "programa da Juliette".
Nossa campeã o Brasil te Ama

Unknown disse...

Texto lindo, Juliette é merecedora de todo sucesso. Campeã da edição!

Unknown disse...

Texto irretocável!

Lua disse...

Amei,já mandei no grupo da familia

Rainbowland disse...

Sergio queria vc fazendo um textão mostrando como esse BBB teve a maior quantidade de vilãs de todas as temporadas: Karol, Lumena, Sarah e Viih Tube.

Jovem Jornalista disse...

Incrível sua análise. A melhor participante de todos os tempos do "BBB".

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...

Medo do ano que vem. O que vai ter de gente querendo copiar ela para tentar fazer o mesmo sucesso.

Sérgio Santos disse...

E ganhou, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Lois, vc sempre querida.

Sérgio Santos disse...

Eu tb sou, Patricia.

Sérgio Santos disse...

É isso, Welton.

Sérgio Santos disse...

E nao é, Ana Paula???KKKK

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Pedrita.

Sérgio Santos disse...

Feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, b.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Janjan.

Sérgio Santos disse...

E levou com 90,15%, anonimo.

Sérgio Santos disse...

E foi ela, Rafaela.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Ricardo.

Sérgio Santos disse...

E ela levou, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Lene.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Te entendo, anonimo. kkk

Sérgio Santos disse...

Brasil ama mesmo, Ana.

Sérgio Santos disse...

E foi msm, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Feliz, Lua!

Sérgio Santos disse...

Nao deu tempo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, jornalista.

Sérgio Santos disse...

Não vão conseguir, anonimo.