quarta-feira, 1 de abril de 2020

Paredão histórico comprova sucesso do "BBB 20", expõe força das torcidas, mexe no jogo e elimina Prior

O paredão disputado por Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez entrou para a história do "Big Brother Brasil". Foram mais de um bilhão e meio de votos. Um recorde impressionante. Obviamente, a pandemia do coronavírus contribuiu bastante para tal feito. Com muito mais gente em casa por conta da quarentena, a maior fonte de entretenimento é a televisão e somada com a internet se transforma em algo gigantesco. Foi o que aconteceu. O "BBB" é um dos poucos entretenimentos inéditos que o brasileiro ainda tem.


E a disputa de ontem era de vital importância para a quebra de um paradigma que havia se estabelecido em várias edições anteriores: a valorização da estupidez e ignorância em prol de uma falsa sinceridade. Prior sempre esteve no grupo dos chamados "machos escrotos" e todos foram escorraçados pelo público em sequência. Ele, no entanto, foi ganhando torcida pelo jeito burro de agir e por sua falta de freios nas palavras. A dupla com Babu fez sua força crescer diante do público.

Não demorou para Felipe virar um dos favoritos. Mesmo admitindo várias vezes que não mudou em nada e continuava com os mesmos pensamentos. Em alguns momentos até parecia entender suas falas machistas e suas atitudes grosseiras, prometendo melhorar, mas não durava muito.
No primeiro desentendimento contra qualquer um da casa, o participante já retrocedia imediatamente. Nem quando tinha razão nas brigas --- vide a indignação sobre a condescendência das mulheres com a irresponsabilidade de Daniel --- conseguia se manter equilibrado.

Prior era um poço de contradições. Sempre condenou a soberba de Pyong e era igualmente arrogante. Odiava fofoca, mas contou para todos que Gizelly disse que Rafa, Manu e Pyong não mereciam ganhar porque eram ricos. Dizia que Gizelly passaria por cima de uma amiga pelo dinheiro e foi o que fez com Babu. Achava um absurdo a combinação de votos do grupão adversário, mas tentou combinar várias vezes com os elementos que sobraram no jogo, como Flay, Mari e o próprio Babu. Aliás, essa articulação culminou na maior burrada de Felipe: se voltar contra seu único aliado. O participante não aceitou Babu não votar em Thelma e Rafa. Mas o amigo estava coberto de razão. As duas nunca votaram nele e ainda o defendiam. Tendo Marcela, Ivy, Manu, Gabi e tantas outras opções disponíveis, para que ir em cima das duas? Era comprar uma briga gratuita. Mas Felipe era cego e só pensava em si. Nem o fato da jogada arriscada de Babu ter dado certo amenizou o ódio de Prior. O intuito de Felipe era evitar um paredão com os dois. E a disputa acabou evitada sem o voto de Babu em Rafa. Mas de nada adiantou porque Felipe sempre queria estar certo.

Os últimos dias de Prior na casa foram recheados de discussões entre ele e Babu. O participante claramente abandonou seu aliado porque suas ordens não foram cumpridas. Nem escondeu a nova aliança com Flay. Apesar de tudo isso e de todas as atitudes controversas que o rapaz teve ao longo do programa ---- comentários asquerosos sobre as mulheres com Hadson, Lucas, Petrix e Guilherme; desrespeito com Flay durante uma briga cara a cara, declaração sobre a naturalidade de gritar com sua mãe, beijar Pyong desacordado, enfim ----, Felipe tinha uma torcida fiel e agressiva. Vários jogadores de futebol também aderiram ao "Time Prior" e fizeram campanha declarada. Aliás, o participante atraiu uma grande parte do nicho que é fã de futebol. Ainda ganhou a "paixão" de várias pessoas que odiavam feminismo ou qualquer outro tipo de bandeira. Movimento semelhante que favoreceu Paula no "BBB 19". Parecia um futuro campeão.

O medo era justamente a possível vitória de Prior depois de tudo o que ele fez no programa. O Big Brother Brasil" já teve campeões muito controversos e a edição passada é a prova mais gritante. Paula ganhou mesmo tendo proferido uma avalanche de comentários preconceituosos e nojentos. O tenebroso filme se repetiria? Outra pessoa que não se preocupou com suas atitudes mais uma vez triunfaria? O receio de muitos acabou refletido na votação do paredão. Esse recorde histórico, além da questão da quarentena, representou um empenho gigantesco de todos que sempre repudiaram as atitudes de Felipe e que não tolerariam novamente outro campeão nada honroso. A força de vontade fez diferença, mesmo com uma torcida forte do outro lado que o defendia de tudo. A união das torcidas de quase todos os participantes foi outro destaque. A importância da mobilização de vários famosos a favor de Manu e contra seu adversário também merece menção. Por sinal, acabou virando disputa digna de qualquer portal de fofocas: Bruna Marquezine puxando votação contra Prior e o ex Neymar declarando apoio ao rapaz. A atriz levou a melhor com boa vantagem.

A aliança entre Prior e Flay não durou muito porque o participante saiu com 56,73% em um paredão com 1.532.944.337 de votos. Ele recebeu 869.639.322 de votos para sair. Manu ficou com 651.654.637 (42,51%) e Mari foi uma mera coadjuvante com 11.650.376 votos (0,76%). Vários vídeos viralizaram nas redes sociais com pessoas gritando de comemoração com a eliminação de Prior. O recado foi dado e o jogo agora entra em uma nova fase. O tabuleiro levou uma chacoalhada. Babu se torna favorito, assim como Rafa, Thelma e Manu. Os outros dificilmente terão qualquer chance. Melhor assim.

16 comentários:

Anônimo disse...

FINALMENTE ESSA MALA SAIU!!!!!

Anônimo disse...

Alegro-me imensamente de o clube de "machos hétero" do "BBB 20" ter se desfeito completamente. E meus palpites para finalistas desta temporada são iguais aos seus, Sérgio: Thelma, Rafa e Manu. Babu parece finalmente ter recobrado o bom senso no jogo com a saída de Felipe Prior. Quanto aos outros seis participantes restantes, Gizelly pode ser a última eliminada após Gabi e Mari. Marcela, Ivy e Flayslane que lutem para angariarem menos antipatias do público nesta reta final da temporada.

Guilherme

João Deivison disse...

Nossa que texto incrível, parece uma resenha de livro! Adorei!

Anônimo disse...

Perfeito!!!!!!!! JÁ FOI TARDE!!!!!!!

Fernanda disse...

Você é o melhor que escreve sobre novelas e BBB também!!!

Anônimo disse...

Opinião equivocadíssima.
Você está confundindo BBB com debate político. E se for entrar no debate político, vc está passando pano pra tudo que as “fadas sensatas” fizeram de errado.
Prior foi o maior jogador do BBB de todos os tempos e merecia ficar até a final, já que ele que garantiu o ibope do programa.
Decepcionado contigo que não sabe valorizar o entretenimento, atuando como jornalista nessa área.
Parece que o viés ideológico te tornou cego

João Neto disse...

Perceba que a análise não é voltada para o valor de entretenimento que a figura fazia, mas sim em suas contradições e personalidade. Não é debate político, mas quem a gente apoia nos representa e tem os discursos legitimados. Embora Manu também tenha cometido erros, esses aconteceram numa escala bem menor. Você pode gostar de Prior sim, isso é natural. Mas você não pode dizer que ele é um ser humano que deve ser enaltecido. Ele trm muito a melhorar.

João Neto disse...

Análise perfeita. Não podemos, jamais, dar força para discursos agressivos e controversos.

Anônimo disse...

Todo mundo que assiste a esse BBB deveria ser obrigado a ler seu texto.

Sérgio Santos disse...

Finalmente, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Idem, Guilherme.

Sérgio Santos disse...

Que honra, João!

Sérgio Santos disse...

Foi, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, João. É isso.

Sérgio Santos disse...

Valeu, anonimo.