sexta-feira, 18 de outubro de 2019

"Mais Você" completa 20 anos em ótima forma

O "Mais Você" estreou no dia 17 de outubro de 1999 e marcou a transferência de Ana Maria Braga da Record para a Globo. O programa matinal chegou a mudar de horário algumas vezes ao longo de seus 20 anos (completados hoje) de emissora (incluindo até um período na grade vespertina), mas se estabilizou e hoje é a maior audiência das manhãs da líder. A apresentadora e seu inseparável Louro José (Tom Veiga) têm um público fiel e a equipe da atração em nenhum momento se acomoda com isso, sempre procurando novidades para o formato.


Tanto que a produção conseguiu criar vários quadros ótimos que entram em esquema de rodízio, evitando maiores desgastes e preenchendo muito bem o tempo do programa. Não existe uma regra para a exibição de cada um, mas todos estão sempre lá, despertando a atenção do telespectador e divertindo Ana Maria. O curioso é que não foram criados ao mesmo tempo. As ideias é que funcionaram tão bem que acabaram se firmando na atração, sem haver a necessidade da extinção de um para a entrada de outro.

Um dos primeiros foi o "Super Chef", em 2008, com três temporadas. Em 2012, o formato começou a contar com artistas disputando o posto de melhor cozinheiro e passou a se chamar "Super Chef Celebridades". Até hoje o reality faz sucesso, ficando três semanas no ar. A oitava temporada foi ao ar no primeiro semestre e teve Nando Rodrigues como campeão.
O "Super Chefinhos" é a versão infantil da competição e já foi para a sua quinta temporada ---- a primeira estreou em 2009, enquanto a segunda só foi ao ar em 2016 e a terceira ano passado. No caso das crianças, a disputa dura menos: apenas uma semana. A vencedora de 2019 foi Raphaela Alvittos.


Em 2012, estreou outro quadro excelente: o "Jogo de Panelas". Cinco pessoas que amam cozinhar se inscrevem para participar da competição. A cada dia da semana, os participantes se reúnem para degustar um jantar preparado por um dos candidatos. Todos dão suas notas em cada encontro e, no final, quem pontua mais vence. Porém, também há pontos extras na decoração do ambiente, atração escolhida (um cantor contratado, mágico...), figurino, enfim. Normalmente, há algumas intrigas e rivalidades entre os competidores, apimentando a disputa. Dura uma semana e o resultado é divulgado ao vivo por Ana com todos presentes no estúdio. Vinte e cinco edições já foram ao ar.


"Dando um Retoque" é mais um quadro que prende quem assiste. No caso, não é um formato nada original. Uma pessoa de origem humilde pede ajuda para Ana Maria reformar um cômodo de sua casa. Porém, a diferença está nos detalhes. O arquiteto Jairo de Sender tem a missão de fazer a reforma em apenas 48 horas e sempre tenta reaproveitar vários utensílios e móveis. Bem diferente de situações mais assistencialistas, observadas em programas como "Caldeirão do Huck" (Globo), "Eliana" (SBT) e "Hora do Faro" (Record), por exemplo. Ainda dão dicas, no final de cada reforma, de como fazer vários enfeites que a equipe de Jairo cria para cada casa. Ele, aliás, é o carisma em pessoa, além de muito emotivo.


"Você Mais Poderosa" (que posteriormente passou a se chamar "Tapa no Visual") também merece menção. Beto Carramanhos (curiosamente revelado no "Jogo de Panelas")  e Dani Ferraz  são os responsáveis pela transformação física e psicológica na vida da pessoa que se inscreve para participar, normalmente mulheres. É aquele quadro clássico do "Antes/Depois", porém, com o DNA do "Mais Você". Ou seja, sem apelação. A escolhida tem uma renovação no guarda-roupa, tratamento de estética e uma temporada em um hotel luxuoso. Beto é o cabeleireiro oficial, além de bancar o "psicólogo", sempre extraindo bons e emocionantes desabafos. Dani é a responsável pela moda e maquiagem. Assim como o "Dando um Retoque", dura apenas um programa, preenchendo bem o tempo da atração.


Jimmy McManis é mais uma grata revelação do "Jogo de Panelas". O participante virou repórter do programa e sempre visita cidades com o objetivo de conhecer a culinária local, cozinhando para o povão com sua cozinha "viajante". Ele ainda forma uma ótima dupla com a jornalista Nádia Bochi, protagonizando divertidos e emocionantes momentos com o quadro "Na Estrada", onde ambos viajam para lugares paradisíacos e muitas vezes pouco conhecidos do grande público. A característica da viagem, inclusive, é a dupla passar alguns dias na casa de algum anfitrião, levando a equipe de filmagem junto, claro.


E, em 2017, Ana Maria trouxe mais um novo quadro que engrandeceu o programa. O "Fecha a Conta" é uma criação original (vários outros citados são formatos estrangeiros) e funcionou muito bem na atração. Cinco cozinheiros profissionais participam de uma disputa que consiste em gastar o menos que puder em compras, pois toda a quantia que sobrar reflete no prêmio que o ganhador leva. Mas não adianta gastar pouco e preparar um prato ruim, afinal, três jurados são escolhidos para uma avaliação rigorosa. A competição dura uma semana e todo dia há eliminação, sobrando apenas dois para a final na sexta-feira. E são edições temáticas, como "Churrasco", "Prato Feito", "Massas", "Pizza" e "Comida Mineira".


O "Mais Você" não carrega o posto de maior audiência das manhãs por acaso. Ao longo destes 20 anos (e mais de 5000 edições), o programa comandado por Ana Maria Braga e Louro José tem procurado se renovar sempre e vem conseguindo atingir esse objetivo com louvor. Todos os quadros mencionados engrandeceram a atração, entretendo o telespectador, que ainda conta com as rotineiras receitas da apresentadora, tão amadas pelas donas de casa.

15 comentários:

chica disse...

Puxa! 20- anos,já? Um programa leve, divertido, por vezes temas emocionantes. Pouco o posso assistir, mas sempre vale! abraços, lindo fds! chica

Daniela Silva disse...

20 já? :O o Louro José está a ficar crescido kkk

Beijinho | danielasilva-oficial.blogspot.com

Anônimo disse...

E foi ótima a comemoração hoje com o Faustão!!!

Anônimo disse...

ADORO A ANINHA!!!!

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Por incrível que pareça, eu identifico ainda a Ana Maria Braga com a Record. Era telespectador assíduo do Note e Anote. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Unknown disse...

Não gostei do texto. Poderia ter sido mais amplo e não focar apenas nos quadros.

Nina disse...

Eu adoro todos esses quadros. Só não gostei de um que estreou recentemente de competição culinária com brincadeiras idiotas.

Lulu on the sky disse...

Eu não gosto de alguns quadros como aquele da reforma e da transformação. Mas adoro as entrevistas que ela faz.
big beijos
www.luluonthesky.com

Sérgio Santos disse...

Passa voando, Chica.

Sérgio Santos disse...

Verdade, Daniela. kkkk

Sérgio Santos disse...

Foi sim, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Só vc, Fabio...

Sérgio Santos disse...

Ok, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Esse é ruim mesmo, Nina. Tanto que nem citei.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Lulu. bjs