quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Elenco do "BBB 21" tenta plagiar participantes do "BBB 20" e prova que cada edição é única

 A vigésima primeira edição do "Big Brother Brasil começou há pouco mais de uma semana. Ainda há muito jogo pela frente e todas as opiniões já formadas a respeito dos participantes podem alterar bastante ao longo dos meses. Faz parte. Mas já fica claro que o atual elenco prova que é impossível copiar uma temporada de sucesso do "BBB". Cada conflito é único e todo plágio resultará em algo artificial ou decepcionante. 


O "BBB 21" tem feito sucesso. A audiência está em alta e nem poderia ser diferente. Uma das poucas atrações inéditas na televisão aberta. Também há o fator "BBB 20", que foi um fenômeno. E o êxito da temporada passada tem influenciado o comportamento de quase todos os participantes. Ano passado, toda a dinâmica do jogo acabou mesclada com um combate ao machismo e enaltecimento do feminismo através da força das mulheres no reality. Tudo de forma natural. 

Os novos participantes, empolgados com o sucesso da edição passada, estão tentando repetir tudo o que foi visto. Não por acaso houve uma maior facilidade na entrada de 'famosos'. Todos animados com o ótimo retorno que nomes como Manu Gavassi, Rafa Khalimann, Boca Rosa e Babu Santana tiveram. Mas o resultado tem sido catastrófico. E a razão é simples: tudo vem sendo feito de forma minimamente calculada. Vários juram que estão dando um show dentro da casa, mas não param de passar vergonha e aumentar a quantidade de 'haters' (odiadores). 

Lumena foi a primeira a discursar e causar polêmica na casa. Todos os homens se vestiram de mulheres após a ação de uma patrocinadora. Lumena não gostou e fez um longo discurso defendendo a comunidade trans e os travestis, alvos constantes de violência. Fiuk, um dos participantes mais constrangedores de todos os tempos, chegou a declarar, tentando chorar, que era um branco, privilegiado, cis (que se identifica com seu gênero) e hetero. No entanto, muitos telespectadores louvaram a atitude de Lumena porque realmente é uma brincadeira ultrapassada e a homofobia presente na sociedade é incontestável. Vale lembrar, no entanto, que Babu foi vestido de mulher e maquiado pelas mulheres na edição passada e todos se divertiram sem problemas. 

Mas a participante gostou do holofote de "sábia". Desde então, passou a se comportar como a rainha da sensatez e já problematizou inúmeras situações usando discursos patéticos, vide o momento que se indignou quando Juliette quis vestir branco que nem ela (uma tradicional homenagem feita aos Orixás nas sextas-feiras). Mas Lumena só milita contra quem não gosta. Isso porque Karol Conká vem se mostrando a pessoa mais repugnante da temporada desde que transformou Juliette em um monstro porque sente ciúmes de Arcrebiano. Ainda declarou que é mais educada por ser de Curitiba e não está acostumada com a forma de falar da colega paraibana. A xenofobia assustou, mas Lumena não deu um pio. Também não se opõe a nenhuma crítica pesada da amiga. Sororidade? Ela tem, mas só quando convém. 

E o caso mais revoltante da atual edição, até agora, foi a forma como Karol e Lumena transformaram Lucas na pior pessoa do mundo. O participante tem claros desequilíbrios emocionais. Nem deveria ter entrado em um reality como o "BBB". Porém, entrou. E lá, logo na primeira festa, tentou bancar o cupido juntando casais e aborreceu vários colegas. Tudo piorou quando Kerline (primeira eliminada com mais de 83%), para se vingar da inconveniência, fingiu se interessar por ele. Quando levou um fora, Lucas deu um escândalo e insinuou que a colega era racista, além de uma pessoa ruim. Ainda comparou a situação ao regime nazista (?). Já na segunda festa tudo ficou ainda mais grave: Lucas se embebedou e arrumou briga com quase todos os participantes, os acusando de machistas, racistas e homofobicos. Ele também assumiu ser tudo isso. E tentou formar uma aliança com todos os negros da casa para eliminar pelo menos uma parte dos adversários brancos. Ainda acuou e intimidou várias mulheres, como Camilla de Lucas, Viih Tube e Juliette. Ou seja, provocou um caos. A revolta de todos era compreensível e o público, através das redes sociais, não via a hora de eliminá-lo no paredão. 

Mas Karol e Lumena se aproveitaram do contexto para transformar Lucas em uma espécie de Hadson/Lucas/Prior, o trio que foi merecidamente atacado pelas 'fadas sensatas' do "BBB20". E transformaram a vida do menino em um inferno. Até expulso da mesa na hora do almoço ele foi, sem ninguém contestar. Aliás, há uma razão para quase toda a casa se calar: o pavor de ser a Boca Rosa da vez. Basta lembrar que a influencer foi destruída na internet depois que colocou em dúvida a palavra das mulheres para ficar do lado dos homens no ano passado. Quem teria coragem de desacreditar a narrativa de Lumena e Karol, duas mulheres negras militantes, para criticar o exagero na forma como estão tratando Lucas? A única foi a Sarah, o que implicou em um súbito aumento do número de seguidores da participante nas redes sociais. Isso porque Sarah conseguiu se destacar durante o primeiro Jogo da Discórdia da temporada, na segunda-feira (01/02), quando defendeu o direito do Lucas contar o lado dele. O jogo também mexeu um pouco na dinâmica da casa. Karol percebeu a brusca cortada que Tiago Leifert deu quando pediu um direito de resposta (o apresentador a ignorou). Assim, como mágica, mudou a atitude com o então grande inimigo Lucas na terça (02/02) e até se desculpou. Agora mirou seu canhão para Juliette, a quem chama de "doida" de uma forma gratuita. 

O "BBB 21" ainda está no começo e tem tudo para ser um sucesso. No entanto, já está claro que uma edição jamais será igual a outra e o participante que não entender isso e insistir em copiar situações vistas em temporadas de sucesso fracassará. O "BBB 20" foi maravilhoso, mas acabou. 

18 comentários:

Fernanda Mendes disse...

A Thelminha foi muito certa ao falar (respondendo um comentário da Karol) "Está na hora focar no jogo e esquecer a galera do ano passado. Quem nasceu pra ser 21 nunca será 20"

Anônimo disse...

Tô gostando da temporada e espero que a Lumena e Karol saiam logo, pois elas empatam o andamento da trama, já que muitos participantes tem medo delas. O que inibe a espontaneidade de muitas pessoas. Por enquanto torço pra Juliette, Carla, Camila, Rodolfo, Caio,Sara, Gil, Lucas e Arthur.

Leitora disse...

Olá, Sérgio! Sim. Eu sobrevivi ao Corona. Na vdd nem peguei. Graças a Deus!
Mas menino a Lumena deixou vc postar esse texto??? (Rindo muito)
Tô acompanhando o programa pelas redes. E olha nunca vi tanta radiação junta. Felizmente nunca fui baba ovo de artista então não posso dizer que tô decepcionada. Mas olha a gente espera no mínimo um pouco de descência. Agorinha pouco vi Projota zombando de Lucas. Eu vi no site o dia que eles se encontraram. Lucas se emocionou disse que era fã que as músicas de P o salvaram e agora o cara faz isso? E eu fiquei pensando será que é assim tbm com outros fãs? Pq realmente se faz com câmeras o que não faz as escondidas? Não puxando sardinha pra Caio e Rodolfo, mas olha a diferença de tratamento vide que ambos os casos são fãs x ídolos.
Eu tô vendo pessoas negras se queimando e queimando todo um movimento. É verdade que caráter, empatia, humanidade não tem nada haver com cor. Mas infelizmente vai servir pra quem já é racista se encher de razão. Tá certo? Não tá. Mas se já tava difícil vai ficar pior. E bem posso estar errada, mas quando o tombo vier e ele virá vão usar o racismo, o machismo e etc como desculpa ao invés de reverem suas atitudes e buscarem consertar seus erros. Ou talvez qnd virem o quão estão queimados venham pedir desculpas, mas nunca saberemos se são reais ou apenas convenientes. No segundo caso o tempo mostrará.
Eu sinto pelo pouco que tô vendo o quão irônica é essa edição uns e outros tem tanto medo de cancelamento que acabaram por espelhar isso. Julgam, debocham, cancelam o tempo todo pq se sentem juízes, donos da razão. Aqueles que não o fazem sentam sobre o muro e seguem o fluxo da maré com medo de cair do lado errado.
Lumena e Karol só me lembram o Fariseu e o Republicano. É uma passagem bíblica. Eu sou cristã. O Fariseu orava em pé se vangloriando de ser uma pessoa boa e etc e tal. Ao passo que o Republicano tinha humildade pra reconhecer o quão falho era. Eu as vejo assim como Fariseus.
E não tô dizendo isso pra passar pano pra Lucas. Isso não. Ele errou, mas quem sou eu ou eles pra julgar? Se acharam que estão com razão era simples bastava colocá-lo no paredão ou cobrar que a produção do programa fizesse algo. Mas não terem essas atitudes lamentáveis não somente com ele, mas tbm com a menina Juliette. Sério parece pior que a quinta série e eu sei. Eu vivi a quinta série e foi um inferno. Mas vê isso num bando de "adultos" é constrangedor. A menina Juliette pode ter sido inconveniente e ngm é obrigado a gostar dela ou ficar amiguinho, mas o mínimo que a gente espera de pessoas que já podem dirigir, beber, votar e etc é respeito. Principalmente dos famosos pq estes tem pessoas que os seguem, que os acompanham, admiram, tomam como exemplos. Muita gente se decepcionou? Sim. Mas com certeza ainda tem aqueles que vão encontrar desculpas e razões pra defender e aplaudir.
É até irônico ver a internet indignada com algo que ela faz o tempo todo que é apontar o dedo, julgar e condenar. Sim eu sou contra essa cultura do cancelamento pq todos nós somos falhos e estamos sujeitos a cometer erros. Claro que qnd alguém erra temos que lhe mostrar sim, mas não colocá-la sob o julgo da inquisição como se fossemos perfeitos.
Eu espero que ver tudo isso sirva de lição para que as pessoas reconsiderem seus comportamentos pq estão achando tudo horrível então é sempre bom se avaliar.
Nem vou comentar de outros pq é muita gente. Ngm ali é perfeito, mas são poucas pessoas que merecem chegar na final. Torço para que Juliette e Sarah estejam lá em Maio.

Vinicius disse...

Tô louco pra ver a desculpa da Jaque patomba vai dar quando ver que e odiada ps:torcedo para juliette,carla,arthur,camila,sarah e gil

Anônimo disse...

Sérgio, só posso afirmar que o "BBB 21" está um nojo (isto não é um elogio). Mas não é surpresa para mim, pois poucas temporadas do reality show foram realmente boas após a sétima em 2007 que, aliás, foi um ano que fechou vários ciclos principalmente em se tratando do encerramento oficial das séries "A Diarista" e "Sob Nova Direção". E olha que a segunda versão de "A Grande Família" inicialmente teria seu fim decretado naquele mesmo ano. Desculpe-me fugir um pouco do foco da publicação, que é sobre "BBB", mas são as minhas sinceras considerações sobre o programa, e cada vez mais concordo com você quando diz que não acompanha assiduamente reality shows, haja vista que o "BBB" já o estressa demais.

Guilherme

John disse...

Não acompanhava este BBB até começar a ler notícias sobre a Karol, e fiquei assustado com tamanha maldade e crueldade com que ela trata outros participantes. Erraram? Sim, mas quem não erra! Agora ela, com poder divino, é uma juíza e única a não cometer erro. Sinto nojo das atitudes dela. Como uma pessoa dessa pode querer dar lição de moral sobre as diferenças?

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu espero que a Karol Conká saia com o recorde de rejeição entre todas as 21 temporadas. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Jovem Jornalista disse...

Realmente nenhuma temporada é igual a outra. São novas pessoas, novos conflitos. Li uma matéria que falava que essa temporada seria sobre o racismo, contudo acredito que vários outros assuntos foram pautados.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...

Esse "reality" tá mais que saturado, se já achava péssimo lááá nos anos 2000 quem dirá agora em pleno 2021.

Sérgio Santos disse...

Ela acertou mesmo, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Abraço, Anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pensei que vc tinha me abandonado, Leitora. Que bom que está de volta e bem. Assino embaixo do seu maravilhoso comentário. E eles já estão usando a pauta do racismo de forma rasa. Beijão.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Pior que tem sentido, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Todo mundo tá sentindo, John.

Sérgio Santos disse...

Tb, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Abraço, Jovem Jornalista.

Sérgio Santos disse...

Discordo, anonimo. O sucesso prova o contrario.