quarta-feira, 10 de julho de 2019

Alice Wegmann comprova seu talento como vilã em "Órfãos da Terra"

A atual novela das seis da Globo teve um início excelente, mas perdeu o rumo ao longo dos meses e os problemas no roteiro ficaram evidentes com a passagem de tempo de três anos. "Órfãos da Terra" apresentou uma queda de qualidade visível e todas as críticas que o folhetim vem recebendo são justas. No entanto, o bem escalado elenco sempre fez o que pôde (e ainda faz) para interpretar com talento os personagens da história de Duca Rachid e Thelma Guedes. Alice Wegmann é um bom exemplo.


A atriz brilhou  nas primeiras semanas da novela e protagonizou a cena mais impactante até então, quando Dalila se desesperou com o assassinato da mãe, Soraya (Letícia Sabatella), que acabou morta por Aziz Abdallah (Herson Capri). Foi comovente e assustador ver o pânico da personagem diante daquela barbárie. Alice deu um show. Todavia, a filha do grande vilão da história perdeu a força com a morte do pai e seu plano de vingança ficou bem sem sentido. Não empolgou. Ainda assim, Alice seguiu convincente na pele da perigosa menina que adotou o nome falso de Basma.

E após um longo período de puro marasmo, "Órfãos da Terra" finalmente apresentou uma sequência digna de elogios no capítulo desta quarta-feira (10/07), onde a intérprete pôde mais uma vez demonstrar seu imenso talento e relembrar a boa impressão causada nas primeiras semanas de novela.
A vilã foi desmascarada por Laila (Julia Dalavia) e Paul (Carmo Dalla Vechia) em um evento de fotografia promovido para expor o trabalho de Martim (Blaise Musipere). A mocinha fez questão de revelar a verdadeira identidade da inimiga e o ex-aliado da filha do sheik, bêbado, se vingou da demissão.

O trabalho  de Alice merece uma menção especial porque teve várias camadas de acordo com as determinadas situações. Primeiramente, a atriz expôs com precisão o pavor da personagem assim que seu disfarce caiu por terra. Logo depois, veio a dissimulação com um choro real (provocado pelo medo do enfrentamento), tentando bancar a boa moça pela última vez. Até um falso desmaio foi usado pela vilã para escapar da derrocada. Mas nada funcionou e a intérprete, então, finalizou com a verdadeira face de Dalila, que tirou a máscara assim que ficou a sós com Laila em uma sala. A mocinha a atacou e a víbora revidou através de provocações sobre a noite que passou com Jamil (Renato Góes). A expressão irônica de Alice foi perfeita.

É preciso, inclusive, ressaltar a primorosa direção de Gustavo Fernández, que focou nos lábios e nos olhares das atrizes, que lacrimejaram de tanta fúria. O ódio mútuo conseguiu ser intensificado através desses ângulos. Obviamente, a catarse da cena foi uma merecida surra que Laila deu em Dalila. Um clichê que sempre funciona, independente da novela. A vilã se feriu bastante, mas não perdeu a pose. A atriz teve um desempenho irretocável e mesclou com habilidade o estado de choque e a raiva acumulada da personagem, após os muitos tapas que levou da rival. Julia Dalavia também merece elogios, pois se destacou durante essa sequência, depois de meses apagada na história --- não por culpa dela, claro.

"Órfãos da Terra" segue com vários problemas visíveis e aquele encanto inicial passou. Mas é sempre bom ver uma atriz de talento brilhando. Alice Wegmann é uma profissional competente e está muito bem como Dalila, após ter vivido um grande momento ano passado, em "Onde Nascem os Fortes", quando interpretou com visceralidade a protagonista Maria. O reconhecimento de seu bom desempenho é tamanho que já há outro desafio reservado para a intérprete em 2020: um dos principais papéis de "O Selvagem da Ópera", supersérie de Maria Adelaide Amaral sobre a vida de Carlos Gomes. Merecido.


16 comentários:

Nina disse...

Vc vai me desculpar mas achei a cena ridícula. Ela quer se vingar casando com o Jamil? E a Laila deu uns 4 tapas nela e a outra ficou ensanguentada? A mão dela é de ferro?

Anônimo disse...

Amei a crítica. Perfeita . A novela se perdeu. Vamos ver se a dupla Dalila e Fauze esquentam um pouco. Chega de Dalila chorona e Fauze banana apaixonado pela personagem mais chata da novela. Santinha podia sumir que não ia fazer falta .

Anônimo disse...

Tambem gostei e isso só mostra o quanto vc é justo. Mesmo achando a novela uma merda, o que é uma verdade, conseguiu elogiar quando preciso.

Sabrina disse...

Ela está muito bem mesmo mas essa vilã é um mico!

Bethania disse...

Parabéns pela crítica e concordo. Mas lamento que a atriz esteja numa novela tão fraca.

André Vinícius disse...

Oi Sergio, acompanho o que você escreve a algum tempo e estou impressionado com a qualidade dos textos, se não for incomodo, queria saber sua opinião sobre uma antiga minissérie chamada JK(se você não assistiu ou não se lembra tudo bem)

Unknown disse...

Dalila estava sufocada pela Basma.Assim como todo esse período de barriga da novela. Dalila "solta", espero que solte também a adrenalina do início da novela

Anônimo disse...

Alice Wegmann é, de fato, uma das melhores atrizes de sua geração, e sua entrega às personagens que interpreta é invejável, mesmo que em "Órfãos Da Terra" a construção equivocada de Duca Rachid e Thelma Guedes faça Dalila soar como a re-encarnação de Manfred (Carmo Dalla Vecchia) em "Joia Rara" (2013). Aliás, soube que no capítulo da próxima terça-feira, Paul será encontrado morto. Não sei se haverá cenas de flashback para a descoberta da identidade do assassino dele, mas espero que não,pois a identidade do assassino de Aziz (Herson Capri), que foi vendida como um dos grandes mistérios da novela, ainda é uma incógnita. E também porque desde o começo desta década os personagens do Carmo resvalaram na mesmice, mas isso também se deve ao próprio intérprete, pois concordo com você, Sérgio, quando diz que ele é um ator limitado.

Guilherme

Patrícia Campos disse...

Discordo. Não acho que esteja bem e essa vilã é mal construída demais. Ela quer se vingar se casando com o mocinho? Qual o nexo?

Ronaldo Lima disse...

Bom, Alice Wegman realmente é uma boa atriz, mas permaneço com a opinião antiga, acredito que falte expressão de antagonista nela, apesar de amar ela como atriz, como vilã ela não convence (pelo menos não em ODT). Sim a novela se perdeu, porém começou a se reencontrar! Acredito Que ela possa se desenvolver mais, mas ainda está um pouco distante de arrancar muito elogios, num todo a novela é muito boa !!

Anônimo disse...

Mas não é a primeira vez que Alice Wegmann ganha um papel equivocadamente construído. (Isabela/Marina de "A Lei Do Amor" (2016), alguém?)

Guilherme

Leitora disse...

Olá Sérgio! Duas coisas uma coisa é a trama e outra coisa é o desempenho da atriz. E aqui fica bem nítido que você está falando da atriz e não dá trama. Separando o joio do trigo. A novela pode ter se perdido, mas isso não tem haver com o desempenho dos atores. E essa moça Alice é ótima.
Agora uma observação. E sobre a trama.
Como você enxerga não um furo, mas um buraco grotesco no roteiro?
Dalila disse a Rania que o pai estava certo em matar sua mãe. Oi?? A Dalila do início jamais diria algo assim. Eu sei que pessoas mudam. Porém essa é uma mudança sem sentido. Sentido nenhum. Me pareceu mais uma tentativa de tentar convencer o público dessa vingança furada que não é pelo pai. A vingança de Dalila é puro despeito. Vingança de mulher rejeitada nem precisava matar o Aziz pra isso. Mas em tempos de feminismo em volga dizer que a mulher tá querendo vingar por causa de macho pega mal. Porém dizer que quer vingar o papai, mas que antes disso matou sua mamãe tudo bem. Eu tô igual a Nazaré confusa.
Outra coisa que percebi andei vendo umas cenas esses dias. Percebi que vira e mexe estão explicando a vingança de Dalila.
O que não é legal. Não explique nada. Deixa o povo raciocinar por si só. Mas como a vingança é muito sem pé nem cabeça aí é preciso mastigar pro público. Porque mastigadinho o povo engole.

Anônimo disse...

Zamenza está sabendo que fauze depois das cenas com Dalila vai ficar bonzinho de novo e Bff do Jamil e da Laila ,tudo por amor a personagem mais chata da tv ? Eu desisti de ODT. NADA LÁ FAZ SENTIDO

Anônimo disse...

Felizmente não haverá mistério sobre o assassino de Paul (Carmo Dalla Vecchia) em "Órfãos Da Terra", pois Dalila (Alice Wegmann) revelará que o fez.

Guilherme

Anônimo disse...

Ela é dedicada. Ela vai participar da São Silvestre no final do ano. O personal trainer pediu para eliminar peso para ir bem na prova. Ela resolveu sair igual a capa dela na Marie Clarie de Junho.Vai correr pelada só de tênis e brinco kkkkk

Anônimo disse...

Ela correu pelada na são silvestre (só de tênis e brinco igual a capa da Marie clarie junho 19) ficou suada, pelada, fedida e sem tomar banho.Isto lhe dá tesão. Vai assim aos bailes de funk e carnaval em 2020. Começou o ano sem namorado. Vai comemorar pois pode sair com quem quiser. Adorei ela na capa da revista. Namoraria ela assim peladona numa boa. Gostosa.