quinta-feira, 21 de junho de 2018

Multishow presenteia público com valorização de "Chaves" e "Chapolin"

No ar há mais de 25 anos, o Multishow sempre foi um dos canais a cabo mais prestigiados pelo público. Desde a sua estreia, o canal sempre teve como foco a música, vide o sucesso do "TVZ" (programa de clipes que está no ar desde 1999). Porém, a emissora da Globosat já há alguns anos vem investindo bastante no humor e acabou virando um lugar cativo para inúmeros humoristas, incluindo Paulo Gustavo, Tom Cavalcante, entre outros. Vários humorísticos passaram a fazer parte da grade e o mais popular é o "Vai que Cola". Infelizmente, a maioria é bem fraca e tem pouca graça. O maior acerto é, sem dúvida, o "Lady Night", talk show comandado por Tatá Werneck. E, no dia 21 de maio, houve um novo investimento na comédia: a estreia de "Chaves" e "Chapolin".


Analisando friamente, parecia apenas uma tentativa do Multishow preencher sua grade com reprises que todos já viram trocentas vezes no SBT. Mas o canal conseguiu o que parecia impossível: presentear os fãs do seriado com a exibição dos episódios em ordem cronológica e ainda exibir várias esquetes inéditas com a dublagem original. Há anos os admiradores de "Chaves" e "Chapolin" pedem para a emissora de Silvio Santos passar os chamados "episódios perdidos" e nunca foram atendidos. O canal até chegou a transmitir, em 2012, alguns episódios chamados de "semelhantes", então inéditos, mas foram muito poucos e todos dublados sem as vozes de Nelson Machado, como Kiko, e Carlos Seild, como Seu Madruga.

O Multishow procurou fazer tudo o que os fãs sempre sonharam. Além de ter comprado o pacote da Televisa com todos os episódios de "Chaves" e "Chapolin", a emissora fez questão de contratar todos os atores originais para a dublagem das esquetes inéditas e também as que foram redubladas pelo SBT sem Nelson e Carlos.
Infelizmente, alguns dubladores já faleceram ----- Marcelo Gastaldi (Chaves/Chapolin/Chapatin), Helena Samara (Dona Clotilde), Osmiro Campos (Professor Girafales) e Mário Vilela (Senhor Barriga) -----, então alguns que trabalharam nas vozes dos episódios "semelhantes" do canal de Silvio Santos acabaram sendo aproveitados novamente, em virtude dos timbres parecidos. Ficou perceptível a preocupação em realizar um trabalho bem feito.

E é exatamente isso que tem sido visto. Os episódios ficaram com uma ótima qualidade de imagem e som, não havendo diferença nas esquetes dubladas recentemente e nas que mantiveram as vozes da época (décadas de 80 e 90). O canal ainda presenteou o público com uma novidade e tanto: a opção de áudio original. Quem tiver curiosidade de ouvir Roberto Gomes Bolaños (Chaves/Chapolin), Ramón Valdés (Seu Madruga), Maria Antonieta de Las Nieves (Chiquinha), Carlos Villagrán (Kiko), Florinda Meza (Dona Florinda), Edgar Vivar (Seu Barriga), Angelines Fernández (Dona Clotilde), Rubén Aguirre (Professor Girafales) e cia, pode clicar no ícone disponibilizado pelas operadoras de canais pagos que se sentirá no México. Nem o fã mais otimista poderia imaginar tantas surpresas.

Outro êxito dessa empreitada é proporcionar o prazer do telespectador em assistir esquetes inéditas de seus seriados favoritos. Parece até uma constatação óbvia, mas é algo difícil de acontecer em um produto gravado há mais de 35 anos. É uma volta à infância do público saudosista. O canal, inclusive, entrou em contato com vários fãs do "Chaves" (há milhares que comparecem sempre em eventos 'nerds' ou promovidos pelos próprios admiradores), procurando saber tudo a respeito da melhor forma de realizar a exibição em sua grade. Também foi feito um evento de lançamento, contando com a presença de todos os dubladores e a luxuosa participação de Edgar Vivar. O único tropeço da emissora até agora foi uma redublagem em uma piada considerada homofóbica de Chapolin, onde o herói ironizava a relação de Batman e Robin. A própria produção reconheceu que exagerou e reconsiderou a decisão. Menos mal, pois não se pode censurar produções de humor da década de 70/80, levando em conta o politicamente correto. Tomara que não se repita.

"Chaves" e "Chapolin" viraram um 'patrimônio' do Brasil desde que os humorísticos mexicanos estrearam no SBT, em 1984. Tanto que o sucesso se mantém até hoje, mesmo com as inúmeras reprises ----- até mesmo o Cartoon Network, canal a cabo infantil, chegou a exibir as séries em 2012. O Multishow soube muito bem aproveitar essa febre e ainda conseguiu surpreender os telespectadores. A resposta veio na ótima audiência ----- elevou a média do horário consideravelmente. É bem provável que o menino pobre da vila e o herói mais covarde do mundo permaneçam na grade do canal pago por um longo tempo. Que bom.

17 comentários:

Italo disse...

Eu como fã fiquei muito surpreso.Não esperava que todos os inéditos tinham sido adquiridos e que ainda seriam exibidos em ordem cronológica.Tenho acompanhado diariamente e adorado.

Anônimo disse...

Adoro Chaves e Chapolin. Nunca me canso.. rss

Lisa disse...

Concordo com a crítica.Tem sido minha compania no fim de noite.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Que legal! Ainda não assisti no multishow, mas vou ver pelo aplicativo!!!


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.com/

Bell disse...

Que legal, nunca imaginei poder assistir em outro canal que não fosse SBT,

bjokas =)

Anônimo disse...

Tbm gosto de Chaves e Chapolin. É melhor ainda o Multishow exibir Chapolin, considerando, que, o SBT não exibe mais. E, por falar em sbt, eu tô admirado com a audiência expressiva da novela infantil "As Aventuras de Poliana". Eu confesso que eu não esperava tanto, pois, eu estava contando com uma audiência comun. Está superando até Carrossel que tinha sido a maior audiência dessa safra!

Sérgio Santos disse...

Eu tb não esperava, Italo, e estou adorando.

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo.

Sérgio Santos disse...

A minha tb, Lisa.

Sérgio Santos disse...

É diferente mesmo, Bell. bj

Sérgio Santos disse...

As Aventuras de Poliana está superando todas as expectativas msm, anonimo. Pelo visto será o maior sucesso do SBT.

Sérgio Santos disse...

Veja sim, Débora.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Excelente texto! Nós fãs ficamos muito gratos pelo Multishow por ter feito em tão pouco tempo o que o Sbt não fez em 34 anos de exibição. A dublagem perfeitinha, episódios inéditos, ordem cronológica... poxa! Tem até episódios inéditos com dublagem antiga estreando na Tv depois de quase 20 anos dublado, você acredita? Fico triste com o pessoal enaltecendo o Sbt, sendo que ele foi o maior vilão de CH no Brasil. Outra coisa que lamento é o fato da própria Televisa não vender e exibir vários episódios de ambos seriados. Tem episódio que nem gravação em espanhol tem. É mole?

Mas disso eu sei que o Multishow não tem culpa. Estou torcendo pra eles comprarem "La Chicharra" e o Programa Chespirito.

Clau disse...

Oi Sérgio,
Que acerto do Multishow hein!
Cresci assistindo Chaves e Chapolin,
e é o tipo de programa que posso ver inúmeras vezes,
mas nunca canso!
Tomara mesmo que fique bastante tempo no ar!
Bjs e excelente semana ;)

Sérgio Santos disse...

Acredito piamente, Matracolina, porque também sou fã e estou sentindo o prazer de ver episódios inéditos de algo que acompanho desde criança. Multishow está de parabéns mesmo e o SBT falhou miseravelmente nesse sentido.

Sérgio Santos disse...

Baita acerto, Clau!!! Tá bom demais. E eu tb cresci vendo. bjsss