domingo, 5 de junho de 2011

Insensato Coração sai do coma

Que a novela das oito, que é exibida às nove, estava mais do que arrastada e enfadonha,todos sabiam. Acho eu.Porém, isso começou a mudar no instante que Norma (grande Glória Pires) saiu da prisão. A partir dessa situação, a trama começou a dar sinais de vida e esperanças para o telespectador.

Norma começa a arquitetar seu plano de vingança contra o vilão Léo (Gabriel Braga Nunes) e está formando uma ótima dupla com Jandira (Cristina Galvão, que faz falta nas novelas). A personagem está "penetrando" em todos os núcleos com o objetivo de conseguir o máximo de informações que puder para atingir seus objetivos. Isso deu uma movimentada em toda a novela que estava precisando, e muito, para poder mostrar a que veio. Claro que isso não significa que a novela está espetacular e que todos os erros já mencionados aqui foram apagados. Pelo contrário. Todas as bobagens ainda estão presentes.

Grandes atores continuam sendo desrespeitados, mal aparecendo na trama,em detrimento de outros sofríveis que vão tendo cada vez mais destaque e cenas.Louise Cardoso, José Augusto Branco, Zé Victor Castiel, Ana Lucia Torre, Bete Mendes, Rosi Campos e Nathalia Timberg funcionam como figurantes ou escadas para atores como o Jonatas Faro e a Deborah Secco, por exemplo. Eles praticamente não têm função. Difícil entender o porquê disso.

A quantidade absurda de mortes desnecessárias também chama atenção. Nada contra esse artifício, pelo contrário. Essas situações acabam dando um suspense interessante em qualquer novela, mas desde que tenha um propósito. Não é o caso da trama. A única morte realmente necessária nessa história é a do Teodoro (Tarcísio Meira), verdade seja dita. Se a personagem da Fernanda Machado ficasse com algum dano motor grave no acidente de avião, já bastaria para o mala do Pedro (Eriberto Leão) se sentir culpado.Além dela, tivemos as mortes dos papéis de: Hugo Carvana, Suzana Ribeiro, Ana Beatriz Nogueira, Ricardo Pereira, Cristiana Oliveira, e agora Fernanda Paes Leme. A Irene já havia contado o segredo para o protagonista, ou seja, o que mais ela poderia fazer era confirmar tudo para Marina, mas ela poderia muito bem não acreditar.Um vilão safo como o Léo ia ter um homicídio nas costas por um motivo banal desses? Claro que não.

Agora a próxima vítima será o Milton (José de Abreu). Outra morte que nada acrescentará. Isso tudo só serve para contribuir com esse entra-e-sai da novela que agora só tem a porta de saída mesmo. Ninguém tem entrado. Com isso perdemos grandes atores, com exceção do Ricardo Pereira e Fernanda Paes Leme que não convenciam. Fernanda pelo menos conseguiu fazer uma boa cena final.

As demais situações da novela nada mudaram.Tudo continua uma bobajada só.Um bom personagem como o Cortez (ótimo Herson Capri), agora se vê cada vez mais envolvido nas besteiras da Natalie. Maria Clara Gueiros continua pegando todo mundo, Lázaro Ramos continua nada acrescentando com seu André gostosão, Jonatas Faro e Giovanna Lancelloti(boa revelação) continuam com seus draminhas à nível de "Malhação", Cássio Gabus Mendes e Isabela Garcia --- apesar de bons atores --- ainda não tiveram cenas úteis, o casal protagonista está cada vez mais insuportável, como se isso fosse possível, enfim.E nem citei as constantes festas com as mesmas músicas e os mesmos convidados,além das rodinhas de samba no bar do Guilherme Piva. Também não falarei dos espermatozóides mutantes do Pedro que ficam vivos por até 24 horas fora do corpo numa camisinha amassada dentro de uma lixeira. Ele disse que leu essa informação na internet. Gostaria de saber qual site que disse isso.

"Insensato Coração" não é mais a tragédia que era, mas sua melhora,mesmo que pequena, se deve exclusivamente a Norma. Tomara que os  grandes atores dessa novela tenham mais destaque, mesmo que isso venha a ocorrer tardiamente e que a trama em si encontre um rumo sem ficar dependendo exclusivamente da maravilhosa Glória Pires. É esperar pra ver.

Um comentário:

narciso disse...

impressionante como ninguém comentava no seu blog sérgio hoje em dia um monte de acessos e opiniões né ?