quinta-feira, 19 de abril de 2018

"BBB 18" acertou em cheio na escolha dos participantes

O "BBB 18" teve a missão de apagar a péssima imagem do "BBB 17", que esteve cercado de polêmicas, entre elas a parcialidade descarada do apresentador, a conduta deprimente de um participante que acabou expulso e a consagração do jogo de uma menina mimada e egoísta. Embora as interferências parciais e desnecessárias de Tiago Leifert tenham se mantido, a décima oitava edição se mostrou um bom reality e acertou em cheio na seleção dos participantes.


Finalmente houve uma ótima escolha de jogadores, valorizando a diversidade e a pluralidade de temperamentos. Tanto que pela primeira vez o "BBB" não teve um participante considerado "planta" (apelido dado ao irrelevante ou passivo). Todos tiveram importância em determinado momento do jogo, deixando o reality bem movimentado, independente das eliminações. Isso porque nenhum eliminado chegou a fazer muita falta, em virtude da constante mudança de rumo na disputa.

Logo no início, a intelectual Mara esteve presente tentando combinar votos e fazendo intrigas. Foi a primeira eliminada, pois faltou sutileza em seu jogo. Mas teve uma boa presença. Já Jaqueline foi uma das poucas que protagonizou um barraco no programa, justamente quando estava no paredão. Mahmoud afirmou que ela tinha lhe prometido a imunidade caso fosse anjo e a participante se irritou quando soube pela fofoca de Ana Paula.
Gritou com ele, negando a afirmação, e acabou eliminada no dia seguinte. Renderia muito mais se tivesse continuado, até porque beijou Breno, implicando em um triângulo controverso com Ana Clara.

E a ausência de maiores confrontos não deixou a disputa monótona justamente pela qualidade da seleção dos participantes. A novidade em ter uma família participando foi válida, ainda que Ayrton e Ana tenham sido claramente beneficiados pela edição. Curiosamente, foram rejeitados no começo, havendo até insinuação de incesto (provocando uma interferência da produção através de uma conversa com Tiago Leifert), mas acabaram ganhando torcida ao longo do jogo ---- o favorecimento através de VTs "legais" também contribuiu, claro.

Ainda ocorreu uma espécie de novelinha em torno de Lucas e Jéssica, que se diziam comprometidos, mas viviam se acariciando na casa. Ele até ganhou o apelido de "Noivo de Taubaté" (em alusão ao golpe da tal "grávida de Taubaté", que enganou uma equipe de repórteres da Record anos atrás) e não foi perdoado pelo público (nem pela noiva, que virou uma "participante extra" e terminou com ele aqui fora). Teve, inclusive, a participação de uma fofoqueira fazendo intrigas, vide Nayara, que dedurou Caruso para Lucas, promovendo uma briga entre os dois.


Já os grupos considerados "vilões" tiveram grande importância no "BBB 18". O articulador Diego não poupava seus rivais e fazia de tudo para escapar do paredão, tendo Patrícia, Ana Paula, Caruso, Viegas e Wagner como aliados. Depois ainda conseguiu trazer Kaysar e Jéssica para seu lado. Ao longo do jogo, todavia, seus parceiros foram sendo aniquilados, até chegar sua vez. A eliminação falsa de Gleici foi a principal derrocada de seu grupo.

Aliás, a produção não pensou duas vezes e aproveitou o imenso sucesso de "O Outro Lado do Paraíso", promovendo um retorno triunfal da participante, com direito ao tema de Clara (Bianca Bin) ---- "Blaze Of Glory" (Jon Bon Jovi) ---- na voz de Paulo Ricardo. Para a sorte do programa, a participante observou a referência enquanto estava no quarto isolada e ensaiou várias vezes a emblemática frase: "Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta". Seu retorno resultou em um barraco delicioso com Patrícia.


Essa volta, por sinal, provocou outra boa virada no jogo em virtude do rompimento do grupo de "antagonistas". Wagner, que sempre ficou no lado mais conveniente, migrou para o grupo  de Gleici, fazendo até um "casalzinho apaixonado" com ela, deixando de lado Caruso e Viegas, que não perdoaram a traição. A saída de Diego não deixou a disputa entediante por isso. Até mesmo Patrícia tentou formar um par com Kaysar, aproveitando seu favoritismo, mas de nada adiantou ---- foi a mais rejeitada da edição.

Por falar em Kaysar, ele logo despontou como favorito pelo seu incontestável carisma e sua dura história de vida como refugiado sírio contou muitos pontos a favor. Seu jeito atrapalhado contribuiu ainda mais para a afeição do telespectador e nem mesmo sua relação com a odiada Patrícia o prejudicou. Ele forçou em alguns instantes, obviamente, mas sua conduta foi ótima no jogo. Seu maior erro foi ter votado em Gleici, aceitando um pedido de Patrícia. Mas seus melhores votos foram em Lucas e Wagner, que dificilmente iriam para um paredão se não fosse por ele.


Gleici também ganhou favoritismo através de seu desempenho na disputa ---- principalmente após o "paredão falso" ---- e sua história de pobreza contribuiu para o carinho do público. "BBB" não é assistência social, é preciso lembrar, mas tanto ela quanto Kaysar fizeram por merecer o prêmio da edição, independente de suas vidas. Paula é outra jogadora que merece menção. Sensata e equilibrada, teve uma visão perfeita do jogo e sempre focava na hora das provas, se transformando em uma dura adversária a ser batida. Acabou levando Breno consigo e o trouxe para a disputa, uma vez que o rapaz se comportava mais como "um mulherengo em micareta" do que como jogador. A relação deles despertou torcida em parte do público.


As últimas emoções do programa empolgaram quem assistia e a prova de resistência de 43 horas quebrou o recorde mundial do "Big Brother" ---- o reality da Índia era o recordista até então, com 41h. A produção precisou encerrar a prova e o maior erro foi deixar a imunidade apenas para um, gerando indignação. Porém, Kaysar conseguiu virar a situação a seu favor, cedendo o benefício a Ana Clara e discursando para o público. A penúltima prova do líder ainda premiou merecidamente Paula, enquanto a última consagrou Kaysar como finalista.

A décima oitava edição do "Big Brother Brasil" teve seus tropeços, principalmente em torno das interferências de Leifert, mas conseguiu apagar a péssima impressão do "BBB 17". Se mostrou um bom entretenimento para quem curte esse tipo de formato, onde a seleção dos participantes foi o maior acerto. Que venha o "BBB 19"!


36 comentários:

Anônimo disse...

Respeito sua opinião, mas discordo. Essa edição foi melhor que a do ano passado, já que a do ano passado foi horrível, mas não chega nem a ser boa. O BBB18 vai facilmente ser esquecido, Kaysar e Ana Clara nunca serão Alemão e Cowboy e a volta da Gleici nunca será a volta da Ana Paula (olha ela), não vejo essa edição sendo lembrada daqui a algum tempo como o 7, o 10 ou o 16. Acho esse elenco fraquíssimo, prova disso é que nessa final está se disputando quem tem a história de vida mais triste e não quem de fato merece o prêmio pelo jogo.

Sandro disse...

Tb gostei, mas queria Paula na final. Essa família foi o maior erro dessa edição.

Isabela disse...

Quero Kaysar ganhando e queria Paula em terceiro, mas venceu a familia ridicula pra ir pra final!!!! Nem o terceiro mereciam.

Anônimo disse...

Essa edição deixou o clima ruim do BBB 17 pra trás, mas pouquíssimos serão realmente lembrados daqui a algum tempo. Gosto do Kaysar e da Gleici, mas torço pra ela, pois acho que tem uma vida aqui fora mais transparente do que a dele. Preferia que a Paula estivesse na final. Deixei de gostar da família lima quando o jogo psicológico que eles fizeram ficou mais nítido.

Anônimo disse...

Sou Kaysar campeão e amei a Paula. Achei a escolha boa mas ninguém mais será lembrado além deles.

Anônimo disse...

GLEICI CAMPEÃ

Unknown disse...

Os melhores BBB foram o 4 e o 5.O 5 com uma ligeira vantagem e não se fala mais nisso.

Anônimo disse...

Pelo menos a planta da Paula não ficou entre os finalistas.

Anônimo disse...

Finalistas justos tanto kaiser como gleici mereciam ganhar. Família tbm por causa de Clara. Injusto seria se um deles por um azar perdesse a vaga para um Breno, Viegas,Paula, Jessica da vida.

Anônimo disse...

Quem mais saiu no lucro foi a Familia lima. Gleici e Kaisar sempre foram favoritos o kaisar se não tivesse se envolvido com Patrícia talvez teria mantido seu favoritismo e seria campeão RS.
Agora a família saiu de uma situação de rejeição seriam eliminados se tivesse indo ao paredão naquela época para um excelente terceiro lugar com ótimas possibilidades de futuro na tv para a Ana Clara.

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Eu gostei dessa edição (siiiiiiiiiim eu de-tes-tei a edição 2017), achei que os participantes eram interessantes e em algum momento sempre alguém se destacava.
Achei justo a vitória da Gleici, mas também acharia bacanudo se fosse o Kaysar ou a Paula.
E siiiim recuperou preciosos pontos perdidos, audiência em SP bateu 8 edições, e além da boa escolha dos candidatos inovou nas provas um grande diferencial.

Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Anônimo disse...

Não achei tããão espetacular assim. É porque depois do BBB17 qualquer coisa é melhor. Acho que o BBB16 também tinha tudo pra ser um dos melhores de todos os tempos, mas depois que a Ana Paula Renault saiu, ficou chato, aquela edição dependia muito do protagonismo dela. Nessa, pelo menos, o protagonismo foi mais dividido, apesar da Ana Clara ter se destacado. No saldo, foi uma boa edição, mas não tem nenhum participante que marcou seu nome na história do reality.

Debora disse...

Olá Sérgio tudo bem???


Realmente essa edição do BBB foi muito boa, principalmente em comparação com as anteriores... Gostei muito e também do resultado final!!!



Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/

Anônimo disse...

Gostei do resultado da final, porém tenho que dizer que eu achava o Kaysar falso no programa, mas depois que ele saiu, quando assisti ao Rede BBB e depois alguns vídeos da festa, mudei de opinião, percebi que ele é daquele jeito mesmo. Que tristeza ver tudo que inventaram sobre ele durante o programa e, mesmo depois de acabar, ver gente falando que ele não ligou pra quando o Tiago disse que a ONU ia tentar trazer os pais dele pro Brasil. O que uma torcida de reality show não faz com uma pessoa? Apesar de eu não ter torcido pra ele, desejo tudo de bom.

O BBB18, pra mim, foi bem legal, mas tenho que admitir que não é daquelas que tem grandes momentos pra serem inesquecíveis. Resumindo, foi uma edição gostosa de assistir, mas daqui a pouco todo mundo esquece.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu adorei essa edição do BBB, uma das cinco melhores de toda a história do reality! A Globo selecionou vários jogadores que não assistiam ao programa. Fizeram muita bobagem. Adorei o último capítulo com as sátiras dos programas da RedeTV!, Band e SBT. Detestei o Leifert. Comentarei hj no meu blog. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Anônimo disse...

Gostei desse BBB, não quero ficar falando se foi um dos melhores, porque depende da opinião pessoal e sobre a audiência alta, a atual novela das 9 contribui muito, então também não dá usar isso como base de comparação. Eu vi muita gente dizendo que o 16 foi melhor, que esse foi muito parado, mas eu acho que o 16 teve a melhor participante da história do reality, já os outros participantes eram bem fraquinhos, diferente desse que o protagonismo foi cada vez de uma pessoa, por isso o Sérgio tá elogiando a seleção. E não dá pra produção encontrar uma Ana Paula Renault da vida a cada edição né? Infelizmente, não existem muitos seres humanos que chegam no meio de uma briga e falam "seu dente é falso e seu cabelo é horroroso" kkkkk. Temos que nos contentar que nunca mais vamos ver isso, porque se a gente for ficar comparando qualquer participante com ela, todas as edições vão ser chatas.

Lucas Toledo

Dean Winchester disse...

Os participantes foram bem selecionados mesmo e amei a vitória da Gleici, votei MT pra ela ganhar.Mas tbm gostava do Kaysar e adorei a pisada dele no falso do Ayrton na mesa redonda.Essa edição foi boa e legal, mas prefiro o 16 com o ícone Ana Paula Renault.

Clau disse...

Boa noite Sérgio,
Faz muito tempo que deixei de gostar do BBB,
mas acabei acompanhando nas últimas semanas
o desenrolar do programa. Meu favorito era o Kaysar,
mas Gleici por ser autêntica, mereceu sim o prêmio.
Não gosto do Tiago Leifert como apresentador desse reality,
ele entende mesmo é de esportes...
Bjs!

Sérgio Santos disse...

Sem problema, anonimo. Tb respeito a sua!

Sérgio Santos disse...

Idem, Sandro.

Sérgio Santos disse...

Queria Paula tb, Isabela.

Sérgio Santos disse...

Assino embaixo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Aguardemos,. anonimo.

Sérgio Santos disse...

Foi mesmo, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Marianna, eu amei o 5, o 7, o 10, 11, 13 e 16.

Sérgio Santos disse...

Eu queria ela, anonimo, e ela nao foi nada de planta.

Sérgio Santos disse...

Nao achei, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Mas a temporada se beneficiou muito do sucesso de O Outro Lado do Paraiso, Luli. E o BBB17 foi a pior de todas as edições. Em tudo.

Sérgio Santos disse...

Tb não achei espetacular, anonimo, mas achei bem boa.

Sérgio Santos disse...

Tb, Debora.

Sérgio Santos disse...

Perfeito comentário, anonimo!

Sérgio Santos disse...

O Leifert se meteu demais, Fabio... Precisa mudar isso.

Sérgio Santos disse...

É verdade, Lucas.

Sérgio Santos disse...

Tb prefiro, Dean.

Sérgio Santos disse...

Tb acho, Clau... rs bjs