sábado, 13 de fevereiro de 2021

Reprisada no Viva, morte trágica de Fernanda foi a cena mais impactante de "Mulheres Apaixonadas"

 Por ironia do destino, as duas cenas mais emblemáticas de dois grandes sucessos de Manoel Carlos foram exibidas na mesma semana. A primeira foi a emocionante sequência da raspagem dos cabelos de Camila (Carolina Dieckmann), em virtude da quimioterapia para o tratamento contra a leucemia, ao som de Love By Grace" (Lara Fabian), exibida nesta segunda-feira (08/02) em "Laços de Família", no "Vale a Pena Ver de Novo", na Globo. Já a outra foi a trágica morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli), exibida neste sábado (13/02) em "Mulheres Apaixonadas", reprisada no Canal Viva. 


A cena do assassinato de Fernanda era a mais aguardada da reexibição no Viva. Vale lembrar que a personagem morreria por volta do capítulo 30. O sucesso, no entanto, fez Maneco adiar o momento, o que valorizou mais o talento da atriz. Vanessa acabou ganhando mais cenas e até um núcleo próprio. Somente no capítulo 150 que a tragédia acontece, após meses de 'preparação' através dos pesadelos de Salete (Bruna Marquezine) com um anjo que alertava sobre a partida da mãe. E a sequência, uma das mais trabalhosas da novela, foi um primor.

A perseguição de policiais a bandidos, situação recorrente no Rio de Janeiro, teve toda a adrenalina necessária para o momento, com direito a trilha embalada pela ótima e apropriada "Faint" (Desmaio), da banda Linkin Park. Já o desespero de Fernanda dentro do carro de Téo (Tony Ramos), presos em um engarrafamento, expôs um susto que vários cariocas passaram e passam na cidade. É aquele momento em que ficção se mistura com a vida real, situação que Manoel Carlos adora fazer ---- basta lembrar a morte de Ingrid (Lilia Cabral), em "Laços de Família", em um contexto praticamente igual. 

O instante que Téo lembra dos sonhos de Salete, enquanto Fernanda sai do carro em pânico, é de arrepiar. O ex de Helena (Christiane Torloni) ainda tenta ir atrás, mas não consegue impedir que a mãe da menina seja baleada e também leva um tiro. Os dois caem desmaiados em meio aos caos. De tirar o fôlego. Vanessa Gerbelli e Tony Ramos deram um show de atuação. Não por acaso é a imagem mais lembrada pelos telespectadores até hoje. 

É preciso lembrar os bastidores da cena, exibido pelo "Vídeo Show" na época: toda a equipe da trama gravou o importante momento em pleno Leblon e com uma multidão em volta. Os passantes e moradores atenderam ao pedido da direção e ficaram em silêncio durante toda a gravação. E, quando o diretor gritou 'corta', houve uma intensa salva de palmas que deixou Tony com os olhos lacrimejados. Foi quase um teatro a céu aberto. 

"Mulheres Apaixonadas" é um dos maiores sucessos atuais do Viva e tem sido muito bom rever a elogiada trama de Manoel Carlos. O assassinato de Fernanda marcou a carreira de Vanessa Gerbelli, fechou a participação da personagem Fernanda em grande estilo e entrou para a história da teledramaturgia. Valeu a pena rever. 

10 comentários:

Anônimo disse...

O fato de as duas cenas mais marcantes das melhores novelas do Manoel Carlos serem re-exibidas na mesma semana é um deleite para o noveleiro raiz.

Guilherme

Anônimo disse...

Essa cena me marcou muito. Nunca mais esqueci!

Anônimo disse...

Quase 20 anos depois e a atriz ainda nao ganhou um papel tão bom quanto este.

Gabriella disse...

Eu chorei muito revendo!!!!

Unknown disse...

Eu me emocionei de mais chorei durante toda a cena

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Foi mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Idem, Gabi.

Sérgio Santos disse...

Foi forte, anonimo.