sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Permeada por desgraças, "Tempo de Amar" não honra seu título

Há pouco mais de um mês no ar, "Tempo de Amar" vem se mostrando uma novela belíssima esteticamente e apresentando um ótimo elenco. Entretanto, a novela das seis da Globo vem pecando bastante na narrativa e na elaboração do enredo. Com argumento de Rubem Fonseca e escrita por Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago, o folhetim (dirigido por Jayme Monjardim) é arrastado e repleto de desgraças. O telespectador está acompanhando conflitos carregados de sofrimento, casais sem química e muitas vezes uma condução modorrenta.


A trajetória dos mocinhos começou mal, expondo um amor à primeira vista difícil de comprar, com direito a declarações apaixonadas e planos de casamento logo no primeiro capítulo. A pressa em juntá-los fez parecer que havia muita história para contar. Mas foi um ledo engano. Inácio (Bruno Cabrerizo) e Maria Vitória (Vitória Strada) foram separados em virtude da viagem do rapaz para o Rio de Janeiro, em busca de emprego, e desde então houve uma tragédia atrás da outra. Além, claro, de uma quantidade imensa de clichês.

Nada contra o clichê, até porque toda novela tem e muitos são irresistíveis, prendendo o telespectador quando bem trabalhados. No entanto, Alcides e Bia vêm abusando demais. Vitória engravidou de Inácio logo na primeira transa, implicando em uma briga ferrenha com seu pai, José Augusto (Tony Ramos), que a colocou em um convento como castigo e com o intuito de deixar o neto com as freiras.
Meses se passam e o bebê nasce, após um longo tempo de sofrimento da mocinha, que fica sem contato com o mocinho . Dias depois, a criança é tirada dos braços da mãe e dada para um casal criar. A protagonista sofre ainda mais e acaba escapando do convento para procurar seu namorado e sua filha.

Enquanto isso, Inácio sofre um assalto e o dinheiro que usaria para voltar a Portugal é roubado por três sujeitos que o agridem com uma paulada. Ele bate a cabeça e fica cego. Acaba acolhido pela descompensada Lucinda (Andreia Horta), moça que provocou a morte da própria mãe enquanto fazia feitiços para 'prender' seu ex ---- um líquido inflamável pegou fogo e queimou a mãe viva, deixando a jovem com uma marca de queimadura no rosto. Encantada pelo novo 'amor' que surge, a personagem cuida dele e, ao descobrir que há uma outra mulher, faz de tudo para separá-lo de Maria Vitória. Ela ainda trama para que o 'amado' não volte a enxergar, jogando os medicamentos fora, evitando que veja a sua cicatriz.

Voltando para a mocinha, a filha de José Augusto acaba conseguindo uma viagem de navio para o Rio de Janeiro, pois vende uma joia de sua falecida mãe. Lá conhece Helena (Jéssika Alves), Felícia (Amanda de Godoi) e Natália (Giulia Gayoso), que viram suas amigas. Porém, as desgraças continuam. Vitória é assediada pelo asqueroso deputado Teodoro (Henri Castelli) e, após a recusa em beijá-lo, e leva um tapa na cara. Para culminar, é presa pela administração do navio, em virtude da influência do poderoso agressor. Depois de tudo ser 'resolvido', a mocinha e suas novas amigas desembarcam no RJ, mas acabam percebendo que caíram em uma armadilha, pois se veem em um cabaré e não em uma pensão, como pensavam. Felícia e Natália viram prostitutas da madame Lucerne (Regina Duarte) e Vitória pianista. Porém, a protagonista encontra novamente Teodoro e se vê obrigada a fugir. Acaba, então, achando Geraldo (Jackson Antunes), ex-patrão de Inácio, e Lucinda. A vilã, por sua vez, arma para a rival crer que o seu amor morreu. E mais lágrimas surgem.

Nos núcleos paralelos, o clima não é diferente. A respeitada fadista Celeste Hermínia (Marisa Orth) descobriu que está com um tumor e pode morrer. Aliás, ela tem um caso com o Conselheiro Francisco (Werner Schunemann), homem casado com Odete (Karine Teles), uma mulher enferma que passa todos os dias deitada e muitas vezes tendo ataques, gritando sem parar.  Edgar (Marcello Melo Jr.) levou um tiro pelas costas enquanto namorava Olímpia (Sabrina Petraglia) e vive sofrendo ataques racistas. Bernardo (Nelson Freitas) trai a esposa, Alzira (Deborah Evelyn), tem um filho com a empregada, e penhorou a casa por dívidas de jogo.

Ou seja, é uma novela pesada e cheia de desgraças. Só há tristeza. Claro que toda boa história precisa de conflitos e felicidade não pode se sustentar por muito tempo, pois deixa o conjunto monótono. Também não há obrigatoriedade de núcleo cômico em todo folhetim, afinal, tem autor que nem sabe criar situações cômicas. Todavia, é preciso saber como criar e desenvolver os dramas, sem jogar tudo na cara do público de forma rasa. Pois é isso o que tem sido observado, infelizmente. A própria ausência de um bom par romântico comprova esse fato. Não houve construção de nenhuma relação. Os mocinhos se apaixonaram subitamente e a interpretação apática de Bruno Cabrerizo não ajuda. Olímpia e Edgar já chegaram na trama namorando e ninguém sabe como se conheceram. A inicial boa construção do relacionamento de Vicente (Bruno Ferrari) e Celina (Bárbara França) foi jogada fora assim que ele se encantou por Carolina de Sobral (Mayana Moura), mulher que é humilhada pelo marido. A química desse par é zero. Enfim, o enredo realmente não vem cativando.

"Tempo de Amar" não tem feito jus ao seu título e seria mais apropriado a novela se chamar "Tempo de Chorar". Não há casais para torcer, a trama se arrasta no ar e o sofrimento domina do primeiro ao último minuto de cada capítulo. O Horário de Verão afetou bastante a audiência da produção, mas os números ainda são satisfatórios. Entretanto, se continuar assim, será difícil manter o telespectador motivado a acompanhar essa história até o final. Além de não dar vontade de assistir ao capítulo seguinte, o clima de depressão que permeia o roteiro desanima qualquer um.

39 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Realmente, Tempo de Amar é modorrenta, mas há telespectadores que apreciam tal ritmo. E devemos respeitar isso. A novela é linda esteticamente. É uma novela típica das seis. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net

Chaconerrilla disse...

Por onde anda o personagem do JAyme MAtarazzo? Não tenho acompanhado a novela

Heitor disse...

Essa novela me deixa deprimido. Larguei na segunda semana.

Anônimo disse...

Parabéns pela sensata crítica. Bem embasada! Saudades de Novo Mundo!

Leitora disse...

Olá Sérgio! Não assisto a novela, mas aqui em casa tem pessoas que assistem então eu escuto a novela e como você bem pontuou eu só ouço desgraças as vezes eu não sei se é a novela ou um jornal sensacionalista de tanta coisa ruim. Eu gostaria de saber que moda é essa dos casais se apaixonarem loucamente em milésimo de segundos fazendo declarações escrachadas de amor (Aja paciência para tanta melação.) Não dá pra torcer pelo par porque o amor deles foi súbito demais, o publico não teve nem tempo de conhecer direito cada um individualmente e eles já estavam morrendo de amores. Veja um exemplo recente Maria e Celso de Eta Mundo Bom conhecíamos os dois individualmente as personalidades opostas nos fez querer ver como seriam os dois juntos e sabíamos apenas pelas conversas de ambos que como casal eles poderiam dar certo porque um complementava o outro, a química era mostrada nos detalhes sem a necessidade repentina de um romance e era justamente por isso que o publico torcia para o romance, para o primeiro beijo, ou seja, o publico foi instigado a torcer pelo casal. Maria e Celso foram um casal gato e rato esse tipo costuma fazer sucesso nas estórias, mas outros casais que fogem dessa fórmula poderiam ser citados: Manu e Rodrigo de A Vida da Gente por exemplo. Não estou dizendo que amor a primeira vista dentro de uma estória não dá certo pois Lívia e Felipe de Além do Tempo deram muito certo o problema é que no caso de Tempo de Amar e Pega Pega por exemplo (Essa eu também só ouço) nós nem tivemos tempo de desejar o beijo porque eles já haviam terminado a transa.
Eu vi um pedaço da novela nos primeiros capítulos e uma coisa que me incomodou foi a atuação do mocinho que não me passava nenhuma emoção, (achei que isso era pelo fato deu não conseguir acha-lo bonito então pensei que era apenas antipatia gratuita da minha parte, mas pelo seu texto ótimo eu vi que não) tá certo que o enredo também não ajudou, mas ela conseguiu me convencer ele não.
E realmente de amor essa estória não tem absolutamente nada como você disse não precisa ser só risos, porem não se encontra um único alivio na trama o publico não quer ver esse negativismo todo porque a vida real aqui fora não tá fácil. (Eu sei que tem pessoas que gostam desse dramalhão, mas a grande maioria tá saturada de desgraças.) E sim programas de TV ficção ou não podem sim mexer com nossas emoções e nos influenciar então acho importante filtrar o que se assiste e para quem tem o emocional fragilizado ou doente é melhor nem ver, pois não se perde nada e se ganha muito.
PS: Essa novela é baseada no livro do Rubem Fonseca e pelo que eu soube a trama é inspirada em sua avó que deixou a filha pequena em Portugal e veio para o Brasil em busca do seu grande amor obviamente nem tudo que esta ali de fato aconteceu, pois é comum ficção cruzar com realidade.
PS 2: A Abertura é linda

Luli Ap. disse...

Olá Sérgio
Como sempre arrasando nos textos super esclarecedores e pertinentes.
Ainda não tenho opinião formada pois tenho assistido poucos capítulos e avulsos, ainda não consegui pegar o ritmo.
Mas tem mesmo muita adversidade rsrs e é tanta maldade que caraca!
Melhor cruzar os dedos hihihi
Mas achei que as interpretações da Maria Vitória e do Inácio melhoraram um tantinho, assim como acho que a maravilhosa Andreia Horta ainda não mostrou a que veio, parece uma tresloucada, ou essa é mesmo a ideia da personagem.
Excelente fds pra ti
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede

Cassandra disse...

Essa novela faz jus ao ditado por fora bela viola,por dentro pão bolorento.

Elisabete disse...

Bruno Cabrerizo fez sucesso cá em Portugal em novelas.
Bom domingo.

Unknown disse...

Olá Sérgio!!
Acho Tempo de Amar muito parecida com aqueles dramalhões mexicanos que passavam (acho que ainda passam) no SBT. Por esse motivo, até dá pra entender que muita gente não goste; pessoalmente, não acho que seja de todo ruim.
Gosto em especial da Maria Vitória; além de Vitória Strada ser linda e muito talentosa, ela é a personagem mais bem conduzida do roteiro: enfrenta as adversidades de cabeça erguida e, apesar de sofrer bastante, não tem medo dos desafios.
Já o seu par faz o caminho oposto: Inácio passou de um mocinho que não tinha medo de enfrentar um dos caras mais poderosos da vila que morava para se tornar um idiota totalmente manipulado por uma vilã louca. Nesse contexto, não é de se admirar que tenha gente (eu incluída) torcendo para que Maria Vitória fique com Vicente.
Já nos núcleos paralelos, não tem nenhuma história que me prenda.
No mais, é isso. Abraços!!

Lulu on the sky disse...

Oi Sérgio,
Que novela chata! Interpretação fraquíssima da atriz que faz a Maria Vitória, sem contar a fotografia super escura e historinha fraca que a gente sabe o começo, o meio e o fim da novela.
Sofrível.

Big Beijos,
LULU ON THE SKY

Malu disse...

É uma novela linda, fotografia, figurinos e cenários belíssimos, mas o erro já começa nos protagonistas fracos. Ela não me passa emoção nenhuma e ele consegue ser pior. E o pior é que nesse caso nem tem um coadjuvante que se destaque pra dar uma força. Marisa Orth está sublime, e gosto de vê-la no drama, mas pra quê uma doença grave pra uma mulher que já vive com a imensa culpa de estar com um homem casado e que tem uma mulher doente? A mesma coisa com a mocinha, que em um mês de novela já perdeu seu amor, engravidou, brigou com o pai, foi presa num convento, perdeu a filha... e agora ainda tem um vilão na cola dela? Enfim, a falta de um núcleo cômico também evidencia esse dramalhão exagerado. Saudades de Germana, Licurgo e Elvira!

Clau disse...

Oi Sérgio,
Quando li a sinopse dessa novela aqui no seu blog,
sinceramente achei que seria um sucesso pois
gostei do enredo. Entretanto se tem acontecido
esse chororô...vai desanimar o público.
Vi de relance quando Geraldo fala à
Maria Vitória sobre o paradeiro de Inácio...
e a vontade foi de chorar junto mesmo!rs
Mas, 'Tempo de amar', está há pouco tempo no ar...
quem sabe né, vão promover algumas alterações
pra 'salvar' a novela de um fracasso.
Gostei muito da sua análise sincera como sempre \o/
Bjs!

Bela disse...

Diferentemente de Novo Mundo que focou em todos os públicos, Tempo de Amar visa em agradar apenas as senhoras que amam um romance água com a açúcar. (E põe açúcar nisso rs) Expliquemos:

Novo Mundo tinha a parte das batalhas pra quem ama aventura. Tinha a parte real da história para o público mais intelectual. Tinha o núcleo da Germana pra quem adora uma comédia, tinha casais muito shippaveis e romance também pra agradar as senhoras que gostam de histórias açucaradas. Ou seja, tinha pra todos os gostos. Cada um via a novela que escolhesse. Bem ao contrário dessa. Nem casal pra "shippar" direito tem rs. Bola fora do Alcides!

Anônimo disse...

O casal protagonista é muito chato e forçado, aquele Inácio é uma pamonha e o ator fraco, prefiro mil vezes Maria Vitória com o personagem do Bruno Ferrari, que está ótimo e já esta praticamente virando o verdadeiro mocinho, vi que muita gente está torcendo pra eles tbm, pena que vamos ser tombados :( kkk

Bell disse...

Oi Sérgio

Acompanho muito pouco, achei meio triste o enredo.
Possa ser que melhore, gosto de novelas de época mas gosto das doçuras do amor rs...


bjokas =)

Adriana Helena disse...

Hahahahaha Sérgio, lendo o seu texto não pude deixar de rir da sua conclusão que a novela deveria se chamar "Tempo de Chorar", ao invés de "Tempo de Amar!" Sensacional amigo!!!
Puxa, nunca li tanta tristeza e desgraça juntas: está parecendo o noticiário local daqui...rsrs

Tomara que melhore né? Pois vemos novelas para nos divertir e não para ficarmos tristes!!
Tem um elenco muito bom, mas infelizmente o excesso de clichês e sofrimento em excesso desanima. Por isso que meu pai não está assistindo: ele era fá incondicional da novela do Candinho ( que agora está um vilão irreconhecível na nova novela das 9 ) e da última que acabou recentemente, que retratava a história do Brasil na época de D. Pedro I.

Adorei seu relato amigo!!
Tenha uma semana maravilhosa!!
Beijos!! :)))

Zilani celia (lani) disse...

Oi Sérgio!
Eu gosto muito de novelas de época, sendo assim, estou acompanhando e torcendo para que os autores acertem a mão. Tuas considerações, perfeitas como sempre.
Abrçs.
Comentando pelo cel.

Sérgio Santos disse...

Tem gosto pra tudo, Fabio. abçs

Sérgio Santos disse...

Mal aparece, Porlapazy.

Sérgio Santos disse...

É mt triste msm, Heitor.

Sérgio Santos disse...

Obrigado, anonimo.

Sérgio Santos disse...

Leitora, que comentário excelente. Onde eu assino? E saudades de vc aqui. bjs

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Luli. Tenha uma linda semana.

Sérgio Santos disse...

Faz sentido, Cassandra.

Sérgio Santos disse...

Fez, Elisabete? Ele é mt ruim...rs bjs

Sérgio Santos disse...

Boa observação, Germana. Tem mt disso mesmo. E adoro Maria Vitoria, assim como a atuação da Vitória. Já o Inácio é um pamonha e o ator mt ruim...Tb não me prendi em nenhuma trama paralela. bjssss

Sérgio Santos disse...

Tb acho mt chata, Lulu. Mas discordo da interpretação da Vitoria Strada. Acho ela ótima e uma grata revelação.

Sérgio Santos disse...

Saudades desse trio, Malu. Mas eu acho a Vitoria ótima como mocinha. Tenho curtido mt. Mas a personagem é uma sofredora absurda msm...Só desgraça...Boa observaççao sobre Celeste Herminia. bjs

Sérgio Santos disse...

Quem sabe, Clau...Aguardemos. Obrigado pelo carinho de sempre. bjssss

Sérgio Santos disse...

Onde eu assino, Bela? Perfeito.

Sérgio Santos disse...

Serão tombados msm, anonimo...rs

Sérgio Santos disse...

Meio, Bell? rsrsrs

Sérgio Santos disse...

Tempo de Chorar era mais apropriado, Adriana... rs E imagino o luto do seu avô...

Sérgio Santos disse...

Mt obrigado, Zilani. Até pelo cel tu me lê? Honra. bjssss

camillabshop disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
camillabshop disse...

Queria fazer algumas considerações e indagações.
1) Vc acha que a Globo errou ao escalar dois novatos como protagonistas?
2) Mesmo sendo em contexto diferente, vc acha que a Globo também pode ter errado em escalar uma novela de "época" seguida de outra?

A Vitória Strada ao menos está conseguindo dar conta do recado, mas o Bruno como vc disse, muito apático.

Sobre casais pra torcer, por incrível que pareça, estou gostando do Inácio com a Lucinda, mas claro, pela ótima olha escolha da trilha sonora do casal e pela a entrega da Andreia, que demonstra sempre muito afeto, desejo e cuidado apesar de tudo, mas por ele.. enfim, seria legal se ele a conseguisse deixar menos amarga em relação a cicatriz, e diferente da relação dele com a MaVi, que como vc disse, foi jogada pra gente, com a Lucinda está sendo aos poucos, então da pra torcer.

Por último, sobre Inácio, algo que me incomoda e muito desde o começo, assim como quiseram vender o romance dele com a MaVi, é vender ele como o tal "bom moço". Sinceramente, quando ainda anunciavam a novela com todos dizendo que ele era honesto, trabalhador, achei que ele fazia por onde, ele demonstrava isso e por isso outros falavam, mas não, quando vi o PRÓPRIO se gabando disso "eu sou muito honesto" foi a gota d'agua. E sobre ele beijar a Lucinda e depois esculacha, homem correto faz isso? Se metendo em problemas por orgulho? Enfim, o ponto que quero chegar é, tb tentaram fazer dele um homem ideal, integro e blabla mas as atitudes dele, não que são contrários, mas pra mim nem existem a ponto de fazer ele receber todos esses elogios, sabe? Não teve nada que ele fez por merecer pra ser taxado de tal.

Queria saber o que acha sobre isso, abs.

Ademais, acho a novela de uma delicadeza tremenda, mas realmente o roteiro está fraco, dificil de acompanhar..

Simone disse...

OTIMA CRÍTICA!Realmente a novela "Tempo de Chorar" é dramática demais,carregada demais. Êta Mundo Bom e Novo Mundo tinham a fórmula perfeita do sucesso! Duas novelas fantásticas e quando essa novela chega na sequência causando um grande contraste com uma bomba de carga dramática fica bem difícil de digerir. A fotografia muitas vezes é escura, e se for tentar extrair algo positivo seria apenas os figurinos, e um grande elenco (mal aproveitado).
Não consegui assistir, larguei na primeira semana, realmente não me convenceu. Ainda estou órfã de Novo Mundo que foi uma das tramas mais bem boladas de todos os tempos.

Sérgio Santos disse...

Camilla,desculpa a demora em te responder.

Olha, acho mt válido apostar em novatos, ainda mais em meio a tanta repetição de elenco. Tanto que Vitória Strada é um acerto. Ela é ótima. Mas erraram com o Bruno pq ele é mt limitado. Seria melhor o Ferrari mesmo. Não torço por nenhum casal nessa novela pq tudo foi mal construído. E Lucinda fez de tudo pra deixar Inácio cego, então isso já destrói minha torcida. E isso de novela de época seguida da outra é bobagem, não tem a ver. Basta ser boa. Bjsssss

Sérgio Santos disse...

Muito obrigado, Simone. Concordo com vc. bjs