sábado, 9 de fevereiro de 2019

Com capítulo eletrizante, "Espelho da Vida" se firma como a melhor novela no ar

O assunto sobre "Espelho da Vida" não acaba. Impressionante como Elizabeth Jhiin conseguiu criar um enredo que prende a atenção através das ótimas amarras do roteiro. A baixa audiência não faz jus ao que é apresentado ao público, mas pelo menos os números vêm reagindo. O movimentado capítulo exibido nesta sexta-feira (08/02) apenas comprovou que a produção é a melhor novela no ar.


Após um impactante capítulo que explorou o talento de Vitória Strada através do surto psicótico de Cris, graças ao plano de Isabel (Alinne Moraes), a autora reservou uma sucessão de acontecimentos catárticos em cima dos personagens do enredo central. Tocante a cena em que André (Emiliano Queiroz) chega para visitar Cris na clínica e diz para a recepcionista que é médico PDH em Psiquiatria pela Universidade de Chicago. O sobrenome dele na carteira ainda fez uma referência a André Luiz, espírito (que era um médico) frequente nas obras do médium Chico Xavier.

O momento em que André confortou sua mãe de outra vida foi lindo e destacou a boa sintonia entre o grande Emiliano e Vitória. O veterano, aliás, vem sendo valorizado como merece por Jhin. O instante em que o espírito confrontou Isabel em plena clínica proporcionou um delicioso jogo de palavras entre os personagens.
André ironizou Isabel e novamente a alertou sobre o seu resgate. Ainda mandou deixar Júlia em paz. A vilã ignorou os avisos e ameaçou internar o senhor. Emiliano e Alinne Moraes brilharam.

Alinne também se destacou ao lado da talentosa Dandara Albuquerque no momento em que Sheila mostrou suas garras para a então aliada. Cansada das patadas de Isabel, a mãe de Florzinha a ameaçou exibindo o vidro da droga que a vilã mandou colocar na sopa da mocinha. A inimiga de Cris fez questão de debochar da cúmplice e acabou se surpreendendo com a agressividade de Sheila, que a ameaçou e enfrentou de igual para igual. As atrizes tiveram a melhor cena delas juntas.

Já a sequência mais impactante do capítulo foi a regressão de Daniel (Rafael Cardoso). Pela primeira vez o público pôde ver mais detalhes do famigerado sonho (pesadelo) que a mocinha tem desde o primeiro capítulo da novela. E também ficou explícita a terceira vida do casal. Na verdade, seria a primeira, mas para o telespectador é como se fosse a terceira mesmo. A linda mulher desnorteada em um grande descampado não é Júlia Castelo, é Beatriz. Ela se anima ao ver um homem se aproximando em um cavalo, mas logo se desespera ao constatar que o sujeito está segurando uma arma. Ele a mata friamente e Danilo (que obviamente tem outro nome na época) chega tarde, mas consegue balear o assassino várias vezes, que cai morto.

O soldado (a caracterização do mocinho lembra bastante o período da Revolta de Farroupilha, entre 1835 e 1845) se desespera ao ver o amor da sua vida agonizando e grita por Beatriz. O público, então, soube o nome da outra vida de Júlia Castelo. É graças a esse sonho que Daniel consegue finalmente ver o rosto da mulher do quadro que ele pinta no passado. Mas, assim como Cris, ele não tem ideia que está vendo uma terceira vida e não a que corresponde com o seu ofício de pintor. Outra peculiaridade da cena foi o truque usado pela ótima direção de Pedro Vasconcelos: o assassino que aponta a arma para Beatriz lembra muito o ator Felipe Camargo (Coronel Eugênio/Américo), mas o que é morto logo após o crime é idêntico a João Vicente de Castro (Gustavo Bruno/Alain). O intuito é confundir e manter o mistério, claro. Ou seja, ninguém sabe o que aconteceu de fato com Júlia.

Todos os personagens estão presos em um looping temporal, cujo desfecho é sempre o mesmo: a mocinha assassinada com um tiro no peito e o mocinho sofrendo sem seu amor. André veio para quebrar esse ciclo e as viagens no tempo de Cris têm como objetivo inocentar Danilo e impedir que a desgraça se repita em 2019. É um roteiro desenvolvido com criatividade de sobra e uma deliciosa dose de ousadia. "Espelho da Vida" é a melhor novela atual e quem não tem acompanhado vai se arrepender no futuro. Não precisa ser a Guardiã (Suzana Faini) para constatar isso.

26 comentários:

Brunno Radavelli disse...

na sua opinião, qual novela é melhor? Além do Tempo ou Espelho da Vida?

Bruno disse...

sei que tu amou Orgulho e Paixão, mas Espelho da Vida tá sendo melhor?

Andressa Mattos M. disse...

Eu fiquei sem ar na cena da Beatriz morrendo. Eu jurava que era Julia mas bem que você tinha falado que era uma terceira vida. Nunca tinha parado para refletir. E a Sheila humilhando a Isabel foi gostoso demais!Melhor novela mesmo.

Anônimo disse...

ESSA NOVELA VAI ME DEIXAR LOUCA!!! MAS TO AMANDO!!!!!!

Vitória disse...

Tu sempre com textos maravilhosos, homem!!!!!!!

Lucas Mariano Rosa disse...

Além do tempo

Marcos Vinícius disse...

Sérgio desde o primeiro capítulo que essa cena da morte da Cris na primeira vida me arrepia, pois a direção é perfeita e me passa uma emoção muito, muito forte, meu deus. E agora ficou ainda mais impactante ver o Daniel matando o algoz do seu amor!!! Essa trama é tão bem costurada que da impressão que a Elizabeth Jhin já a escreveu inteira, pois não tem uma ponta solta no roteiro e lendo suas teorias no Twitter da pra ver que todos os resgates propostos na novela fazem sentido e são coniventes. Ahhhhh eu amo essa novela demais haha
Abraços ^^

Anônimo disse...

Essa novela tá tipo uma série americana, não no estilo/estrutura, mas na maneira como vicia e tu fica criando teorias lol É uma das razões do meu amor por essa novela, te faz pensar, não é uma trama mastigada ou super previsível, quando tu tá assistindo essa novela, realmente te distrai. Jhin tem ótimos trunfos na mão e ela tá sabendo muito bem a hora de usar e como construir os personagens, único defeito dessa novela foi o início lento, e pra mim foi o que afastou muito o público, mas essa lentidão nunca foi um problema pq sempre vi potencial na trama, e sabia que com o fim do ano, Jhin jamais iria ficar fazendo capítulos carregados no enredo da história principal.
A novela tá chegando na reta final e tem tanta coisa pra acontecer, meu, deveriam esticar essa novela, acho que tem fôlego para mais um mês extra no ar haha

Muita gente torcendo pra Isabel ter redenção mas eu quero mais é que ela surte de vez e fique mais malvada e louca, meu, iria ser tão ótimo Isabel conseguindo viajar no tempo, descobrindo que ela era a Dora e usando isso a seu favor, iria movimentar ainda mais a trama (pq ela foi a responsável por movimentar esses últimos capítulos) a Isabel virando uma verdadeira peste ainda mais fria e calculista tipo a flora de a favorita.
Aposto todas as minhas fichas na Dora matando a Julia, direto ou indiretamente, e o motivo é GB, das duas uma, ou ela matou a Julia por ciúmes do GB, ou pra se vingar, causar dor no GB, ou Dora decide matar GB depois de tanto ser humilhada por ele e por alguma confusão a Julia acaba levando o tiro.

Tava pensando aqui, e se nessas sessões de regressão do Daniel, a Jhin decida explorar a primeira vida dele com Beatriz? Ou intercale as duas vidas? Acho que seria algo ousado e interessante.

Melhor novela no ar sim, e uma das melhores dos últimos tempos, história contagiante, linda, sensível, tramas bem amarradas, bem escritas, atores bem escalados, é tão gostoso acompanhar essa novela.
P.S. Essa novela deveria ser das 9, ou até mesmo das 11, Jhin iria ter mais liberdade para escrever e abordar certos temas, e especialmente para usar e abusar de terror psicológico como na cena que Isabel entra no casarão pela primeira vez.

Nich

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? No capítulo da última quinta-feira (07/02), Vitória Strada desenvolveu ótimas cenas. Cris foi dopada e a atriz de um verdadeiro show! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Chaconerrilla disse...

Zamenzitooo, mais um texto da nossa novelinha maravilhosa, ou melhor, de nosso NOVELÃO primoroso. Ainda bem que no globoplay é o segundo programa mais visto da emissora, o que, de certa forma, compensa a baixa audiência. Pelo menos assim, a Jhin sabe o quanto nós amamos o enredo fascinante que ela criou, né? Sobre as cenas de ontem, uma melhor que a outra. Tenho cada vez mais certeza que a Isabel enlouquece. Essa obsessão dela pelo Alain não vai terminar bem não. Ah, sobre Andre, que personagem maravilhoso, que ator talentoso. Amo o Emiliano Queiroz. Confesso que se tiver um trechinho de uma terceira vida, eu irei amar. Imagina se na próxima novela da Jhin, a gente é presenteado com três vidas com intervalos de tempo separando uma de outra, como em Além do tempo? Maravilhoso, né? Como você mencionou, quando a câmera foca no corpo do assassino de Beatriz, parece uma vida passada de Américo, mas quando a câmera muda, é a vida passada do Alain mesmo. Ai, não sei o que pensar sobre o assunto, porque ao mesmo tempo que é um truque, é também um "erro de continuidade". Na minha opinião, claro. Vamos ter que esperar pra ver. Aiiii, to muito ansiosa pelos próximos capítulos! Mal posso esperar pelo encontro de Cris e Daniel e a descoberta de que André é filho de Junilo. Como você mesmo disse, tem tudo para serem cenas de arrepiar. AHHHHH. To animadíssima!

Anônimo disse...

Sérgio, tu viu que o elenco em peso da novela curtiu teu texto??? Todo mundo leu! TU TÁ QUE TÁ!!!!

Unknown disse...

Melhor novela das 6 da Globo dos anos 2000, não deixo de assistir nenhum capítulo!!!

Daniel- @Viciado_Telev disse...

Essa novela é maravilhosa e eu amo demais, pra mim já superou Além do Tempo, Novo Mundo e Orgulho e Paixão!

Sérgio Santos disse...

Vou esperar essa acabar primeiro, Brunno.

Sérgio Santos disse...

Vamos esperar, Bruno. Mas eu amo ambas.

Sérgio Santos disse...

Eu tb, Andressa.

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo. Novelão.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Vitória.

Sérgio Santos disse...

Tb amei, Lucas.

Sérgio Santos disse...

Exato, Marcos. Parece que a novela já está toda escrita de tamanho detalhismo com todo o conjunto. Muito bom.

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Nitch??? Concordo coom absolutamente tudo e ttb achei o início arrastado demmais, o que prejudicou o começo. Mas depois ficou perfeita.

Sérgio Santos disse...

Sem duvida, Fabio. abçs

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Chaconerrilla!!! Que novela maravilhosa!!!

Sérgio Santos disse...

Vi sim, anonimo. Fiquei feliz.

Sérgio Santos disse...

Eu tb nao, Isadora!!!

Sérgio Santos disse...

É mt boa msm, Daniel.