domingo, 5 de junho de 2011

Morde & Assopra entra nos eixos

A atual novela das 19 horas passou por momentos difíceis. Muitas críticas e a audiência não conseguia atingir a meta exigida pela Globo no horário : 30 pontos. "Ti ti ti" foi um sucesso e isso não melhora a situação da novela que irá substituí-la,como muitos pensam. Todos esperam que a sucessora se iguale imediatamente à passada no quesito ibope e repercussão.Impossível. O mesmo ocorre quando a trama entra no lugar de um fracasso. A cobrança para que se recupere a audiência perdida do horário é imensa. Em suma : uma novela nova sempre será cobrada e enfrentará dificuldades no começo. Até "Cordel Encantado" que é um sucesso de público e crítica, enfrentou uma audiência aquém do esperado nas semanas iniciais.Mas voltemos a falar de "Morde & Assopra".


A novela do sempre competente Walcyr Carrasco apresentava problemas. O núcleo do cientista Ícaro (Mateus Solano), um dos principais, era o mais enfadonho. As situações se repetiam à exaustão e nenhum personagem presente ali se misturava com as demais tramas. Era a robô Naomi que flertava com Leandro (Caio Blat) e vivia em conflito com seu criador. Palmira (Neusa Maria Faro) mal abria a boca. Com a chegada da Naomi de carne e osso, imediatamente tudo mudou  e esse núcleo se transformou em um dos mais interessantes da novela. Palmira vive fazendo tiradas ótimas quando conversa com Naomi e o mistério envolvendo a personagem que voltou de um suposto coma atrai. Além disso, Ícaro e sua esposa, agora, estão se envolvendo com os outros núcleos, o que também ajuda e muito. É importante destacar que Mateus Solano conseguiu acertar o tom e deixou de ser aquele boboca com uma interpretação caricata.

A excelente Narjara Turetta começou a ter mais destaque e suas cenas têm sido sempre um presente ao telespectador. Impossível não sofrer junto com Lilian.É constantemente humilhada por Minerva (grande Elizabeth Savalla) e por Alice (Marina Ruy Barbosa sempre bem), sua filha arrogante. Essa situação promete boas cenas. Já está explícito que Lilian é mãe de Alice,mas quem é o pai? Por que ela deu a filha em troca da mercearia?

A entrada do afetadíssimo Áureo (André Gonçalves), do grande Emiliano Queiroz vivendo o avô de Júlia, e da sofrida Lidia (Ildi Silva) também ajudaram a dar um dinamismo maior à novela. Impossível não se divertir com as situações em que o filho do prefeito Isaías (Ary Fontoura) se envolve, e seus galanteios para cima de Josué (Joaquim Lopes) são ótimos. Fecha o armário,Áureo! A entrada de Ildi também promete movimentar o núcleo do banqueiro Oséas (Luis Mello, que faz com o talento de sempre um vilão dos bons). A trama envolvendo a família do doutor Eliseu (Paulo Goulard) não tem aparecido muito. Merece mais destaque.

O núcleo da sovina Salomé sempre foi ótimo e continua assim. Jandira Martini e Vera Mancini (Cleonice)  fazem uma dobradinha e tanto. Os personagens da fazenda do Abner (Marcos Pasquim) continuam agradando. É sempre um prazer ver Walderez de Barros atuar, além da talentosa Gabriela Carneiro da Cunha e Klara Castanho. O Pasquim tem convencido e mostra, graças ao autor,que seu período de descamisado já era pra ter acabado há muito tempo. O único "porém" do núcleo é o pouco destaque dado ao casal formado pela ótima Daniela Fontan (que roubou a cena em "Escrito nas Estrelas") e Cosme dos Santos.

Não podemos esquecer do casal mais engraçado da novela composto pelos novatos Jurema Reis e Anderson Di Rizzi. Não tem como não rir daqueles caipiras,dos seus conflitos amorosos e da dificuldade em dar um simples beijo. São agradáveis revelações. Marcio Tadeu de Lima também diverte como o arretado Herculano. Suas brigas com o sargento são divertidas.Afinal, um é nomeado e o outro concursado. É osso!

A situação envolvendo a sofrida Dulce (a magnânima e excepcional Cássia Kiss Magro), que era um dos pontos fortes da novela,estava começando a ficar repetitiva.Mas foi justamente no momento em que a empregada descobre a total falta de caráter do filho Guilherme (Klebber Toledo), no dia do casamento do mesmo, que a novela teve uma virada definitiva e quebrou seu recorde de audiência alcançando 35 de média e picos de 40. Tivemos grandes sequências e interpretações maravilhosas da Adriana Esteves, Paulo Goulard,Marina, Cássia,Savalla, Narjara, enfim.

A partir daí, a trama começou a ser bem mais elogiada tanto pela crítica quanto pelo público. Os resultados podem ser vistos nos índices mais recentes do ibope. Isso só comprova que Walcyr Carrasco sabe dar a volta por cima e é nessas horas que um autor experiente se mostra por inteiro. Para tudo melhorar ainda mais, só falta darem o destaque de antes ao núcleo japonês e do spa que tiveram suas participações muito reduzidas. Ary França, Cristina Mutarelli, Miriam Lins, Suzy Rego, Cissa Guimarães,Flavia Garrafa, Guilherme Gonzalez, Miwa Yanagisawa, Luana Tanaka e Camila Chiba fazem falta. Mas o que vai acontecer a partir de agora, só mesmo vendo os próximos capítulos.

Nenhum comentário: