quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

"Espelho da Vida" vem se mostrando um novelão imperdível

Novamente um texto sobre "Espelho da Vida"? Sim, é necessário. A atual novela das seis da Globo vem presenteando o telespectador com uma sucessão de acontecimentos e grandes cenas, fazendo jus a séries internacionais de maior qualidade. Elizabeth Jhin se preocupou em apresentar sua história com cautela no início (que infelizmente implicou em um ritmo arrastado demais) e agora mostra um enredo com ousadas viradas a menos de dois meses do seu final.


O embate entre Cris e Isabel, exibido nesta segunda-feira (11/02), valorizou o incontestável talento de Vitória Strada e Alinne Moraes. Todo bom folhetim tem briga de mocinha e vilã, mas a autora, ao menos por enquanto, prefere o jogo de palavras e a discussão das duas foi a mais calorosa até o momento. Isabel flagrou Cris em frente ao espelho da mansão de Júlia Castelo e fez questão de debochar da rival, que não deixou barato e a imobilizou logo após uma ironia sobre seu romance com Danilo (Rafael Cardoso). Uma cena ótima.

Mas o elemento catártico viria pouco tempo depois, assim que a vilã viu Cris sendo sugada pelo espelho para outra dimensão. O choque da personagem foi transmitido com maestria por Alinne e iniciou uma espécie de surto que tem tudo para se agravar ao longo das próximas semanas.
É preciso, inclusive, aplaudir os efeitos especiais dessa novela. Não ficam devendo a vários filmes ou seriados do gênero. Realmente parece que o espelho é um portal mágico. Aliás, a trama das seis tem dado verdadeiras aulas para "O Sétimo Guardião" a respeito do realismo fantástico.

O embate entre Isabel e a Guardiã (Suzana Faini impecável), e seu fiel cachorro guardião, também foi outro momento de tensão, valorizando as atrizes. "Espelho da Vida" parece estar em seus últimos capítulos, mas ainda tem muita história pela frente. Vale mencionar a linda cena em que Cris, já em 1930, ajudou sua mãe a lutar pela vida. Piedade, que não queria mais viver, ganhou um novo ânimo quando soube pela filha que padre Luis (Ângelo Antônio) estava vivo. Vitória e Júlia Lemmertz deram um banho de emoção. O talentoso Felipe Camargo é mais um que tem se destacado e o ator conseguiu sensibilizar com o desespero de Coronel Eugênio com a possível morte da esposa, mesmo sendo um homem violento.

Já a aguardada sequência em que Isabel foi sugada pelo espelho primou pelo capricho dos efeitos visuais somados ao show de Alinne Moraes. Uma cena de tirar o fôlego. Influenciada pelo espírito obsessor de Felipe (Patrick Sampaio), a vilã voltou ao casarão e fez o mesmos movimentos da mocinha diante do espelho. O portal se abriu e ela entrou. O desespero da Guardiã ao ver Felipe ainda proporciona uma nova teoria a respeito da morte de Júlia Castelo. Otávio, irmão de Gustavo Bruno (João Vicente de Castro), provavelmente induziu Dora a matar sua ex-amiga ou vice-versa --- uma pessoa parecia colocar sua mão por cima de outra, que segurava uma arma, na visão que a vilã teve na primeira vez que foi a casarão. Será que o espírito tentará repetir o crime de 1930 em 2019 usando Isabel?

A cena de Isabel presa no espelho teve mais uma sucessão de bons efeitos, enquanto Alinne Moraes se entregou por completo em uma cena que era quase um monólogo. Angustiante. O instante em que a personagem saiu do portal graças aos pedidos de Grace (Patricya Travassos) em uma oração também merece menção especial, assim como o embate entre André (Emiliano Queiroz) e Alain assim que o ex de Cris chegou na mansão com policiais e afirmou que ninguém era dono da propriedade. Emiliano atua com o olhar.

"Espelho da Vida" tem se mostrado um novelão da melhor qualidade. O público não pode se dar ao luxo de não ver algum capítulo. Sempre há bons conflitos e acontecimentos empolgantes na produção tão bem dirigida por Pedro Vasconcelos. Que Elizabeth Jhin continue inspirada até o final da trama.


25 comentários:

Pedro Bertoldi disse...

Sérgio, acho essa a melhor novela da Jhin! Fazendo um retrospecto, acredito que Eterna Magia foi um problema de direção que a deixou soturna demais e afastou o público do horário. Escrito nas Estrelas foi a primeira dela que eu gostei. Solar, emocionante e divertida na medida certa. Amor Eterno Amor eu achei que ela pesou a mão no espiritismo, o que deixou a novela um tanto maçante e doutrinária. Já em Além do Tempo, ela ousou ao apresentar duas novelas em uma. A passagem de tempo de 150 anos foi genial e arrebatou o público. Mas agora em Espelho da Vida a atingiu um padrão de ousadia e qualidade poucas vezes vista na TV.
A novela é complexa. A narrativa em 2 tempos é muito interessante e a 3a camada, no caso o filme, deixa tudo muito intrincado. A novela consegue levantar teorias acerca dos acontecimentos, o que a muito tempo eu não via. Confesso que no início achei que ela estava impondo um ritmo muito morno, mas hj acho que ela foi certeira. Se fosse rápido demais, talvez perdêssemos esses detalhes tão ricos e que deixam a novela mais intrigante! Estou amando acompanhar!

Anônimo disse...

Eu to fascinada por essa novela. Se fosse uma série seria reconhecida internacionalmente.

Anônimo disse...

Cara, uma das coisas que mais me atraem em Espelho da Vida é o texto, e maneira como ele te envolve, como a historia contagia, é como um bom livro, eu amo ler ou assistir coisas que me façam pensar, criar teorias, que me transportem para um outro mundo...

Alinne é uma super atriz, é impressionante como ela consegue se destacar em qualquer personagem, cenas da Isabel hoje foram de arrepiar, bem intensas e em momento algum tu vê Alinne entregando uma atuação mediana, ela realmente vive/interpreta o personagem com maestria.

É uma pena saber que Espelho da Vida irá ser ignorada nas premiações de fim de ano, bem capaz de darem mais importância a bomba das 9 do que a das 6, com um texto e história primorosos, atores bem escalados e personagens bem construídos... Espelho da Vida merece um Emmy, espero que a globo tenha bom senso.

Nich

Yasmin disse...

Por mim você pode fazer texto sobre essa novela todo dia que não me importo. To amando tudo, até a Paty!!!!

Chaconerrilla disse...

Apaixonadíssima por essa novela. Mal posso esperar para ver o capítulo de amanhã, no caso, hoje. A Alinne Moraes é uma Atriz (com A maiúsculo) maravilhosa. Ela sai do medo, entra na loucura, passa pela raiva, depois volta para o medo mais um vez como quem faz algo simples como piscar o olho. Fico impressionada com as camadas que ela dá pra todos os seus personagens. Merece todos os elogios do mundo. Muito RAINHA. Ainda sobre o capítulo de hoje, como você disse, o Emiliano Queiroz atua com o olhar. André é muito bem defendido por ele. Que personagem querido e lindo, o meu preferido, vale ressaltar. Como disse a leitora acima, pode escrever todo dia que a gente não se importa. Pelo contrário, a gente vem todo o dia aqui para comentar e dividir nossas opiniões com você. Até a próxima!

Malu disse...

A audiência dessa novela é MUITO injusta!! Pqp, olha isso, essa trama bem amarrada, esses mistérios que te deixam intrigada, ganchões todo dia, trama principal excelente e mesmo os núcleos mais "fracos", como o do cinema, Pat e Michele, Pensão da Dona Gentil, etc conseguem divertir e cativar. Novelão!! Sobre isso de escrever um texto após o outro sobre a mesma novela, lembro que isso tb aconteceu em Orgulho e Paixão, que bom que a novela foi muito bem substituida. Amo as duas!

gabriel disse...

que novela é essa? não assisto a globo há séculos, desde que as novelas deixaram de parecer novelas pra parecerem series.

Unknown disse...

Concordo com cada palavra!Eu tb reclamei muito no inicio da novela do ritmo lento mas agora fez todo sentido! Melhor novela com certeza!

Anônimo disse...

Essa novela tá um desbunde!!!! Nao perco um capítulo e é um absurdo a baixa audiência!!!!!!!!

Fernanda Mendes disse...

3 post em uma semana em do msm assunto...

Anônimo disse...

Excelente texto e merecido para essa novela maravilhosa. Merece recorde de audiência.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Pedro Bertoldi disse...

Sérgio, é melhor você se benzer! A inveja tá grande aqui heim? Acompanho vc desde 2010 e sei o porquê do seu sucesso. Fico muito feliz de ver você crescendo. Nem liga pro Bonde do recalque! Mas por via das dúvidas protege tua conta!

Sérgio Santos disse...

Pedro, excelente commentário. Concordo com tudo. Eu adorei Eterna Magia e achei uma pena o fracasso. Escrito nas Estrelas eu tb gostei muito, mas ficou com barriga da metade pro final. Já Amor Eterno Amor foi horrível. Além do Tempo foi maravilhosa e essa vem se mostrando um primor.

E a pessoa tá com raiva de mim e me acusa de não ser democrático pq ela está me xingando me desrespeitando. Qual a lógica?? Discordar é uma coisa, me xingar é outra.

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Quem sabe, Nicht... E assino embaixo do seu ótimo comentário.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Yasmim.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, chaconerrilla!!!

Sérgio Santos disse...

Boa memória, Malu. Escrevia toda hora sobre Orgulho e Paixão também. Fiquei mt feliz tb que foi substituída à altura.

Sérgio Santos disse...

É uma ótima e ousada novela, Gabriel.

Sérgio Santos disse...

Sem dúvida, Silvana.

Sérgio Santos disse...

Ainda bem que eu avisei, Fernanda...

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.

Unknown disse...

Novela primorosa