terça-feira, 31 de outubro de 2017

"Deus Salve o Rei": visita aos Estúdios Globo

Em janeiro de 2018, a Globo vai estrear uma novela medieval em pleno horário das sete, após uma longa sequência de tramas contemporâneas na faixa. Para apresentar o trabalho da equipe de caracterização e produção de arte, a emissora me convidou (juntamente com outros blogueiros e alguns fãs) para conhecer a cidade cenográfica nos Estúdios Globo (antigo Projac) e o processo de criação desse novo produto ---- na página do blog no Facebook há 113 fotos disponíveis.


Como se nota, a antecipação é grande. A emissora vem se organizando cada vez mais no processo de produção das novelas e quanto mais trabalhoso é um folhetim, mais cedo ele começa a ser preparado. Como se trata de um enredo de época e rico em detalhes, a construção da cidade cenográfica começou em março desse ano, logo depois da aprovação da sinopse de Daniel Adjafre, que estreia sua primeira trama como autor solo, após anos colaborando com outros escritores.

Alguns integrantes da equipe de Mídias Sociais da Globo apresentaram para os convidados o logo da novela e exibiram um vídeo expondo o trabalho dos diretores, cenógrafos e todos os envolvidos na produção da trama, incluindo o autor, em cima da elaboração desse desafio. Sim, a palavra 'desafio' foi repetida inúmeras vezes por eles.
E, observando toda a estrutura dessa novela, é fácil entender o porquê. Realmente se trata de algo épico, sem dever a produtos internacionais que costumam se apoiar em enredos medievais.


Após o vídeo, houve uma apresentação da cidade cenográfica, repleta de figurantes e em pleno 'funcionamento'. Estavam gravando as passagens de cena, que muitas vezes duram segundos no ar e ninguém imagina o trabalho para gravá-las. O diretor Fabrício Mamberti nos contou um pouco da história e fez a figuração cantar e dançar especialmente para nós. Interrompemos as gravações por uns minutos, mas logo depois recomeçaram. E foi possível acompanhar com mais detalhes todo o cuidado da equipe em produzir algo perfeito para o público. Tinha até ovelha, cabra, cavalo, pato, galinha, enfim, tudo o que aldeias típicas desse enredo costumam ter. Até o cheiro era real. O capricho das construções também impressionou.


Parte do figurino também foi mostrada, focando em alguns personagens principais: o príncipe Afonso (Rômulo Estrela) e seu irmão Rodolfo (Johnny Massaro), a princesa Catarina (Bruna Marquezine) e a plebeia Amélia (Marina Ruy Barbosa). Roupas cuidadosamente costuradas e belíssimas, o que nem chegou a ser uma surpresa em se tratando de produção de arte de folhetins da Globo. É uma constante. Até Rômulo Estrela apareceu para nos receber e esbanjou simpatia.


No final, o diretor ainda contou um pouco como é feito o trabalho em 3D, mostrando imagens computadorizadas que serão inseridas na novela. Foram feitas várias gravações em locais como Irlanda, Islândia, Inglaterra, entre outros, com o intuito de reproduzir os castelos (e as belíssimas paisagens) desses locais no enredo. Vários castelos, por exemplo, são ampliados por meio da computação, ganhando até dois andares, com o intuito de deixá-los mais críveis para a época do folhetim (entre 1200 e 1400). Até cavalos em 3D são criados com perfeição, assim como jardins e carroças.


"Deus Salve o Rei" será protagonizada por Rômulo Estrela e Marina Ruy Barbosa, tendo Bruna Marquezine como vilã. A trama se dividirá entre os reinos de Artena e Montemor, representando uma aparente troca de favores dos mesmos (um é rico em água e o outro esbanja minério) com o intuito de manter a paz. Claro que ao longo do enredo a calmaria se dissipará. Ainda tem tempo para estrear, mas já deu para ver que será uma novela caprichadíssima e uma grande ousadia para o horário das sete, acostumado a formatos contemporâneos e mais cômicos. Promete.


23 comentários:

Larissa disse...

Você tá muito chique, Sérgio.

Heródoto disse...

Que legal, Sérgio! Deve ter sido um barato conhecer tudo. E promete mesmo. Me empolguei só pelo seu relato. Mas me desanima a Marquezine no elenco...

Chaconerrilla disse...

Doida pra ver essa novela. Promete. Tomara que seja inesquecível. Rômulo Estrela como protagonista, que hinoooooooooo!

Gustavo Nogueira disse...

Parece que será uma novela bem caprichada e gostei da escolha dos atores para protagonistas, Marina Ruy Barbosa é bem talentosa e o Rômulo Estrela merecia um protagonista há tempos, é mt talentoso tbm.Só não gostei da Bruna Marquezine no elenco e ainda como vilã, sei não, mas temos que aguardar para ver.

Flávia disse...

Adorei ler esse seu relato. Deve ter sido ótimo. E esperando os fanáticos da Record dizendo que será cópia de Belaventura,esquecendo de Que Rei Sou Eu... kkkkkk

Bell disse...

Oi Sergio


Acho que eu vou gostar, adoro novela de época, cenários, roupas rs...
Será que é meu retorno para as novelas?
Vamos ver pq atualmente não acompanho nenhuma.

bjokas =)

silvioafonso disse...

Era ótima a história. "O reino de Avilan
tinha perdido seu rei. Com a morte de sua
majestade e na ausência de um herdeiro
legítimo à coroa, os conselheiros da rainha
Valentine convencem-na a entregar o trono
ao mendigo Pichot. Tudo orquestrado pelo
terrível conselheiro da rainha Ravengar".
Era ótima a novela que faz alusão, direta,
à Revolução Francesa dos anos 1789 ou perto
disso, quem sabe.
Vamos aguardar pra ver.

Abraços, gente.


.

Vane M. disse...

Oi, Sérgio, como vai?
Mas esse menino está demais!!!! rsrsrsrs
Que legal conhecer o estúdio! Pelo que contou é muita gente envolvida no processo de produção - até figurantes animais, rsrsrs! Outro ponto curioso é a tecnologia 3D, não imaginei que estava sendo tão usada em novelas. E o figurino? geralmente os da Globo são arrasadores! Gostei! Abraços!

Fernando Oliveira disse...

Não há dúvidas! DEUS SALVE O REI vai ser um sucesso! Vai fazer igual Pega Pega está fazendo com Belaventura: vai pisar, esmagar, sapatear e sambar.

Luli Ap. disse...

Aaaaeeeee Sérgio, arrasou, lacrou, mandou super bem!
Ameeeei o post saído do forno quentinho e que deixou água na boca.
Já estava curiosa e agora com certeza as chances de amar são grandes, que trabalho cuidadoso, detalhado, caprichado!
E tudo em meio a cenário e figurinos maravilindoooos.
E ainda tem Rômulo Estrela (aiai suspiros rsrs)
GOT, inspiração e sucesso.
Brigaduuu de ter feito esse post deliciosooo.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Clau disse...

Oi Sérgio,
Tá sócio lá hein?!!
Imagino mesmo o grande desafio que é produzir uma novela assim!
Mas a Globo é primorosa em suas produções
e certamente o público verá uma trama caprichada e digna de aplausos.
Bjs ;)

P.S.:(Sempre que visito seu blog, sou direcionada para outro site,
acontece sucessivamente, mas fico tentando até conseguir ficar aqui!)

Sérgio Santos disse...

To nada, Larissa...rs

Sérgio Santos disse...

Foi mesmo, Heródoto!

Sérgio Santos disse...

Promete mesmo, Chaconerrilla.

Sérgio Santos disse...

Concordo, Gustavo.

Sérgio Santos disse...

Que bom, Flávia. E com certeza eles virão...

Sérgio Santos disse...

Só acredito vendo, Bell... rsrs

Sérgio Santos disse...

Aguardemos, Silvio.

Sérgio Santos disse...

É uma produção espetacular, Vane. Muito trabalho e muitos detalhes. bjsssss

Sérgio Santos disse...

Vamos ver, Fernando.

Sérgio Santos disse...

Eu que agradeço o seu carinho, Luli. bjsssssssssssss

Sérgio Santos disse...

Que estranho, Clau. Será que vc copiou o link errado???

truongmuunghenhan disse...

Thanks for sharing, nice post! Post really provice useful information!

Giaonhan247 chuyên dịch vụ ship hàng từ mỹ về việt nam uy tín từ việc mua nước hoa pháp chính hãng trên các trang web mua hàng mỹ hay giải đáp mua vòng tay pandora chính hãng ở đâu và nhận gửi hàng vận chuyển hàng đi campuchia giá rẻ nhất.