segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Sempre vale a pena rever a cena mais emblemática de "Laços de Família"

 A Globo reprisou a cena mais emblemática de "Laços de Família" nesta segunda-feira (08/02), no "Vale a Pena Ver de Novo": a raspagem dos cabelos de Camila (Carolina Dieckmann). Um dos maiores sucessos de Manoel Carlos que vem repetindo o êxito nas tardes da emissora. A média fica em torno de 18/19 pontos, índices excelentes para a faixa. É a prova do carinho do público pelo novelão que marcou tantas gerações. 


A aguardada sequência entrou para a história da teledramaturgia e marcou a carreira de Carolina. Foi um momento de total entrega. Ao som de "Love By Grace", música cantada por Lara Fabian que passa a embalar o drama da personagem, a cena não tem texto e mostra apenas a raspagem dos cabelos de Camila, que decide retirá-los após o desespero com as constantes quedas em virtude da quimioterapia. É evidente que a emoção da intérprete se misturou com a da personagem. Afinal, é uma mudança de visual brusca. 

E Carolina merece todos os elogios pelo seu profissionalismo. O grande público sabe que não é toda atriz que aceita um pedido assim. Mas valeu a pena o risco. Ninguém esquece da cena e até hoje há uma forte comoção. Embora não seja a função da teledramaturgia, também serviu como um grande estímulo a todos que enfrentam a leucemia. Vale lembrar que a novela fez aumentar significativamente a doação de medula óssea na época graças ao desenvolvimento competente do drama de Camila. 

Aliás, Maneco foi de uma habilidade invejável. A filha de Helena (Vera Fisher) era a personagem mais detestável de "Laços de Família" e já havia páginas na internet destilando ódio pela garota, mesmo em uma época onde a internet ainda engatinhava. E nada mais natural. Camila deu em cima do namorado da mãe descaradamente e foi correspondida. Helena abriu mão de seu amor pela felicidade da filha. Difícil encarar todo o contexto com naturalidade e por isso a acidez de Íris (Deborah Secco) era tão adorada. Representava quem assistia. 

Mas o autor conseguiu promover uma virada no sentimento do telespectador. E vale ressaltar que a doença estava planejada desde a sinopse. Muitos veículos chegaram a noticiar que o câncer foi criado de improviso como uma estratégia de Maneco para diminuir a rejeição de Camila. Mas sempre foi tudo bem colocado. Até nos primeiros meses de novela alguns personagens destacavam a palidez da personagem e como vivia abatida. Tudo piora quando engravida de Edu (Reynaldo Gianecchini) e vários sintomas da leucemia surgem. O fato do marido médico ignorar a gravidade é um tanto absurdo, mas não prejudica a narrativa. E quando a leucemia é descoberta aquele ódio do público vai cedendo lugar para uma comoção difícil de segurar. Aliás, o elenco se entrega junto com Carolina. Vale destacar os momentos emocionantes de Luigi Barricelli (Fred), Vera Fisher, Gianecchini e Júlia Almeida (Estela).

A marcante sequência da raspagem dos cabelos é uma catarse dilacerante e coroa a competente condução de Manoel Carlos na abordagem do tratamento contra a leucemia. Nenhuma outra novela conseguiu chegar nem perto neste quesito. Uma curiosidade: a cena não foi escrita pelo autor. Foi gravada apenas para uma campanha de doação de medula óssea. Mas ficou tão impactante que acabou inserida no enredo. E valeu muito a pena rever um momento tão importante para a teledramaturgia nacional. A reprise de "Laços de Família" merece todo o sucesso.

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu chorei tudo de novo!!!

Anônimo disse...

"Laços De Família" (2000) é uma das melhores novelas de Manoel Carlos, e a cena da raspagem dos cabelos de Camila é, sem dúvida, o ponto alto da obra. A entrega de Carolina Dieckmann, aliada ao merchandising social, fez com que essa sequência até hoje fosse lembrada na história da teledramaturgia.

Guilherme

Anônimo disse...

Cena inesquecivel demais!!!!!

Alice Alquimia disse...

É uma novela marco na dramaturgia brasileira.

chica disse...

Essa cena foi emocionante demais,linda! abração, tudo de bom,chica

Maria disse...

Peço por todas as pessoas que se livrem desse mal ( Corona Vírus ), que Deus ponha a mão sobre cada um e tire essa doença maligna, e que nos afaste cada vez mais desse vírus, peço saúde para a humanidade que juntos com a força da oração nos livraremos juntos desse mal, que nenhuma peste chegará as portas da sua casa. Amém



Jovem Jornalista disse...

Com certeza uma cena marcante. Não sabia dessas curiosidades da cena.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Lulu on the sky disse...

É praticamente impossível assistir essa cena e não se emocionar.
Big Beijos,
Lulu on the sky

Sérgio Santos disse...

Eu tb, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pra mim é a melhor de longe, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Marcante, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fato, Alice.

Sérgio Santos disse...

Bjs, Chica.

Sérgio Santos disse...

Amem, Maria.

Sérgio Santos disse...

Pra vc tb, Jovem Jornalista.

Sérgio Santos disse...

Fato, Lulu.