sexta-feira, 6 de abril de 2018

Ótimo como Afonso em "Deus Salve o Rei", Rômulo Estrela prova que está pronto para novos protagonistas

Tempos atrás, a Globo adotava um esquema de 'descanso de imagem' no seu elenco. Ou seja, atores que concluíam o trabalho em um novela raramente emendavam em outra. Porém, já há alguns anos isso acabou em virtude da economia. Afinal, ter vários atores recebendo sem trabalhar é bastante custoso. Então, agora quase todos vivem sendo requisitados para várias séries e folhetins, independente de imagem 'desgastada'. O resultado, obviamente, é um certo cansaço do público em ver sempre os mesmos rostos no ar. Por isso é importante a aposta em caras novas e ver Rômulo Estrela protagonizando "Deus Salve o Rei" pode ser enquadrado nesse exemplo.


Claro que ele não é um rosto novo. Estreou fazendo uma pequena participação em "Da Cor do Pecado", em 2004, na Globo, e fez várias novelas da Record ---- "Essas Mulheres" (2005), "Os Mutantes" (2008), "Bela, a feia" (2010), "Rei Davi" (2012) e "Balacobaco" (2012). Porém, o ator já estava merecendo um papel de maior importância desde que voltou para a Globo em "Além do Horizonte", problemática novela das sete exibida em 2013. Após bons desempenhos em produções da emissora dos bispos, ele conseguiu mostrar talento nas pouquíssimas cenas que fez nessa trama. E a certeza de sua capacidade se deu em "Além do Tempo", em 2015, quando viveu o interesseiro Roberto nas duas fases do primoroso folhetim de Elizabeth Jhin.

Um ano depois, Rômulo também se destacou em "Liberdade, Liberdade", mesmo em mais um papel pequeno. Era o assustador Gaspar, temido traficante de escravos na obra de Mário Teixeira. E em 2017, o ator brilhou na pele do Chalaça, fiel escudeiro de Dom Pedro, em "Novo Mundo", escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão. Era outro coadjuvante, mas nem isso impediu o intérprete de se destacar.
Suas poucas cenas eram ótimas e vale lembrar os bons momentos protagonizados ao lado de Agatha Moreira (Domitila) e Caio Castro. Com o término da excelente novela das seis, a dúvida em torno da merecida chegada de um protagonista se fazia presente: afinal, quando viria?

Veio em "Deus Salve o Rei", escrita pelo estreante Daniel Adjafre e dirigida por Fabrício Mamberti. Porém, ironicamente, não veio de forma "natural". Renato Góes, que tinha acabado de viver um mocinho em "Os Dias Eram Assim" (2017), foi o escalado para interpretar Afonso. Entretanto, o ator se desentendeu com o diretor (não concordando com os rumos do personagem) e acabou afastado da produção. As partes envolvidas não negaram o ocorrido, embora tenham amenizado a saída do rapaz. E Rômulo viveria mais um coadjuvante de sua carreira: Tiago, o irmão de Amália (Marina Ruy Barbosa), que acabou ficando com Vinícius Redd. Ou seja, novamente ficaria com um perfil pequeno.

Essa situação acabou fazendo um bem grande ao ator. O príncipe que abdicou do trono de Montemor pelo amor de uma plebeia vem sendo defendido com total competência por Rômulo, que se mostra pronto para o desafio de protagonizar sua primeira novela. Mesmo na pele de um mocinho controverso, cujas atitudes tenham despertado mais raiva do que torcida. Afinal, a abdicação do trono por um amor foi bonita de se ver, mas representou uma traição ao seu povo e um egoísmo de sua parte. O ponto positivo foi a humanização do perfil, fugindo do clichê do herói que não comete erros. O negativo, claro, acabou sendo um enredo central difícil de se sustentar sem implicar na hipocrisia de Afonso, principalmente agora que inicia uma retomada de poder. Apesar das falhas do autor no desenvolvimento do personagem, Rômulo se sai bem sempre e sua química com Marina Ruy Barbosa (Amália) também merece menção.

O ator ainda tem convencido nas cenas de emoção, sendo necessário destacar o momento em que Afonso descobriu a morte de sua avó, a rainha Crisélia (Rosamaria Murtinho), logo no início da novela. Ele também comoveu quando Amália terminou tudo com o príncipe, assim como se sobressaiu nos instantes em que o príncipe resolveu largar tudo por amor, mesmo sendo condenado pelo irmão (Rodolfo - Johnny Massaro) e seus súditos. Os atuais embates com Rodolfo são outras situações que destacam o talento do ator, incluindo ainda as cenas de rivalidade com Virgilio (Ricardo Pereira).

Rômulo Estrela merecia essa oportunidade há tempos. Após uma sucessão de coadjuvantes e boas atuações na carreira, o ator finalmente recebeu um mocinho em "Deus Salve o Rei". Que esse seja o primeiro de muitos protagonistas que ainda virão. Porque talento ele tem de sobra e já comprovou isso várias vezes.

16 comentários:

Liliane disse...

Acompanho há tempos seus comentários no Twitter ressaltando o talento dele e como ele merecia um protagonista. Quando veio esse de Deus Salve o Rei lembrei logo de você.Concordo contigo!

Anônimo disse...

Ainda bem que o Renato Goes desistiu. Não aguentaria ele com outro mocinho seguido. Rômulo merece.

Juan A. disse...

Excelente ator, pena que a novela é fraca. Que venham outros protagonistas

Anônimo disse...

Cara, procura um curso de Gramática. Vc erra muito - e feio - nos tempos verbais, na próclise e na ênclise, bem como na falta de paralelismo.

Fernanda disse...

Um ótimo ator mas numa novela fraca.

Samara disse...

Desculpe, anônimo, mas o senhor sabe o significado de ênclise e paralelismo? Leio sempre o blog do Sérgio e ele é um dos mais que usam corretamente em seus textos. Talvez quem precise de curso seja você.

Anônimo disse...

Ator maravilhoso, não sabia que ele tinha participado de tantas novelas, que bom que o Renato Góes desistiu, apesar de ser ótimo, o Rômulo merecia essa oportunidade.

Aproveitando que no seu texto você falou de imagem desgastada, eu gostaria de citar dois atores que precisam urgentemente descansar: Rafael Cardoso e Marina Ruy Barbosa. Acho os dois bons atores, mas têm tempo que estão na TV todo ano e agora já vão sair de suas novelas atuais e emendar com outras. Rafael vai pra da Jhin e Marina vai pra do Aguinaldo. Sério, eles precisam tirar umas férias.

Sérgio, também queria falar sobre a notícia que a Globo dispensou atrizes como Malu Mader e Giulia Gam. Tudo bem se for por economia, mas fica difícil entender quando eles renovam com Bruno Cabrerizo, Fiuk, Juliano Laham e dispensam atrizes desse nível. Parece que o talento não conta mais...

Abraços,
Paula

Luli Ap. disse...

Oie Sérgio
Puxa óun acredita que só lembro dele a partir de Além do Tempo????
Caraca ele já trabalhou muitoooooo e é bem versátil
Siiiiiim concordo plenamente com você, totalmente merecido o protagonista, talento, carisma, simpatia e amor à arte estão explícitos em sua atuação nota 10 :)
E que venham mais protagonistas!
Excelente semana pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Liliane!!!

Sérgio Santos disse...

Merece mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Que venham outros, Juan.

Sérgio Santos disse...

Obrigado pela aula, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Ótimo mesmo, Fernanda.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, Samara.

Sérgio Santos disse...

Rafael e Marina precisam descansar mesmo, Paula. Já no caso de Malu e Giulia eu até entendo pq elas estavam contratadas há anos e estavam fora do ar há pelo menos 4 anos.

Sérgio Santos disse...

Acredito piamente, Luli. Bjão