quinta-feira, 7 de março de 2019

Tiago Leifert parece não ter maturidade para apresentar um reality como o "Big Brother Brasil"

A décima nona edição do "Big Brother Brasil" já é a pior de sua história. Não por acaso vem enfrentando uma péssima audiência ---- ainda herda índices baixos do fracasso "O Sétimo Guardião". Boninho e sua equipe definitivamente não foram felizes na escalação e muito menos na dinâmica da atual temporada. Para culminar, Tiago Leifert vem apresentando um desempenho digno de um profissional despreparado, mesmo em seu terceiro ano no comando do reality.


O apresentador não consegue nem ao menos disfarçar suas preferências e sua descarada torcida. Antes mesmo do programa completar um mês no ar, já ficou perceptível que Leifert idolatra Paula e Hariany. Sempre faz inúmeras brincadeiras com as duas e já defendeu ambas diversas vezes, o que deixa sua conduta simplesmente vergonhosa. Faz questão de reforçar que a dupla é "perseguida" na casa, o que nunca foi verdade, e que dizem tudo o que pensam "na lata", outra mentira. Os fãs das participantes podem torcer à vontade e defendê-las como sempre fazem --- mesmo que algumas situações não tenham defesa. Direito deles e em todo reality tem isso. Mas jamais quem comanda a atração.

É verdade que Tiago nunca teve a capacidade de controlar suas preferências, desde que assumiu o controle do "BBB", em 2017. Vide sua predileção explícita a Emilly no "BBB 17" e sua imensa simpatia por Gleice, Ana Clara e Ayrton, no "BBB 18". No entanto, por mais absurdo que pareça, não era algo tão escancarado quanto está na atual edição.
Isso porque, pela primeira vez, o apresentador tem tentado defender suas favoritas, mesmo diante das várias polêmicas que ambas protagonizaram ao longo dos meses de disputa.

Em virtude das várias denúncias dos telespectadores, o Ministério Público começou a investigar as declarações racistas e de intolerância religiosa de Paula em conversas com Hariany e Maycon. Além de ignorar todo o desconforto que os absurdos ditos pela participante provocou em quem assistia, Tiago ainda chegou a dizer para a advogada que ela não tinha que ter medo de falar nada, em uma de suas várias interações com o grupo nas entradas ao vivo. Também nunca tocou no assunto do racismo, nem mesmo para confrontar os brothers.

Recentemente, quando as duas criticavam de todas as formas Danrley e Rodrigo, em uma conversa com Carolina no quarto do líder, Leifert enfatizou que "falaram sobre o jogo, como qualquer líder". Esse tipo de "observação", por sinal, virou uma constante. O apresentador faz questão de expor para o público a sua opinião sobre o jogo e tenta induzir quem assiste a pensar como ele. É inadmissível algo assim. Inclusive, profere obviedades como se o telespectador fosse burro. Vide o caso também recente em que Paula precisou desempatar a votação do último domingo entre Carolina e Tereza. "Ela deve escolher Tereza", disse. Era óbvio, mas ele viu necessidade de falar isso.

É importante lembrar que Pedro Bial também tinha suas preferências. Porém, o jornalista tentava não explicitar isso em todos os momentos e sua postura na atração tinha credibilidade. Não ficou no posto por 16 edições à toa. Claro que nem sempre conseguia esconder os participantes prediletos e nem tinha como ----- vide seu carinho por Jean, Grazi e Pink no "BBB 5" ou por Alemão, Íris e Fani no "BBB 7", por exemplo ----, mas nunca tentou influenciar a opinião do público e nem tratava os demais moradores da casa com indiferença. Explicar diálogo, então, era algo inconcebível. Agora virou uma constante.

O apresentador se mostra tão "empolgado" com o reality (se comportando como fã) que já cometeu vários equívocos graves no comando, como dizer minutos antes da finalização da prova do líder em que Hana e Carol disputavam, que Carolina era a nova líder. Ela nem tinha sentado ainda no banco que seria do líder. Claro que a atitude provocou suspeitas. Para piorar, na última terça (05/03), durante o paredão falso de Gabriela, Rodrigo e Tereza, disse antes do último intervalo comercial que Gabi e Paula estavam imunes. Ou seja, entregou o resultado antes de anunciar oficialmente aos participantes. Parece um principiante.

Tiago Leifert parece um torcedor que ganhou alguma promoção divulgada pela emissora para apresentar o "Big Brother Brasil". Está faltando maturidade. O jornalista tem carisma e desenvoltura de sobra, vide seu desempenho na época do "Globo Esporte - SP", sua apresentação no "The Voice Brasil" e o programa "Zero 1" que é muito bem comandado por ele. Todavia, sua conduta no "BBB" só vem piorando. Ele precisa entender que o reality não é seu joguinho particular de video-game, onde declara sua torcida e faz comentários entre amigos. É o principal reality show do país movido por seres humanos que erram e acertam. Uma conduta mais responsável se faz necessária até na hora de contornar polêmicas, como as da atual edição que envolveram até a polícia. Até sua favorita Paula relatou nesta quarta-feira (06/03) que nas edições anteriores era evidente a sua torcida para determinadas pessoas. Ela só tentou disfarçar sobre a conduta do apresentador no "BBB 19", mas nem precisava. Todo mundo já sabe.

35 comentários:

William O. disse...

Obrigado por esse texto. Obrigado.

Felipe Silva disse...

Emilly foi BBB 17 e Gleici foi BBB 18, Sérgio. Acho que você se confundiu. Abraços!

Anônimo disse...

Análise impecável, Sérgio. Só que no terceiro parágrafo, Tiago Leifert assumiu o comando do "BBB" em 2017, Emilly participou do "BBB 17" e Gleice, Ana Clara e Ayrton, do "BBB 18". 😉

Anônimo disse...

*Gleici

Unknown disse...

E vc acompanha assim mesmo não é Serginho? Você é dependente da Globo. Fico imaginando a cena: esse Zamenza na frente da TV vendo a programação chata da Globo o dia inteiro e tuitando igual um louco, kkkk, figuraça!

Anônimo disse...

Se ele acompanha ou não, isso é da sua conta? Isso é que dá não ter uma pilha de louça pra lavar. Kkkkk

Bruna disse...

Eu sempre digo: você pra elogiar é ótimo, mas para destruir é melhor ainda. kkkkkk

Anônimo disse...

Marcos Mion na Fazenda foi infinitamente superior. Se fosse o BBB na mão dele a história seria outra

Unknown disse...

TIAGO PREFERÊNCIA PELA GLEICI KKKKKKKKKKKKKK Ele praticamente boicota va ela e nas redes sociais sempre manifestou preferência pelo Kaysar, fora que esqueceu do aniversário dela

marco disse...

graça nenhuma esse programa, um monte de gente que nunca nem vi na vida e com cara de ser tudo arranjado, tudo ator das oficinas da Globo, inclusive conheço dois de outros bbb que já participaram e falaram que é tudo fake ali. Mil vezes a fazenda que a cada ano só melhora.

Anônimo disse...

O Tiago só foi melhor no bbb18 porque o elenco e as tramas ajudaram. Acho que a produção errou feio quando escalou esse elenco.

Um Pouco de Críticas. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

No próximo paredão um participante será eliminado apenas com os votos da casa. Achei um ABSURDO!!!

DiogoC disse...

Mas eu acho que a orientação é essa mesmo: um apresentador com postura de fã que tem como objetivo guiar o pensamento do público para que o jogo saia conforme os anseios do Boninho. Ele também não está nessa posição de diretor até hoje à toa, pois sabe como fazer o jogo acontecer. O problema desse ano é que o elenco escolhido resolveu fazer do BBB um spa onde se preparam pra seguir carreira de influenciadores digitais.

Leitora disse...

Olá Sérgio! Tu sabes que eu não assisto BBB (bem já comentei aqui outras vezes) não gosto, acho um desperdício de tempo e não acho muito divertido ve um monte de gente trancado em uma casa fazendo o que?? Um monte de coisa nenhuma com nada porque é a impressão que tenho aqui de fora e eu digo isso porquê eu já assisti o programa em outras edições até que um dia deixou de ter graça pra mim, deixou de ser interessante, passei a enxergar aquilo com outros olhos enfim... Mas eu não sou o tipo de pessoa que crítica quem gosta e assiste até porque cada um sabe o que lhe convém.
Mas aí mesmo não assistindo eu observo algumas coisas. Nas outras edições eu via as pessoas comentaram fosse por uma polêmica ou não. Eu via falarem de um participante ou outro que se destacava agora eu não vejo isso... Bem deve ter, claro, mas não como antes com uma grande repercussão.
E sinceramente acho que a cada ano a tendência é a audiência despencar cada vez mais... Já são 19 programas de um "filme" que todos sabemos inicio, meio e fim... Mesmo que tentem inovar trazendo novidades pro jogo no fim das contas é sempre mais do mesmo.
Quanto ao rapaz em questão... Como mnã vejo não posso opinar sobre a conduta do mesmo, mas diante do texto eu me questiono se esse comportamento dele não é proposital? Porque não é possível que ninguém ali tenha lhe chamado a atenção? E o Bial ele era uma atração a parte no BBB, especialmente com seus discursos de eliminação. Eu nunca vi uma edição que o Leifert apresentou parei de ver o programa ainda quando o Bial apresentava e nem lembro qual edição foi mais já faz muuuuiiito tempo.
Diante do seu texto eu só penso o seguinte ou ele está sendo orientado a ter justamente essa postura o que é pessimo pq explicar diálogo é chamar as pessoas de burra na cara dura. Se eu fosse telespectadora ficaria muito ofendida. Ou então alguém simplesmente puxou o freio de mão e deixou a carroça descer e francamente? Nenhuma das duas posturas faz sentido. Vc falou que a tal Emilly era a favorita dele e foi ela que ganhou, né? Mas eu vi tanta gente criticando essa moça... Tanta gente dizendo que não gostava da mesma e me questiono sera que a opinião dele não teve influência na vitória dela? Pq pelo visto ele manipula as pessoas. Bem o programa todo é uma grande manipulação na verdade, mas escancarado desse jeito é muito vergonhoso. Eu iria me sentir como alguns animais de A Revolução dos Bichos sendo ludibriada pelos porcos.
PS: Desculpa se tiver algum erro gramatical e afins nesse comentário eu realmente fiquei com preguiça de revisar.

Anônimo disse...

Para o estrago ficar ainda pior, só falta aquela Paula ser a campeã. Aí o desastre será total.

Anônimo disse...

Os participantes são plantas e o apresentador só está atrapalhando mais ainda essa edição que já caiu no marasmo assim que começou. Mas, você torce para alguém? Eu ainda tenho predileção pela Elana. E vc? O texto, muito bom, para variar. Parabéns!

Anônimo disse...

Aquela Hana parecia a Kamilla do Bbb13. É uma pena que tenha saído. Eu acredito que teria rendido bons conflitos na casa (com a Paula, por exemplo). Preferiram as plantas da Hariany e Rízia, e agora pagam por isso. Essas duas não acrescentam em nada nesse jogo. E nem ninguém... rsrs.

Anônimo disse...

Fé no Pai, que a Paula sai... kkkkk

Anônimo disse...

As enquetes estão frágeis demais. Hariany é apontada como uma das favoritas, só que na votação real ela quase foi eliminada.

Anônimo disse...

Não entendo porque que tem finais com três finalistas e outras finais com dois finalistas. Não compreendo o motivo disso... (????)

Anônimo disse...

Paula e Carolina chamando Danrley de forçado. Eu gosto dele, mas também acho que ele só fala bem no ao vivo. Devia se expressar dentro da casa (no jogo). E vc, o que acha do Danrley? Gosta dele? O texto está muito bom e Tiago realmente não ajuda naquilo que já está perdido.

Sérgio Santos disse...

De nada, William.

Sérgio Santos disse...

Confundi sim, Felipe. Corrigi na hora que li.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Valeu, Bruna. kkkk

Sérgio Santos disse...

Desculpe, Unknown, mas tinha preferencia, sim. Por ela, Kaysar e Ana Clara com o pai. Era descarado.

Sérgio Santos disse...

Eu acho A Fazenda péssima, Marco, mas é questão de gosto.

Sérgio Santos disse...

Sim, Lua.

Sérgio Santos disse...

E rifaram a Tereza, como ja era previsivel...

Sérgio Santos disse...

O Bial tinha seus preferidos, Diogo, mas não agia assim.

Sérgio Santos disse...

Leitora, comentário impecável como sempre. Não se preocupe.

Sérgio Santos disse...

Triste, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu gostava dele, anonimo. Achei absurdo ter saído pra Paula.