quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Vídeo de William Waack e falas de Nádia em "O Outro Lado do Paraíso" provam que realidade e ficção se misturam

Nesta quarta-feira (08/11), foi divulgado um vídeo com William Waack proferindo comentários de cunho racista, enquanto cobria as eleições americanas em 2016. O áudio, embora de má qualidade, deixa bem claro o teor deprimente e preconceituoso do jornalista, após se irritar com uma buzina de carro. A repercussão, como não poderia deixar de ser, foi péssima e a Globo fez questão de afastar o profissional do "Jornal da Globo" por tempo indeterminado, enviando uma nota de esclarecimento. A coincidência dessa lamentável situação é a abordagem do racismo em "O Outro Lado do Paraíso", nova novela das nove.


Walcyr Carrasco vem explorando esse tema de uma forma bastante direta e forte, o que acaba gerando um certo incômodo em parte dos telespectadores. Alguns dizem (ou diziam) que o contexto era exagerado demais e as frases absurdas ditas por Nádia (Eliane Giardini) sobre os negros soavam irreais nos tempos de hoje. Porém, não há nada de forçado ou absurdo no núcleo da trama e a fala do jornalista da Globo apenas comprova isso, deixando evidente o paralelo entre ficção e realidade. No caso, infelizmente, o contexto real se coloca bastante similar (para não dizer idêntico) ao da história teoricamente fictícia.

O comentário de Waack para o colega Paulo Sotero, em Washignton, é curto, mas revoltante: "Tá buzinando por quê, seu merda do cacete? Não vou nem falar, porque eu sei quem é... é preto. É coisa de preto!" Após essa colocação deprimente, o jornalista ri. Apesar de ter dito isso em 2016 e o vídeo só ter vazado agora, Walcyr parece ter 'adivinhado' essa postura quando criou a Nádia.
É algo corriqueiro a perua proferir frases do tipo em "O Outro Lado do Paraíso", mesmo com a trama há menos de um mês no ar. A mulher é um poço de arrogância e, ironicamente, no capítulo da mesma quarta-feira, chegou a dizer para a amiga que jamais se imaginaria com um neto preto. E, apesar da fala, garantiu que não era racista.

A personagem ainda entrou em choque quando flagrou o filho, Bruno (Caio Paduan), beijando a empregada, Raquel (Érika Januza), e dizendo que quer se casar. O maior conflito do núcleo é justamente a questão do preconceito racial, cujo enredo parece bastante promissor. Aliás, a situação é um dos maiores clichês da teledramaturgia. Porém, o tema se mostra, lamentavelmente, ainda necessário. É preciso, por sinal, citar outra frase pertinente, mas envolvendo outra questão importante: o assédio. O marido de Nádia, juiz Gustavo (Luís Melo), justificando o romance do filho, alega: "Nos meus tempos eu também peguei muita doméstica. Agora tem essa coisa de assédio, politicamente correto..." Claro que Bruno não assedia Raquel, mas o comentário reflete o pensamento de várias pessoas, por incrível que pareça. Uma parcela da sociedade considera exagero a questão do assédio hoje em dia.

Inclusive, a temática do assédio remete ao caso de José Mayer, também afastado pela Globo, após o ator ser acusado pela figurinista Susllem Tonani. Houve recentemente outro escândalo envolvendo essa questão, onde o ator Kevin Spacey (protagonista da série "House Of Cards") acabou desligado pela Netflix, depois que o protagonista do seriado americano foi acusado por Anthony Rapp ---- o também ator disse que, em 1986, quando tinha 14 anos, sofreu violência sexual de Spacey, que tinha 26. Ou seja, hoje em dia não se tolera mais esse tipo de questão. Assediadores, racistas, preconceituosos e afins não serão mais perdoados ou 'ignorados'. Todos sofrerão as consequências de seus atos. E isso é ótimo. Tanto a Netflix quanto a Globo merecem reconhecimento por suas atitudes (ao contrário de outros veículos que preferem não se importar com nada disso, chamando até agressores de mulheres para realities, como "A Fazenda", ou então colocando jornalista que fez comentário racista sobre uma cantora para comandar um programa matinal diário).

Portanto, é fundamental que a ficção siga explorando questões como essas e que as instituições (e o próprio público) reajam diante de qualquer tipo de preconceito ou abusos. Novela não tem obrigação de informar nada, pois é entretenimento. Mas merece elogios e reconhecimento quando o faz. A fala racista de William Waack ---- configurando Injúria Racial ---- lhe custou (muito provavelmente) o emprego e acabou colocando em evidência as atitudes deploráveis de Nádia em "O Outro Lado do Paraíso", misturando involuntariamente ficção e realidade. É preciso ainda reforçar a ótima abordagem do racismo em "Malhação - Viva a Diferença", através de perfis como Ellen (Heslaine Vieira), Anderson (Juan Paiva) e Fio (Lucas Penteado). A teledramaturgia acabou 'prevendo' esse escândalo na carreira do jornalista, expondo a realidade do mundo de uma forma dura e necessária. Ficção e vida real não são tão diferentes quanto se imagina.


30 comentários:

Décio Lucas Pereira Rodrigues disse...

Ótimo texto, Sérgio. Suas colocações são muito pertinentes e embora eu achasse o William Waack razoavelmente bom no comando do JG, ele nunca aparentou ser simpático, muito pelo contrário. A saída de Christiane Pelajo, na minha visão, foi justamente pelo fato dos dois não se darem bem.

Quanto ao comparativo com as abordagens em "O Outro Lado do Paraíso" e "Malhação - Viva a Diferença", fica evidente o quão ficção e realidade realmente se misturam. Parabéns pelo texto. Abraço.

Anônimo disse...

Por que você é tão maravilhoso, Sérgio????

Liliane disse...

Que texto! Muito bom!

Anônimo disse...

Os anos passam e o fanatismo de certas pessoas não muda nunca. Independente do que o jornalista em questão tenha dito, continuo achando a trama da Nádia caricata e exagerada, assim como os demais temas sociais. Ivana, por exemplo, não precisou sofrer bullying do primeiro ao último capítulo para conquistar o público, o mesmo serve para a personagem de Malhação. Aliás, seria interessante a novela explorar mais a fundo a história de Raquel, não conhecemos quase nada de sua vida, sua trajetória, nem sobre sua família, a atriz também não ajuda muito, e sutileza não é o forte de Walcyr infelizmente. Não à toa Malhação Viva a Diferença tornou-se a melhor novela no ar após o término de A Força Do Querer.

Adriana Helena disse...

Sérgio, meu amigo, seus textos são de utilidade pública!!
Fico até sem palavras para poder elogiar, pois não há mais como!!
São perfeitos demais, enfáticos, realistas e verdadeiros!!

Mais uma vez a ficção mostrando a dura realidade do nosso mundo amigo!!
As falas da Nádia são mais realistas do que se possa parecer!
São atitudes racistas, criminosas e desprezíveis que precisam ser extirpadas na nossa sociedade tão doente!
Como você disse no início, as falas da intérprete de Nádia, Eliane, pareciam tão severas, tão duras que até me assustavam!! Puxa... e agora com o vazamento do audio do antipático jornalista, mostraram que o tema é real e está latente, pulsante em todas as camadas sociais...
Nem digo o nome do "dito jornalista" acima porque na verdade nunca gostei dele, desde outras épocas por ser indelicado com sua colega de bancada...
Agora, com o afastamento dele, creio que houve uma resposta dura e que esta foi dada para extirpar isso dos meios de comunicação de uma vez por todas!!

Palmas para você amigo!! Perfeitas colocações!!
Tenha uma semana maravilhosa!!!
Beijos!! :)))

Clau disse...

William Waack...tinha o meu respeito,
mas fiquei decepcionada com esse
comentário preconceituoso e racista dele.
Muito justo a Globo ter afastado esse jornalista,
certamente ele queimou o filme dele.
Postagem excelente Sérgio,
vc fez um paralelo muito oportuno sobre a ficção
e a dura realidade...
Bjs!

Anônimo disse...

Sérgio,se vc não sabe, esse babaca aí do Anônimo é o Thallys, viu. Ele escreveu a mesma coisa no Twitter dele. É ~toa burro que se entrega. E depois diz que não criou outra conta pra te ler. Burro e cagão. kkkkkkkkkkkkkkkkk Ainda plagia tua forma de escrita já que agora ele banca o """crítico"""' INVEJOSO DO CARALHO!!!!!!!!!!

Fernanda disse...

Texto preciso. O racismo precisa mesmo ser abordado sim e com cenas fortes pro pessoal deixar de ser hipócrita.O engraçado é que reclamam do exagero da atual novela mas achavam normal a Ivana ser espancada por homofóbicos sendo que ela parecia um menino mesmo e ninguem desconfiaria que era gay. Isso não acharam forçado. ME POUPE.

Heródoto disse...

Concordo com tudo. Eu mesmo considerava pesado demais o que Nádia falava mas depois de ouvir o áudio do William Waack até me envergonhei.É real mesmo. Uma pena.

Anônimo disse...

Fernanda, a grande diferença aqui é que Ivana não era espancada ou agredida verbalmente toda semana. Só falta dizer que o combate à discriminação de O Outro Lado Do Paraíso é mais real e mais bem feita que Malhação e A Força Do Querer, rsrsrs. Até os críticos mais especializados já constataram isso, não apenas nós. Resta aceitar e torcer para que a segunda fase da trama consiga reverter isso.

Fernanda disse...

Era sim, querido anonimo. Não espancada, mas TODA VEZ QUE SAIA NA RUA ERA CHAMADA DE VIADINHO. Como sabiam? Eram homofóbicos com poderes paranormais? E Nádia vomita seus preconceitos dentro de casa, o que todo racista faz. E o tempo todo.

Mateus Sousa disse...

Sérgio, o Walcyr leu seu texto e até retuitou. Você viu? Parabéns!

Anônimo disse...

Pelo visto assistimos a duas novelas completamente diferentes, né Fernanda? Vou encerrar por aqui, por que a qualquer vai dizer também que o batman fez uma participação na novela, rsrsrs.

Fernanda disse...

Qualquer é tua mãe, seu merda!

Anônimo disse...

só toma cuidado zamenza que no twitter tem um louco que é hater seu e do thallys, ele vive comentando e zoando o que vcs dois postam lá mesmo já sendo bloqueado por vcs, esse é mais hater do walcyr ainda, sem dizer que adora criar perfis fakes se passando por outras pessoas , não estranharia se fosse ele o autor das mensagens postadas aí em cima , ele ja falou lá no twitter que adora ver as tretas entre vc e thally

Giam disse...

O comentário aqui é atrasado mas a notícia ainda rende então vamo lá:

Nunca foi fã desse William Waack, como profissional de jornalismo ele é perfeito, mas nunca passou carisma no vídeo e isso ficava evidente quando tinha Christiane Pelajo como companheira de bancada e quando apresentou o Jornal da Globo ao lado da Cristiane Dias durante a Olimpíada do ano passado. Era quase ofuscado pelas duas. E essa postura lamentável dele mancha não só seu currículo como sua credibilidade jornalística. Acredito que ele não volta mais ao JG e pode inclusive ter acabado com a própria carreira. Pelo menos no Grupo de Organizações Globo.

Já o núcleo da Nádia em O Outro Lado do Paraíso não é exagerado, ao contrário do que muitos acham. E mudei um pouco de opinião a respeito do texto de Walcyr Carrasco. Os diálogos imcomodam alguns por expor de forma explícita o que muita gente pensa, mas não tem coragem de falar nem na internet, seja por medo de processo ou simplesmente de ser "politicamente incorreto". Walcyr, entretanto, escolheu o caminho inverso e tem feito o público refletir sobre a hipocrisia da sociedade em debate todas as noites, o que é um acerto dele.

Leila Cunha disse...

Super de acordo !!! Disse tudo !!! Walcyr vai mal nessa novela.

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Decio. Grande abraço.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo. rs

Sérgio Santos disse...

Valeu, Liliane!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Adriana! Pois é, infelizmente é uma realidade porca e triste. Agradeço o carinho de sempre!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Clau. Foi deprimente.

Sérgio Santos disse...

Eu sei, anonimo. Nem precisava ter me dito. Dá pra ver pela forma de escrever. Então já tinha dito isso lá tb? Nem sabia pq tá bloqueado há tempos!

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Fernanda. E concordo!

Sérgio Santos disse...

Pena e triste, Heródoto...

Sérgio Santos disse...

Vi sim, Mateus. Fiquei feliz.

Sérgio Santos disse...

Verdade, """anônimo""", os anos passam e a covardia, a falta de argumentos e a infantilidade de certas pessoas também continuam as mesmas. Vc não evoluiu nada, que pena. Continua usando o msm tipo de argumento idiota que usava anos atrás. E continua me lendo, obrigado pelo prestígio. Tenta desqualificar minha opinião me chamando de fanático ao invés de simplesmente discordar feito homem, respeitando a opinião. Desculpa, mas a Ivana ser espancada por homofóbicos foi totalmente forçada e sem lógica. Pois como disse a Fernanda, não tinha como eles saberem que ela era gay e mt menos trans. Era um menino como outro qualquer ali. E,sim, desde que ela passou a sair na rua feito menino passou a ser ofendida,mesmo parecendo um homem como qualquer outro. Porém,eu nunca reclamei disso. Sabe pq? Pq apesar de forçadas, as situações serviam para alertar e refletir. Era uma licença poética mais do que válida. Nesse caso, nem é forçação pq existe e muito. Se Nádia dissesse "Isso é coisa de preto" muita gente diria que era forçado. Mas foi o Waack. Ou seja, existe ainda.O que ocorre na novela é um clichê gigantesco do caso da empregada com o patrão. E na segunda fase ela volta como juíza, ou seja, tem um propósito. Fim

Ah, Malhação é a melhor produção no ar mesmo. Está MARAVILHOSA! Mas não é novela, tá. É seriado. Novela acaba, seriado tem temporadas. Saiba a diferença.

Sérgio Santos disse...

Não faço ideia de quem é esse outro, anonimo. Pouco me importa.

Sérgio Santos disse...

Nunca é atrasado, Jason. Sempre tem tempo. E onde eu assino? Seu comentário está perfeito!

Sérgio Santos disse...

Mas, Leila, eu disse que esse assunto tá mt bom. Vcnão entendeu mt bem...rs