terça-feira, 19 de junho de 2018

Jesuíta Barbosa e Fábio Assunção brilham em "Onde Nascem os Fortes"

A atual produção das onze prima pela total entrega de seu elenco, dirigido brilhantemente por José Luiz Villamarim. Como há poucos atores escalados, todos conseguem se destacar em algum momento do enredo, ainda que uns mais que outros. "Onde Nascem os Fortes" tem uma história pesada, perceptível até na fotografia de Walter Carvalho, explorando sempre imagens mais empoeiradas, refletindo o estado de espírito sombrio daquelas pessoas. E dois atores têm ganhado mais importância à medida que o enredo avança: Jesuíta Barbosa e Fábio Assunção.


Ramirinho e Ramiro apareciam menos no início da trama, mais focada na rixa entre Maria (Alice Wegmann) e Pedro Gouveia (Alexandre Nero). Porém, os perfis eram promissores e já despertavam atenção. O reprimido menino que se transforma na misteriosa Shakira do Sertão à noite, protagonizando shows repletos de sensualidade, e o poderoso juiz que se interessou imediatamente por Cássia (Patrícia Pillar) e rivaliza com seu primo Pedro, foram muito bem construídos pelos autores George Moura e Sérgio Goldenberg.

A relação de pai e filho nunca foi boa. O rapaz não concordava em ser um empresário e era obrigado a aceitar as imposições de Ramiro, cujo plano sempre foi torná-lo um concorrente de Pedro Gouveia no mercado de Bentonita. Na última semana, Ramirinho finalmente teve coragem de se mostrar ao juiz. Isso porque acabou desmascarado pelo pai dias antes, que descobriu as suas constantes faltas no curso onde estava matriculado.
Humilhado por Ramiro, que lhe deu um murro na cara, o retraído rapaz resolveu se vestir de Shakira do Sertão e cantou em frente ao local de trabalho do juiz, que ainda estava acompanhado de Cássia.

O momento de catarse resultou em uma das melhores cenas da supersérie, destacando o talento de Jesuíta e Fábio. A expressão de tristeza de Ramirinho, já imaginando a reação do pai, e a perplexidade de Ramiro ao ver o filho vestido de mulher, foram impressionantes. O instante em que Shakira do Sertão pediu um abraço, imediatamente negado pelo poderoso homem, fechou a sequência de forma dolorosa e não é exagero dizer que gerou um incômodo em quem assistia, despertando uma vontade de acolher o rapaz. E novamente se faz necessário elogiar a precisa direção de Villamarim.

Agora tem sido interessante acompanhar a angústia de Ramirinho, cada vez mais assustado com o pai e tentando alertar Cássia através de avisos subliminares. Por sua vez, Ramiro vem perdendo seu aparente controle à medida que o tempo passa, expondo uma faceta tenebrosa até então escondida. Fábio Assunção tem conseguido imprimir um tom diabólico ao personagem, aproveitando bem as inúmeras possibilidades desse intrigante perfil. O ator, aliás, se destacou ano passado na despretensiosa série "A Fórmula", onde fez uma divertida dupla com Drica Moraes e Luisa Arraes. Antes já havia brilhado, em 2015, vivendo o pretensioso Artur no sucesso "Totalmente Demais". Seus problemas pessoais recentes, envolvendo até uma prisão, ao menos não afetaram seu bom trabalho.

Já Jesuíta Barbosa tem vários filmes e peças teatrais em seu currículo, embora seja uma revelação teoricamente recente na televisão. Afinal, sua primeira aparição na telinha foi na ótima "Amores Roubados" (2014), onde interpretou Fortunato, um personagem pequeno, mas que expôs o potencial do ator. A microssérie, inclusive, foi adaptada por George e Sérgio, os mesmos autores da atual produção das onze e que também o escalaram para o primoroso remake de "O Rebu" (2014). Ou seja, os dois podem ser considerados padrinhos dele na Tevê. O intérprete, vale ressaltar, é caracterizado pelas suas boas escolhas. Não é uma figura que participa de qualquer obra. As elogiadas "Sete Vidas" (2015), "Ligações Perigosas" (2016) e "Justiça" (2016) foram outras tramas que contaram com seu talento.

Embora peque no ritmo, "Onde Nascem os Fortes" tem muitas qualidades e uma delas é a escalação precisa do elenco. E, entre tantos bons nomes, tem valido muito a pena acompanhar a sintonia cênica entre Jesuíta Barbosa e Fábio Assunção, protagonizando cenas difíceis e que exigem uma grande concentração. Dupla boa de se ver.

18 comentários:

Anônimo disse...

Eles estão ótimos mas achei essa novela arrastada demais.

Andressa Mattos M. disse...

Eu já tava até achando que os dois seriam figurantes de luxo porque não aguentava mais aquela caça interminável à Maria. Gostei do texto.Agora eles estão com bom destaque.

Anônimo disse...

Amei o texto, Sérgio, mas só uma pequena correção: O sobrenome do personagem Arthur em Totalmente Demais era Carneiro (Aliás, era um longo sobrenome,n me lembro de tudo agora rs).
Arthur Fortuna era o personagem de Murilo Benício em Pé na Jaca. No mais, parabéns por mais um excelente post.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Apesar de achar a narrativa um pouco cansativa e longa demais, concordo que a escalação do elenco sem sombra de dúvidas é um grande acerto.
E esses dois personagens são mesmo marcantes!
Interessante o contraste da vilania diabólica do Ramiro com a doçura do retraído Ramirinho.
Creio mesmo que ele faz um contraponto a própria Cássia vindo a se tornar quase um filho do coração pra ela.
Fábio Assunção e Jesuíta Barbosa estão arrasando!
Texto lindo esse!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Adriana Helena disse...

Sérgio, você acertou em cheio, que texto maravilhoso sobre a interpretação dilacerante destes dois gigantes: Fábio Assunção e o o rapaz Jesuíta Barbosa, que é espetacular!!
Realmente a macrossérie está sendo salva pelos dois atores que mencionou neste artigo, pois tirou um pouco a enfadonha e arrastada perseguição à Maria, que eu não aguentava mais...rsrs
Fábio Assunção é espetacular na arte da interpretação e realmente os eventos constrangedores que ele se envolve em sua vida pessoal não afetam nem um pouco sua carreira, que, aliás, está brilhante!!

Adorei amigo, você capta as melhores coisas e isso é incrível!
Tenha uma semana maravilhosa!! :)))

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Embora eu ache que essa "novela" já deveria ter acabado estou gostando bastante do Ramiro e do Ramirinho...


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.com/

Clau disse...

Oi Sérgio, boa noite \o/
Gosto de ler seus textos
pois fico sabendo das novidades!
'Onde nascem os fortes' parece ser
uma trama bem interessante,
bom saber que Fábio Assunção
está brilhando nessa produção!
Beijos ;)

Lulu on the sky disse...

Não acompanho essa macro série, mas adoro os atores.
Estou de volta!
Big Beijos
https://www.luluonthesky.com

Dean Winchester disse...

Vejo pouco essa novela porque acho bem arrastada, mas vi a cena desses dois atores e realmente foram ótimos.Alias, Jesuíta Barbosa merece ser mais valorizado e protagonizar alguma novela das 7 ou das 9(ele seria perfeito no papel de Ruy em A Força do Querer ao invés daquele Fiuk) em vez dos atores repetitivos, talento ele tem de sobra.

Sérgio Santos disse...

Pecou msm no ritmo, anonimo, mas as interpretações estão demais.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Andressa!

Sérgio Santos disse...

Corrigi, anonimo. Troquei mesmo. rs

Sérgio Santos disse...

Excelente comentário sobre esse contraponto, Luli. Realmente. bj

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço o seu costumeiro carinho, Adriana. Beijão!

Sérgio Santos disse...

Uma boa dupla, Débora. bjs

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, Clau.

Sérgio Santos disse...

Bem vinda, Lulu.

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Dean. Mas acho que ele é mesmo mais seleto.