O "Castelo Rá-Tim-Bum" completou 30 anos no dia 9 de maio de 2024. Uma das melhores e mais bem-sucedidas atrações infantis do país foi produzida pela TV Cultura (em parceria com Siesp, Sesi e Senai) e transmitida pela mesma emissora durante muitos anos. Deixou de ser produzido em 1997, totalizando 90 episódios e um especial. Chegava a marcar 14 pontos, índice impensável hoje em dia para um canal tão modesto. Virou referência e marcou diversas gerações. Até hoje seus personagens são aclamados por adultos e crianças.
A história de Nino (Cássio Scapin), um aprendiz de feiticeiro solitário, de 300 anos, que vive em um grande castelo no meio da cidade com seus tios (Morgana - Rosi Campos e Victor - Sérgio Mamberti), serve de pano de fundo para vários momentos didáticos, que contribuem para a educação das crianças e ainda por cima entretém, evitando qualquer tipo de situação que possa parecer entediante para os pequenos. Na trama, o protagonista conhece Biba (Cinthya Raquel), Zeca (Fred Allain) e Pedro (Luciano Amaral) e passa a se divertir com os amigos todas as vezes que eles o visitam.
Entre os personagens interpretados pelos atores, há vários fantoches que viraram clássicos do programa. A cobra Celeste, o Mau e o Godofredo, a gralha Adelaide, o Porteiro, o Relógio falante, o gato bibliotecário, o ratinho (de massa de modelar que ama tomar banho), João de Barro e as Patativas (que tocam cada dia um instrumento novo),
Fura-Bolos (os dedos que amam um rock), enfim, tipos que encantam as crianças não faltam. E todos representam figuras que transmitem lições para o público, onde os atores principais funcionam como 'ouvintes', representando o telespectador.
Mas o bom da produção é que há uma trama fictícia condutora, com presença até de um vilão, o Dr. Pompeu Pompilho Pomposo, conhecido como Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição), que tem como principal objetivo comprar o castelo de Nino para demoli-lo. O entregador de pizzas Bongô (Eduardo Silva), o Etevaldo (saudoso Wagner Bello), a Caipora (Patrícia Gaspar), a Penélope (Angela Dip), os cientistas Tíbio (Flávio de Souza) e Perônio (Henrique Stroeter) e as fadas Lana (Fabiana Prado) e Lara (Theresa Athayde) são outros personagens que compõem a história. E não dá para esquecer os clipes musicais que ensinavam como lavar as mãos, as notas musicais e como eram feitos objetos marcantes da época, como o disco de vinil.
É uma pena que produções de tamanha qualidade tenham perdido espaço na tevê aberta, principalmente por causa da falta de incentivo, pela dominação dos canais a cabo exclusivamente voltados para o público infantil e plataformas de streaming que acabaram captando boa parte da audiência. Mas o sucesso do programa prova que criança também gosta de qualidade, assim como qualquer adulto.
Em 2014, em parceria com a TV Cultura, o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, promoveu uma grande exposição com cenários e figurinos do programa que marcou gerações. O retorno do público foi imediato e o evento comprovou que o tempo não passou para o programa. Vários atores que participaram da trama fizeram questão de marcar presença no local. O sucesso foi tanto que o encerramento do evento era constantemente adiado. Em 2017, a mostra foi montada no Memorial da América Latina, também em São Paulo. Em 2018, a exposição foi instalada na cidade de Campinas, interior paulista. Em 2020 e 2021 houve a paralisação por conta da pandemia, mas em 2022 o evento voltou e está até hoje pelo Brasil.
Alguns especiais também foram produzidos pela TV Cultura em homenagem ao programa. Em 24 de dezembro de 2021, foi ao ar um especial de Natal narrado pela atriz Zezé Motta. Com o título de "Noite de Natal no Castelo", o filme em formato de animação trouxe os personagens clássicos de volta e ainda teve uma linda homenagem ao saudoso Sérgio Mamberti, falecido em setembro do mesmo ano. Em 25 de fevereiro de 2023, em parceria com uma fabricante de biscoitos, a emissora apresentou "Castelo Rá-Tim-Bum - O Reencontro", onde reuniu os atores que fizeram parte da série, com exceção de Luciano Amaral por questões contratuais. Aliás, o especial virou uma guerra jurídica de parte do elenco com a Cultura porque os intérpretes não sabiam que seria uma ação de publicidade e entraram na justiça. Já em outubro de 2023, um spin-off foi criado. Protagonizado por Morgana (Rosi Campos) e Celeste (Álvaro Petersen), a trama era centrada nas histórias contadas pela bruxa sobre eventos que presenciou, afinal, é uma senhora com milhares de anos. Foram ao ar seis episódios: "A invenção do avião", "Rei Midas", "Cavalo de Troia", "A primeira sessão de cinema", "A invenção do telefone" e "As pirâmides do Egito". No dia 8 de maio, nesta quarta-feira, estreou a segunda temporada, agora com 54 episódios (de segunda a sexta na faixa do "Quintal da Cultura", às 11h40 e 16h25.
A TV Cultura tem um grande acervo porque também foi a responsável por outras ótimas produções infantis. Vide "Vila Sésamo" (1970), "Bambalalão" (1977), "Glub Glub" (1991), "X-Tudo" (1992) e "Cocoricó" (1995). Apesar da emissora ter apresentado vários outros produtos tão bons quanto o da turma de Nino, é inegável que o "Castelo Rá-Tim-Bum" ----- de criação dos grandes Cao Hamburger e Flávio de Souza ---- está no topo delas. Seus 30 anos de existência merecem muita celebração.
16 comentários:
Gracias por la recomendación.
São tantos personagens e quadros memoráveis deste programa, que fica difícil mencionar apenas um de cada. O "Castelo Rá-Tim-Bum" merece todas as homenagens em especiais para a TV e exposições, por ter cativado a tantas crianças e adultos com um entretenimento da melhor qualidade.
Guilherme
Que post maravilhoso Sérgio!!
Com certeza o melhor programa infantil de todos os tempos!
Falo e asseguro pois era um momento lúdico, maravilhoso, encantador...
Dá muita saudade e fica uma parcela de nostagia..
Como é bom relembrar as coisas boas do passado que marcaram época!!!
Grata amigo!!
Linda e especial semana!!:)))))
Um programa memorável. Gostava muito desse programa.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Programa infantil muito bom. Eu o comparo com o Vila Sésamo que, com certeza, teve produção muito mais cara!
Beijão
Trinta anos é uma longa vida, é certamente um programa infantil espetacular.
Um grande abraço
Como o tempo voa!...
Assistia o Castelo Rá-Tim-Bum na TV Cultura e cheguei até assistir o programa na TV Brasil se não me falha a memória, o programa é um dos melhores programas infantis da TV aberta e como também da TV Cultura
Abçs, Citu.
Verdade, Guilherme.
É mt bom, Dri.
Idem, Emerson.
Concordo, Marly!
Bjs, Maria.
Voa, Fá.
É mesmo, Maria.
Postar um comentário