quinta-feira, 5 de abril de 2018

"The Voice Kids" precisa urgentemente rever seus critérios de seleção

Não resta a menor dúvida que o "The Voice Kids" é o maior acerto da programação vespertina dominical da Globo dos últimos anos. O reality musical virou a melhor opção para o público, fazendo um merecido sucesso e superando até a versão adulta, já bastante desgastada. A terceira temporada, inclusive, conseguiu ficar ainda melhor com a ótima e divertida sintonia entre Carlinhos Brown, Cláudia Leitte, Simone e Simaria. Porém, um problema que já era perceptível nas duas edições passadas ficou bem mais explícito agora: o critério para a seleção dos participantes.


A regra para se inscrever na atração é ter no mínimo 9 e no máximo 15 anos, pois o "The Voice Brasil" aceita inscrições a partir dos 16 anos. Porém, desde a primeira temporada do Kids fica evidente a injustiça desse critério. Um menino ou uma menina de 15 anos, por exemplo, não pode mais ser chamado de criança. Já é um adolescente, cujo corpo está mudando, assim como a voz, que começa a engrossar e ficar bem mais potente. Portanto, é óbvio que um candidato nessa idade terá vantagem contra um adversário de 9 ou 10. É uma criança disputando com um adolescente. Até mesmo a questão da afinação fica incomparável.

Ou seja, a disputa acaba ficando entre a fofura de uns e a potência vocal de outros. O resultado disso, infelizmente, tem sido um festival de injustiças. Tanto o adolescente quanto a criança são prejudicados. Esse debate foi levantado com mais ênfase em virtude da semifinal, exibida no último domingo (01/04), quando o público votou em Mariah Yohana para a grande final, contrariando a escolha de Carlinhos Brown, que escolheu Talita Cipriano.
A menina de 9 anos ficou com 45 pontos com a votação dos telespectadores e a adversária de 14 anos ficou com 25, que se transformou em 45 com os 20 pontos extras dados pelo técnico. O empate gerou uma grande saia justa.

Honrando a sua primeira escolha, Brown optou em levar Talita para a final, provocando um choro desesperado de Mariah, preocupando até o apresentador André Marques, que precisou consolá-la ao vivo. Em virtude da polêmica, a produção do programa enviou um boletim pouco tempo depois do encerramento do programa, avisando ao público que "após uma revisão nos votos", foi identificada uma diferença de décimos entre Mariah e Talita. Essa tal diferença levaria a menina para a final, mesmo com os pontos extras do técnico para a adversária. Então, para "solucionar" o imbróglio resolveram classificar as duas e Carlinhos será o único a ter duas participantes disputando contra um de Cláudia (Neto Junqueira) e uma de Simone e Simaria (Eduarda Brasil).

Essa situação deixou claro que a emissora não quis contrariar o público e que o choro desolador de Mariah fez diferença. Afinal, esses décimos não foram exibidos na semifinal quando o placar foi exposto na tela e contará apenas na palavra de André Marques. Mas isso tudo só deixou evidente o quão é equivocado o critério do programa. Afinal, é muito justo levar a pequena Mariah para a final, pois é uma fofa e canta bem, ao mesmo tempo é injusto com Talita, que tem uma potência vocal infinitamente superior, herdando o talento da mãe, integrante do grupo Fat Family. Só que a presença de Talita não deixa de ser uma injustiça com Mariah, pois uma tem 14 e a outra 9. Portanto, há injustiça nos dois lados ---- vale lembrar também que Neto e Eduarda têm 14 e 15 anos, respectivamente (dois adolescentes).

Para resolver esse problema, a tarefa seria simples: permitir a inscrição apenas de candidatos que tenham entre 8 (ou até um ano menor, tanto faz) e 12 anos, faixa etária de uma criança de fato. Já os que têm entre 13 e 15 anos esperariam completar 16 para entrar no "The Voice Brasil". Ninguém vai entrar em desespero esperando três ou dois anos para se apresentar na televisão. Não precisaria criar um "The Voice Teen", pois o risco de desgaste do formato seria ainda maior. Vide o adulto se perdendo ano a ano.

O "The Voice Kids" é um programa que merece todo o sucesso que faz e ainda demonstra fôlego para muitas outras temporadas. Mas, ao insistirem nesse leque bem mais amplo de idades na hora das inscrições, as injustiças e polêmicas só vão piorar. Com isso, todos perdem. Crianças, adolescentes e os adultos que julgam e assistem.


20 comentários:

Anônimo disse...

Também nunca entendi isso e só colocaram a menina na final porque ela abriu o berreiro, óbvio.

Denise disse...

Ótimos questionamentos. Realmente de 8 a 12 tava de bom tamanho. Mais que isso já é adolescente e até namora, não é mais criança. Acabou.

Unknown disse...

Sérgio, sempre leio seus textos;aliás esse ótimo com sempre; mas não costumo comentar.Gostaria de fazer uma sugestão de pauta. O porquê da audiencia de Celebridade estar péssima, a globo inclusive está cortando bem mais agora.Não sei se vc está assistindo, mas gostaria de ver suas opiniões do porquê a reprise ter fracassado.Abraços

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Na realidade, a Globo deveria exibir uma versão do The Voice Kids até 12 anos e o The Voice Teen a partir dos 13 anos. Isso até oxigenaria o formato.... Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Super concordo com vc!!! Assim ninguém seria prejudicado!!! Quem sabe no próximo...


Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Anônimo disse...

Eu não penso dessa forma, o The Voice é um formato de sucesso no mundo inteiro e apenas no Brasil esse tipo de polêmica acontece, a proposta do programa é justamente avaliar somente a voz (por isso os jurados ficam de costas inicialmente), a apresentação e o carisma do candidato são fatores secundários. Eu já assisti algumas versões internacionais do The Voice Kids (Alemanha, Rússia e Ucrânia), é evidente a qualidade dos candidatos selecionados e a seriedade dos jurados, a versão nacional é excessivamente piegas, um candidato é muito fofo, o outro possui um passado triste.

Bruno Sena.

Anônimo disse...

Eu acho que o programa poderia dividir as faixas etárias, dando a vitoria a dois competidores por temporada, um kids e um teen.

Não achei justo Mariah passar, porque ela não canta lá essas coisas. Chegou até essa fase da competição por falta de coisa melhor no time do Brown.
E outra, Ranna tem 12 anos, é uma kids, tem uma voz incrível e não é ovacionada pelo público, já que o mesmo vota por fofura e não por voz.

Rafa Gomes fazia jus ao programa, uma vez que tinha idade e uma voz excelente, mas passar uma criança que vocalmente é bem fraca é o cúmulo.

Thomas Machado é o puro exemplo de que voz não é o quesito do público ao votar, uma vez que crianças como idades parecidas e com vozes infinitamente melhores não ganharam, como Giulia Soncini, Valentina Francisco ou Luis Arthur Seidel.

Anônimo disse...

Mais uma vez, concordo com você, Sérgio. A partir dos 13 anos, já entra numa fase de transformação e é adolescente. Na verdade, por mim, podia ser dos 7 aos 12. De qualquer forma, eu li que, depois da semifinal, xingaram a Talita nas redes sociais dela. Que absurdo! Apesar de 14 anos não ser mais criança, ela ainda é nova e nada justifica ir nas redes sociais de alguém pra xingar, ela não tem culpa do resultado. Parece que as pessoas perderam completamente a noção, nem uma menina dessa idade consegue escapar de ódio gratuito... Enfim, espero que a Globo perceba o erro e mude logo isso.

Paula

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Super concordo com você
Minha irmãzinha diz que criança é até os 10 anos (hihihi), 11 e 12 é pré adolescente e a partir dos 13 adolescente.
Então concordo com você que é necessário rever alguns conceitos (também o quesito "fofurice") relacionados a premiação e eventualmente alterar as idades dos participantes para até 12 anos.
Depois disso não seria tão desgastante assim esperar algum tempo para candidatar-se ao The Voice, até porque para quem vai seguir a carreira seria uma ótima oportunidade de aproveitar as dicas e treinar bastantão, aumentando inclusive a qualidade das batalhas.
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Anônimo disse...

O THE VOICE KIDS BRASIL É UM PROGRAMA QUE ENGLOBA FAIXAS ETÁRIAS MUITO DISTINTAS, POIS CRIANÇAS DE 9 ANOS TEM UMA VOZ MENOS DESENVOLVIDA E UM ADOLESCENTE DE 15 TEM UMA VOZ MAIS DESENVOLVIDA, ISSO ACABA SENDO INJUSTO PARA OS DOIS LADOS.

O PÚBLICO TEM UMA INTERFERÊNCIA MUITO GRANDE NAS DECISÕES, O QUE NÃO DEVERIA ACONTECER, UMA VEZ QUE SABEMOS QUE NENHUM GANHADOR DESTE TIPO DE PROGRAMA FAZ SUCESSO DEPOIS. POR ISSO O CERTO SERIA O PÚBLICO VOTAR SOMENTE NA FINAL.

NO BRASIL E PELO MUNDO TAMBÉM, A VOZ SEMPRE FICA EM SEGUNDO PLANO NAS DECISÕES DO PÚBLICO, SEMPRE VOTANDO POR FOFURA, BELEZA OU ESTILO MUSICAL. TANTO QUE OS VENCEDORES DE TODAS AS TEMPORADAS DO TVBK ESTAVAM BEM LONGE DE TER A MELHOR VOZ DA COMPETIÇÃO.

CANDIDATOS COMO RAFA GOMES, PÉROLA CREPALDI, CAROL PASSOS, LETÍCIA CORREA, GIULIA SONCINI, FRANCIELE FERNANDA, JULIA GOMES, JULIA TAVARES, ENTRE OUTROS, TINHAM VOZES INCRÍVEIS, MAS INFELIZMENTE O PÚBLICO INTERFERE NAS DECISÕES E CAGAM TUDO.

SIMONE E SIMARIA TROUXERAM HUMOR PARA O PROGRAMA, MAS COMO JURADAS SÃO AS PIORES QUE JÁ PASSARAM POR QUALQUER TEMPORADA, TANTO TVB E TVBK. CARLINHOS BROWN JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR E CLAÚDIA LEITTE FOI A SALVAÇÃO.
IVETE ERA OUTRA QUE FEZ A DIFERENÇA AO PROGRAMA E ESPERO QUE VOLTE PARA O TVBK.

INCRÍVEL COMO OS GANHADORES FORAM TODOS SERTANEJOS E O ÚNICO MERECEDOR DO PRÊMIO FOI EDUARDA BRASIL, PORQUE THOMAS MACHADO E O OUTRO QUE ESQUECI O NOME, NÃO MERECERAM MESMO.

Sérgio Santos disse...

Precisam rever os conceitos, anonimo.

Sérgio Santos disse...

É isso, Denise.

Sérgio Santos disse...

Lucas, obrigado pela sugestão e desculpe a demora em responder. Vou pensar nisso sim!!!! abçss

Sérgio Santos disse...

Ficaria com programa demais, Fabio.

Sérgio Santos disse...

Quem sabe, Deboora..

Sérgio Santos disse...

Sem problemas, Bruno.

Sérgio Santos disse...

Bom comentário, anonimo. Mas eu acho que deveriam mesmo esperar completar 116 e ir pro adulto, sem The Voice Teen. Ia desgastar.

Sérgio Santos disse...

Perfeito isso, Paula. E terem xingado a Talita foi patético. bjs

Sérgio Santos disse...

Perfeito, Luli!!!!

Sérgio Santos disse...

Concordo, anonimo.