quinta-feira, 2 de novembro de 2017

"Malhação - Viva a Diferença" retrata a adolescência com total realismo

Elogiar a atual temporada de "Malhação" virou uma rotina. Cao Hamburger está estreando como autor no seriado adolescente da Globo com o pé direito, após produções muito bem-sucedidas na TV Cultura e no cinema. Sua parceria com o diretor Paulo Silvestrini está acima das expectativas. E entre as várias qualidades de "Malhação - Viva a Diferença", é preciso enfatizar o grau de realismo que a adolescência vem sendo retratada.


A festa organizada por Lica (Manoela Aliperti), em seu apartamento, foi apenas mais uma prova do quanto que o mundo dos adolescentes vem sendo exposto com precisão, sem 'fantasias'. A menina mais rebelde da trama novamente procurou extravasar suas frustrações através de um aparente divertimento, sem pensar nas consequências. A 'reunião' teve bebida alcoólica à vontade, muita música, beijos e drogas. Tudo o que várias festinhas desse tipo costumam ter, para o desespero de muitos pais.

Todos sabem que menores de idade não podem beber, segundo a lei. Porém, é notório que essa legislação nunca é obedecida, ainda mais em festas particulares, promovidas pelos próprios adolescentes. Uma das grandes falhas presente em várias temporadas de "Malhação" era justamente a ausência de bebida alcoólica em momentos festivos ou qualquer momento de confraternização.
Suco e refrigerante dominavam essas situações. Sempre soava infantil ou irreal demais. Algumas fases até tiveram uma ou outra bebida, mas de forma bem discreta. Essa é a primeira temporada que explora isso sem medo.

É verdade, também, que o fim da censura em torno da Classificação Indicativa contribuiu para essa liberdade maior em "Malhação - Viva a Diferença". Em 2016, o Ministério Público resolveu finalmente acabar com a proibição da veiculação de cenas ou situações mais fortes antes das 20h, deixando a responsabilidade a cargo de cada canal. Ou seja, a classificação em si (o aviso antes de cada programa) segue igual, só mudando a censura. Infelizmente, a própria Globo continua cortando várias sequências das reprises do "Vale a Pena Ver De Novo", mesmo com a nova medida. Entretanto, em "Malhação", ao menos, deixou os autores (Cao Hamburger, no caso) mais livres.

Toda a sequência da festa ficou ótima, valorizando cada momento e destacando vários conflitos. A quantidade de garrafas de bebida que Lica disponibilizou impressionou e a chegada de Moqueca (Felipe Hintze), logo repassando MDMA (droga conhecida como 'Michael Douglas') para MB (Vinicius Wester), expôs como o tráfico de drogas ocorre na classe média alta. Outra boa cena foi a aproximação de um rapaz, provocando incômodo em Guto (Bruno Gadiol), que não recebeu bem a cantada que levou. O momento serviu para mostrar as dúvidas que permeiam o personagem, confuso em relação ao que é. Seria gay, bi ou hétero? Por enquanto nem ele sabe. Tema sempre atrativo.

Ainda houve espaço para situações divertidas, como a entrada de Benê (Dapne Bozaski), com uma produção impecável, deixando todos chocados com sua beleza. A nerd que se transforma em princesa. Um clássico de filmes adolescentes americanos. Clichê que quase nunca falha. As reações de Benedita sem óculos foram impagáveis e a atriz novamente mostrou como é talentosa. Ainda protagonizou um momento delicado ao lado de Mikael Marmorato, quando Juca devolveu os óculos da menina. Vale citar também a cena romântica de Tina (Ana Hikari) e Anderson (Juan Paiva), que saíram da festa mais cedo e transaram na casa da menina, com camisinha. Já o instante de Lica tendo uma overdose, em virtude do excesso de bebida e do Ecstasy, impactou. Manoela perfeita.

"Malhação - Viva a Diferença" tem se mostrado uma produção de grande qualidade, mesclando ficção e realidade com maestria. A veracidade com que a adolescência vem sendo explorada merece um justo reconhecimento, não subestimando o telespectador e exibindo o que realmente acontece no cotidiano de muitos jovens ---- positivamente ou negativamente. Para entreter e alertar.

22 comentários:

Sabrina disse...

Essa temporada está fantástica!!!

Fernanda disse...

É impressionante mesmo como Cao está retratando a realidade dos jovens. Dando um banho na horrível temporada passada.

Guilherme disse...

O que falar dessa que é a melhor temporada de Malhação de todos os tempos Sérgio? Não há mais o que falar. Para mim, é nítida a diferença entre ela e as outras temporadas, incluindo as amadas do começo dos anos 2000. Ela tem uma profundidade, sensibilidade, realidade, que as outras ficaram longe de ter. Somente ela retrata o jovem sem filtros. Parabéns ao Cao e a todos os envolvidos nessa temporada histórica. Eu terminei de ver o capítulo de hoje enlouquecido com tanta qualidade. Uma aula. Parabéns a todos.

chica disse...

De volta, vim agradecer teus carinhos e deixo meu abração! chica

Malu disse...

Amei o capítulo. É uma pena que sejam tão curtinhos. Adorei a Benê "transformada" mesmo que seja por uma noite, já que a temporada celebra a diferença e o melhor da personagem está justamente em ser como é. Aliás achei ótimo já estarem introduzindo algo dela com Juca, abrindo mais ainda a possibilidade de Guto ser gay. Ainda quero meu Gunê mas não ia achar ruim se rolasse Junê. Sobre a Lica, acho ótimo como ela representa perfeitamente a menina rica e mimada, que quer se rebelar. Álcool e drogas são sim rotina entre adolescentes e se engana quem pensa que a classe alta não tem acesso, pelo contrário. No meu tempo de ensino médio (que não faz tanto tempo, rsrs) eu via e era comum. Essa temporada tá maravilhosa, vai deixar muita saudade quando acabar.

Chaconerrilla disse...

Merece todo sucesso que anda fazendo. Nunca viu uma representação tão fiel da adolescência. Na minha adolescência, vi muito o pessoal bebendo e usando drogas. Por isso, costumava evitar essas ocasiões. Não suportava lugar com muita gente, me sentia sufocada.

Anônimo disse...

Todo elogio é pouco pra essa temporada. AMANDO!!!!!!!!!!

Kika disse...

Temporada de qualidade! Essas cenas da festa foram muito reais e nunca tinha visto bebida alcoólica em Malhação. Até que enfim.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? A equipe de Mídias Sociais da Globo é ótima! Já tive o prazer de conhecer o Projac. Muito legal!!! Vamos ver o que acontece com a nova novela das sete. Detesto Belaventura... Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Uma temporada que já está fazendo história!
Impactante a forma realista que tem sido mostrada a adolescência dos dias de hoje e abrindo espaço para o diálogo, o debate e propondo alternativas e conhecimento.
Coerência é a palavra chave, e qualidade claro.
Arrasou no post!
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
A abordagem da adolescência nessa temporada de Malhação é algo que chama a minha atenção desde o primeiro capítulo.
E nessa festa não foi diferente. Vários casos característicos da adolescência estiveram ali, sem descuidar das situações típicas de folhetim. Amei a caracterização da Benê, ela ficou diferente mas continuou sendo a Benê de sempre, com as melhores tiradas da trama rs. E também achei ela muito bonitinha com o Juca, é um bom casal caso o Guto seja mesmo gay. Aliás, essa confusão dele com a própria sexualidade também é outro ótimo assunto que tem tudo pra render bastante.
Outra coisa que eu achei bem válida mostrar foram as consequências (desastrosas) dessa festa: praticamente todo mundo que tava lá se deu mal de alguma forma, mostrando os aspectos negativos desse tipo de ação impensada.
No mais é isso. Abraços!!

Sérgio Santos disse...

Está, Sabrina!

Sérgio Santos disse...

Um baita banho, Fernanda!

Sérgio Santos disse...

Está ótima mesmo, Guilherme!

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço, Chica.

Sérgio Santos disse...

Meu tempo de ensino médio também não faz tanto tempo assim, Malu...rsrsrs Ótimo comentário. bjsss

Sérgio Santos disse...

Me identifiquei com vc, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Idem, anonimo!

Sérgio Santos disse...

Até que enfim, Kika!

Sérgio Santos disse...

Legal,Fabio!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Luli.E vc arrasou no comentário.

Sérgio Santos disse...

Exatamente isso, Germana. Que abordagem genial. E Benê é maravilhosa de qualquer jeito. Rainha. rs bjssss