terça-feira, 12 de março de 2019

A ousadia de "Espelho da Vida"

A audiência não anda nada boa para as novelas atuais de todas as emissoras. Os baixos índices acabam fazendo jus ao fraco conjunto da obra de muitas produções, mas não todas. "Malhação - Vidas Brasileiras", na Globo, é um fracasso e já perdeu várias vezes para o "Cidade Alerta", da Record, e isso nunca havia ocorrido na história do seriado adolescente. Merece, o enredo é péssimo. "O Tempo Não Para" teve um início de sucesso, mas os índices minguaram junto com a história da trama. "Verão 90 acabou de estrear; é cedo para análises." "O Sétimo Guardião" é um fiasco e a produção, infelizmente, tem contribuído muito para isso. "Jesus", na Record, nunca emplacou e, apesar de alguns bons momentos, a trama se arrasta. Já "As Aventuras de Poliana" enfrenta todos os problemas comuns aos folhetins infantis do SBT: queda de audiência em virtude do excesso de capítulos (serão quase 500). Mas "Espelho da Vida" é a única que tem feito por merecer um Ibope muito maior.


Após um início arrastado e com poucos acontecimentos relevantes, afastando o público, Elizabeth Jhin deslanchou seu enredo --- dirigido com competência por Pedro Vasconcelos --- e a novela tem se mostrado imperdível. A história sempre teve potencial. Apaixonada pela doutrina espírita, a autora já abordou o tema da reencarnação em "Escrito nas Estrelas", "Amor Eterno Amor" e "Além do Tempo". Agora não é diferente. Ou melhor, é. Isso porque Jhin não teve medo de ousar na atual produção e apostou em uma viagem interdimensional como mote central de seu folhetim. Ou seja, inseriu elementos explicitamente fantasiosos em um enredo realista e com grandes doses de espiritismo para explicar a missão/karma de cada personagem. Confuso? Para o telespectador que assiste uma vez ou outra provável. Mas para quem acompanha sempre nem um pouco.

A autora usou a mesma premissa de "Além do Tempo", mas com uma narrativa ainda mais corajosa. Na primorosa novela exibida em 2015, a história se iniciava no século XIX e todos os personagens reencarnavam 150 anos depois. Foi uma ousadia que deu muito certo. Agora, Jhin resolveu contar o passado e presente concomitantemente. Os dois enredos vêm sendo desenvolvidos com maestria e sempre apresentando paralelos que provocam um bom impacto.
A maior genialidade de todo esse processo é colocar a mocinha revivendo sua vida passada através da viagem pelo espelho da aterrorizante mansão de Júlia Castelo. No caso da protagonista, inclusive, ainda há o mistério em torno de sua personalidade. Afinal, Cris (Vitória Strada) é que está se deparando com um mundo novo em 1930 na pele de Júlia. A verdadeira Júlia talvez só surja quando outro personagem conseguir viajar para o passado.

E a novela vem presenteando o público com ótimos capítulos, repletos de boas cenas tanto no passado quanto no presente. A recente entrada de Daniel (Rafael Cardoso), reencarnação de Danilo, grande amor da vida de Júlia Castelo, movimentou o enredo e tem sido muito interessante acompanhar sua terapia com a psicóloga Letícia (Letícia Persiles), reencarnação de Maristela. A cena em que o fotógrafo contou sobre seu sonho com um menino que o chamava de pai (André, seu filho com Júlia), por sinal, foi emocionante. A maior duração de Cris no passado também tem proporcionado conflitos cada vez mais atrativos, vide o desespero da personagem com o estado de saúde de Piedade (Júlia Lemmertz) e seu plano para fugir com Danilo. Os momentos românticos dos mocinhos ainda expõem a química de Rafael Cardoso e Vitória Strada. Vale destacar ainda as hilárias tentativas da empregada Bendita de ajudar o casal. A atriz Luciana Malcher está genial.

Felipe Camargo é outro nome que merece menção em virtude do maior destaque do tenebroso Eugênio Castelo. O personagem de 1930 é aquele vilão que transborda maldade e o ator provoca medo com sua atuação precisa. A cena em que o coronel espancou Padre Luis (Ângelo Antônio), para o desespero da esposa, foi impactante. E o mesmo ator tem divertido na pele do 171 Américo no presente. As sequências com Ana Lucia Torre (Gentil) são inspiradas. A vilania cada vez maior de Gustavo Bruno (João Vicente de Castro) também vem resultando em grandes sequências com Dora (Alinne Moraes), explicando o porquê do sofrimento de Alain no presente. No passado, ele e Eugênio foram os grandes responsáveis pelas dificuldades da relação dos mocinhos. A presença do espírito obsessor Felipe (Patrick Sampaio) em 2019 é outro ponto positivo recente. O afogamento de Isabel na cachoeira, provocado por ele, aterrorizou,  assim como o instante de prisão da vilã no portal do espelho. Ou então a quase queda de Priscila (Clara Galinari) perto do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, sendo salva por Daniel. E, claro, o enigma em torno do assassinato de Júlia Castelo segue prendendo a atenção e provocando várias teorias entre os telespectadores. Não por acaso, a novela das seis é a que mais repercute atualmente ---- também é a segunda produção mais assistida na Globo Play, perdendo apenas para o "BBB 19".

Todavia, a maior ousadia da atual produção é a questão envolvendo Daniel. Que outro autor, na história da teledramaturgia nacional, inseriu o mocinho no enredo em plena reta final? Nenhum. É preciso, inclusive, desconsiderar folhetins que fracassaram com o casal protagonista e tiveram alterações no rumo do romance. O caso da atual trama é resultado de um planejamento preciso de Elizabeth Jhin. Até porque Danilo sempre esteve presente no enredo, mas na maior parte do tempo era considerado apenas uma ''ilusão'' da mocinha. O seu amor alcançado apenas através da viagem no tempo. E a entrada tardia do personagem faz todo sentido. Afinal, se Cris o encontrasse no presente perderia imediatamente a vontade de seguir viajando até o passado para provar a inocência do amado ---- para que perder tempo em uma época que não pode ser mudada se já achou seu amor infinito? Ela precisa cumprir sua missão de descobrir o verdadeiro assassino e impedir que o ciclo trágico se repita. Pela primeira vez há uma expectativa gigantesca em torno do encontro dos mocinhos de uma história que está chegando ao seu fim ---- algo que só é comum em início de qualquer folhetim e, ainda assim, quando é bem construído, sem declarações súbitas em poucos dias de trama.

"Espelho da Vida" vem se mostrando um novelão e merecia o dobro da audiência. É uma pena que os índices estejam baixos, ainda que tenham reagido nas últimas semanas. Elizabeth Jhin tem apresentado para o público uma produção de extrema qualidade e que exige atenção de quem assiste ---- isso, inclusive, explica a fuga de parte do público acostumado a tudo mais mastigado. Tem sido um prazer acompanhar a saga de Cris Valência em busca de justiça e do seu amor infinito.

32 comentários:

Tenório disse...

A ousadia dessa novela explica a baixa audiência. O público reclama da mesmice, mas quando vem algo novo não valoriza e isso vale pros cricríticos insuportáveis do Uol também. Parabéns pelo texto.

Anônimo disse...

Novelão que já está fazendo falta. Essa trama árabe aí que vai começar não me anima em nada...Parece novela da Band.

Anônimo disse...

Embora eu não acompanhe "Espelho Da Vida", ela é a única novela da Rede Globo em exibição a se mostrar repleta de qualidades no conjunto da obra, e realmente merecia ter uma média geral de audiência mais expressiva, mas os demais folhetins da grade de programação atual (com exceção da reprise de "Cordel Encantado" (2011) no "Vale A Pena Ver De Novo") não colaboram para isso. Tenho receio de que "Bom Sucesso" (ou "Doce Deleite", não sei qual será o título oficial da substituta de "Verão 90") obtenha índices de audiência tímidos em seus primeiros meses de exibição caso "Órfãos Da Terra", "Malhação - Toda Forma De Amar" e a futura reprise do "Vale A Pena Ver De Novo" a ser definida fracassem em todos os aspectos. Enfim, é esperar 30 de julho próximo chegar e acompanhar a trajetória da possível melhor novela de 2019 da Rede Globo, na minha humilde opinião.

Heitor disse...

Vou sentir saudades dessa novela e dos seus textos tão bem escritos sobre ela. Esse foi um dos melhores até então.

Anônimo disse...

Todo mundo ansioso esperando Daniel e Cris se encontrarem!!!!!!!!!!!!!!!

chica disse...

Passando pra agradecer o carinho lá e deixar um abração! Tudo de bom! chica

Adriana Helena disse...

Sérgio, seus textos são sempre primorosos de tão bem escritos que são!!
Eu que não assisto a essa novela fiquei fascinada com os grandes acontecimentos que ocorrem nela!!
Sabe, eu estou assistindo a das 9- O Sétimo Guardião - e está uma decepção...
Ontem teve a cena da Valentina no casarão que até que gostei...Mas a novela se arrasta mesmo com um elenco de primeira!!
Adorei amigo!!
Deixo um beijo e desejos de uma semana maravilhosa!! :))))

Letícia Guignone disse...

Seu texto condiz perfeitamente! A novela nos faz pensar e isso, é incrível. Essa história foi muito bem amarrada por Jhin. Já estou com saudades dessa história, que pra mim, já é uma das melhores da dramaturgia brasileira.

Chaconerrilla disse...

Zamenzito, essa novela é maravilhosa demais. Será que podemos pedir um esticamento. Podem colocar mais meses que eu não vou reclamar nem um pouquinho. Aiiii e a cena que Rafael e Alinne interagiram? Fiquei fraca, fraquíssima. Livipe maravilhosos sempre. Você já pensou em publicar um livro com suas críticas? Se sim, quero o texto de Duanca incluso kkk. Beijos, até a próxima!

Anônimo disse...

QUE ANÁLISE PERFEITA!!!!!!!!

Malu disse...

Amo tanto essa novela! Deixará saudades! E pensar que em Tempo de Amar, o reencontro de Maria Vitória e Inácio só ocorreu nas últimas semanas também, mas nesse caso não tinha ninguém ansioso e nem shippando kk

Aromas de Gaia disse...

Elisabeth Jihn me encantou desde a primeira novela. Estou amando cada capítulo. Tô na expectativa do encontro entre CRIS e Daniel. É a única novela que vale a pena!

Pedrita disse...

minha novela preferida atualmente. inteligente, com tantas questões abordadas. sem exagero. eu amo filmes de fantasminhas e gostei que uma novela foi pelo mesmo caminho. a autora sempre diz que não segue religião nenhuma pra falar de vidas passadas. ela quer contar uma história. como fez magnificamente em além do tempo. eu amei a passagem pelo espelho. li que gravaram três assassinatos de júlia. quero muito saber quem matou. tenho vários palpites. beijos, pedrita

Antônio disse...

Mais um belíssimo texto. Uma novela maravilhosa merece todos os elogios que vem recebendo.

Anônimo disse...

Fugindo um pouco do foco da publicação sobre "Espelho Da Vida", a substituta de "Cordel Encantado" (2011) no "Vale A Pena Ver De Novo" será uma re-reprise da icônica "Por Amor" (1997). Certamente fará por merecer manter ou elevar os bons índices que "Cordel Encantado" deixa até o momento.

Anônimo disse...

Ótimo texto Sérgio, Jhin merece todos os elogios por essa trama ousada e bem planejada, Espelho da Vida é uma novela bem caprichada, dá gosto de acompanhar pq tudo faz sentido, não tem ponta solta.
Depois desse novelão, a Globo deveria promover Jhin para escrever novela das 9, ou das 11, acho que ela teria mais liberdade para explorar certos temas.

Assistindo o capítulo de hoje, Eugênio descobrindo que Julia e Danilo se casaram, Piedade parece estar mais forte, peitando o Coronel, e no final do capítulo ela descobriu que o Henrique é filho dele (ela não é burra, vai juntar 1+1 lol) ai fiquei pensando, e se a Piedade decide matar Eugenio para proteger Julia (numa dessas confusões de capítulos finais de novela) e por alguma razão a bala acerta a Julia? Acho que seria um baita plot twist (pq eu e muita gente aposto da Dora, outros em GB e Coronel) e explicaria o medo que a Ana tem de perder a Cris.

Meu, Espelho da Vida não pode acabar, meu Deus, o vazio que vou sentir quando terminar (vai ser tipo quando Novo Mundo acabou, Germana, Licurgo, Leopoldina) :'(

Nich

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Tenório.

Sérgio Santos disse...

Entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Chica.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado pelo carinho de sempre, Adriana. Sim, essa novela é maravilhosa. Já a das nove é horrivel.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Leticia. bjsss

Sérgio Santos disse...

Nunca pensei, Chaconerrilla!!! Duanca, saudades. kkkkk

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Essa Tempo de Amar deveria se chamar Tempo de Cochilar, Malu...

Sérgio Santos disse...

Concordo, Aromas!!!

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, Pedrita!!!

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Antonio. Tb acho.

Sérgio Santos disse...

Tomara, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É uma boa teoria, Nich. E eu tb não quero que a novela acabe...Fará muita falta.