terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Trama de Jerônimo é a mais interessante de "Verão 90"

A atual novela das sete estreou recentemente. "Verão 90" tem se apoiado muito na nostalgia do público através de ótimas referências dos anos 90, incluindo uma trilha sonora nacional e internacional selecionada a dedo. Entretanto, o enredo de Izabel de Oliveira e Paula Amaral ainda não disse a que veio. Claro que ainda é cedo, mas a impressão é de um roteiro sem densidade para seis meses no ar. Nem mesmo a construção do amor dos mocinhos se mostrou satisfatória. A exceção é a trama de Jerônimo (Jesuíta Barbosa), o vilão do folhetim.


Filho da batalhadora Janaína (Dira Paes), o rapaz sempre sonhou com a fama e em ganhar rios de dinheiro com isso. A primeira chance de tornar sua ambição realidade foi com a "Patotinha Mágica", grupo musical infantil que fez um imenso sucesso nos anos 80. Ele e o irmão, João (Rafael Vitti), conseguiram o estrelato quando se juntaram com a já famosa Manuzita (Isabelle Drummond). Tudo parecia perfeito até João desmaiar no palco, em virtude de uma forte gripe, provocando suspeitas a respeito dos cuidados que os responsáveis tinham pelas crianças. O fato implicou no fim do grupo.

Jerônimo nunca "perdoou" o irmão, mesmo tendo armado para João se apresentar doente e ignorado as ordens da mãe. Ele, inclusive, sempre teve inveja do filho "preferido". E o menino sempre teve uma índole duvidosa, vide as falsificações que fazia nas notas dos colegas de classe mediante pagamento.
Já adulto, obviamente, se envolveu com marginais e chegou a participar de um assalto que deu errado. O canalha largou os parceiros e ainda roubou todos os dólares da amiga de sua mãe antes de fugir para o Rio de Janeiro.

Em plena cidade maravilhosa, não demorou para Jerônimo colocar em prática seu plano de subir de vida. Usou o dinheiro roubado para se hospedar em um hotel luxuoso e logo fez amizades com pessoas influentes através de inúmeras mentiras, como ser melhor amigo do ator norte-americano Johnny Depp e ter trabalhado com o diretor Steven Spielberg. Sua trajetória, inclusive, lembra muito a do Marcelo Nascimento, golpista que fingiu ser herdeiro do dono da Gol Linhas Aéreas e virou até roteiro de filme. As autoras nunca falaram sobre a inspiração, mas parece.

A saga do personagem é a mais consistente da novela. Jerônimo só pensa nele, é ambicioso, humilha quem tenta atrapalhar seu caminho e até o momento não teve seu lado humano explorado. É um perfil bem maniqueísta. No entanto, ao longo do enredo é possível que suas fragilidades sejam expostas. Jesuíta Barbosa está irretocável na pele do vilão e tem sido um prazer acompanhar o ótimo ator em uma novela inteira pela primeira vez. Aliás, o encontro do rapaz com a igualmente 171 Vanessa Dias já resultou em uma química arrebatadora de Jesuíta e Camila Queiroz. Os dois devem roubar a cena com certa facilidade. Ela, inclusive, vai se apaixonar pelo golpista e resta saber como as autoras vão desenvolver essa relação, pois, segundo elas, o vilão vai querer Manuzita e sua rivalidade com João vai aumentar ainda mais.

"Verão 90" ainda tem muita história para contar e resta torcer para o conjunto ser recheado de atrativos. Porque até o momento a única situação que vem despertando um real interesse em continuar acompanhando a novela é a saga de Jerônimo Guerreiro.

24 comentários:

Heitor disse...

Pra ser bem sincero nao to achando nada interessante até agora. Já quero Bom Sucesso.

Anônimo disse...

" pois, segundo elas, o vilão vai querer Manuzita e sua rivalidade com João vai aumentar ainda mais." Nossa, não, pra que investir nisso?

Pra mim Jerônimo e Vanessa são bem mais interessantes que os protagonistas, que tiveram um enredo bem raso e mal construído, é tipo um casal que tem nada a acrescentar na trama, João é um personagem insoso, muito idealizado, perfeitinho (e isso até ajuda a entender o pq do Jerônimo ter raiva dele), acho chato pra caramba, posso estar enganado mas acho que vai acontecer a mesma coisa que aconteceu em Novo Mundo, onde a Letícia Colin como Princesa Leopoldina roubou a novela pra ela (e eu adoro o trabalho da Isabelle), Camila e Jesuíta tão com a faca e o queijo na mão, espero que as autoras continuem investindo nos personagens, Vanessa e Jerônimo de longe os melhores personagens.

Yasmin disse...

A química dele com Camila é evidente mesmo, mas too achando a construção desse personagem muito rasa assim como toda novela. Nem o Jesuíta to achando bem em cena...

cronica livre disse...

Acho Jesuíta um ator muito bom, porém discordo quanto à sua análise em torno da atuação de Barbosa em Verão 90. Não consigo comprar esse vilão que o ator construiu. Ele não está tão bem em cena. Vem oscilando muito, ao contrário de Camila Queiroz, Isabelle Drummond e Cláudia Raia.

Anônimo disse...

Heitor, também não vejo a hora de "Doce Deleite" (título da nova novela de Rosane Svartman e Paulo Halm após "Bom Sucesso") estrear. Será minha única aposta folhetinesca da Rede Globo para este ano de 2019.

Matheus Nogueira disse...

Sérgio,qual é a função de um supervisor de texto em uma novela?abraços,cara

Adriana Helena disse...

Olá Sérgio, bom dia amigo!
Puxa, acompanho os comerciais e vejo que o vilão desta novela é muito bom! Só o olhar dele diz tudo!!
Tomara que tenha um andamento melhor não é mesmo? Mas nada a falar da trilha sonora, que é fantástica por sinal!!
Adoro as músicas da década de 90!!

Amigo, reenviei o código para o eu e-mail, conseguiu testá-lo?
Um grande beijo e uma excelente semana!! :)))

Gabriella disse...

Ele e Camila Queiroz formam o único casal bom da novela.

Anônimo disse...

Adoro o Jesuíta e ele realmente tem química com a Camila, mas discordo como vilão. Ele faz cara de personagem atormentado no interior e isso não cai bem com o papel.

Anônimo disse...

não vejo essa novelinha mas pelo que leio por ai ela tenta copiar descaradamente Vale Tudo. A Dira Paes seria a Raquel Acioly e o filho uma Maria de Fatima versão masculina. Outro dia vi que até a cena em que a Fatima aciona um alarme de incêndio pra roubar convites de uma festa foi copiada. Lógico que essa novelinha não chega aos pés do novelão da década de 80(até porque o elenco não ajuda) mas que tenta copiar, ah isso tenta, kk

Anônimo disse...

Tomara que o título da próxima trama de Rosane Svartman seja Bom Sucesso, mesmo. "Doce de Leite não dá". Esse título é horrendo... rsrs Pode virar piada.

Anônimo disse...

O casal principal juntou rápido demais e tem gente que acha a atuação da Isabelle Drummond exagerada e fraca. O que vc tem achado? O texto está ótimo.

Sérgio Santos disse...

Entendo, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Tb acho uma bobagem essa junção, anonimo, mas...

Sérgio Santos disse...

Muita gente pensa o mesmo, Yasmin.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, João. Respeito sua opinião.

Sérgio Santos disse...

Promete, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Matheus, intervém em algumas situações que julga fracas e observa a finalização dos caps.

Sérgio Santos disse...

Ainda nao tentei, Adriana. Mas farei e te retorno.

Sérgio Santos disse...

Tb gosto da Larissa com Diego, Gabriella.

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tenta mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Tb prefiro Bom Sucesso, anonimo.

Sérgio Santos disse...

To achando ótima, anonimo, mas o casal não teve construção e tá raso msm.