quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Coletiva de "O Sétimo Guardião" promove um delicioso passeio pelo mundo da fantasia

A Globo promoveu a coletiva de lançamento de "O Sétimo Guardião", nova novela das nove que estreia no dia 12 de novembro, nesta terça-feira (30/10), nos Estúdios Globo --- antigo Projac ---, e fui um dos convidados. A emissora proporcionou um grande passeio da imprensa pela impressionante cidade cenográfica da trama de Aguinaldo Silva e reuniu o elenco de peso da produção, dirigida por Rogério Gomes.


A nova história marca a volta do autor ao realismo fantástico, estilo que o consagrou em folhetins como "Tieta", "Pedra sobre Pedra", "A Indomada" e "Fera Ferida". Tanto que a fictícia Serro Azul é uma cidade interiorana vizinha de Greenville e Tubiacanga, locais cheios de tipos pitorescos criados por Aguinaldo que ficaram na memória do público justamente pelas duas últimas novelas citadas. E, propositalmente, é um lugar cercado por montanhas que impedem a chegada de internet e celular. Tudo para facilitar a vida do escritor, claro.

A equipe produziu casas lindas e simples, remetendo ao interior do país. A emissora, por sinal, apostou alto no enredo do autor. É a maior cidade cenográfica já produzida no Projac, com 18 mil metros quadrados. Tem bordel, delegacia, loja de produtos naturais, prefeitura com dois andares, igreja, vendinhas, hotel, enfim.
É realmente uma cidadezinha completa e rica em detalhes. O passeio dos jornalistas e blogueiros foi longo. Deu vontade de morar naquele lugar tão aconchegante, ainda mais diante da agitação cada vez maior das grandes cidades.


Os convidados foram separados em pequenos grupos liderados pelos sete guardiães. Eu fiquei no grupo do Mendigo (Feliciano, vivido por Leopoldo Pacheco). Havia ainda o do Guardião-Mor (Egídio - Antônio Calloni), do Prefeito (Eurico - Dan Stulbach), do Médico (José Aranha - Paulo Rocha), do Delegado (Joubert - Milhem Cortaz), da Esotérica (Milu - Zezé Polessa) e da Cafetina (Ana Beatriz Nogueira). E cada grupo ganhou um presente diferente. Uma linda caixa de madeira continha uma garrafa com a água milagrosa da fonte da cidade, um enigmático bilhete com o carimbo do gato Léon e, no meu caso, uma moeda da França.


A missão dos grupos era justamente derramar a água na fonte da juventude. Fomos recebidos pelo grande Antônio Calloni, que contou um pouco sobre seu personagem e ainda fez questão de aplaudir o trabalho da imprensa, defendendo a liberdade acima de tudo, principalmente diante do atual momento do país. Recebeu um caloroso aplauso de todos. E a fonte é algo que impressiona. A Globo sempre surpreende com o capricho de sua produção e desta vez não foi diferente. A cascata que parece cair do céu provoca uma sensação de relaxamento e o lugar remete realmente ao mundo mágico da fantasia. De encher os olhos. Tanto que a equipe da novela precisou insistir para os presentes irem ao local da coletiva, após o passeio. Todo mundo queria continuar ali tirando foto e colocando a mão na água.


O elenco esteve bastante solícito e atendeu com simpatia os convidados. O clipe de dez minutos deixou claro que o tom do folhetim mesclará o mistério em torno do gato León, o clima tenso do núcleo da vilã Valentina Marsalla (Lilia Cabral) e a galhofa em cima dos personagens caricatos de Serro Azul. Foi possível perceber, por exemplo, que os embates entre a cafetina Ondina e a religiosa Mirtes (Elizabeth Savalla) terão bastante destaque, assim como a marcante presença de León em todos os ambientes. Aliás, o gato é na verdade um humano castigado por ter descumprido uma das regras que cercam as tarefas dos guardiães. Ele será vivido por Du Moscovis a partir de janeiro. Mas o felino tem tudo pra roubar a cena e a missão de Aguinaldo ficará complicada quando a substituição ocorrer. O próprio Du brincou com isso quando declarou que os jornalistas só foram entrevistá-lo na hora que ele pegou o gato preto para tirar fotos. Inclusive, são três versões para León: o gato real, um animatronic desenvolvido pela equipe de tecnologia da Globo e um gato em 3D. Cerca de 70% das cenas serão com o gato de verdade. Até uma coruja empalhada ---- presente na loja de Milu ---- terá movimentos na trama.


Conversei com Marina Ruy Barbosa (a mocinha Luz da Lua), Flávia Alessandra (a sedutora Rita de Cássia), Felipe Hintze (Peçanha, parceiro do delegado) e Elizabeth Savalla. Todos estão muito animados com a produção e Savalla destacou a importância de mergulhar no mundo da fantasia no horário nobre diante de uma realidade tão pesada. A veterana reconhece o risco da ousadia do autor e até confessa que o elenco ainda está ''pisando em ovos" por não saber o que está por vir no roteiro. Mas o clima é o melhor possível, segundo Elizabeth. A atriz também destaca a alegria de trabalhar com Vanessa Giácomo mais uma vez ---- é a quinta novela delas juntas. Já Marina não esconde a ansiedade e contou que chegaram a pensar em pintar seu cabelo de loiro, mas Aguinaldo quis manter o tom ruivo para a enigmática personagem.


"O Sétimo Guardião" está cercada de capricho. A produção e a Globo já fizeram a parte deles. Cidade cenográfica grandiosa, belos efeitos especiais e figurino cuidadoso, cuja maior preocupação é expor uma estética própria de Serro Azul, ignorando épocas. Agora é esperar o conteúdo e torcer para fazer jus ao conjunto.


Vídeo da querida Flávia Alessandra convidando os leitores para a novela.




16 comentários:

Chaconerrilla disse...

Confesso que estou muito empolgada para a estreia dessa novela. Tudo que foge um pouco dos padrões tem me atraído. Acho que precisamos de algo novo de vez em quando.

Anônimo disse...

Tu tá a cada dia mais chique, Sérgio!!!!

Gisela disse...

Mentira que vc conheceu todo mundo!!! E a Flávia Alessandra falando com você!!!!!! Amei o vídeo dela!!!!!!

Quércia disse...

Essa novela não me parece nada boa mas fico feliz por você, Sérgio. Você merece todo esse prestígio que está conquistando.

Anônimo disse...

Por um lado fico feliz pelo retorno do Realismo Fantástico nas novelas (Pra mim a melhor delas foi Pedra Sobre Pedra), por outro fica o medo de vir mais uma decepção. Espero que essa má impressão vá embora coma estréia. Ademais, tá podendo hein, Sérgio! Você merece tudo isso.

Obs: Mudando de assunto, enquanto Orgulho e Paixão segue ignorada (pelo menos nas premiações) em solo brasileiro, na Inglaterra (terra natal da autora Jane Austen) a BBC fez uma matéria especial sobre a novela. Vc já viu?

Obs2: Caso não, vou deixar aqui o link (Está todo em inglês, mas vale a pena dar uma conferida). https://www.bbc.com/news/amp/world-latin-america-46039045?__twitter_impression=true

chica disse...

Puxa, deve ter sido uma experiência bem legal tudo de pertinho ver! Lindo! abração, tudo de bom, feliz feriadão! chica

André disse...

Sérgio, que felicidade te ver participando disso! Tenho acompanhado seu blog há algum tempo e fico muito feliz em te ver crescendo como tem acontecido. Prestígio merecidíssimo. Parabéns!

Sobre seu texto - impecável, como sempre - tenho duas observações: a maneira como você listou os guardiães (o mendigo, o prefeito, a cafetina, a esotérica) me lembrou da forma como a Clara se referia aos seus algozes em "O Outro Lado do Paraíso" hahahahahaha

E a coisa do gato e da coruja me lembrou muito à questão do canguru Flor de "Pega Pega", que foi rejeitado pelo público. Será que a mesma situação vai se repetir?

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu não fiquei com boa impressão depois de assistir as chamadas de O Sétimo Guardião. Parece aquelas novelas antigas dos anos 90. Sei não... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Sérgio Santos disse...

Paratodosiempre, até que o inicio foi bom.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ela é uma querida, Gisela.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Quércia.

Sérgio Santos disse...

Eu vi, anonimo, e adorei. Pelo menos lá é valorizada.

Sérgio Santos disse...

Foi sim, Rejane.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado pelo carinho, André. E acho que com o gato será justamente o contrário.