A Globo News fez uma justa homenagem em agosto, relembrando toda a trajetória da atriz na televisão e no teatro, através de um bom compacto no "Arquivo N". Já a 16ª edição do Prêmio Contigo de Televisão também fez questão de aplaudi-la em uma homenagem especial durante as premiações dos melhores do ano. A atriz ainda ganhou a sua primeira biografia, escrita pelo seu amigo Cacau Hygino, com um poema de Carlos Dimuro, que foi lançada na última quarta-feira.
Ou seja, uma leva de justas homenagens tem sido feita a uma das maiores atrizes do Brasil, cujo último papel na televisão foi a doce e sábia Bernarda, de "Amor à Vida", onde Nathalia brilhou do início ao fim e fez um lindo casal com o também talentoso Ary Fontoura.
Ela, aliás, já está ansiosa pela sua próxima personagem que tem tudo para ser mais um sucesso em sua carreira: em "Babilônia", próxima novela das nove, a atriz interpretará uma mulher homossexual, que terá um relacionamento estável com outra mulher, vivida nada menos por Fernanda Montenegro. O neto de uma delas, interpretado por Chay Suede, morará com as duas e sofrerá preconceito por causa da situação amorosa das duas senhoras, que ainda serão alvo da homofobia de uma rancorosa mulher, vivida por Daisy Lucidi.
Nathalia Timberg tem uma longa e respeitada carreira, repleta de tipos marcantes, incluindo várias vilãs memoráveis. Afinal, impossível se esquecer da inescrupulosa governanta Juliana, em "A Sucessora" (1978), que fez da vida da nova esposa do patrão um verdadeiro inferno. Ou então da diabólica Constância Eugênia, mãe do grande vilão de "O Dono do Mundo" (1991), Felipe Barreto, vivido por Antônio Fagundes. Mas também teve a perversa Dona Idalina, de "Força de um Desejo" (1999), que vomitava preconceito, intolerância e maldades perante todos os demais personagens.
Entretanto, ela também interpretou a irmã da grande vilã Odete Roitman (Beatriz Segall), em "Vale Tudo" (1988). Era a honesta Celina e a atriz mereceu vários elogios na época por sua atuação. Antes, em 1985, Nathalia tinha dado vida a esquizofrênica Cecília, em "Ti ti ti", esbanjando talento em cada cena. Entre outros vários tipos marcantes, há a Emília, de "Éramos Seis" (1994), a Tereza, de "Zazá" (1997), e a picareta Yolanda, de "Celebridade" (2003), cuja parceria com Ana Beatriz Nogueira foi muito bem-sucedida durante toda a ótima novela de Gilberto Braga.
Gilberto, inclusive, sempre escala a atriz para suas novelas. Ela é uma figura sempre presente em suas obras e o autor já lhe presenteou com grandiosos papéis, como os já citados em "Vale Tudo", "O Dono do Mundo" e "Força de um Desejo". Mas todo autor que escala Nathalia sabe que contará com um grande trunfo em sua novela, pois sua presença enriquece qualquer obra.
Além do seu reconhecido trabalho na televisão, a atriz tem vários filmes em seu currículo e mais de 40 peças teatrais. Nathalia Timberg é um patrimônio nacional e todas as homenagens feitas a ela ainda serão insuficientes diante de sua grandiosidade. Que estes 85 anos de vida e 60 de carreira sejam multiplicados, pois uma profissional deste nível não pode deixar seu público tão cedo. Salve, Nathalia!
50 comentários:
Nathalia é das grandes Damas da Teledramaturgia, gosto muito também da personagem dela na série Queridos Amigos, trabalho excelente como a judia Ester
Nathalia é uma das nossas grandes atrizes e essa sua bela homenagem é merecida, Sérgio. Ainda lembro da doce Bernarda de Amor à Vida. E das vilãzonas? Uma mais cruel que a outra e todas lindamente interpretadas. Ela e Fernanda Montenegro sendo um casal será tudo de bom. Beijo.
Essa mulher é uma grande dama e um poço de inteligência!
Ela merece aplausos e mais aplausos. Uma atriz de talento inquestionável. Sua presença em uma novela já indica personagem de sucesso junto ao público. Gostei de ver menção a parte de sua trajetória na postagem, Sergio. Vale a pena lembrar cada papel glorioso que desempenhou. A idade não a prejudicou em nada e , como Fernanda Montenegro, recebe, em vida, um reconhecimento merecido. Bjs.
Olá,Bom dia, Sérgio
Salve, Nathalia Timberg... justa e merecida homenagem à essa grande atriz. Sempre admirei o talento de Nathalia Timberg e sempre quis ir no monólogo “Paixão”...mas,não fui ainda... intercala trechos de poemas de Adélia Prado, Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Florbela Espanca , Bocage, Drummond, Camões e outros grandes poetas...mas, a próxima , comemorando os 60 anos de carreira será... em Belô...#snif...
Obrigado pelo carinho,bela semana,abraços!
Adoro ela!!!
Nathalia Timberg, lembro-me dela recitando belos poemas na melhor TV do Brasil que foi a Excelsior.
Uma homenagem válida. Parabéns!
Sérgio, merecida homenagem. É uma de nossas maiores atrizes e todas as personagens citadas no texto eu lembro bem. A última foi a sábia Bernarda e o casal com o Ary foi mesmo uma lindeza. Depois daquela Insensato Coração pavorosa fico receosa com essa Babilônia mas como o elenco está sendo bem escalado e algumas tramas tem despertado interesse, vamos torcer para que seja boa. Melhor que essa Império deve ser. Um beijo.
Parabéns pelo merecido texto sobre essa grandiosa atriz.
Fantástica!
Simplesmente.
Marque e compartilhei.
Valeu Sergio.
O talifã da Fernanda Vasconcellos agora virou hater da Juliana Paiva tb além da Sophie Charlotte. Deve ser pq vc gosta dela, Sérgio. É pessoal. Ainda bem que ele sumiu daqui. Deve ter se cansado das suas sambadas em cima das incoerências dele. hahahaha Cagão.
Sobre a Nathalia, ela é uma rainha das artes dramáticas. Sucesso a ela!
Nathalia é uma das maiores atrizes que nós temos. Essa data merece ser comemorada de fato e tentarei comprar a biografia dela. Adorei o texto.
Olá Sérgio,
Nathalia Timberg é simplesmente admirável e merece todas as homenagens que tem recebido e ainda muito mais. Ela é divina, talentosa e carismática. Qualquer personagem seria muito bem interpretado por essa maravilhosa atriz, que possui um currículo invejável no meio artístico. Tenho grande admiração por ela.
Muito válida a sua postagem, prestando a ela mais uma encantadora homenagem.
Beijo.
Das novelas com ela que assisti pra mim seu personagem mais marcante é a velhinha do asilo que fazia as bonecas pro Victor Valentin em tititi de 85. E a vilã Constancia Eugenia de O Dono do Mundo que vem ai no viva.
Bela, talentosa, enigmática, fascinantemente brilhante em suas interpretações. A que mais me marcou foi a governanta Juliana da novela "A Sucessora" com Suzana Vieira e Rubens de Falco, e Titia em Ti Ti Ti.
Maravilhosa, justa e merecida homenagem, parabéns pelo post Sérgio.
Abçs
Dizer o que dessa maravilhosa atriz, que é uma raridade
Então eu digo
Adoro o trabalho dela
Uma atriz sensacional
Bjuss de boa noite
Boa noite vim deixar uma frase pra vc
¸.•*¨✿✿"Há pessoas que nos salvam sem perceber. Por amor. Por amizade. Por simplesmente querer bem."
Paolla Milnyczul ¸.•*¨✿✿
Boa noite meu caríssimo Sérgio, tudo bem?
Belo texto e mais uma bela homenagem a uma das maiores atrizes deste país. Em primeiro lugar acho muito louvável tantas homenagens, principalmente, em um país em que a cultura da juventude ganha cada vez mais força. Particularmente tenho um imenso prazer em vê, ainda em atividade, atrizes como a própria Nathalia, como a Fernanda Montenegro, Laura Cardoso... que são senhoras octogenárias e que continuam em plena atividades. São verdadeiras senhoras da interpretação, professoras para um leva de profissionais que surgem a cada dia em nossos palcos e telas. Algo que também encanta é que não fazem apenas o papel de figuração de luxo, mas suas personagens, normalmente, tem relevância para a estória. Eu gosto muito de assistir os trabalhos destas belas atrizes... Que bom ser sempre presenteados com suas interpretações. São atrizes que vem de uma outra época, em que as atrizes eram "atrizes" e não meras celebridades que ganham fortunas com comerciais... Em que a beleza era um quesito irrelevante e o talento valorizado. Parabéns a Nathalia pelas homenagens, e principalmente, pela belíssima carreira.
Um grande abraço meu caríssimo Sérgio e até a próxima.
Oi Sérgio!
Que lindo exemplo! Nathalia Timberg tem 85 anos de vida e 60 de carreira e tem tantas pessoas mais jovens desanimadas que deviam se inspirar nela. Muito bom saber mais sobre esta maravilhosa atriz aqui! :)
Bjs
Essa mulher é maravilhosa. Um poço de talento e sabedoria. Eu sou fã desde que me tenho por gente. Adorei a homenagem que vc fez. Saudades da Bernarda, a última personagem dela. Mas com certeza ela e Fernanda brilharão muito juntas.
Bela e merecida homenagem a Nathalia Timberg, cujos trabalhos me encantaram tanto na TV quanto no teatro. Sem falar nos lindos olhos cor de violeta da atriz.
Mila, excelente lembrança. Mais um grande papel dela. bjssss
É uma das grandes mesmo, Andressa. E tb ainda lembro da Bernarda. bjão.
Verdade, anônimo.
Que bom que gostou, Marilene. bjssss
Felis, a Nathalia é maravilhosa e merece ser sempre homenageada. Abração
Idem, Bell.
Mt obrigado, Vanusa. bjs
Melina, Ary e Nathalia fizeram um casal encantador e brilharam. Ela merece mtas homenagens. Tb tenho receio por causa da desgraça de Insensato Coração, mas tô apostando na novela. bjssss
Obrigado, anônimo.
Que bom, Beth! bjssss
Anônimo, nem sabia disso, mas tô pouco me lixando. Enquanto essa gente fala de mim eu defeco pra existência. Nathalia é ótima. abçs
Obrigado, Fernanda.
Perfeito, Vera, estou de pleno acordo com seu comentário. bjão
Foram duas personagens marcantes mesmo, anônimo.
Obrigado, Alessandra. Em A Sucessora ela brilhou mt tb. A cena que ela machuca a mão foi excepcional. bjs e obrigado.
Ela é maravilhosa mesmo, Rita. E obrigado pela frase. bj
Olá, minha cara Letícia. Bom ver vc por aqui. Perfeito comentário e assino embaixo. O bom é justamente vê-las em plena atividade e sem serem meras figurantes. O último papel da Nathalia, em Amor à Vida, foi excelente, e ela brilhou muito. É uma mestra e merece mesmo todas as homenagens possíveis. Nada é demais pra ela. bjão!
Bom que gostou, Bia. =) bjs
Ana, ver ela e Fernanda fazendo um casal será incrível. bjsss
Ela é maravilhosa, né Elvira? Concordo com vc. bjssss
Que mulher admirável!!!!!!!!!!!
Admirável mesmo, anônimo.
Nathalia é mesmo uma grande atriz, vida longa a ela. O primeiro papel que me recordo dela é a Juliana da excelente ''A Sucessora'', uma novela cheia de suspense de Manoel Carlos. Mas o tipo que mais me marcou foi a vilã da novela Força de um Desejo, bela produção das seis. Lembro de vários outros papéis dela, como a Cecília da icônica primeira versão de Ti Ti Ti, a Celina de Vale Tudo, Constância de O Dono do Mundo (que vai ser reprisada no Viva). E recentemente fez um ótimo trabalho em Amor a Vida, seu núcleo era um dos melhores da novela.
Credo, o autor desse blog escreveu "defecando",... meee ta baixando o nível aqui, só pode que alguém discordou dele...nanana...
Meu querido essa atriz é maravilhosa, não há mais oq dizer, só que nessa sua retrospectiva faltou uma novela de sucesso dela: "Direito de nascer".
Alexandra, ela em A Sucessora foi extraordinária. Suas cenas com Susana Vieira eram excelentes. Em Ti ti ti ela tb brilhou, como de costume, mas aquela vilã dela em Força de um Desejo foi sensacional! Tb achava o núcleo da Bernarda um dos melhores de Amor à Vida. bjsss
Não é que discorda, não, Lucas, é que fala mal pelas costas. Mas seria pior se eu dissesse cagando, né? Defecando é mais bonito. Não consegui colocar todas as novelas que ela fez, até porque foram inúmeras, mas valeu pela lembrança.
Só temos que aplaudi-la!!!
Bjs
Isso, Cléu. bjs
Postar um comentário