sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Vitória Strada impressiona com sua entrega em "Espelho da Vida"

A atual novela das seis da Globo merece uma sucessão de elogios e não merece a audiência que tem. Ao menos, a trama, dirigida com precisão por Pedro Vasconcelos, vem reagindo no Ibope e chegou aos 20 pontos de média nesta segunda-feira (04/02). Tem tudo para aumentar ainda mais. Elizabeth Jhin vem presenteando o público com um enredo fascinante. E Vitória Strada vem honrando o posto de protagonista de "Espelho da Vida".


A atriz é uma grata revelação de "Tempo de Amar", folhetim das seis exibido em 2017/2018, e logo em seu primeiro trabalho na televisão convenceu na pele da mocinha Maria Vitória. Mas, em menos de um ano, foi escalada novamente para viver outra heroína. Um risco de se repetir? De desgastar a imagem? Não para ela. Vitória agarrou essa outra grande oportunidade e vem dando shows diários na atual produção ---- infinitamente melhor escrita que a outra em que esteve, vale ressaltar.

Inicialmente, achava-se que a intérprete viveria três personagens: Cris Valência no presente, Julia Castelo no passado e Cris interpretando Júlia no filme de Alain (João Vicente de Castro). Porém, não é bem assim.
O público ainda não conheceu Júlia. Isso porque o enredo ousado da autora aborda a viagem temporal, onde a mocinha volta a 1930 no corpo de sua antepassada e passa a viver as mesmas experiências que Júlia viveu. Ou seja, é a Cris. Todavia, não é um demérito do enredo. Pelo contrário, é uma novidade fantasiosa muito bem vinda. E Vitória está impecável.

É perceptível que a atriz abraçou a história da autora e não há nada melhor para um personagem do que um intérprete que acredita naquele enredo. A mocinha que busca a verdadeira história do assassinato de Júlia Castelo para poder inocentar Danilo (Rafael Cardoso), seu amor de várias vidas, vem sendo defendida com vigor. E desperta empatia, além de torcida, claro. Impossível não se empolgar com cada descoberta que a personagem vem fazendo no passado, assim como não se emocionar com a lindas cenas do amor infinito dos mocinhos. A química entre Vitória e Rafael é nítida em todos os momentos. Suas cenas com Felipe Camargo (Eugênio/Américo), Júlia Lemmertz (Piedade/Ana), Irene Ravache (Hildegard/Margot), Emiliano Queiroz (André), João Vicente de Castro (Gustavo Bruno/Alain), Alinne Moraes (Dora/Isabel) e Luciana Malcher (Bendita/Débora) também são dignas de muitos elogios.

A melhor sequência protagonizada por Vitória até o momento foi, sem dúvida, o surto de Cris, exibido nesta quinta-feira (07/02). Dopada por Sheila (Dandara Albuquerque), a mando de Isabel, a ex de Alain se descontrolou completamente depois que recebeu do cineasta a carta que Júlia escreveu para Piedade, cujo conteúdo revelava a existência do seu filho com Danilo e sua certeza sobre o péssimo caráter de Gustavo. A personagem logo passou a confundir passado com presente e o resultado dessa crise nervosa foi uma verdadeira entrega cênica da atriz. O desespero, o medo e o ódio da personagem foram transmitidos com uma segurança de atriz veterana. Não teve como não se chocar com aquele instante de fúria. E uma fúria que Cris segurou esse tempo todo enquanto esteve no passado. Pareceu que a droga colocada na sopa foi a válvula para escapar tudo o que ela sempre sentiu e guardou esse tempo todo.

E todo o trabalho da direção de Pedro Vasconcelos e equipe também precisa ser reconhecido, assim como a ideia de Elizabeth Jhin para a cena. Simplesmente genial colocar Cris surtando com todos os personagens vestidos como em 1930, mas em pleno 2019. O telespectador parecia surtar junto com a mocinha. Esse fato ainda valorizou mais o talento de Vitória. Afinal, a atriz precisou protagonizar duas cenas com o mesmo nível de entrega. E cenas de intensa carga dramática. A personagem foi contida pelos demais com caracterização do passado e presente. Uma pena, aliás, o término do "Vídeo Show" porque seria maravilhoso ver como foi o processo dos atores nessa sequência. Não por acaso é a melhor novela no ar.

Vitória Strada já tem uma carreira vitoriosa, mesmo com apenas duas personagens no currículo até o momento ----- há também uma elogiada participação no filme "Real Beleza", exibido em 2015. Seu desempenho primoroso em "Espelho da Vida" apenas comprova que ela veio para ficar e muitas novelas, séries, filmes e minisséries a aguardam. Vai longe.

17 comentários:

Anônimo disse...

Você acha essa novela melhor que Orgulho e Paixão, Sérgio?

Pedro Bertoldi disse...

Eu fico tão feliz de ver a Vitória sendo reconhecida pelo trabalho dela. Fomos colegas na faculdade de Teatro e ela sempre teve essa vontade e batalhou por isso. A novela está muito interessante e é a única que eu acompanho com mais afinco. A Elisabeth Jhin tá dando um show. É a melhor novela dela pra mim (e olha que Escrito nas Estrelas e Além do Tempo também foram maravilhosas).

Anônimo disse...

QUE ATRIZ MARAVILHOSA E QUE NOVELÃO!!! DEVIA PASSAR NO HORÁRIO NOBRE!!!!!

Chaconerrilla disse...

A Vitória é muito maravilhosa. Que entrega, que performance. As artes cênicas agradecem. Fiquei agoniada vendo a cena, foi horrível sentir tudo o que a Cris sentiu. Que atriz incrível. Merece todo o reconhecimento. Como você diz, ela vai longe.

Fernanda disse...

Seus textos sempre sensatos e com uma escrita deliciosa. Amo essa atriz e estou apaixonada pela novela. Não merece mesmo a baixa audiência. Ansiosa demais para o encontro da Cris com o Daniel!!!!! E que show essa cena do surto. Arrepiei!!!

Fernanda Mendes disse...

O mínimo ela não fez: chorar. Apenas caras e bocas numa cena tao dramática e um pouco cansativo

Cássia disse...

Ela deu um show mesmo e essa novela está DIVINA!!!!!!

Renato disse...

Acho a Vitoria Strada linda, carismática e boa atriz!
Mas acho que faltou ela chorar nessa cena.

Tomara que ela continue crescendo na carreira de atriz, simpatizo bastante com ela!

Sérgio Santos disse...

Vou esperar essa acabar primeiro, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que legal, Pedro. Ela é uma pessoa mt querida e merece demais.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Isso, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Fico honrado, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Discordo, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Demais, Cassia!

Sérgio Santos disse...

Respeito sua opinião, mas discordo, Renato.

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Vitória Strada é mesmo incrível. Adorei ela em Tempo de Amar e confesso que comecei a assistir Espelho da Vida por causa dela e do Emiliano Queiroz.
Essa cena foi maravilhosa. Deve ter sido dificílimo gravar tudo duas vezes com os dois figurinos, mas o resultado ficou maravilhoso. A equipe de direção e edição da novela merece todos os parabéns, além do elenco, claro. Daria para diferenciar os personagens das duas épocas ainda que não tivesse o figurino, somente pelas expressões faciais de cada um.
E Vitória arrasou em uma cena que poderia ir fácil pelo caminho do exagero; ao contrário, ela controlou direitinho todas as emoções descontroladas da Cris (ficou meio confuso mas acho que deu pra entender kkkkk)
No mais, é isso. Abraços!!