terça-feira, 19 de março de 2019

Perfeito como André, Emiliano Queiroz ganhou um ótimo papel em "Espelho da Vida"

A maioria dos autores, infelizmente, não sabe valorizar os atores mais experientes. Não por acaso vários intérpretes reclamam da falta de bons papéis para veteranos. Walcyr Carrasco e Silvio de Abreu (que não escreve mais) são exceções. Mas Elizabeth Jhin merece entrar para o time dos escritores mencionados por "Além do Tempo" (2015) e pelo trabalho que vem realizando em "Espelho da Vida". Veja o caso de Emiliano Queiroz, por exemplo.


O grande ator não ganhava um papel relevante na televisão há muitos anos. O último que merece menção foi o nono Benedetto, em "Passione", exibida em 2010, escrita por Silvio de Abreu. Agora, Emiliano vem tendo a chance de brilhar desde o início da maravilhosa novela das seis, dirigida por Pedro Vasconcelos. A autora o presenteou com um personagem-chave, responsável pelo desencadeamento de todos os conflitos do roteiro brilhantemente entrelaçado sobre um amor infinito interrompido em várias vidas.

André é o filho de Júlia Castelo (Vitória Strada) e Danilo Breton (Rafael Cardoso), casal que se amou muito em 1930 e teve um desfecho trágico. Logo no primeiro capítulo, o senhor misterioso abordou a atriz Cris Valência em 2018 e lhe deu um camafeu. Disse que ela era Júlia Castelo e desde então a vida da mocinha virou de cabeça para baixo.
O ator emocionou com o olhar logo na sua primeira cena e ficou perceptível que o perfil cresceria muito na novela, como de fato cresceu. Nos primeiros meses, eram poucas sequências com o Emiliano, mas todas de grande importância para o andamento do enredo.

O personagem tem a missão de provar a inocência de seu pai, acusado injustamente do assassinato de Júlia, e, para isso, precisou convencer a reencarnação de sua mãe a respeito da veracidade dos fatos. Mas sem dizer os fatos, obviamente. O idoso foi hábil na inserção de vários elementos do passado e deixou Cris cada vez mais curiosa, assim como a melhor amiga Margot (Irene Ravache). André é na verdade uma quebra de ciclo trágico. Júlia e Danilo são almas gêmeas que se amam em todas as vidas, mas em todas a mulher acaba assassinada com um tiro no coração. Porém, ela nunca teve filhos. Já em 1930 ela engravidou de seu grande amor. Ainda assim não escapou do desfecho tenebroso. Mas deixou um fruto para sua proteção na próxima vida. No caso, a de 2018/2019.

As viagens no tempo de Cris tem como objetivo inocentar Danilo, descobrir o verdadeiro assassino de sua vida passada e assim evitar que a tragédia se repita. André é seu maior aliado, o elo das duas vidas. Todas as cenas protagonizadas por Vitória Strada e Emiliano Queiroz primam pela sensibilidade. O veterano muitas vezes nem precisa de texto porque sua expressão facial já demonstra absolutamente tudo o que o personagem está sentindo e quer dizer. O talento é tamanho que evita qualquer estranhamento em ver um senhor de 83 anos olhando para uma jovem de 22 como se fosse um menino vendo sua mãe amada.

É preciso elogiar também a ótima parceria entre Emiliano e a igualmente talentosa Suzana Faini. André e Guardiã formam uma dupla dinâmica. Os dois ganharam mais cenas nos últimos meses e sempre se destacam. É recompensador vê-los valorizados como merecem e com ótimos perfis. Tanto que a expectativa pelo momento da reencarnação de ambos é bem alta. Será que virão como filhos de Cris e Daniel? André com certeza, afinal, seu maior desejo é conseguir finalmente voltar para ganhar o amor de seus pais, que só conheceu através de visitas espirituais repletas de delicadeza.

O melhor de tudo é a 'surpresa' da autora na reta final expondo que André está vivo. Ao longo do enredo, sempre houve uma grande dúvida sobre o simpático velhinho. Está vivo ou morto? Em alguns momentos parecia um espírito e em outros não. Porém, Jhin deixou pequenas pistas que agora se revelaram muito importantes. Se o documento que o filho de Júlia apresentou ao delegado fosse falso, logo seria desmascarado. Todos os personagens o viram. A câmera da clínica psiquiátrica onde Cris ficou internada conseguiu captar a imagem do senhor. E ele mesmo chegou a dizer para o funcionário de seu Antiquário que passaria um café. Ou seja, o personagem está bem vivo e esperando o momento de unir seus pais para fazer sua passagem. A cena em que André falou, diante do portal do espelho da mansão ---- exibida nesta segunda (18/03) ----, que faltava muito pouco para a missão ser concluída (e ainda olhou para as fotos de Júlia e Danilo) foi de cortar o coração. Sensibilidade ímpar.

Emiliano Queiroz é um dos maiores atores do país e Elizabeth Jhin vem honrando a sua carreira com "Espelho da Vida". É até difícil imaginar outro ator interpretando o doce André. Um personagem que mexe com a emoção do público e explora tão bem a competência do intérprete. Um verdadeiro  espírito de luz.

13 comentários:

Anônimo disse...

EU SEMPRE CHORO QUANDO ELE APARECE!!!!!!!!!!

Yasmin disse...

Mais um texto perfeito da minha novelinha que já tá acabando!!!

Anônimo disse...

E AS LOUCAS DISSERAM QUE ANDRÉ QUERIA JUNTAR CRISLAIN... CHACOTAS HAHAHAHAHAH

Pedrita disse...

verdade, muitos atores experientes ficam de pano de fundo nas tramas, como avós de enfeite. e espelho da vida eles tem papéis impressionantes. ontem a cena do andré foi emocionante. várias outras já foram tb. a guardiã enfrentando isabel no casarão e agora como a megera sogra, dois grandes personagens tb. e depois na loja de antiquidades que parece q é dele mesmo. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Ele tá emocionando muito!!!!!!

Chaconerrilla disse...

Emiliano é maravilhoso. André é um perfil rico e carismático. Um ser humano doce que carrega a doçura da criança. Espero ansiosamente a cena que Cris descobre que ele é filho de Júlia Castelo. Vai ser de arrepiar. Como sempre, um veterano sendo meu personagem preferido. Se em "Orgulho e paixão", o Barão de Ouro Verde roubou meu coração, em "Espelho da vida", Andre me conquistou desde o início e tem um lugarzinho especial no meu coração. S2

Sérgio Santos disse...

Te entendo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Vergonha alheia, anonimo....

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Pedrita. bjs

Sérgio Santos disse...

Está, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que ótima comparação, chaconerrilla.

Filha do Rei disse...

Ah, Emiliano Queirós!! Como não amá-lo, aplaudi-lo e desejar que nunca deixe de contracenar. Tem pessoas que são profissionais na arte de atuar, até fazem bem o trabalho, mas tem aqueles que tem "alma" de artista. Ah, esses estão se indo aos poucos!!

Tenha lindos dias! Bjs