segunda-feira, 5 de abril de 2021

Ótimo em "Amor de Mãe", Irandhir Santos engrandece qualquer elenco

O talento de Irandhir Santos impressiona. Não há personagem que não interprete brilhantemente. Premiado ator de cinema, é um profissional respeitado e figura rara na televisão. Costuma selecionar muito bem seus trabalhos e tem o hábito de preferir sempre a mesma equipe. Por isso virou uma pessoa tão frequente nas produções dirigidas por José Luiz Villamarim. Certeza que esse fator pesou na hora de aceitar o Álvaro, grande vilão de "Amor de Mãe", que está em sua última semana.


É apenas o sétimo trabalho do ator na televisão e sua segunda aparição no horário nobre da Globo. A primeira foi em "Velho Chico", novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida em 2016, onde viveu Bento dos Anjos, irmão de Santo (saudoso Domingos Montagner), e emocionou o público com seu desempenho. O intérprete agora teve a chance de mostrar uma nova faceta na pele de um perfil ambicioso e sem qualquer escrúpulo. O típico vilão maniqueísta presente em tantos folhetins.

Álvaro é dono da PWA, empresa do ramo do plástico em franca expansão. Polui o meio ambiente através de práticas ilícitas, era aliado de um miliciano que executava suas ordens sujas e passa por cima de quem se opõe a ele. Usa um cachimbo e está sempre bem vestido. Só falta um corvo no ombro.
O único fator que explora um pouco o lado humano do personagem é a paixão por Verena (Maria). No entanto, ainda assim, não respeitou o período de resguardo da mulher e a traiu com outra. Também não acreditou quando a funkeira contou que o filho era fruto de um estupro ---- depois se arrependeu. Ou seja, é um tipo mais caricato mesmo, o que não é demérito. O clássico empresário rico malvado.

A força cênica de Irandhir engrandece o vilão. Não por acaso virou um dos trunfos da novela. Os embates protagonizados pelo personagem destacam a entrega do ator, principalmente em cenas ao lado de Taís Araújo (Vitória) e Murilo Benício (Raul). No início da trama quem dividia bem a cena com ele era Vladimir Brichta, intérprete do ativista Davi, assim como Camila Márdila, que vivia a radical Amanda. Já as sequências com Maria exploram um lado mais carinhoso do empresário, ainda que tenha sido bem grosseiro com a namorada tempos atrás.

O melhor momento do intérprete na televisão, no entanto, não é a produção atual. Foi na pele do emotivo Zelão, no remake lúdico de "Meu Pedacinho de Chão" (2014), que Irandhir teve um imenso destaque e virou o mocinho do folhetim de Benedito Ruy Barbosa, dirigido por Luiz Fernando Carvalho. Mesmo longe de todos os esteriótipos possíveis de um "herói". O personagem ganhou o peso graças ao talento do ator. Simples assim. "A Pedra do Reino" (2007), "Amores Roubados", "Dois Irmãos" (2017) e "Onde Nascem os Fortes" (2018) foram outras produções que contaram com o seu brilhantismo.

Um dos acertos de "Amor de Mãe" é ter Irandhir Santos em seu elenco. Qualquer obra engrandece com sua presença e agora não é diferente.

12 comentários:

Vinicius disse...

O ator e maravilhoso mas papel e horrível principalmente agora na reta final da novela e uma cena mais tosca que a outra

Anônimo disse...

Qualquer produção televisiva, independentemente da qualidade, só tem a ganhar contando com a presença de Irandhir Santos em seu elenco. E aguardando pela análise final de "Amor De Mãe" daqui a três dias, com toda a franqueza que um crítico de respeito como você teceria comentários a respeito dessa novela superestimada.

Guilherme

Anônimo disse...

ESSA NOVELA VIROU UMA CHACOTA!

Anônimo disse...

Estive no youtube da rederafa e ouvi o que tanto queria ouvir: “O Álvaro foi um vilão desde o capítulo 3”, essa última fase tem nos mostrado o quão clichê a novela já era desde o início. Ouvi recentemente, um "crítico" que acusou você de que foi você quem forçou a comparação com Walcyr. Falso, sempre encontro um twiter sem alma que fala sobre isso "no nível Walcyr". Você apenas defende o jeito injusto do crítico ser. Eles nem se lembram de como odeiarom no 2020 o enredo de Sandro filho da Vitória.

Anônimo disse...

Irandhir Santos é muito bom manoo , por mim ele tava em tudo que é novela ksks , ele trabalha muito bem , atua muito , é maravilhoso

Anônimo disse...

Irandhir Santos Santos também mandou muito bem no filme Tropa de Elite 2 que é um dos melhores filmes brasileiros ou na verdade o melhor filme brasileiro.

Sérgio Santos disse...

Infelizmente, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Postei, Guilherme!!!

Sérgio Santos disse...

Verdade, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ele é, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo!