terça-feira, 26 de junho de 2018

Chay Suede faz jus ao destaque de Ícaro em "Segundo Sol"

João Emanuel Carneiro vem destacando bastante o elenco jovem na segunda fase de sua novela. Tanto que ocorreu uma clara diminuída no foco do trio Beto (Emílio Dantas), Karola (Deborah Secco) e Laureta (Adriana Esteves), enquanto o triângulo amoroso protagonizado por Rosa (Letícia Colin), Ícaro (Chay Suede) e Valentim (Danilo Mesquita) cresceu em "Segundo Sol". E Chay tem conseguido aproveitar muito bem esse crescimento, honrando a confiança do autor na pele de um perfil repleto de complexidade.


O filho de Luzia é um rapaz revoltado, prepotente e marrento, cuja principal defesa é enfrentamento direto, elevando o tom de voz em qualquer início de discussão. Se revoltou com o assassinato do pai, nunca perdoou o 'abandono da mãe' e não esquece a dolorosa separação da irmã, Manuela (Luisa Arraes), provocado por sua tia, que deixou a menina com uma família rica e ficou com o sobrinho. Mas toda essa sua agressividade com o mundo é uma camuflagem de sua constante mágoa com tudo o que aconteceu em sua vida.

A fragilidade do personagem se expõe principalmente quando bebe e perde o controle do seu choro, agindo quase como uma criança. Ícaro, todavia, também tem um lado cômico e até sarcástico. Esse outro lado se evidencia quando está com Rosa, menina por quem se apaixonou perdidamente. O casal de garotos de programa transborda química e protagoniza cenas com muitas trocas de ironias. Isso vale para os momentos bons e ruins, aliás.
As provocações divertem quando os dois estão se dando bem e expõem a prepotência de ambos na hora das brigas, que por sinal agora tem sido recorrentes em virtude do namoro da menina com Valentim. A relação dele com a tia Cacau (Fabíula Nascimento) é outro bom exemplo. Estão sempre brigando, mas nos poucos momentos mais leves conseguem rir um do outro com deboches.

É impressionante como Chay vem crescendo a cada trabalho. Revelado no programa "Ídolos", da Record, em 2010, o até então cantor virou ator no remake de "Rebelde" produzido pela emissora em 2011, fazendo um grande sucesso ao lado de Sophia Abrahão, Lua Blanco, Arthur Aguiar, Micael Borges e Mel Fronckowiak. Estreou na Globo na primeira fase de "Império", em 2014, onde viveu o comendador José Alfredo, interpretado por Alexandre Nero posteriormente. Sua breve participação foi o bastante para provar que, embora nada planejada, sua presença no mundo das artes cênicas era definitiva.

Em 2015, foi um dos poucos acertos da fracassada "Babilônia" e formou um belo par com Luisa Arraes, que hoje interpreta sua irmã. Rafael e Laís eram um casal sensível. Na primeira fase de "A Lei do Amor", em 2016, convenceu na pele do mocinho Pedro e teve química de sobra com Isabelle Drummond, intérprete da mocinha Helô. Após duas novelas problemáticas, o ator fez parte de um sucesso de público e crítica: "Novo Mundo", deliciosa trama das seis que mesclou a história do Brasil com enredos folhetinescos em 2017. Se destacou vivendo o destemido Joaquim, grande herói da produção, repetindo ainda a ótima parceria com Isabelle, que interpretou a mocinha Anna. Foram muitas cenas de ação e emoção, todas bem defendidas por um entregue profissional.

Agora chegou a vez de participar de uma novela de horário nobre do início ao fim. E Chay mostra maturidade para tal desafio. Não há sequer uma cena fácil para o ator em "Segundo Sol", que protagoniza uma sucessão de momentos de intensa carga dramática. A dificuldade das sequências está cada vez maior; afinal, o personagem está separado de seu grande amor e ainda se deparou com a volta da mãe e do padrasto Miguel/Beto. É preciso elogiar seu grande desempenho na aguardada cena em que Luzia revelou a Ícaro que era sua mãe. A perplexidade, a mágoa e o ódio do rapaz puderam ser sentidos por quem assistia ao embate, expondo a entrega do ator. Ele e Giovanna Antonelli brilharam. Aliás, Chay tem sempre boas cenas com a atriz, além de Fabíula Nascimento, Adriana Esteves e Letícia Colin.

Não é fácil interpretar um tipo complexo, principalmente em novela, cujo público está mais acostumado a classificar determinado personagem como bonzinho ou malvado. Ícaro tem momentos onde se comporta como um perfeito babaca e outros em que expõe as fragilidades de um garoto que teve uma infância traumática. Chay Suede explora com competência todas as facetas desse rico papel, fazendo por merecer o seu destaque em "Segundo Sol".

24 comentários:

Chaconerrilla disse...

Merece muito todo esse reconhecimento. Ele é maravilhoso. Posso dizer, inclusive, que amava ele em rebelde. O par que fazia com a Mel Fronckowiak era meu preferido. Que venham grandes trabalhos para esse ator super talentoso.

Giovan disse...

a cena foi poderosa com os três atores envolvidos, parabéns a Chay,Giovanna e Fabiula!!!!!

Juliana disse...

A bem da verdade ele virou o mocinho da novela, não é. Porque aquele Beto se apagou totalmente.

chica disse...

Ele é muito bom ator ,gosto. Porém não ando assistindo nenhuma novela...abração, tudo de bom,chica

Dean Winchester disse...

Concordo, o Chay Suede está ótimo msm e o personagem tem conflitos internos muito bem construídos pelo autor, mas acho o Ícaro um mala e mimado, tão chato quanto Valentim e Manu.A única coisa do personagem que acho cansativo é esse triângulo amoroso da Rosa com o Valentim, achei mt mal construído.E no geral tô achando essa novela bem mediana, o mocinho Beto virou um banana e está totalmente apagado, as vilãs Karola e Laureta só sabem correr atrás de macho e nada fazem, a trama central andando em círculos, fora os núcleos paralelos fracos.A única personagem que dá vontade de torcer é a Luzia(Giovanna Antonelli excelente) e a trama dela com os filhos é a única que me desperta interesse nessa novela.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Realmente o Chay está ótimo!!! O personagem é chato, mas isso não é culpa dele que tem sido ótimo em cena!!!



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.com/

Anônimo disse...

Chay virou o mocinho dessa novela e sua crítica está precisa!

Jurandir Dalcin disse...

Chay saiu da zona de conforto e está provando que realmente É UM ATOR.

www.portalcomentatv.com

Lulu on the sky disse...

Que talento! Dá orgulho de vê-lo em cena.
big beijos

Adriana Helena disse...

Sérgio, como vai querido amigo?
Realmente ele é maravilhoso, um talento que está crescendo e aparecendo a cada trabalho , sem contar a carinha de rebelde que ele tem!! Um personagem para ficar na história das telenovelas, com toda a certeza!!

Aproveito para desejar-lhe um maravilhoso final de semana amigo!!
Beijão!! ;)))))

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Gosto muito do ator :)
Chay Suede tem tudo uma curva de amadurecimento cênico notável!
A cada papel mostra versatilidade e empenho em defender um personagem diverso.
Os casais de Babilônia com Luisa Arraes e em Novo Mundo com Isabelle Drummond foram sensacionais e dignos de muita torcida.
Acho o triângulo amoroso agora meio sem sal, mas isso não diminui em nada o talento dos atores envolvidos, muito pelo contrário.
E as cenas com a Lu Arraes, a Gio Antonelli, a Fabiula Nascimento e Adriana Esteves estão ótimas.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Unknown disse...

Chay suede cresceu como protagonista, já o Beto Falcão anda meio apagado, foi o nome mais divulgado na estreia, mas a protagonista de fato é a Luzia, a novela gira entorno da marisqueira e dos filhos

Sérgio Santos disse...

Não cheguei a acompanhar Rebelde, Chaconerrilla, mas ele fez muito sucesso. bjssss

Sérgio Santos disse...

Parabéns mesmo, Giovan!

Sérgio Santos disse...

É mesmo, Juliana.

Sérgio Santos disse...

Ele é ótimo, Rejane.

Sérgio Santos disse...

Por enquanto estou achando a novela boa, Dean. Mas não ótima. Aguardemos.

Sérgio Santos disse...

Tudo certo, Débora. Bjssss

Sérgio Santos disse...

Fico feliz, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Está cada vez melhor, Jurandir.

Sérgio Santos disse...

Tá mt bem, Lulu. bjs

Sérgio Santos disse...

Obrigado pelo carinho de sempre, Adriana. Beijão!!

Sérgio Santos disse...

Tb acho esse triângulo chato, Luli. Mas ele tá mt bem mesmo e esses dois casais citados por vc foram ótimos. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Exatamente, Unknown.